Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Bastidores: 120 dias como repórter na Alemanha

11 de março de 2014 4

barra_brunascirea2


*
A jornalista Bruna Scirea está em Berlim e começa hoje a contar aqui no Blog do Editor a experiência profissional como repórter no Exterior.

Por Bruna Scirea

Foi por curiosidade de conhecer a rotina de um jornalista em outro lugar do mundo que me inscrevi, no fim do ano passado, no Internationale Journalisten-Programme (IJP), programa que há 17 anos oferece bolsas de intercâmbio a jornalistas que desejam ter a experiência de ser um correspondente de seu próprio veículo no Exterior.

Deu certo. Cheguei em Berlim em 21 de fevereiro e tive uma semana de preparação antes de começar a trabalhar. Isso quer dizer: infinitas palestras sobre política e economia europeia, passeios pela cidade e, claro, degustação de cervejas e especialidades da culinária alemã – o que basicamente significa batata, repolho e salsicha.

E há uma semana passei a frequentar a rotina do Berliner Zeitung, o primeiro jornal alemão fundado após a Segunda Guerra Mundial. Sua tiragem diária é de mais de 120 mil exemplares e é uma das publicações mais lidas na parte leste de Berlim – é, ainda existe um pouco disso. O concorrente, que conversa mais com a parte ocidental da capital alemã é o Tagesspiegel (mas isso é assunto para outro post). Ficarei por quatro meses na Alemanha – dois deles em Berlim, no Berliner Zeitung, e outros dois na redação online brasileira da Deutsche Welle, em Bonn.

O que quero dizer por enquanto é o seguinte: a vida está bem bacana por aqui! Tenho aprendido muito com as diferenças (algumas, não muitas – afinal, jornalismo é jornalismo) e passarei a escrever semanalmente aqui no Blog do Editor sobre essa experiência que pode interessar também a outros jornalistas, futuros jornalistas e demais amantes da profissão.

Entre as minhas funções no Berliner Zeitung, está escrever uma coluna semanal contando as minhas impressões sobre Berlim (o conteúdo regional é muito forte na versão digital). Mas também vou colaborar com matérias para o impresso daqui e, quando o assunto for relevante, para a Zero Hora também.

Na última semana, publiquei o primeiro dos textos. Agradeci a cidade pelo acolhimento (em alemão). Achei que seria mais difícil chegar em Berlim sozinha e no inverno. Não foi!

Abaixo, uma foto da sala em que trabalho, com a equipe que integro. Somos em cerca de 13 pessoas trabalhando quase que exclusivamente para o site. Ainda que as equipes estejam separadas (aqui não tem a sala enorme, sem paredes e com muito burburinho, como estamos acostumados – mas isso também é assunto para um próximo post), todos os jornalistas do Berliner Zeitung também escrevem para e publicam suas matérias na versão online.

berliner zeitung

Espero que aproveitem essa oportunidade comigo.

Liebe Grüße!

Comentários (4)

  • Cristiano diz: 11 de março de 2014

    Interessanter Artikel in der Berliner Zeitung. Viel Erfolg!

  • Laura zeh diz: 11 de março de 2014

    Bruna, sou gaucha e moro na alemanha a 13 anos, tens q vir parao sul da Alemanha para ver q a culinaria nao é só repolho, batata e salsicha… As centenas de tipos de paes e as tortas alemas sao maravilhosas e o Spätzle, um tipo de massa, nao pode ser esquecido, espero q aproveites o tempo aqui e se puderes vem visitar o Bodensee, q é maravilhoso. Vou tentar acompanhar a tua coluna, embora a Zero Hora só me permita um limitado assesso por mes..(nao consegui fazer a assinatura pois nao tenho cartao de cretido brasileiro :( . )

Envie seu Comentário