Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Zero Hora vence em duas categorias do Prêmio Esso de Jornalismo

12 de novembro de 2012 1

Duas reportagens de Zero Hora foram vencedoras da 57ª edição de Prêmio Esso de Jornalismo. Letícia Duarte venceu o Prêmio Esso Nacional de Reportagem, com o trabalho Filho da Rua. Adriana Irion e José Luís Costa receberam o Prêmio Esso Regional Sul pelo trabalho Meninos Condenados.

No total, foram inscritos 1.302 trabalhos. Os premiados serão homenageados, no dia 4 de dezembro de 2012, durante um jantar no Rio de Janeiro.

A reportagem Filho da Rua, com textos de Letícia Duarte e fotos de Jefferson Botega, mostrou em 16 páginas o trabalho de apuração realizado durante três anos. De 2009 a 2012, Letícia e Jefferson, com autorização da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, acompanharam a jornada de um menino de 14 anos que perambula há nove pelas esquinas da capital gaúcha.

Confira a reportagem:

Parte 1: A cidade dá à luz mais um menino de rua

Parte 2: No meio do caminho tinha uma pedra

Parte 3: Longe da família, perto do crime

>>>> Assista ao Webdocumentário
>>>> Veja galeria de fotos da reportagem

Reconstituída com dezenas de entrevistas, vídeos, fotos e mais de 300 documentos, a história contada em um caderno especial,  mostra como as estruturas de proteção à criança não são suficientes para garantir que adolescentes em situação de risco tenham acesso a educação e cidadania. Durante todo o período de apuração deste trabalho jornalístico, os serviços assistenciais continuaram trabalhando para tentar resgatá-lo da rua.

A série Meninos Condenados, dos repórteres Adriana Irion e José Luís Costa, de Zero Hora, mostrou, 10 anos depois, o que aconteceu a uma turma de adolescentes infratores ex-internos da antiga Febem, em Porto Alegre. O trabalho foi publicado em janeiro em ZH. Acesse a página especial e confira fotos, vídeos e todas as reportagens da série: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/pagina/meninos-condenados.html. A matéria conquistou o segundo lugar no Prêmio Latino-americano de Jornalismo de Investigação, promovido pelo Instituto Prensa y Sociedad, cuja sede é no Peru. Meninos Condenados também foi premiada este ano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no 10º  “Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa”.

Na manhã desta segunda-feira, logo após a divulgação do resultado, as jornalistas Adriana Irion e Letícia Duarte se encontraram na Redação. A editora de Política Dione Kuhn registrou o momento:

Comentários (1)

  • Fabio Gallacci diz: 12 de novembro de 2012

    A Zero Hora está de parabéns pelos dois prêmios Esso anunciados hoje. O veículo deu show de garra jornalística e coragem/ousadia gráfica para apresentar as duas séries vencedoras…. Dêem uma olhada na abordagem gráfica!! Na apuração incansável!! Isso é jornalismo na veia! Mostra que é possível modificar projetos gráficos para o bem das histórias e do produto! Mostra que o jornal impresso tem o seu valor. Para mim, que sou jornalista aqui de Campinas (tendo morado em Porto Alegre por vários anos tb), deu uma baita inveja e orgulho misturados…

Envie seu Comentário