Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de junho 2012

Cineclube ZH debate humor de Woody Allen

30 de junho de 2012 0

Com exibição do filme Para Roma, com Amor, de Woody Allen, a edição de junho do projeto Cineclube ZH teve lotação completa neste sábado e um debate sobre o humor do cineasta americano – que apresenta seu sétimo filme rodado na Europa.

O bate-papo após a sessão gratuita no Arteplex, em Porto Alegre, contou com o diretor e roteirista Jorge Furtado e do psicanalista Abrão Slavutzky, com mediação do jornalista de Zero Hora Roger Lerina. Os dois convidados elogiaram o filme, destacando a maneira como Woody Allen fala de temas existenciais, às vezes trágicos, com humor e leveza.


Furtado achou muito divertida a forma como Allen volta a aparecer em cena em um filme de sua autoria, retomando o antigo personagem do intelectual neurótico, mas de maneira renovada.

— Woody Allen cria quatro histórias que se passam na mesma cidade, mas cada uma com um ritmo e tipo de humor diferente, em que nenhuma interfere na outra — destacou o diretor gaúcho.

O psicanalista Abrão Slavutzky lembrou que o humor do Woody Allen faz mais sorrir do que gargalhar e que, apesar de não receber tanta atenção da psicanálise ou da filosofia, o humor aborda sempre os assuntos mais importantes da vida.

Para finalizar, o psicanalista citou o filósofo Ludwig Wittgenstein: “O humor não é um gênero, mas uma maneira de ver o mundo”.

Carta do Editor: Tudo na sua mão

30 de junho de 2012 2

Marcelo Rech, Diretor Geral de Jornais RS

Há alguns dias, brandindo um pen drive, o gerente de Marketing dos Jornais RS do Grupo RBS, Sidney Zamel, entrou em minha sala, no andar térreo de Zero Hora, e descarregou:

– Estava em uma reunião, mas não resisti e saí. Preciso te mostrar como ficou o filme da nova campanha da ZH. Estou absurdamente entusiasmado.
Um jovem e dinâmico executivo, Zamel tinha motivos de sobra para seu arrebatamento. A nova campanha de ZH é um marco na relação com seu público em todas as plataformas de comunicação nas quais a marca está presente. Nos últimos meses, um diversificado grupo de profissionais sob a tutela de Zamel se envolveu em múltiplas reuniões para delinear o posicionamento do jornal no rumo das comemorações pelos 50 anos de ZH, em maio de 2014.

O que emergiu de incontáveis discussões e horas de trabalho está sendo entregue ao público a partir deste fim de semana – em uma inusitada sequência de oito páginas nesta edição dominical, nos espaços comerciais da RBS TV, em anúncios em zerohora.com e nas rádios da RBS.

Para ser legítimo, o slogan de um produto, seja qual for ele, deve ecoar seu espírito. No caso de um jornal como ZH, que faz da credibilidade o pilar no qual se assenta o elo de confiança com os leitores, esta sentença não apenas é verdadeira, mas definitiva. Por isso, a partir de agora, quando você ler ou ouvir o slogan “Zero Hora – Tudo na sua mão”, esteja certo de que esta não é uma frase solta no ar, mas a síntese da alma gestada pela dedicação dos mais de 1,2 mil profissionais que fazem nascer ZH em papel ou bits a todo momento, todos os dias.

“Tudo na sua mão” tem um sentido propositadamente duplo. De um lado, está o amplo, diverso e muitas vezes exclusivo conteúdo de ZH em todas as plataformas, apurado, selecionado, comentado e editado para os leitores por uma redação de primeira linha
24 horas por dia. De outro, está um valor profundo do Grupo RBS e, naturalmente, uma obsessão de Zero Hora: fazer da comunicação uma alavanca para ajudar cidadãos e a coletividade a tomar decisões que mudem para melhor sua vida e o mundo à sua volta.

Desenvolvida pela agência Escala, a campanha teve uma pré-estreia esta semana, quando foi apresentada a centenas de colaboradores do jornal de diferentes áreas, da Redação à equipe de venda avulsa. São estes colaboradores que refletem, dão vida e amplificam o conceito de um jornal que faz diferença real na vida das pessoas – desde a interpretação e explicação dos fatos do cotidiano até a decisão da compra de um imóvel ou da educação dos filhos. E são eles que transformam a matéria bruta da informação e a deixam na porta de casa ou na ponta do dedo do leitor para ser usada a seu favor, de sua família e da sociedade.

Nas próximas semanas, milhões de gaúchos acompanharão uma sequência da campanha. Ela revelará histórias de assinantes de ZH que tomaram o mundo em suas mãos e o forjam em um lugar mais amistoso, saudável e inspirador. São histórias reais, pequenos exemplos entre milhares de iniciativas e possibilidades para que, com ZH ao alcance a qualquer hora, nossas vidas e nosso futuro percorram caminhos reluzentes em um mundo cada vez mais complexo. Afinal, mais do que nunca, tudo está em nossas mãos.

