Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de outubro 2013

Formandos de Gravataí visitam a Redação

31 de outubro de 2013 0

Duas turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cincinato Jardim do Vale, de Gravataí, visitaram Zero Hora esta tarde. No estúdio da TVCOM, instalado na Redação do jornal, a turma posou para a foto que marca uma das últimas atividades do ano.

A estudante Rafaela Machado, 15 anos, contou que a visita é a aproximação de muitas atividades ao longo do ano relacionadas ao jornal e ao jornalismo realizadas na escola.

Lúcia Pires

— Temos um grupo de História que trabalha o jornal escrito, fazemos também colunas sobre reportagens que lemos e até na educação física temos o jornal falado — contou a estudante (na foto acima, sentada à esquerda).

Paula Minozzo

Nesta sexta: um convite para a Feira do Livro de Porto Alegre

31 de outubro de 2013 0

Zero Hora prepara para a edição desta sexta-feira um convite especial para a Feira do Livro de Porto Alegre. Confira o texto do patrono, Luís Augusto Fischer, com os motivos para ninguém perder o evento que se inicia amanhã na Capital. O Segundo Caderno também apresenta um mapa completo com a localização das bancas e principais informações.

Bruno Alencastro

O Blog do Editor já recomenda algumas das sessões de autógrafos:

* Fabrício Carpinejar: Espero Alguém, dia 2, às 18h (Praça de Autógrafos).
* David Coimbra: As Velhinhas de Copacabana – E outras 49 crônicas que gostei de escrever, dia 2, às 19h (Praça de Autógrafos).
* JJCamargo: A tristeza pode esperar, dia 3, às 18h (Praça de Autógrafos).
* Mariana Kalil: Vida Peregrina, dia 12, às 19h (Praça de Autógrafos).

Confira nesta sexta-feira a estreia do site especial de ZH para a cobertura da Feira do Livro e acompanhe caderno especial a partir deste sábado.

 

 

Jornalista da RBS debate tendências da mídia em Bogotá

30 de outubro de 2013 0

reprodução

 

Adriana Franciosi

O diretor-executivo de Jornalismo do Grupo RBS, Marcelo Rech, é um dos painelistas da conferência Digital Media Latin America 2013, organizada pela Associação Mundial de Jornais (WAN-IFra) em Bogotá. Presidente do board da WAN-Ifra na América Latina, Rech analisa nesta quinta-feira as mudanças no jornalismo e aponta as iniciativas que o Grupo RBS está implementando na transformação de seu conteúdo.

Rech debate o painel “Transformando a Mídia Tradicional: uma Estratégia em Duas Partes para Mudança” ao lado de Ken Doctor, autor do livro “Newsonomics: Twelve New Trends That Will Shape the News You Get”, considerado um dos principais pensadores sobre o futuro da mídia da atualidade, e Gastón Roitberg, editor-chefe de redação multimídia do La Nación (Argentina), e Clark Gilbert, CEO do Deseret News (EUA). O debate ocorre das 9h às 10h30.

Voltada para os mais inovadores gestores de mídia da América Latina, a conferência, que começou nesta quarta-feira (30), aborda assuntos como a transformação do jornalismo, conteúdo pago, tendências em publicidade digital, ferramentas para manter o engajamento e propriedade intelectual.  Na foto acima,  Ana Busch, da ANJ, apresenta lições de jornais, entre eles ZH, sobre paywalls.

 

 

Klécio Santos lança blog Direto de Brasília

30 de outubro de 2013 0

O editor-chefe da sucursal multimídia do Grupo RBS em Brasília, Klécio Santos, inaugurou nesta quarta-feira o blog Direto de Brasília. Na estreia da versão online da coluna, o jornalista, que atua há 13 anos no Distrito Federal, apresentou informações exclusivas e ganhou espaço na capa do jornal. O destaque foi a expectativa do anúncio da saída da Stora Enso, um dos maiores conglomerados de celulose do mundo, do Rio Grande do Sul.

diretodebrasilia

Jefferson BotegaKlécio pretende esmiuçar os bastidores do poder e acompanhar de perto a atuação das bancadas gaúcha e catarinense no Congresso Nacional.

O jornalista de 45 anos atuou na cobertura das três últimas eleições presidenciais no Brasil e também na Venezuela. Ele escreveu para ZH a coluna com mesmo nome contendo relatos e bastidores sobre política.

O topo do blog é de Diogo Fatturi.

 

Leia na Zero Hora desta quarta

29 de outubro de 2013 0

reprodução

Campo e Lavoura promove debate em Santa Maria

29 de outubro de 2013 0

Tiago Francisco / Sistema Farsul

Esta terça-feira é dia de debates para a editora do Campo e Lavoura, Gisele Loeblein. Ela está em Santa Maria mediando questões sobre as perspectivas da pecuária na 54ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio da Federação da Agricultura do Estado (Farsul). As palestras ocorrem no Park Hotel Morotin (RST 287 – Km 6,2) até as 17h30min.

Os palestrantes convidados são José Fernando P. Lobato, do Departamento de Zootecnia da UFRGS, Luciana Pötter, do Departamento de Zootecnia da UFSM, Jamir Silva e Naylor Perez, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Horacio Guitou (Buenos Aires) e Fábio Montossi (Uruguai).

Veja os destaques da edição desta terça

28 de outubro de 2013 0

Reprodução

No Vestibular, as profissões digitais que estão em alta no mercado de trabalho, e mais:

Cineclube ZH recebeu Oswaldo Montenegro no sábado

28 de outubro de 2013 0

Os leitores que participaram do Cineclube ZH deste sábado assistiram “Solidões” e conversaram com o diretor Oswaldo Montenegro logo após a exibição gratuita do filme. O evento teve mediação do jornalista Roger Lerina no Espaço Itaú de Cinema do Bourbon Country.

