Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Carta da Editora: Compromisso com as novas gerações

13 de outubro de 2012 0

Quatro momentos de Zero Hora nesta semana concretizam a permanente preocupação do jornal com as gerações do futuro. São iniciativas totalmente distintas, quase incomparáveis entre si, mas que no fundo proclamam: se cuidarmos e desenvolvermos as crianças e os jovens agora e sempre, estaremos fazendo a nossa parte.

Série de reportagens “A Educação precisa de respostas”

Na edição de hoje, apresentamos a quarta pergunta da campanha A Educação Precisa de Respostas, movimento que tem por objetivo qualificar o ensino brasileiro e garantir um melhor desenvolvimento dos jovens. Desde o início do projeto, já publicamos 61 páginas sobre o assunto. Neste domingo, o tema é a relevância do professor no processo de aprendizagem. Confira nas páginas 29 a 31 e toda a campanha no site www.precisamosderespostas.com.br

Edição especial Dia das Crianças

Na sexta-feira, o Conselho Mirim de Zero Hora, formado por 12 crianças, pautou o jornal, escolhendo reportagens para cada editoria. Ao longo de quatro reuniões, meninos e meninas de oito a 13 anos debateram assuntos de cada área e sugeriram pautas como os bastidores do Palácio da Alvorada ou as regras de esportes incomuns no Brasil como o futebol americano, o rúgbi e o beisebol.

Prêmios de Jornalismo

Duas condecorações anunciadas nesta semana reconhecem o trabalho de ZH com adolescentes em situação de risco.
– O caderno Filho da Rua, da repórter Letícia Duarte
e do fotógrafo Jefferson Botega, publicado em 17 de junho, conquistou o Vladimir Herzog, um dos mais relevantes prêmios de jornalismo do país. Nesse trabalho, ZH mostrou, em 16 páginas e num webdocumentário,
a jornada de Felipe, um menino de 14 anos que perambula há nove na Capital. Se você não leu a história, veja em zerohora.com. E em reportagem na edição de hoje às páginas 4 e 5, confira a situação atual do adolescente.
– A reportagem “Meninos condenados”, dos repórteres Adriana Irion e José Luís Costa, publicada em janeiro, é uma das finalistas do Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo, promovido pelo Instituto Imprensa e Sociedade, cuja sede fica em Lima, no Peru.

Concurso para futuros jornalistas

Zero Hora investe na formação de novos jornalistas em diferentes iniciativas. Uma delas é o concurso anual Primeira Pauta, que seleciona um estudante entre os 22 cursos de Jornalismo do Estado. Este ano, a jovem Camila Faraco, da UFPel, venceu as três etapas de seleção e como prêmio acompanhou a cobertura das eleições em São Paulo, com o repórter de ZH Paulo Germano. O depoimento de Camila:
– Fazer parte, mesmo que por pouco tempo, de um veículo tão competente e de um grupo com excelentes profissionais só aumentou a minha linha do horizonte. E despertar em alguém a vontade de crescer é o presente mais nobre que se pode receber.
Há muitos anos, está entranhado na cultura da redação de Zero Hora o compromisso com crianças, adolescentes e jovens. E isso está expresso por todo lado no jornal, seja na escolha de uma pauta ou na simples publicação da seção diária “Para seu filho ler”, uma iniciativa com o objetivo de despertar o interesse das crianças para a leitura das notícias. Não há regras nem acordos por escrito obrigando o jornalista a fazer isso, e é um bom sinal: cada repórter ou editor tem esta missão introjetada e a pratica todos os dias.

Envie seu Comentário