Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de janeiro 2012

Dia do Fico de ZH ganha destaque em blog

31 de janeiro de 2012 1

A capa do caderno ZH Esportes desta segunda-feira (30) agradou aos leitores (ficou entre os mais citados na pesquisa diária) e ganhou destaque como “capa espetacular de Zero Hora” no blog da SPORTV, do jornalista Ledio Carmona.

Confira como foi feita a capa de ZH com o Fico de D’ Alessandro

Segundo Caderno começa a publicar "Polo Sol", uma das vencedoras do concurso de quadrinhos de ZH

31 de janeiro de 2012 0

Depois de um mês publicando diariamente a vida campeira nas histórias de É Dura a Vida no Campo, as Tiras de Verão em Zero Hora passam a retratar na tira Polo Sol, de Gabriel Chagas, o universo de um grupo de animais polares que não gostam do calor.

O jovem de 18 anos foi um dos vencedores do Tiras de Verão, concurso de quadrinhos de Zero Hora que chega à segunda edição. Desta quarta-feira (1) a 29 de fevereiro, Gabriel terá suas histórias na página 7 do Segundo Caderno.

Em janeiro, foi a vez do outro vencedor do concurso, Sávio Moura, 46 anos, quadrinista de São Luiz Gonzaga, ter suas histórias em Zero Hora. Ele apresentou os personagens humanos e a bicharada de É Dura a Vida no Campo, série de tirinhas que ele criou em 2006.

Última tirinha de Sávio publicada em ZH:

Direto de Washington

31 de janeiro de 2012 0

Contamos aqui no blog que a editora de zerohora.com, Bruna Riboldi, cursaria o Programa de Liderança Global Competitiva da Universidade de Georgetown (EUA), após ser aprovada em uma concorrida seleção. Ela chegou neste domingo a Washington e já começou o curso. O Blog do Editor vai acompanhar Bruna em sua experiência de três meses nos Estados Unidos. Confira o primeiro relato enviado pela jornalista:

“Cheguei a Washington no domingo, aproveitamos o dia livre e de tempo bom para fazer turismo. Fomos a uma parada do Ano-Novo chinês e caminhamos bastante pela cidade. O grupo é bem diversificado, com 35 participantes de 17 países e profissões variadas. Brasil e Colômbia têm as maiores delegações, com seis representantes cada. Hoje (segunda-feira) tivemos as primeiras atividades com o grupo completo em Georgetown.

Serão 12 semanas de imersão na McDonough School of Business da universidade. A ideia é que, além de desfrutar das aulas e palestras com líderes do mundo todo, cada aluno elabore um projeto para desenvolver em seu país de origem após o final do curso”.


Caderno Vestibular chega à edição 800

31 de janeiro de 2012 0

Nesta quarta-feira o caderno Vestibular chega à edição número 800. Desde o primeiro caderno, se passaram 15 anos e nove meses, 16 vestibulares da UFRGS e seis concursos culturais redAÇÃO ZH. O dia de circulação do caderno passou de quinta para quarta-feira.

Para marcar a data, Zero Hora faz uma volta às origens. Onde estarão os personagens entrevistados no caderno número 1, publicado em 2 de maio de 1996? Confira nesta quarta!

Capa da primeira edição do Caderno Vestibular:

Leia em Zero Hora desta terça-feira (31.02)

31 de janeiro de 2012 0

Confira os destaques da edição desta terça-feira, dia 31 de janeiro de 2012:



Onde os Chaves se encontram

30 de janeiro de 2012 0

A reunião semanal da Editoria de Geral, que avalia as melhores reportagens da semana anterior, selecionou o novo visual da Galeria Chaves, em Porto Alegre, publicada na terça-feira (24) como destaque da equipe.

A curiosidade é que o texto especial é de Ricardo Chaves e as fotos, assinadas por Arivaldo Chaves. O fotógrafo Genaro Joner também fotografou a nova galeria.

Treinamento online para jornalistas

30 de janeiro de 2012 0

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas está colaborando com o Centro de Aprendizagem Virtual de Jornalismo (Virtual Journalism Learning Center, VJLC, em inglês) para oferecer um curso gratuito em espanhol sobre “Como cobrir desastres naturais e crises” no sábado, 11 de fevereiro, das 9h30 às 12h (horário do Texas). A sessão de treinamento é realizada inteiramente nas instalações virtuais do VJLC no Second Life.