Carlos Macedo

Solidões estreia no cinema no próximo sábado (1º de novembro). O filme, a segunda produção do cantor-cineasta, alterna drama e comédia, musical e documentário, e espalha na tela personagens solitários em diferentes situações. Para conduzir as cenas está a personagem de Vanessa Giácomo e o próprio diretor.

Carlos Macedo

O Cineclube ZH é um projeto que apresenta e debate longas que estão entrando em cartaz no circuito de cinemas do país. Solidões estreia em outras seis capitais.

Bastidores: Operação Enem uniu jornalistas e professores

27 de outubro de 2013 0

Zero Hora viveu um fim de semana movimentado com a cobertura do Exame Nacional do Ensino Médio. A Operação Enem mobilizou repórteres, editores, fotógrafos, editores de imagem, programadores e… professores, claro.

Rodrigo LopesRodrigo Lopes

Rodrigo LopesRodrigo Lopes

Coordenada pelo editor de Geral Rodrigo Lopes e pela editora de Educação Ângela Ravazzolo, a cobertura, que envolveu quase 30 profissionais garantiu, em tempo real, a divulgação do gabarito extraoficial do Enem a partir das 18h20min de sábado e das 19h de domingo.

Em parceria com ZH, professores do curso Universitário trouxeram caneta, papel, computadores e conhecimento para dentro da Redação. As provas eram corrigidas em salas do jornal e, a medida em que se tinha o resultado, o gabarito era divulgado no site.

Rodrigo Lopes

Ao mesmo tempo, o movimento nas salas onde os professores liam e reliam as provas era transmitido ao vivo, por streaming, no site, em uma espécie de Big Brother do Enem. Questões polêmicas eram comentadas pelos professores em vídeo. Trazendo um olhar diferenciado sobre o exame, os repórteres Débora Ely e Bruno Moraes fizeram as provas e gravaram depoimentos em vídeo e contaram, em textos, suas experiências. Ao final da maratona, mais de 200 mil pessoas acessaram a plataforma de gabaritos de zerohora.com.

arquivo pessoal

 

Uma mostra inesquecível

26 de outubro de 2013 0

carta-da-editora1
Se você mora em Porto Alegre ou se vier à Capital até o dia 17 de novembro, recomendo: não deixe de visitar a 10ª Mostra Casa&Cia, em homenagem aos 15 anos do caderno de Zero Hora. Fui à inauguração e, logo nos primeiros ambientes, pensei: “Mas o que é isso aqui? Onde inventaram tudo isso?”. Sério: esqueça tudo o que você já viu em mostras de decoração. A certa altura, os visitantes se perguntam se estão em Nova York ou Milão.

Pela primeira vez nas 10 edições, a editora do caderno, jornalista Eleone Prestes, assumiu a curadoria da mostra. E ela escolheu o design como fio condutor do trabalho de 58 profissionais, os autores dos 30 ambientes apresentados.

Cada detalhe, cada profissional tem uma história. Henrique Steyer, o arquiteto que criou a proposta da fachada e do átrio, é um nome que ainda será muito ouvido. Seus trabalhos de arquitetura e a sua primeira coleção de design, lançada um pouco antes da abertura da Mostra Casa&Cia, estão sendo publicados pela imprensa internacional. Nunca participou de exposição antes, apesar do assédio. O ousado Steyer criou uma polêmica experiência estética já na entrada. Um anjo entalhado em madeira de quase dois metros de altura recepciona os visitantes, ladeado por um Adão e uma Eva em roupas de banho rosa pink. O trinco da porta de entrada é uma serpente, trazida de um antiquário de São Paulo, em alusão à cobra do paraíso, coerente com a sua proposta, uma mistura de religiosidade, arte e design: bem-vindos!

A mostra não é só exposição. Todo dia ocorrem ali debates, eventos, happenings. Na semana passada, por exemplo, a ideia da arquiteta Lisiane Scardoelli de utilizar na Cozinha de Estar um tonel como tulha de roupas para lavar — com a superfície pintada pela artista plástica Lou Borghetti — gerou uma acalorada palestra e discussão sobre os limites da arte e do design.

Em sua 789ª edição, o caderno Casa&Cia é um dos mais queridos suplementos dos leitores de ZH, por tratar justamente do refúgio de cada um, do ninho cada vez mais personalizado, da mesma forma que homens e mulheres contemporâneos buscam sua identidade por meio de um estilo de roupa específico para passar uma mensagem inequívoca de “eu sou assim”. Para isso, haja Casa&Cia, Mostra Casa&Cia, site Casa&Cia, papos via redes sociais. Tudo para fornecer ideias e abrir as cabeças para a diversidade de propostas e combinações. E a Mostra Casa&Cia deste ano revela a sua cara de uma forma especial, com cada autor de espaço apresentando o design de um jeito inesquecível, que informa e diverte.

Se mesmo com este meu papinho entusiasmado você não se convenceu, ou se não puder visitar a mostra, dê uma passadinha em zhora.co/mcasacia e faça um tour virtual em imagens 360 graus de todos os ambientes.

ShowRoom do Central Parque da Rossi
Acesso pela Av. Ipiranga, 7.454 – Porto Alegre
Terça a sexta-feira, das 14h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 21h

eleone

Eleone Prestes: a editora do Casa&Cia celebra os 15 anos do caderno como curadora da Mostra. Foto: Eduardo Liotti