Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 22 setembro 2012

Carta da Editora: A vida sob as lentes do Instagram

22 de setembro de 2012 1

Nas últimas duas semanas, Zero Hora publicou na sua edição impressa 43 fotos do Instagram.

Mais de 1,7 mil leitores participaram de seis missões dadas pelo jornal, entre elas #MeuRS, que resultou numa emocionante contracapa no emblemático 20 de Setembro.

Se você não sabe o que é Instagram, não desista agora, porque o negócio vale a pena e é muito simples participar: Instagram é uma rede social de fotos, recém-comprada pelo Facebook por R$ 1 bilhão.

Baixa-se o aplicativo no celular, cria-se um perfil como no Twitter ou no Facebook como @zerohorarbs, e começa a diversão. Você registra tudo o que vê a qualquer hora e o Instagram transforma as imagens utilizando filtros que ora tornam a foto envelhecida, ora mais colorida. É a vida sob lentes de acordo com seu humor.

E o mais divertido é ver o mundo pelos olhos dos amigos, dos conhecidos, ou mesmo dos desconhecidos. Tem imagens que poderiam estar numa mostra do Museu de Arte Moderna de Nova York.Tem também outras que mostram o prato de almoço do seu melhor amigo, mas tudo bem.

Zero Hora, em sua jornada digital de múltiplas possibilidades, está se aventurando cada vez mais pelo Instagram.

A colunista Milena Fischer criou o Instaweek e lança a seus leitores um desafio por semana – o que está no ar instiga os viajantes a registrarem uma imagem com a hashtag #MFTrip. O último, sobre #MFMúsica, teve mais de cem fotos participantes.

A editora de Redes Sociais de ZH, Juliana Sakae (à esquerda), coordena os instagramers ZH (denominação para nossos curadores semanais). Já foram oito, entre eles a editora Marcela Duarte (à direita), que passou uma semana instagramando (este verbo não deve existir – ainda) sua vida sobre duas rodas. A cada semana, numa curadoria rotativa, um jornalista de ZH vira fotógrafo e editor do nosso Instagram. E mostra os bastidores do seu trabalho e um pouco do seu olhar. A partir de segunda-feira, a instagramer será Letícia Duarte, nos bastidores da cobertura eleitoral em #eleicoesRS.

Tem também coberturas jornalísticas via Instagram, como a da editora Isadora Neumann, que acompanhou a Expointer (foto abaixo) pela rede social fotográfica.

Então, curtiu? Participe da rede ZH de fotografia. Toda segunda-feira, lançamos um novo desafio.

Que tal fotografar #eleicoesRS e concorrer na missão desta semana? As melhores fotos serão publicadas no jornal de 5 de outubro e podem ter sua assinatura.






A leitora Carol Rick postou a foto da Redenção e foi selecionada na missão do Informe ZH.




A foto do leitor Anderson Nadin Vicente foi escolhida na 1º Missão ZH e publicada no Dia dos Pais.






O leitor Sérgio Ordobas registrou o pôr do sol no Guaíba e foi selecionado na missão #MeuRS





O leitor Paulo Fonseca foi um dos selecionados na missão com o tema “Um ângulo diferente do RS”





O fotógrafo Bruno Alencastro, de Zero Hora, registra as madrugadas de Porto Alegre.


Zero Hora estreia série com perfis de candidatos à prefeitura de Porto Alegre

22 de setembro de 2012 2


A partir deste domingo, Zero Hora publica uma série de perfis dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre. Editores e um colunista de ZH entrevistaram os concorrentes ao pleito municipal. A cada dia, uma das entrevistas será publicada em duas páginas do jornal.

O primeiro dia da série traz a conversa da editora do Segundo Caderno, Cláudia Laitano, com o candidato do PT, Adão Villaverde.

A equipe multimídia produziu vídeos gravados na casa dos candidatos. Cada um deles escolheu um livro, uma foto e um objeto que contassem sua história e explicaram por que estes itens são importantes para eles.

Confira o cronograma de publicação das reportagens e quem entrevistou cada candidato:

24/9 (segunda) – Érico Corrêa (PSTU) – Marta Sfredo, editora de Economia
25/9 (terça) – Jocelin Azambuja (PSL) – Rosane Tremea, editora de Geral
26/9 (quarta) – José Fortunati (PDT) – Sandra Simon, editora assistente do Donna
27/9 (quinta) – Manuela D’Ávila (PC do B) – Nilson Souza, editor de Opinião
28/9 (sexta) – Roberto Robaina (PSOL) – Tulio Milman, colunista do Informe Especial
29/9 (sábado) – Wambert Di Lorenzo (PSDB) – Sérgio Villar, editor de Geral