Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 10 setembro 2012

Piratini: o terceiro palco da série Farroupilha

10 de setembro de 2012 0

Logo após a batalha de Seival, os revolucionários venceram as tropas imperiais e proclamaram Piratini, no sul do Estado,  a capital da República Rio-Grandense. No terceiro dia da série Os 10 palcos da Revolução Farroupilha mostra o sobrado onde operou o Ministério da Guerra que agora abriga o Museu Histórico.

O repórter Nilson Mariano e o fotógrafo Lauro Alves visitaram 10 lugares simbólicos da Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Uruguai. São testemunhos de combates, vitórias, derrotas, traições, sacrifícios, amores, atos de bravura e vilania, até a pacificação final. Em forma cronológica, eles narram a evolução da Guerra dos Farrapos.

O conteúdo é parte do pacote de ZH para a Semana Farroupilha. Não perca!

Os destaques de ZH desta terça

10 de setembro de 2012 0

Compartilhe expressões gauchescas no Facebook

10 de setembro de 2012 0

Em comemoração à Semana Farroupilha, os leitores da Zero Hora podem enviar expressões gauchescas  para seus amigos no Facebook. Baseado na obra Dicionário Gaudério, de Luís Augusto Fischer e Iuri Abreu (Editora Belas Letras), o aplicativo da Zero Hora mostra o significado de expressões típicas do Rio Grande do Sul e permite que o leitor personalize um cartão e compartilhe na rede social.

São 30 expressões gaudérias antigas e conhecidas pela população, como “Dou um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair” e “Mais linda que laranja de amostra”. No aplicativo, é possível escolher entre diversas imagens simbólicas da cultura gaúcha tiradas por fotógrafos da RBS para compartilhá-las na rede social.

Um vídeo mostra como seria se os personagens da Revolução Farroupilha usassem o aplicativo dentro do Facebook. Confira o teaser do Dicionário Gaudério aqui.

As curiosidades da capital sul-coreana

10 de setembro de 2012 0


O caderno Viagem desta terça-feira fala sobre a moderna e conectada capital da Coreia do Sul: Seul, que preserva a filosofia oriental em palácios e parques.

O editor de ZH Marcelo Flach visitou a cidade e mostra peculiaridades, como congestionamento às 23h de um dia da semana e o hábito de tomar café gelado.