Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2012

Os destaques de ZH desta quarta-feira

31 de julho de 2012 0

Jornalista de ZH comemora prêmio

31 de julho de 2012 0

Os melhores trabalhos das gráficas gaúchas foram divulgados na última sexta-feira na entrega dos troféus do 8º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias Gráficas.

E quem comemorou foi o jornalista Marcelo Sarkis, que acaba de concluir o curso de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Ainda na faculdade, o guri fez o projeto gráfico da Revista vencedora do prêmio na categoria Revista Institucional. Na Redação de ZH, Marcelo Sarkis trabalhou como assistente do colunista Tulio Milman, Auxiliar de Divulgação, plantão de capa e agora está na Editoria de Economia.

Tarde para pensar a Semana Farroupilha

31 de julho de 2012 0


A mais de um mês do início da Semana Farroupilha, repórteres, editores, diagramadores e ilustradores de Zero Hora se reuniram na tarde desta terça-feira para pensar a cobertura especial da maior celebração do Rio Grande do Sul.

Estratégias para publicação de conteúdos no jornal impresso, web, tablet e celulares foram discutidas, assim como a cobertura por Redes Sociais. Os primeiros conteúdos devem entrar no ar no início de setembro com muitas surpresas.

Reflexão sobre imprensa e a profissão de jornalista

31 de julho de 2012 0

A Redação de Zero Hora recebeu esta tarde o jornalista e professor Eugenio Bucci. O bate-papo teve como foco a reflexão sobre ética, atividade jornalística e o futuro da profissão, o que atraiu a atenção de todos.

Com a didática de um professor e a visão de um profissional com experiência de redações de Editora Abril à Radiobrás e entidades da categoria, Bucci começou a conversa declarando fascínio ao Tecnopuc, área de desenvolvimento de tecnologia do Grupo RBS, em Porto Alegre. Mas começou revisando o passado para encontrar respostas para o futuro.

— Temos a crença de que o poder vem do povo. Isso custou a vida de muita gente. E, baseado nisso, o cidadão tem direito à informação, e a imprensa é a instituição tem o mandato para atender a essa demanda — disse.

A conversa engrenou por mais de uma hora depois da constatação inicial de que a preocupação com o futuro do jornalismo depende da manutenção da democracia e da independência da imprensa:

— Se houver democracia, vai haver jornalismo.

Da Redação, as perguntas pipocaram. Entre os assuntos discutindos, as rádios comunitárias, Conselhos de Comunicação formados por Estados, jornalistas polêmicos,  postura profissional em coberturas política e em comissões de inquéritos, independência jornalística, os bastidores da Radiobrás, a obrigatoriedade da Voz do Brasil, assessor de imprensa x repórteres.

— O futuro depende do presente e passa pela clareza sobre o que é e o que não é imprensa, o que é e o que não é jornalista, citando o código de ética da categoria profissional. Sem nenhum demérito ao assessor, mas o jornalista trabalha para perguntar ao governo o que o cidadão quer saber. E o assessor de imprensa trabalha para responder — afirmou Bucci.

A TV de volta ao centro

31 de julho de 2012 1

O caderno ZHDigital desta quarta-feira mostra que os novos modelos de TV reúnem recursos multimídia para atrair o interesse de toda a família e pretendem recuperar a atenção dividida com a internet.

Entre as novidades estão locadoras virtuais,  recurso Dual Play (duas pessoas jogam  videogame ao mesmo tempo com óculos especiais e cada uma vê uma tela diferente), acesso a redes sociais, inclusive com a possibilidade de usar o Twitter com comandos de voz, entre outras.

Veja os destaques desta terça em ZH

30 de julho de 2012 1

Mais um jornal co-irmão em Santa Catarina

30 de julho de 2012 0

Leitores de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Camboriú, Navegantes, Penha, Piçarras e Porto Belo, região que está entre as 10 que mais crescem no país, podem conferir a partir desta segunda-feira o jornal O Sol Diário, o mais novo veículo do Grupo RBS.

O versão impressa vem encartada diariamente, de segunda a sábado, no Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina, e assim como o site, irá abordar assuntos comuns à região.

Na Redação, uma equipe de jornalistas e colunistas locais, que vivem e conhecem bem a região, produzem conteúdos sobre temas  como trânsito, segurança, economia, qualidade de vida, diversão, gastronomia, lazer, desenvolvimento, turismo, setor imobiliário e atividade portuária.


Confira a capa e a página central da primeira edição.


O site hospedará blogs de autores e colunistas locais, sobre assuntos que vão desde tecnologia e economia à gastronomia e moda. As colunas Guarda-sol, escrita pelo jornalista Carlos Praxedes, e Social Club, assinada pelo DJ Ton Antony, serão publicadas nas duas plataformas.



Bruno Alencastro é o #InstagramerZH da semana

30 de julho de 2012 0


Depois de Lauro Alves e Omar Freitas Junior, agora é a vez do fotógrafo da Zero Hora Bruno Alencastro (@brunoalencastro) a assumir o Instagram @zerohorarbs. É a terceira semana do projeto #InstagramerZH, em que repórteres e fotógrafos se revezam para trazer seus olhares para a rede social do jornal.

Acompanhe o projeto adicionando o perfil @zerohorarbs no Instagram ou acessando nosso Tumblr http://instagramzh.tumblr.com

Os encantos da serra catarinense

30 de julho de 2012 0


O caderno Viagem desta terça-feira traz um ótimo roteiro para quem gosta do frio. Que tal conhecer a serra catarinense? Caminhar acima da linha das nuvens e usufruir de vinícolas, restaurantes e fazendas? Confira as dicas amanhã!

Saiba como você poderá usar o sistema de aluguel de bicicletas na Capital

29 de julho de 2012 2

Porto Alegre vai oferecer em outubro um sistema para aluguel de bicicletas.

Confira na edição do caderno Nosso Mundo Sustentável desta segunda como funcionará a iniciativa, além de uma prévia de onde ficarão os pontos para entrega e retirada das bikes.

Publicado às segundas-feiras, o suplemento apresenta iniciativas de empresas, instituições e cidadãos comuns para aproveitar recursos e desenvolver negócios de forma sustentável para promover o bem-estar da população.