Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 6 setembro 2012

Destaques da sua Zero desta sexta

06 de setembro de 2012 0

Primeira Pauta: impressões sobre a Redação

06 de setembro de 2012 0

Jéssica Weber, estudante de Jornalismo da Feevale, está concluindo hoje o  estágio de dois dias na Redação de ZH. Ela recebeu a atenção de editores, repórteres, colunistas e conheceu o cotidiano do jornal por sua participação no concurso Primeira Pauta 2012, no qual foi classificada em segundo lugar.

A vencedora foi Camila Faraco, da UFPel, que deverá integrar em breve uma equipe de ZH na produção e realização de uma reportagem.

A quinta-feira começou pela observação dos editores online. Jéssica acompanhou a publicação das matérias que ZH entrega no site enquanto prepara a edição impressa. O roteiro seguiu pelos bastidores da produção da Página 10, da colunista Rosane de Oliveira, e da sala da Editoria de Opinião.

Antes de se despedir, e participar da última reunião de capa convidada pelo editor Rodrigo Lopes, a estudante sentou e escreveu suas impressões sobre o jornal

Confira o relato da estudante sobre a passagem pela Redação:

“Desde que saiu o resultado do concurso Primeira Pauta, há 10 dias, a frase que mais ouvi foi “o segundo lugar também é muito importante”. Sorria, agradecia, reiterava que tive adversários muito competentes. Mas admito que só me convenci realmente da veracidade desta constatação nos últimos dois dias, durante o estágio oferecido pela “Menção Honrosa”. Foi como todos os funcionários, indepentente do nível hierárquico na empresa ou do nível de correria no dia, me trataram na Zero Hora — aliando, também, uma paciência admirável.

Tentando controlar o ímpeto de me portar como uma criança na Disney, conheci todos os departamentos distribuídos pelo quarto andar do prédio entre a Érico Veríssimo e a Ipiranga. Acompanhei da reunião de pauta realizada pela manhã entre os editores à elaboração da capa por volta das 21 horas. Entre conversas com um ídolo e outro, entendi por que a Zero Hora é um dos maiores jornais do Brasil.

A partir de hoje, quando pegar a Zero Hora antes de ir ao trabalho, mesmo na correria, vou ler ela de verdade. Isso quer dizer que não quero mais apenas absorver a informação, mas também apreciar o trabalho que os profissionais tiveram para aplicar o máximo de qualidade em cada detalhe. Além do conteúdo, vou ler o Antônio que realizou os baixamentos das páginas, o Espina que me recebeu com um sorriso na recepção e o Rodrigo que quebrou a cabeça para fazer uma manchete objetiva, chamativa e num espaço quase deprimente de tão curto. E, caso alguém tenha ficado curioso, está aí o segredo do sucesso que citei anteriormente. De nada adiantaria a melhor estrutura, o ambiente mais organizado e tecnologia de ponta – que possivelmente ZH também tem -, se não houvesse profissionais que se importam com o que estão fazendo. E, definitivamente, eles sabem o que estão fazendo.


Confira como foi o primeiro dia

Receitas direto da Praça das Tortas

06 de setembro de 2012 0

Uma amostra do que espera os turistas na 8ª edição do festival Cidade das Tortas neste final de semana em Santo Ângelo está no caderno Gastronomia desta sexta-feira. Entre as receitas exclusivas, a torta Doce Loucura, que combina os sabores do morango e da trufa de nozes, da Padaria Otto.

O evento reúne estandes das principais confeitarias e doçarias da cidade no largo que abriga a histórica Catedral Angelopolitana.

O sucesso do #instagramZH

06 de setembro de 2012 0

A instagramer da semana, a editora Marcela Duarte, assumiu segunda-feira a missão de atualizar o conteúdo de ZH no Instagram contando como é a vida de uma ciclista nas ruas de Porto Alegre.

A coordenadora do ZH.com, que mora no bairro Bomfim, costuma ir à sede do jornal de bicicleta, coletando histórias e imagens no caminho.

Abaixo, a imagem de uma de suas passagens pela Redenção no roteiro para a Redação.

Nas postagens, Marcela incentivou os leitores a mostrarem também porque preferem ir de bici para o trabalho. O seguidor Bellaver postou a imagem abaixo atravessando a rua de bici pela faixa de segurança com a legenda: “Vale tudo, desde que haja respeito!

Além de engajar leitores em temas relevantes por meio das redes sociais, ZH lança desafios todas as segundas-feiras no projeto Missão ZH. No fim da semana, as fotos mais criativas são publicadas nos cadernos de Bairros do jornal de acordo com o tema lançado.

Esta semana, os leitores foram convidados a fotografar um lugar escondido do Rio Grande do Sul e as melhores serão publicadas na edição dos cadernos Viagem e Bairros da Semana Farroupilha.

Instagram da Zero foi criado há três meses e o perfil @zerohorarbs já tem 2.700 seguidores e continua crescendo. As postagens são feitas por repórteres, fotógrafos e comunicadores que se revezam para trazer seus olhares para a rede social do jornal, em um conceito conhecido por “rotation curator”.

Já passaram pela curadoria do perfil os fotógrafos Lauro Alves, Omar Freitas Junior, Bruno Alencastro e Adriana Franciosi; os editores de capa Isadora Neumman e Aline Mendes, e o locutor da Rádio Atlântida Alexandre Fetter.