Leia na Zero deste domingo

29 de junho de 2012 0

Confira os destaques de Zero Hora dominical (01/07/2012):



Fraga em ação!

29 de junho de 2012 0

A instagramer Bruna Riboldi registrou o ilustrador Gilmar Fraga em ação esta noite.

Primeira Pauta recebe inscrições até este sábado

29 de junho de 2012 0

Faltam poucas horas para o fim das inscrições da quarta edição do Primeira Pauta, o concurso de ZH que seleciona um estudante de Jornalismo para participar de uma grande reportagem.

Os concorrentes têm até as 23h59min deste sábado para enviar o texto sobre o tema proposto:  Que impacto as plataformas digitais têm na profissão de jornalista?

Se você ainda não enviou o seu texto, não perca tempo. Preencha o formulário abaixo (os ítens com * são de preenchimento obrigatório) e comece a torcer. Os autores dos 10 melhores textos receberão um novo tema e os trabalhos serão publicados aqui no Blog.  ZH escolherá quatro finalistas e uma votação popular elegerá o quinto estudante para a grande final.

Leia aqui o regulamento


ZH garante vaga no curso de Direito para jornalistas

29 de junho de 2012 0

A próxima semana será de estudos para a repórter Juliana Bublitz, da editoria de Política de Zero Hora. Juliana foi selecionada para participar do curso de Direito para Jornalistas promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro.

A seleção envolveu profissionais de comunicação do país inteiro. Para concorrer a uma das 40 vagas, foi preciso enviar o currículo, o diploma de jornalista e a cópia de uma grande reportagem, que tenha sido premiada.

Com a série Corrupção nas Cadeias, que produziu em parceria com Carlos Etchichury em 2010, Juliana não só foi escolhida entre dezenas de concorrentes como terá as passagens e a estadia pagas pela FGV-Rio. O curso terá uma semana de duração _ entre 1º e sete de julho _ e incluirá temas como Direito Penal, Direito Ambiental e Direito Tributário. Entre os professores, estarão juristas de renome internacional e até ex-ministros _ entre eles, o gaúcho Nelson Jobim.

Doutora em História Social e mestre em Desenvolvimento Regional, Juliana atua em ZH desde 2007. Foi finalista do Prêmio Esso em 2010 e também acumula prêmios da Associação Riograndense de Imprensa, do Ministério Público e dos Direitos Humanos, entre outros.

Visões do Rio Grande aborda Manual de Danças Gaúchas

29 de junho de 2012 0


Na série Visões do Rio Grande, do caderno Cultura deste sábado, Paixão Côrtes comenta “Manual de Danças Gaúchas”, escrito por ele e Barbosa Lessa.

Publicado há 56 anos, o manual mostrou ao Rio Grande como se dança à gaúcha e se tornou a obra base para a formação de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Além de análise de dois especialistas, o caderno traz nas páginas centrais uma entrevista de Paixão Côrtes, feita pelo editor Luiz Antonio Araujo.

A série Visões do Rio Grande é publicada a cada mês, com o objetivo de mostrar aos leitores os livros fundamentais para a compreensão do Rio Grande do Sul em distintas áreas de conhecimento.

Na sua Zero Hora desta sexta

28 de junho de 2012 0

Para Roma, com Amor é o filme do Cineclube ZH de junho

28 de junho de 2012 0

O novo filme de Woody Allen, Para Roma, com Amor, é o tema da reportagem de capa do Segundo Caderno desta sexta-feira. O longa estreia amanhã nos cinemas e é o sétimo filme do diretor produzido na Europa.

Para Roma, com Amor é o filme do projeto Cineclube ZH do próximo sábado. O longa será exibido às 10h30min, no Unibanco Arteplex, para os leitores que se inscreveram na segunda-feira enviando e-mail para a redação de Zero Hora – as vagas estão esgotadas. A sessão será seguida de debate com o cineasta Jorge Furtado e o psicanalista Abrão Slavutzky, e mediação do colunista Roger Lerina. Fique atento às próximas edições do projeto no site zerohora.com e no twitter @CineclubeZH.

Alunos da UFPel visitam a Redação

28 de junho de 2012 1

Um grupo de alunos do 5º semestre de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve na Redação de Zero Hora nesta quinta-feira, acompanhados do professor Eduardo Ritter.

Eles conversaram com a editora Rosane Tremea e esclareceram suas dúvidas sobre a estrutura e a rotina de Zero Hora. O momento foi registrado no Instagram de Zero Hora.