Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2012

Leia na edição conjunta de Ano Novo

31 de dezembro de 2012 0

- Uma retrospectiva com os grandes fatos que marcaram 2012

- O que esperar da economia em 2013 e quem acertou as previsões do ano que termina

- Conheça o projeto que prevê a criação de um parque ambiental na zona sul da capital

- As lendas que envolvem o número 13 em diversas culturas

- No Segundo Caderno, as promessas do cinema gaúcho para o ano que se inicia

Carta do Editor: Cérebros e corações - parte 2

29 de dezembro de 2012 0


No dia 19 de fevereiro, a diretora de Redação Marta Gleich publicou a Carta da Editora reproduzida à esquerda (leia a íntegra no Blog do Editor em zerohora.com). De volta ao comando da equipe de jornalistas de Zero Hora após cinco anos em outras funções no Grupo RBS, ela renovava compromissos sintetizados em uma frase: “Entregar a você, leitor, conteúdo de alta qualidade e relevância, seja no papel, na internet, em tablet ou smartphone”.

A grande foto acima é um clone da que ilustrou a carta do início do ano. Foi feita alguns dias atrás na Redação. As duas fotos são parecidas, mas a equipe viveu uma transformação grandiosa, ancorada no compromisso da qualidade em todas as plataformas, assumido em 19 de fevereiro.

Para o time acima, um título no papel ou no site, uma imagem na capa impressa ou do tablet, ou qualquer outro conteúdo com a marca Zero Hora tem a mesma relevância e merece igual cuidado. “Os cérebros e os corações” da equipe, como escreveu Marta, estão focados neste compromisso, como mostram números e feitos de 2012.

A audiência de zerohora.com cresceu 60,4% de janeiro a novembro em visitas e 62% em usuários únicos. Saltamos da média mensal de 9,5 milhões de visitas em 2011 para 15,3 milhões em 2012, e de 2,2 milhões de usuários únicos para 3,57 milhões.

Nas redes sociais, dobramos o número de seguidores no Twitter e avançamos 72% no Facebook. No Instagram, são mais de 4 mil parceiros em inovações como os mosaicos sociais, megagalerias de fotos produzidas pelo público e exibidas em nossas plataformas.

Foi o ano de esforços focados apenas em produtos digitais, como bancos de dados com informações de alto valor ao cidadão em áreas como educação e saúde pública. Ou aplicativos para dispositivos móveis, como Belezas Gaúchas e Sabores do Brasil.

Cada movimento no papel correspondeu a uma produção digital de igual relevância. Com a reportagem Filho da Rua, ZH ganhou um Prêmio Esso, o mais importante do jornalismo impresso brasileiro. O mesmo tema mereceu uma videorreportagem em HD disponível do computador ao celular.

Sem concessões ao alto padrão no papel, ZH mergulhou no desafio digital e fez de 2012 um ano histórico pelas conquistas e pelo reconhecimento como marca que se esmera em produzir conteúdo de qualidade e relevância em todas as plataformas.

Leia na Zero Hora dominical

29 de dezembro de 2012 0

- Um balanço com as grandes revelações que surgiram a partir da Lei de Acesso à Informação

- Os preparativos de famílias para a temporada de praia

- O último dia da série Boletim de Ocorrência, que se despede com uma página especial sobre o caso da noiva da Freeway

- No Empregos, dez passos para tirar o plano B da gaveta em 2013

- Na revista Donna, saiba como usar a cor branca do Ano-Novo durante o ano todo

Zero Hora no Ano-Novo

29 de dezembro de 2012 0

Zero Hora circula com  edição especial conjunta de Ano-Novo na segunda (31) e terça-feira (1).

“2012, o ano em que…” Esta é a frase que inicia a reportagem sobre o que de mais importante e marcante aconteceu ao longo do ano. Da reeleição de Obama à mudança de estádio do Grêmio, do julgamento do Mensalão às Olimpíadas de Londres, o que o Brasil e o mundo aprenderam em 2012.

O jornal mostra ainda as projeções econômicas para este ano que não deram certo e o desafio americano de enfrentar a questão das armas em 2013. O Segundo Caderno traz os 10 filmes gaúchos lançados em 2012 e o que está por vir no ano que vem. A edição trará encartados também os cadernos Nosso Mundo Sustentável, Meu Filho, Vestibular e Viagem.