O curso tem como objetivo ajudar jornalistas a aprender estratégias básicas e habilidades para tomada de decisões necessárias na cobertura de um desastre natural ou de uma situação de crise (enchente, terremoto, pandemias, etc). Técnicas específicas de coleta de notícias, reportagem e narrativas serão apresentadas. A jornalista argentina Sandra Crucianelli ministrará o curso de três horas.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de fevereiro, às 17h (horário do Texas). Jornalistas podem se candidatar aqui. O número de vagas é limitado, então é melhor se inscrever o mais cedo possível para garantir a participação.

Jornalistas contratados e freelancers podem se inscrever. Os participantes devem ter acesso à Internet no momento do treinamento e um fone de ouvido, a fim de fazer o curso. Não é necessário ter uma conta no Second Life. Os alunos receberão uma conta no momento da inscrição no treinamento. Aqueles que concluírem o treinamento receberão um certificado de participação.

Cantoria italiana na Redação

30 de janeiro de 2012 0

A comitiva da festa da Uva 2012  de Caxias do Sul esteve visitando a Redação nesta segunda-feira. Acompanhadas de um grupo de canto, a rainha e as princesas convidaram a equipe a participar do evento, que ocorre de 16 de fevereiro a 4 de março.

Zero Hora lança concurso Voltar de Férias É...

30 de janeiro de 2012 0

A partir desta segunda-feira leitores de Zero Hora podem se inscrever no concurso cultural Voltar de Férias É…. Os 10 melhores textos serão publicados nas páginas de Zero Hora e vão ganhar uma ilustração feita pela editoria de arte.

Estudantes de qualquer faixa etária, do nível básico ao universitário, podem se inscrever. O prazo se encerra em 10 de fevereiro. As 10 melhores histórias serão definidas por uma comissão de jornalistas da Redação de ZH. A partir de 23 de fevereiro, serão publicadas no jornal, uma a cada dia. Os ganhadores também receberão como prêmio um exemplar do livro Eis o Homem, de Paulo Sant’Ana, produto da RBS Publicações.

Para participar, basta se cadastrar no site e enviar o texto em formato Word, de acordo com a pergunta Voltar de Férias É… ou enviar por carta escrita à mão para Zero Hora – Concurso Cultural Voltar de Férias É…, Avenida Ipiranga, 1.075, Azenha, Porto Alegre-RS, CEP 90169-900, com nome completo, e-mail, telefone, RG e data de nascimento. O texto deverá ter no máximo 30 linhas, digitado em corpo 12, com fonte Times New Roman. Redações enviadas por carta deverão ser escritos em letra de forma.

Como foi feita a ilustração do “Dia do Fico” de D'Alessandro na capa de ZH Esportes

30 de janeiro de 2012 0


O ídolo ficou. D’Alessando permanece no Inter para a alegria geral da nação colorada. Mas como ilustrar um momento tão especial?  A capa do caderno de Esportes desta segunda-feira expressa bem o sentimento dos colorados.

O assunto foi o mais comentado pelos leitores de ZH que entraram em contato com a Redação: 19,6% dos comentários. zhEsportes explica como o desenho foi feito.

“O ilustrador de Zero Hora Gonza Rodríguez, argentino como D’Alessandro, não entendeu prontamente a solicitação para fazer uma montagem do jogador do Inter em alusão ao Dia do Fico. Ele comentou a reação que teve ao saber do pedido feito pela editoria de Esporte.

— Achei que fosse algum trending topic do Twitter, manifestação dos torcedores ou algo do tipo — disse.

Informado de que o Dia do Fico — 9 de janeiro de 1822 — foi a data em que Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, contrariando ordens da Coroa Portuguesa para retornar a Portugal, e, assim, fortalecendo a busca pela independência da então colônia, Gonza concordou que a ilustração era perfeita para a situação. A equipe de arte e esporte do jornal, junto com o designer gráfico, pesquisou e chegou à imagem ideal para a montagem.

— Ficou bem legal, né? Acho que o D’Alessandro também não iria entender, mas agora ele vai saber — aposta.”