As duas reportagens mais recentes de Tadeu Vilani publicadas por Zero Hora — Os Carreteiros e Os Cadeirantes — serão apresentadas este mês na Europa. O jornalista embarca esta semana para a cidade Figueira da Foz, Portugal, aonde ministrará uma palestra sobre o trabalho em ZH a convite do fotógrafo Alfredo Muñoz de Oliveira, da revista Camera DOC. O evento ocorrerá no dia 22 de setembro, a partir das 16h, no Tubo D’Ensaio (Rua do Pinhal, nº1-A).

Além de compartilhar o seu cotidiano na Redação de Zero Hora e seus trabalhos, Tadeu terá a missão de contextualizar o fotojornalismo no Brasil e na América do Sul.

Na primeira semana de setembro, Tadeu, ao lado de Jean Schwarz, de Zero Hora, e Marcelo Oliveira, do Diário Gaúcho, participou de uma mostra no Iraque organizada pela ONG Larsa Human Rights Iraq, que defende os direitos humanos e protege órfãos e meninos de rua de Bagdá e de outras cidades.

Sobre Tadeu Vilani
Natural de Santo Ângelo, Tadeu trabalha em Zero Hora desde 2001 cobrindo reportagens no Brasil e na América do Sul. Paralelamente ao trabalho jornalístico do cotidiano, documenta a formação étnica do Estado do Rio Grande do Sul. Já fotografou os descendentes de imigrantes alemães, italianos e poloneses, e atualmente fotografa os colonizadores portugueses e açorianos.
Tadeu expôs na Itália, Polônia, Argentina, Portugal, Uruguai e Iraque. Participa da coleção Masp/Pirelli em 2006 com 3 fotos, e é finalista do prêmio Esso em 2006 e 2011. Venceu o Prêmio Conrado Wessel em 2010.