Cada vez mais, o assunto Copa do Mundo toma conta das páginas e do site de Zero Hora. E tem que ser assim mesmo: apesar de faltar mais de um ano para o início dos jogos, o impacto gigantesco do evento nas esferas cultural, econômica, social e política requer uma cobertura especial, para que o leitor não perca um detalhe sequer.
Faz muito tempo que o jornal planeja e trabalha o assunto Copa. Começamos com quatro anos de antecedência. Em 11 de julho de 2010, enquanto a Espanha batia a Holanda na final da Copa da África, o jornal já organizava a cobertura de 2014. Qual o impacto, para Porto Alegre e para o Brasil, de receber um evento assistido por 3,2 bilhões de pessoas?
Naquela data, Rodrigo Müzell foi destacado como editor de Copa, com a tarefa de produzir ou editar matérias não só no Esporte, mas em todas as editorias. Nos primeiros dois anos, acompanhamos o planejamento das cidades que receberão o evento, com ênfase em Porto Alegre. Antecipamos projetos, cobrimos polêmicas como a da assinatura do contrato do Beira-Rio, verificamos o andamento das obras pontualmente e de forma mensal no projeto Copômetro e, desde o domingo passado, trazemos bastidores do Mundial em uma coluna dominical chamada de Nossa Copa.
Além do editor Rodrigo Müzell e do editor de Esportes, Diego Araújo, atuam no time o editor assistente Pedro Moreira e os assistentes Leonel Chaves e Renata de Medeiros, com o apoio constante de toda a editoria de Esportes.
A escalação do time, da esquerda para a direita: Renato Mendonça, Gilmar Fraga, Ruy Carlos Ostermann, Renata Medeiros e Pedro Moreira; Rodrigo Müzell, Leonel Chaves e Diego Araújo
Em 2013, com o lançamento do projeto multimídia Liga dos Fanáticos, estamos na antessala da Copa, e a cobertura se intensifica com a chegada ao Rio do correspondente RBS Eduardo Gabardo. No Coração da Copa, ele vai tratar dos preparativos e das decisões tomadas no Rio, pelas equipes que a Fifa já destacou para morar no Brasil, e preparar os eventos. Gabardo capitaneia, em todas as mídias, um time de 10 jornalistas que, nas outras sedes da Copa além de Porto Alegre, mostram o impacto do evento em uma página semanal.
Na internet, um site dentro de ZH Esportes traz notícias e análise sobre as Eliminatórias, com os possíveis adversários do Brasil, o passo a passo da reforma do estádio Beira-Rio, a preparação das Capitais da Copa, o andamento em Porto Alegre dos projetos de mobilidade urbana com informações atualizadas do impacto sobre o trânsito, além de cobertura online da Seleção Brasileira.
Para dar um molho especial a esta cobertura, temos ainda Ruy de Todas as Copas, um dos principais projetos multimídia da RBS deste ano. Na internet, no jornal, em programas de rádio e TV e em um livro, o Professor vai relembrar, com a colaboração do jornalista Renato Mendonça e do ilustrador Gilmar Fraga, as Copas que viveu, mostrar o que mudou no futebol e contar causos no melhor estilo que o consagrou como um dos principais nomes do jornalismo esportivo brasileiro.