Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 23 janeiro 2013

Sindicato e Fenaj repudiam a agressão a fotojornalista de ZH

23 de janeiro de 2013 0

Em nota publicada nesta quarta-feira, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentaram e repudiaram com veemência as agressões sofridas pelo repórter fotográfico Jean Schwarz, do jornal Zero Hora, durante a cobertura da assembleia dos trabalhadores rodoviários, que terminou em pancadaria na noite desta terça-feira, 22.

O profissional foi agredido com chutes e socos por pelo menos quatro envolvidos no tumulto. Em face disso, registrou boletim de ocorrência no Palácio de Polícia e passou por exame de lesão corporal.

” O SINDJORS e a Fenaj entendem que esse tipo de ocorrência fere a todos os profissionais em exercício no Rio Grande do Sul e no Brasil, pois tem o objetivo de cercear a liberdade de informar. Para as entidades, as discordâncias devem ser resolvidas por meio do diálogo e não por agressão física a terceiros, como a sofrida pelo jornalista Jean Schwarz. A direção do Sindicato dos Jornalistas entrou em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e cobrou a identificação dos responsáveis pelo ato de covardia.
Com base nas imagens feitas e reproduzidas pelos veículos do Grupo RBS, o Sindicato dos Jornalistas vai encaminhar denúncia dos agressores ao Disque Denúncia da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, que organiza um grupo de trabalho para avaliação de agressões aos profissionais de Imprensa. A Direção cobra ainda dos órgãos policiais e judiciais a apuração imediata do caso, a identificação e a punição dos envolvidos nas agressões.

Leia na Zero Hora desta quinta

23 de janeiro de 2013 0

- Pedágios, a nova polêmica entre Tarso Genro e a assembleia

- Projeto pode facilitar a comparação de preços no supermercado

- A virada no resultado da eleição em Israel

- Quem é Lucas Coelho, destaque do time B do Grêmio no gauchão

- E no Segundo Caderno, o lançamento de O Mestre, que concorre ao Oscar de melhor ator com Joaquin Phoenix

Reportagem Filho da Rua será destaque em encontro jornalístico

23 de janeiro de 2013 0

A repórter Letícia Duarte de Zero Hora está na lista dos profissionais que participam do 1º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo. O encontro reunirá profissionais da imprensa e professores de jornalismo no dia 9 de março, em um evento com exposições e debates sobre o ramo.

Letícia falará sobre os três anos  em que acompanhou a vida de um menino de rua na capital gaúcha. O material rendeu o especial “Filho da Rua”, reportagem vencedora do Prêmio Vladimir Herzog na categoria especial e do Prêmio Esso Nacional de Reportagem de 2012.

Durante o evento, o jornalista americano Mark Hunter, autor de Global Investigative Journalism Casebook,  vai falar sobre o livro em um bate-papo com Ana Estela de Sousa Pinto, editora do caderno ‘Mercado’ da Folha de S. Paulo e diretora da Abraji. A obra, publicação da Unesco, traz 20 grandes reportagens de diversos países e os bastidores da apuração e produção de cada uma delas.

A série “O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira”, publicada na Folha entre fevereiro e junho de 2012, também será tema de debate no encontro. Além de ter sido ganhadora do Prêmio Esso de Jornalismo na categoria regional sudeste, as matérias contribuíram para que Teixeira deixasse o comando da CBF, após 23 anos.

Os professores Eugenio Bucci e Cleofe Monteiro participam de painel sobre o ensino do jornalismo investigativo nas universidades e as questões éticas envolvidas no trabalho desses futuros repórteres. Para mais informações sobre o evento e inscrições, acesse a página da Abraji.

Tendências de Detroit: menores e econômicos

23 de janeiro de 2013 0

Uma reportagem sobre o Salão de Detroit 2013 é a capa do caderno Sobre Rodas de ZH desta quinta-feira. O editor Gilberto Leal foi até os Estados Unidos para conferir as novidades e destaca na edição veículos menores e motores mais econômicos e limpos que unem praticidade a recursos tecnológicos.


VW Beetle

VW Beetle


A 25ª edição de Detroit apresentou carros mais próximos da realidade dos países devido as dificuldades econômicas globais dos últimos anos.



ZH terá cobertura ao vivo de Grêmio e LDU

23 de janeiro de 2013 2

A partida entre Grêmio e LDU na cidade de Quito, às 22h desta quarta-feira, terá transmissão em tempo real de zhEsportes. A cobertura no Estádio Casa Blanca, no Equador, também poderá ser acompanhada em dispositivos móveis que possuam conexão com a internet. Para isto, o torcedor só precisa acessar www.zerohora.com/jogoaovivo em um celular ou tablet.


Na página de transmissão, será possível acessar informações gerais do campeonato, acompanhar o placar e as informações dos times e compartilhar no Facebook, Twitter e Google+. Lances específicos, como gol, substituições, cartões amarelos e vermelhos e gol contra, são identificados com um ícone gráfico. Além disso, um marcador de tempo indicará em que momento do jogo o lance aconteceu.
Nas laterais da tela, a escalação dos titulares e dos reservas de cada time ficam abaixo de seus respectivos brasões. Também é possível ver os jogadores com cartões, quem foi substituído e os autores dos gols do jogo.

Zero Hora está em Quito há 10 dias relatando a preparação do tricolor para a estreia na competição com o repórter Luís Henrique Benfica e o fotógrafo Diego Vara.