Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2013

Leia na edição conjunta de ano novo

30 de dezembro de 2013 1

Reprodução

 

Em Zerohora.com, dicas para o vestibular da UFRGS. E mais:

Zero Hora circula com caderno especial lembrando os principais fatos de 2013

30 de dezembro de 2013 0

retrospectiva

Zero Hora circula com edição conjunta de Ano Novo nesta terça e quarta-feira,  31 de dezembro e 1º de janeiro.  O destaque é o caderno com a retrospectiva de 2013, com 16 páginas. O especial deste ano tem como tema “O que aprendemos com 2013” e também traz os principais fatos do ano, como a renúncia do Papa Bento XVI.

O caderno Viagem mostra os destinos que vão bombar em 2014, e o Casa&Cia traz um projeto de loft em Salvador, com doses de jovialidade e elegância. O caderno Vestibular tem como terma as provas da UFRGS, que ocorrem de 5 a 8 de janeiro, com dicas de professores e um serviço completo de horários, documentos, locais de prova e regras gerais.

Em zerohora.com, uma página especial com a linha do tempo dos principais fatos de 2013. Ao acessar, o internauta pode navegar por assunto ou pela data do acontecimento e mergulhar nos fatos acessando fotos, textos e vídeos produzidos por Zero Hora ao longo do ano. Também pode compartilhar nas redes sociais o fato que considerou mais significativo.

Carta do Editor: Primeiras páginas

28 de dezembro de 2013 0

carta-da-editor-nilson

 

Personagens, belezas, tragédias, tabus, reflexões, eventos, investigação, perdas, conquistas, denúncias. Existem várias formas de revisitar o ano que está indo embora. Uma delas é recordar algumas das capas do seu jornal.

capaf11 capapapa

 

tropeirosheleno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

protestomensalao

kiss

mandela

neve-page-001

Capa Iruan-page-001

Buenas-page-001

Fraude do leite-page-001

Dops-page-001

Copa-page-001

Chuva-page-001

Maconha-page-001

Veja os destaques da Zero Hora deste domingo

27 de dezembro de 2013 1

framepatricia

Na revista Donna, tudo sobre o espumante, a bebida que é a cara do Ano Novo. E mais:

Olha só os destaques da Zero Hora desta sexta-feira

26 de dezembro de 2013 0

framebruninha

Como se planejar para aproveitar o melhor do verão no litoral. E mais:

Veja os destaques da Zero Hora desta quinta-feira (26/12/2013)

25 de dezembro de 2013 0

framejoana

Precisa trocar o presente de Natal? Saiba quais são seus direitos. E mais:

Zero Hora circula com edição conjunta de Natal

23 de dezembro de 2013 0

papainoel

Nesta terça e quarta-feira, 24 e 25 de dezembro, Zero Hora circula com edição especial conjunta de Natal. Para entrar no clima natalino, ZH acompanhou a rotina de um Papai Noel. Com uma microcâmera, foram registrados diálogos entre crianças e o bom velhinho.

O caderno Vestibular traz um roteiro de filmes e músicas para um estudo light nos dias de festa e ainda questões comentadas de história, geografia e literatura da UFRGS. No Viagem, o turismo na Paraíba, e no Casa&Cia, o restaurante de Florianópolis com vista de cartão-postal que tem atributos para entrar para a lista dos melhores rooftops do mundo desta temporada.

Em zerohora.com, é possível conferir uma pagina especial com conteúdos relacionados às festas de fim de ano, que reúne desde receitas a dicas de decoração, incluindo serviços (o que fica aberto e o que fecha no feriado, horário de bancos), além de galerias de fotos de espetáculos natalinos e vídeos: http://zhora.co/fimdeanozh.

Confira os destaques da edição conjunta:

Por dentro da educação

21 de dezembro de 2013 0

cartadamarta
Se não mostrarmos os rostos das crianças e adolescentes por trás dos números, estatísticas da educação emocionam pouco. Saber que a evasão escolar do Rio Grande do Sul alcança incríveis 11,7%, por exemplo, é apenas uma informação a mais. Ao lidar com esses índices todo dia, Ângela Ravazzolo, editora de Educação, visualizou a reportagem que publicamos nesta edição: dar nomes aos percentuais. Contar suas histórias. Revelar seus dramas e os de suas famílias.

