Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Primeira Pauta: Aluna da Feevale vence a quinta edição

13 de julho de 2013 0

A vitória de Jéssica

Por Ticiano Osório

“A Jéssica é muito despachada. Chegou na obra já conversando com os funcionários e, quando vi, havia subido em uma máquina para conversar com o chefe da empreitada. Aproveitou e já gravou um vídeo, fez fotos…”

Assim começa o relatório de avaliação que a repórter de Zero Hora Bruna Scirea preparou sobre aquela que seria a candidata vencedora da quinta edição do concurso Primeira Pauta, Jéssica Rebeca Weber, 20 anos, aluna do quinto semestre de Jornalismo na Feevale – uma das 14 universidades gaúchas participantes.

Bruna viu, em campo (no caso, as obras na Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre), como trabalhava a estudante de Nova Petrópolis que, no ano passado, havia sido finalista do Primeira Pauta e que, em 2013, voltou a impressionar os jurados com um texto caprichado e um olhar atento, sensível. Este ano, Jéssica precisou mostrar desenvoltura multimídia – vou cometer uma indiscrição com os colegas do júri e revelar que, quando assistimos a seu vídeo sobre a luta de um pai para manter o filho longe das drogas na cidade serrana, nos emocionamos e até aplaudimos.

Na Padre Cacique, Bruna percebeu outras virtudes da candidata: a persistência, faro jornalístico, a empatia com o entrevistado.

– Ela não sossegou até que encontrasse uma moradora que antes ia para o trabalho de ônibus e agora, sem a linha que passava ali, precisa caminhar alguns quilômetros para chegar lá – lembrou Bruna. – Depois, a Jéssica estava fazendo algumas fotos e, atenta, soltou: “Aquele senhor tem cara de quem vê a obra todos os dias”. Era bem o que ela tinha imaginado. O sujeito nasceu na casa onde estava e acompanhou, 50 anos atrás, a construção do Beira-Rio.

Mas não foi fácil a vitória de Jéssica. Os outros quatro finalistas, cada um teve seu momento de brilho. Na segunda etapa, Roberta Reis Scherer, 19 anos, da UFRGS, trouxe uma pauta inesperada: a faixa de fronteira. Marcelo Carôllo de Oliveira, 22, da UFRGS, foi original na escolha e na abordagem dos assuntos, além de se destacar nos vídeos. O texto de Daniel Stein Rohr, 20, da Unisinos, tem estrutura e clareza. Priscila Berwaldt Daniel, 20, da UFRGS, chamou atenção de Bruna pela agilidade, característica muito útil na futura vida de repórter.

Como prêmio, Jéssica participará, até o final do ano, de uma reportagem multimídia ao lado de jornalistas de ZH. A pauta dos seus sonhos?

– Gosto de contar histórias de pessoas humildes – respondeu na entrevista com os jurados.

Dica anotada, Jéssica.


Envie seu Comentário