Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de julho 2014

Confira os destaques de Zero Hora nesta sexta

31 de julho de 2014 0

Sexta FULL HD.Still006

 A  estreia de Guardiões da Galáxia, novo filme da Marvel. E mais:

Confira os destaques de Zero Hora nesta quinta

30 de julho de 2014 0

Quinta FULL HD.Still009

 O início da fiscalização do serviço doméstico. E mais:

Primeira Pauta: inscrições vão até o dia 23 de agosto

30 de julho de 2014 0

redacao_FXZ7372

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Primeira Pauta. Este ano, o concurso de Zero Hora cresceu e vai selecionar não um, mas cinco estudantes que vão formar uma equipe na Redação de ZH. A experiência inclui aulas, treinamento e a realização de uma reportagem. Podem se inscrever alunos de Jornalismo, Cinema, Realização Visual e Design de universidades gaúchas.

Clique aqui para fazer a sua inscrição

logo_horizontal

Para participar, é preciso estar matriculado entre o quarto e o sexto semestre da graduação e passar por duas etapas de seleção – a primeira delas, uma prova presencial (com questões de português, conhecimentos gerais e inglês), e a segunda, uma atividade online.

Os cinco selecionados realizarão atividades na redação de Zero Hora por quatro horas semanais, entre 17 de setembro e 15 de outubro, com oficinas que complementam a formação acadêmica.

Como será a seleção:

Primeira etapa: uma prova eliminatória será aplicada em Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria. O estudante deve escolher a cidade na inscrição e aguardar a indicação de dia, local e horário. O teste será aplicado nos dias 28, 29 de agosto e 1º de setembro. Todos os participantes aprovados na prova terão seus currículos incluídos no banco de talentos da RBS.

Segunda etapa: os estudantes enviarão trabalhos para a Redação de ZH, seguindo orientações do regulamento

 Confira o regulamento

 Em caso de dúvidas, escreva para a equipe do projeto no e-mail primeirapauta@zerohora.com.br

 

 

Tradicional relógio de ZH recebe a nova logomarca do jornal

30 de julho de 2014 0

O fotógrafo Jefferson Botega registrou ontem o momento da atualização do relógio que marca a esquina entre as Avenidas Ipiranga e Erico Verissimo, em Porto Alegre. O tradicional artefato recebeu o novo logo de ZH.

Jefferson Botega

 

ZH circula com Guia da Educação a Distância

30 de julho de 2014 0

capa1Um suplemento encartado na edição impressa de Zero Hora desta quarta-feira (30) destaca o ensino a distância, modalidade que registra mais de 1 milhão de alunos no país. Em oito páginas, o leitor pode conferir reportagens que mostram as vantagens e as dificuldades de quem estuda pelo computador.

Entre as tendências, o guia mostra que os alunos de EAD poderão ganhar um reforço do governo federal para pagar o curso, com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Como escolher um curso e dicas para fazer render o tempo de quem estuda em casa também fazem parte da publicação.

 

 

Veja os destaques de Zero Hora nesta quarta-feira

29 de julho de 2014 0

Quarta Full HD.Still010

 Os bastidores da volta de Felipão ao Grêmio 18 anos depois. E mais:

Leia em Zero Hora nesta terça

28 de julho de 2014 0

Captura de tela 2014-07-28 às 18.20.00

 Entenda como um calote da Argentina afetaria o Brasil e o Rio Grande do Sul. E mais:

Nesta terça, as novidades da rota do enoturismo no RS

28 de julho de 2014 0

O caderno Viagem desta terça-feira mostra que o enoturismo do Rio Grande do Sul vai além do Vale dos Vinhedos.  Confira as opções de passeios e saiba por que a região entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul é uma das rotas de enoturismo mais desenvolvidas do mundo.

Tadeu Vilani

Almir Dupont

Eco Sup Day bombou!

28 de julho de 2014 0

A ação promovida pelo Caderno Vida chamou a atenção de quem passava pelo calçadão de Ipanema no domingo (26). Em parceria com a escola de stand up paddle Get Sup e da Associação Brasileira de Esportes de Praia (Abep), o mutirão tirou muita sujeira do Guaíba.

Ronaldo Bernardi

Remando nas pranchas pela água ou caminhando pela areia, cerca de 40 esportistas e voluntários realizaram um mutirão de limpeza na orla do rio. Da coleta, saiu até bicho morto!

Ronaldo Bernardi

Veja como foi o evento

Ronaldo Bernardi

O material foi acumulado em sacolas plásticas na orla de Ipanema e posteriormente recolhido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana. Durante a ação, também foram realizadas atividades de slack line, volei de areia e beach tenis para aproximar a população do Guaíba.

 

Carta da Editora: Igreja e Estado

26 de julho de 2014 0

marta
Quando entra na faculdade de Jornalismo, uma das primeiras máximas que um estudante ouve é “separe Igreja e Estado” ao exercer a profissão. O significado é: conteúdo jornalístico é uma coisa, publicidade é outra. Na última semana, a equipe que produz o site de ZH recebeu questionamentos de leitores. Uma reportagem sobre um condomínio sustentável na zona sul do Estado, publicada somente no online, era “matéria paga”, propaganda do lançamento disfarçada de notícia ou conteúdo feito pela Redação? Os editores explicaram ao público que, devido ao ineditismo do empreendimento – deve receber uma certificação internacional em sustentabilidade –, o assunto virou pauta. E publicaram uma nota adicional para explicar isso.

O assunto volta e meia surge: existe matéria editorial paga em ZH? A resposta é não. Toda vez que uma publicidade pode confundir o leitor, no sentido de ele não saber se aquilo foi produzido ou não pela Redação, colocamos junto ao anúncio “INFORME PUBLICITÁRIO”, “INFORME COMERCIAL” ou, ainda, “CONTEÚDO PUBLICITÁRIO PRODUZIDO PELO ANUNCIANTE TAL”. O princípio é: não enganar o público.

– Em editoriais de moda – explica Mariana Kalil, editora do Donna – acontece muito de lojistas acharem que as grifes participantes pagam para estar nas fotos. Sempre explicamos que é uma decisão editorial. Donna faz uma curadoria, seleciona as peças que representam a tendência retratada na reportagem.

Leia outras Cartas da Editora

Já Fernanda Pandolfi, da coluna Rede Social, diz que é comum leitores ligarem querendo pagar para colocar as fotos de casamentos, formaturas ou outros tipos de evento. Ela explica que não há cobrança para conteúdo editorial.

– Avaliamos cada caso e, se julgarmos que o evento é de interesse dos leitores, enviamos nosso próprio fotógrafo ou, em algumas exceções, o anfitrião nos manda as imagens. Mas é sempre delicado quando temos de explicar às pessoas que o seu evento não será publicado – diz a colunista.

No Vida, profissionais às vezes ligam para perguntar “quanto custa uma reportagem” para apresentar seus serviços. Neste caderno, como em toda a Zero Hora, as fontes, os entrevistados, são uma escolha do editor ou do repórter. Se um médico aparece numa reportagem do Vida, ou um arquiteto no Casa&Cia, ou um restaurante no Gastrô, pode ter certeza de que não pagaram para isso.

ZH tenta deixar muito claro ao leitor o que é Igreja e o que é Estado. A credibilidade do jornal também se baseia nesta segurança dada a quem está lendo o site ou a edição impressa.