Desde o dia 27 de fevereiro, a repórter Letícia Duarte — que o leitor conhece da premiada reportagem Filho da Rua — e o fotógrafo Félix Zucco voltaram à sala de aula para mergulhar no cotidiano de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio do Julinho, uma das maiores e mais tradicionais escolas públicas do Estado. Acompanharam a turma 11F do primeiro ao último dia de aula para investigar a história por trás dos números do ensino gaúcho.

zuccoleticia
Foto: Félix Zucco

— O mais difícil foi entrar no ritmo de uma sala de aula. Acostumados à correria da Redação para fechar um jornal diário, precisamos de disciplina para seguir a rotina de aulas que se iniciavam às 7h25min e se estendiam para além do meio-dia. Além de voltar aos bancos escolares, assistindo a aulas de matemática, biologia, história, literatura, física, inglês, também desfrutávamos a hora do recreio (e nos controlávamos para não comer no meio da manhã os cheirosos hambúrgueres vendidos na lancheria da escola). Para captar diferentes momentos da turma, nossa opção foi por fazer imersões de uma semana a cada trimestre — conta Letícia.

A reportagem, nas páginas 35 a 42, permite um mergulho profundo nesse complexo microcosmo de sociedade.

Em zerohora.com, o leitor tem uma experiência diferente: uma página especial propicia uma narrativa multiplataforma, que reúne vídeos, textos e fotos — inclusive uma em que é possível ter uma visão 360 graus da turma 11F. Enquanto um webdocumentário apresenta o cotidiano escolar, quatro pequenos vídeos revelam a vida de alunos fora da sala de aula.

Ao longo do ano letivo, nas disciplinas autorizadas pelos professores, a equipe de ZH testemunhou como fatores intra e extraclasse influenciaram o destino dos estudantes. O resultado da apuração mostra desde os motivos que levam ao abandono escolar até as consequências concretas das mudanças introduzidas no sistema de ensino, entre outros temas, como os desafios de ensinar uma geração que vive plugada em dispositivos tecnológicos.

Indo além do plano conceitual, em que orbitam tantas teorias (muitas vezes divergentes) e estatísticas que refletem os dilemas da educação, a reportagem se concentra no cotidiano vivido pelos alunos para dar rosto, voz e alma a esses números. A partir das histórias colhidas na sala 106, fica mais fácil entender por que o Rio Grande do Sul tem altos índices de evasão e repetência.

- – - – - – - – - – - – - – - – -

A partir da edição do dia 24, a equipe de Opinião, liderada pelo jornalista Nílson Souza, publica uma série de editoriais sobre os principais fatos de 2013. Os textos refletem a visão da RBS sobre temas que mobilizaram o país nos últimos meses, entre os quais a passagem do papa Francisco pelo Rio de Janeiro, as manifestações de junho e o julgamento do mensalão. Convido leitores e internautas para acompanhar este trabalho também no seu formato em vídeos no site de Zero Hora.

Veja os destaques da Zero Hora deste domingo

20 de dezembro de 2013 0

frameleticialinda

Depois de acompanhar por um ano uma turma do ensino médio, Zero Hora mostra um retrato do ensino público gaúcho. E mais:

Repórter de Zero Hora é o jornalista mais premiado do ano no Brasil

20 de dezembro de 2013 2

humberto_trezzi

 

O repórter especial de Zero Hora Humberto Trezzi é o jornalista mais premiado no Brasil em 2013. O levantamento é do informativo Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira durante a divulgação do Ranking dos Mais Premiados Jornalistas do Brasil, que chegou neste ano à sua terceira edição.

Trezzi chegou à liderança com 145 pontos graças a duas reportagens que foram destaque no ano. Os arquivos secretos do coronel do DOI-Codi, produzida em conjunto com José Luís Costa, Marcelo Perrone e Nilson Mariano, faturou o Esso de Jornalismo e também recebeu o título de Hours Concours do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, o ARI de Reportagem Impressa, e os internos do Grupo RBS e de Zero Hora. Ainda como desdobramento do tema, também gerou a reportagem Fichados no Dops no RS, que recebeu o primeiro lugar no ARI de Webjornalismo.

RUBENSPAIVA

Em A agonia das estradas, feita em parceria com os repórteres Caio Cigana e Guilherme Mazui, a equipe de Zero Hora abordou os graves problemas nas rodovias do Rio Grande do Sul. O estado é o último colocado no Brasil na proporção de estradas asfaltadas em relação ao total de rodovias. A reportagem foi premiada com os prêmios do Setcergs e CNI de Jornalismo, além de ter faturado o Especial Infraestrutura do CBIC de Jornalismo.

No Ranking dos Jornalistas Mais Premiados de Todos os Tempos, Zero Hora também foi um dos destaques, com três profissionais entre os 20 mais premiados. Na nona posição aparece o experiente Carlos Wagner, com 560 pontos, que durante sua carreira conquistou o Prêmio Esso em oito edições, além de acumular vitórias em importantes premiações como o Vladimir Herzog, ARI e o Direitos Humanos. Na 14ª posição aparece novamente Humberto Trezzi, com 450 pontos, e Nilson Mariano, vem na 15ª posição, com 435 pontos.