Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Os bastidores de uma grande cobertura

04 de maio de 2013 0

Você tem curiosidade em saber como funciona a redação de Zero Hora? Como chegam as informações, de que forma repórteres e colunistas apuram os detalhes e como o material é editado para todas as plataformas? Fizemos um vídeo sobre isso no dia da notícia mais quente da semana: a operação da Polícia Federal para combater fraudes ambientais. O vídeo foi pensado para apresentações em faculdades de Jornalismo, mas acreditamos que interessa a todos os leitores, e por isso o disponibilizamos em nosso site. Para assistir a ele, aponte o leitor de QR Code do seu celular ou tablet para o código ao lado. Ou acesse pelo link http://zhora.co/49anos

Na Redação, costumamos dizer que planejamento é tudo: programar a capa de domingo já na segunda-feira, preparar com antecedência a reportagem especial da revista Donna, organizar no detalhe a cobertura dos fatos do dia só torna o jornal melhor. Mas bom mesmo é quando o planejamento é derrubado por fatos bombásticos e inesperados, como os da semana. Em momentos de grandes notícias uma redação mostra o seu potencial.

O primeiro registro da notícia da segunda-feira foi postado no blog pela colunista Rosane de Oliveira com informações vindas de Israel, onde o governador Tarso Genro estava em viagem oficial. Após confirmar os dados com fontes locais, uma força-tarefa de jornalistas se deslocou para a Superintendência da Polícia Federal. Lá se dividiu para atender as demandas de uma grande cobertura. O redator Roberto Azambuja abastecia a lista de notícias do site. Adriana Irion, munida de um smartphone, tinha a missão de mandar as primeiras fotos e apurar a reportagem especial. Rosane de Oliveira, além de preparar a coluna da Página 10, tuitava em tempo real. O repórter Francisco Amorim focava nos desdobramentos criminais do escândalo das licenças. E os fotógrafos Ronaldo Bernardi e Diego Vara circulavam à procura da melhor cena para documentar o fato em imagens.

Na Redação os editores da capa do site planejavam os próximos passos. Fabiola Bach, Guilherme Mergen e Thiago Sturmer discutiam os destaques na internet, monitorando o interesse do leitor a partir de dados estatísticos de audiência. A cada instante, informações em primeira mão, como a lista dos nomes dos 18 presos na operação e a busca de assinaturas para a instalação de CPIs na Câmara e na Assembleia. Na outra ponta, a equipe da editora de Política Dione Kuhn analisava desdobramentos e definia como contar a história completa. No final da tarde, o site já exibia um conteúdo multimídia em fotos, vídeos, reportagens e textos de opinião. A capa do jornal do dia seguinte começava a ser desenhada. O editor de capa Rodrigo Lopes e os diagramadores Marcio Câmara e Rui Silva quebraram o padrão para garantir a solenidade jornalística que o tema merecia.

Tudo isso aconteceu só no primeiro dia de uma série que segue, já que o assunto das fraudes em licenças ambientais não termina por aqui. Esta complexa operação de algumas horas na Redação, registrada no vídeo, ilustrará, a partir desta segunda-feira, palestras que 19 jornalistas de Zero Hora farão em faculdades de Comunicação pelo Estado. Já virou uma tradição: há cinco anos, repórteres, colunistas e editores, no aniversário do jornal (comemorado neste sábado, 4 de maio), aproximam-se do meio acadêmico para compartilhar com futuros jornalistas um pouco de sua vida profissional. É uma forma de tornar nosso trabalho ainda mais transparente e de dar uma pequena contribuição na formação dos futuros jornalistas gaúchos.

Envie seu Comentário