Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2012

Leia na Zero deste domingo

31 de agosto de 2012 0

Confira os destaques de Zero Hora dominical (02/09/2012):



Obra de Fernando Henrique Cardoso é tema da Série Visões do Rio Grande neste sábado

31 de agosto de 2012 0

O caderno Cultura apresenta neste sábado a visão sociológica de Fernando Henrique Cardoso sobre o Rio Grande do Sul. Autor de Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional, o ex-presidente comenta a obra que completa 50 anos e é considerada um marco na investigação sobre o Estado.

Fernando Henrique é o nono participante da série que destaca estudiosos que tenham produzido pelo menos um trabalho significativo para a compreensão do Estado. Ao analisar as relações na sociedade rio-grandense dos séculos 18 e 19, o jovem Fernando Henrique viajou com frequência ao Rio Grande, prospectando arquivos e bibliotecas em Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas e travando contato com pesquisadores como Dante de Laytano e Carlos Reverbel.

A série Visões do Rio Grande começou em janeiro e será publicada mensalmente até dezembro. Já foram ouvidos Rubem Oliven (A Parte e o Todo), Sérgio da Costa Franco (Julio de Castilhos e sua Época), Regina Zilberman (A Literatura no Rio Grande do Sul), Spencer Leitman (Raízes Socioeconômicas da Guerra dos Farrapos), Moacyr Flores (Modelo Político dos Farrapos), Paixão Côrtes (Manual de Danças Gaúchas), Flávio Loureiro Chaves (Erico Verissimo – O Escritor e seu Tempo) e Hélgio Trindade (Poder Legislativo e Autoritarismo no Rio Grande do Sul).


Destaques desta sexta em ZH

30 de agosto de 2012 0

Destaques desta quinta em ZH

29 de agosto de 2012 0

Notícias da Noruega

29 de agosto de 2012 1

O trabalho do repórter Erik Farina, da Economia, chega da Noruega nos últimos dias. Ele está circulando por cidades como Bergan, Satavanger e Kristiansand que encantam pela harmonia entre o desenvolvimento social e econômico e o contato com uma natureza imponente.

Confira o relato do repórter:

“Estou aqui com um grupo de seis jornalistas brasileiros, a convite da Innovation Norway, órgão oficial de promoção turística e empresarial da Noruega. Viajamos a cada dois dias, conhecemos novas cidades, novas empresas, novas estruturas arquitetônicas, e aprendemos sobre a história deste que foi o berço do vikings, e hoje desfruta de um capitalismo pleno.

O que mais chama a atenção é a qualidade de vida dos noruegueses: em geral, vivem em casas espaçosas, possuem bons carros e têm à disposição restaurantes, galerias e lojas de primeira linha, mesmo nas pequenas cidades.

Mas a boa vida tem seu preço: a Noruega é um dos países mais caros do mundo, fruto de altos gastos públicos com saúde e educação e de um mercado de trabalho pressionado, que viu inflar o valor dos salários nos últimos anos.

Hábitos curiosos

Os noruegueses comem peixe cru (especialmente salmão e camarão) até no café da manhã, no pão. Começam a trabalhar às 6h, e terminam o expediente às 17h, aproveitando os poucos momentos de sol no final da tarde nos cafés à beira de portos ou feiras a céu aberto. Andam descalços em suas casas de piso aquecido, e exigem que os visitantes façam o mesmo. E adoram rock’n roll: nos bares à noite, multidões cantam com artistas em covers de Beatles, Metallica, Oasis e Bob Dylan.

Além de produtivas e valiosas para coletar informações para contar aos leitores, estas viagens são uma incomparável fonte de cultura e conhecimento. Eu retorno para Porto Alegre na sexta-feira, e já lamento não ter mais alguns dias para conviver com este povo amistoso.

Turma das galochas na Expointer

29 de agosto de 2012 0

Com a chuva insistente dos últimos dias, somente as botas e galochas salvaram a equipe de Zero Hora que está na Expointer.

Na foto, Elio Bandeira, Eduardo Rosa, Leila Endruweit, Jones Silva, Joana Colussi, Nestor Tipa Júnior (com tênis molhado!), Emílio Pedroso e Mauro Vieira em frente à Casa RBS no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Os destaques de ZH desta quarta

28 de agosto de 2012 0

Competência em família para os novos Classificados

28 de agosto de 2012 3

Com trinta e três anos de Zero Hora cada um, os irmãos Márcio Câmara, editor-chefe da diagramação de ZH, e Gilson da Silva Câmara, coordenador da área de Classificados, pouco se visitam. Mas esta noite, a dupla trabalhou junta na reforma do projeto gráfico dos Classificados que estreia neste domingo.

Com 66 anos de experiência, não há dúvida sobre o sucesso dos novos produtos!

Missão ZH: fotografe a sua cidade!

28 de agosto de 2012 0

O Instagram de ZH já recebeu mais de 150 fotos com o desafio da semana: o de fotografar um ângulo diferente de sua cidade. As mais bacanas serão publicadas no Informe Especial de sábado.

Use a hashtag #informezh e participe! A #instagramerZH da semana é a repórter Isadora Neumann @isadoar.”

Guia da Escola chega nesta quarta

28 de agosto de 2012 2

Zero Hora desta quarta-feira trará a edição 2012 do Guia da Escola, com o perfil de instituições de ensino dos 40 municípios mais populosos do Estado. Para ajudar pais e estudantes a encontrar a “Trilha do Sucesso” ZH também preparou um buscador online para encontrar colégios na Capital.

De cada escola, confira endereço, telefone, e-mail, site e informações como número de alunos e professores, área física, sistemas de avaliação, currículo, dados sobre segurança e datas de inscrições e matrícula.

O calendário da rede estadual também está na lista da 14ª edição consecutiva do Guia da Escola de ZH, que este ano trará ainda um teste para avaliar se o tipo de escola que você procura é a ideal.


Confira os municípios que integram o Guia: Alegrete, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã,  Canoas, Campo Bom, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.