Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de março 2013

Em Zero Hora, a Copa já começou

30 de março de 2013 2

Cada vez mais, o assunto Copa do Mundo toma conta das páginas e do site de Zero Hora. E tem que ser assim mesmo: apesar de faltar mais de um ano para o início dos jogos, o impacto gigantesco do evento nas esferas cultural, econômica, social e política requer uma cobertura especial, para que o leitor não perca um detalhe sequer.

Faz muito tempo que o jornal planeja e trabalha o assunto Copa. Começamos com quatro anos de antecedência. Em 11 de julho de 2010, enquanto a Espanha batia a Holanda na final da Copa da África, o jornal já organizava a cobertura de 2014. Qual o impacto, para Porto Alegre e para o Brasil, de receber um evento assistido por 3,2 bilhões de pessoas?

Naquela data, Rodrigo Müzell foi destacado como editor de Copa, com a tarefa de produzir ou editar matérias não só no Esporte, mas em todas as editorias. Nos primeiros dois anos, acompanhamos o planejamento das cidades que receberão o evento, com ênfase em Porto Alegre. Antecipamos projetos, cobrimos polêmicas como a da assinatura do contrato do Beira-Rio, verificamos o andamento das obras pontualmente e de forma mensal no projeto Copômetro e, desde o domingo passado, trazemos bastidores do Mundial em uma coluna dominical chamada de Nossa Copa.

Além do editor Rodrigo Müzell e do editor de Esportes, Diego Araújo, atuam no time o editor assistente Pedro Moreira e os assistentes Leonel Chaves e Renata de Medeiros, com o apoio constante de toda a editoria de Esportes.

A escalação do time, da esquerda para a direita: Renato Mendonça, Gilmar Fraga, Ruy Carlos Ostermann, Renata Medeiros e Pedro Moreira; Rodrigo Müzell, Leonel Chaves e Diego Araújo

Em 2013, com o lançamento do projeto multimídia Liga dos Fanáticos, estamos na antessala da Copa, e a cobertura se intensifica com a chegada ao Rio do correspondente RBS Eduardo Gabardo. No Coração da Copa, ele vai tratar dos preparativos e das decisões tomadas no Rio, pelas equipes que a Fifa já destacou para morar no Brasil, e preparar os eventos. Gabardo capitaneia, em todas as mídias, um time de 10 jornalistas que, nas outras sedes da Copa além de Porto Alegre, mostram o impacto do evento em uma página semanal.

Na internet, um site dentro de ZH Esportes traz notícias e análise sobre as Eliminatórias, com os possíveis adversários do Brasil, o passo a passo da reforma do estádio Beira-Rio, a preparação das Capitais da Copa, o andamento em Porto Alegre dos projetos de mobilidade urbana com informações atualizadas do impacto sobre o trânsito, além de cobertura online da Seleção  Brasileira.

Para dar um molho especial a esta cobertura, temos ainda Ruy de Todas as Copas, um dos  principais projetos multimídia da RBS deste ano. Na internet, no jornal, em programas de rádio e TV e em um livro, o Professor vai relembrar, com a colaboração do jornalista Renato Mendonça e do ilustrador Gilmar Fraga, as Copas que viveu, mostrar o que mudou no futebol e contar causos no melhor estilo que o consagrou como um dos principais nomes do jornalismo esportivo brasileiro.

Leia na ZH dominical

29 de março de 2013 0

Leia na Zero Hora desta sexta

28 de março de 2013 0

Fotógrafo de Zero Hora vence o Leica-Fotografe

28 de março de 2013 0

Pelo terceiro ano consecutivo, o fotojornalista de Zero Hora Tadeu Vilani venceu o concurso  Cultural Leica-Fotografe na categoria Preto e Branco. A premiação da 10ª edição do concurso – um dos mais importantes prêmios de fotografia do Brasil – ocorreu em São Paulo na noite de terça-feira. A foto vencedora foi captada no Pradinho do bairro Umbu, em Alvorada, em 2012.


A lista de vencedores, finalistas e menções honrosas do prêmio será divulgada na edição de abril da Revista Fotografe Melhor, promotora do concurso, que chega às bancas a partir do dia 1º de abril.

Tadeu também foi um dos finalistas na categoria Cor, com a foto abaixo, captada na Vila Dique, em Porto Alegre.


Leia na Zero Hora desta quinta

27 de março de 2013 0

Nova Missão ZH: Delícias de Páscoa

27 de março de 2013 0


Quem não fica com água na boca quando pensa nas delícias de Páscoa? De sexta a segunda-feira, Zero Hora desafia seus leitores a registrarem as gostosuras da época mais doce do ano. Compartilhe sua foto no Instagram com a hashtag #deliciasdepascoa. As imagens farão parte de um mosaico social em zerohora.com. Leia aqui o regulamento.

O Instagram de Zero Hora nesta semana estará também está no clima da Páscoa. A chocólatra e editora do caderno Gastrô Bete Duarte (@betduarte) assume como instagramer da semana e vai dar dicas de guloseimas e receitas ma-ra-vi-lho-sas para os leitores.

Mineira de nascimento e gaúcha por adoção, Bete trabalha há 34 anos em ZH e entrou na rede social especialmente para participar do projeto de curadoria rotativa.


Confira o mosaico com as fotos

A volta do Fusca

27 de março de 2013 11


O caderno Sobre Rodas desta quinta-feira mostra o Fusca 2013. Com muito estilo, espaço, conforto e mecânica confiável, o carro é para o uso diário, como foi o antigo ícone da marca Volkswagen, porém não tem o preço mais popular de seu antecessor.

A nova geração traz a referência ao estilo do modelo original, aliado à tecnologia de ponta da fabricante alemã. No caderno, confira ainda, uma lista com os itens de fábrica e os opcionais.

Leia na ZH desta quarta

26 de março de 2013 0

Uma capa especial para um dia especial

26 de março de 2013 0

A capa de ZH que circulou na Região Metropolitana nesta terça-feira, dia do aniversário de 241 anos de Porto Alegre, foi escolhida pelos leitores. Na tarde de ontem, cinco opções de capas foram postadas no perfil de ZH no Facebook – a mais curtida seria a eleita. A vencedora, da fotojornalista Adriana Franciosi,  mostra uma vista aérea da Usina do Gasômetro, com o Guaíba ao fundo.

A proposta de interagir com os leitores surgiu na reunião de editores do jornal pela manhã. Entre dezenas de fotos, o grupo buscou as imagens mais representativas da cidade. Elaboradas as cinco versões de capa pela equipe de diagramação, elas foram submetidas a votação.

ZH no Tudo Mais da TVCom

26 de março de 2013 0

Os jornalistas Ticiano Osório e Adriana Franciosi participaram esta noite do programa Tudo Mais, da TVCom. A dupla foi adiantar ao público as novidades que ZH trará nesta terça-feira. Os telespectadores puderam conferir fotos, vídeos e conhecer histórias do cotidiano da capital que serão contadas neste aniversário de Porto Alegre.