Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 15 setembro 2012

Carta da Editora: Foco no leitor-eleitor

15 de setembro de 2012 0


Nas próximas três semanas, até o dia da eleição, a equipe que você vê na foto acima vai triplicar. É a chamada força-tarefa de períodos eleitorais: aos 11 jornalistas integrantes da editoria de Política, somam-se gradativamente outras dezenas, para garantir uma cobertura com informação de alta qualidade. No dia de votação, liderados pela editora de Política Dione Kuhn e pela colunista Rosane de Oliveira, o time chega a 60 profissionais.

Em 1996, Zero Hora inaugurou um estilo de cobertura política que se destaca entre os jornais brasileiros _ e que buscamos melhorar a cada pleito. O foco está no interesse do leitor-eleitor, e não naquilo que partidos e candidatos gostariam de ver publicado. A ideia é aprofundar temas relevantes para os eleitores, como saúde ou segurança. Ficar de olho, em nome do leitor, em propostas que depois podem ser esquecidas pelos eleitos, por meio do “Promessômetro”, um banco de dados online com as promessas de cada candidato a prefeito de Porto Alegre, Caxias, Pelotas e Canoas, os quatro maiores colégios eleitorais do Estado e que têm chance de segundo turno.

Como contadores de histórias, também buscamos a política da vida real, que acontece fora dos gabinetes e dos púlpitos, como na série de reportagens Sete Histórias Eleitas, que estreia nesta edição. A jornalista Letícia Duarte, o fotógrafo Diego Vara e o motorista José Carlos Militão visitaram por duas semanas sete pequenas cidades gaúchas onde a busca do voto ainda se dá casa a casa, bolicho a bolicho, e encontraram histórias deliciosas, como a do sogro e do genro que concorrem a prefeito ou um município onde a disputa não tem muita emoção: a localidade nunca teve mais do que um candidato. Confira hoje nas páginas 13 a 15 a história de Tabaí e, nas próximas edições, o que a equipe de ZH encontrou em Mato Queimado, São João do Polêsine, Candiota, Dom Pedrito, Vila Nova do Sul e Santiago.

No site de Zero Hora, as histórias serão apresentadas em formato multimídia, com videorreportagens narradas pelos eleitores e candidatos de cada localidade. E tem mais: a coluna e blog Palanque Eletrônico, de Paulo Germano, com o melhor, e o pior, da propaganda em rádio e TV e nas redes sociais.

A coluna e blog Urna do Tempo, de Eduardo Nunes, com causos, recortes, personagens e memórias de
eleições passadas. A partir do domingo que vem, dia 23, perfis dos candidatos a prefeito da Capital, feitos pelos jornalistas Cláudia Laitano, Marta Sfredo, Nilson Souza, Rosane Tremea, Sandra Simon, Sérgio Villar e Tulio Milman. Além das entrevistas, os candidatos foram provocados a apresentar em vídeo um livro, foto e objeto preferidos.
No site, a Ferramenta dos Candidatos, um espaço com informações sobre todos os concorrentes a prefeito e a vereador do Estado. Constam dados básicos, como ocupação e naturalidade, e também a declaração de bens que cada um entregou ao TSE. E o Guia do Eleitor: uma página de serviço para o eleitor tirar dúvidas como local de votação, documentos necessários, justificativa do voto etc.

Para terminar, não deixe de acompanhar, a partir desta segunda-feira, entrevistas ao vivo no site de Zero Hora com todos os candidatos a prefeito da Capital, direto da Redação. Cada participação terá 10 minutos de duração e poderá ser assistida ao vivo ou em publicação posterior no site. No dia seguinte, será publicada no jornal impresso a lista das principais promessas de cada candidato.