Em zerohora.com, um infográfico digital permitirá aos leitores navegar por uma linha do tempo de 2012, relembrando os principais fatos do ano, além de conteúdos especiais de ZH. Os internautas também podem conferir os vídeos especiais de zerohora.com que marcaram este ano.

De Punta del Este a Garopaba

28 de dezembro de 2012 0

Ilustração: Gilmar Fraga

O repórter Paulo Germano, o fotógrafo Bruno Alencastro e o motorista Sandro Cunha partiram nesta quinta-feira de Porto Alegre para uma expedição de 44 dias para descobrir, de Punta del Este a Garopaba, o que há de melhor na faixa litorânea preferida de muitos gaúchos.  A viagem será relatada no blog Off Road e na Revista de Verão, encartada em Zero Hora nas sextas-feiras para Porto Alegre, Região Metropolitana e litoral gaúcho.

Acerto de contas, peixe na goela e correria” é um dos primeiros posts do blog. Dá para ver que o Paulo não é dos mais chegados na estação, mas está disposto a uma reconciliação. Será que, até o fim da viagem, ele muda de ideia?

O mistério da noiva da lagoa

28 de dezembro de 2012 0


Neste domingo, Zero Hora publica o último capítulo da série Boletim de Ocorrência,  assinada por Celito De Grandi, que recuperou ao longo do ano, em formato de reportagem, histórias policiais impactantes.

No último dia, conheça a história da Noiva da Lagoa, um crime que traumatizou Porto Alegre no início da  década de 40 do século passado e tornou-se lendário.  Caminhoneiros que viajam próximos da Lagoa dos Barros garantem já ter enxergado a figura de uma jovem envolta em véus brancos. Surge diáfana e logo depois desaparece. Fica no ar a imagem fluída de uma linda mulher.

No último dia de B.O, Celito também faz uma análise da série, que foi publicada semanalmente em ZH, aos domingos. Ele destaca a opinião de leitores e conta como foi recontar episódios que, de uma ou outra forma, mobilizaram a opinião pública, a polícia e o Judiciário do Rio Grande do Sul.

Não exagere no álcool no Verão

28 de dezembro de 2012 0


O caderno Vida deste sábado mostra que excessos comuns no Verão, como o alto consumo de álcool, podem trazer sérios  danos à saúde.  Aprenda como evitá-los sem deixar de curtir o veraneio. A Organização Internacional do Trabalho estima que o alcoolismo é a causa de metade das faltas ao emprego. A bebida aumenta o risco de desnutrição e insolação e deixa o corpo mais vulnerável.

Zero Hora lança novo desafio no Instagram: fotografar o clima de Ano-Novo

28 de dezembro de 2012 0

Separando roupas novas com as cores de 2013, arrumando as malas, comprando os ingredientes da ceia, pegando a estrada? Como você está se preparando para receber o ano novo? Esse é o tema do novo desafio de ZH no Instragam (@zerohorarbs). Para participar, poste uma foto no seu Instagram ou Twitter usando a hashtag #ZH2013. Atenção para as regras: a foto deve ser de sua autoria (confira o regulamento).

O projeto chamado Missão ZH incentiva os leitores a encontrarem as melhores imagens de acordo com um tema. Pode participar qualquer pessoa que tenha um perfil na rede social Instagram ou Twitter.

Leia na Zero Hora desta sexta

27 de dezembro de 2012 0

- Rotas alternativas para quem irá viajar do Rio Grande do Sul até Santa Catarina no feriadão de ano novo

- Os vídeos especiais de zerohora.com que marcaram o ano

- O que os famosos fariam se ganhassem na Mega Sena da virada

- Os 90 anos do criador dos herois Homem-Aranha, Incrível Hulk, X-Men, Os Vingadores e Quarteto Fantástico

- No Kzuka, as tendências que a galera vai abandonar e apostar em 2013

EPTC visita a Redação

27 de dezembro de 2012 0


A equipe de Educação para o Trânsito da EPTC esteve na Redação de Zero Hora na manhã desta quinta-feira. O Grupo divulgou a campanha que realiza para prevenir acidentes e entregou kits com material informativo e adesivos.


Os jornalistas foram surpreendidos por uma esquete. Dois personagens caracterizados como vítimas de acidentes contaram seus dramas e disseram que preferiram a “Vida” ao invés da “Morte” (foto) e pediram prudência. O registro é do fotógrafo de ZH Fernando Gomes.