Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de abril 2015

ZH desta sexta destaca as atrações do Circuito Nacional Sesc Palco Giratório

30 de abril de 2015 0
Divulgação

Divulgação

O Circuito Nacional Sesc Palco Giratório levará, nos meses de maio e junho, cinco espetáculos de teatro e dança a 14 cidades do Rio Grande do Sul.

Receberão atrações os municípios de Alegrete, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre (dentro da programação do Festival Palco Giratório Sesc/RS), Santa Maria, Santa Rosa e São Leopoldo.

Saiba outros detalhes na ZH desta sexta (1º/5).

Veja os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

Neste sábado: o melhor do caderno PrOA em plataforma digital

30 de abril de 2015 0

O PrOA completa um ano neste domingo (3) e ZH comemora com o lançamento de uma plataforma digital que vai reunir o melhor do conteúdo publicado pelo caderno desde a sua estreia. Na página especial, que poderá ser acessada no sábado (2), no endereço zhora.co/proa-zh, o leitor vai encontrar artigos, textos de colunistas e as principais reportagens desde a primeira edição, em 4 de maio de 2014. O PrOA é a publicação semanal de cultura, ideias e debates de ZH.

capa_PrOA_screenshot_completa

Outra novidade da edição de aniversário é a estreia do colunista Roberto Romano, que substitui o ministro Renato Janine Ribeiro. Filósofo e professor de ética na Unicamp, Romano vai escrever quinzenalmente no caderno.

O PrOA publica ainda no sábado (2) o vídeo de aniversário do suplemento em que intelectuais e formadores de opinião como Jorge Furtado e Luciano Alabarse falam sobre a importância do jornalismo reflexivo e do caderno. A reportagem de capa deste domingo faz um mergulho no universo da realidade virtual e das possibilidades que a nova tecnologia está abrindo em campos como educação, medicina e turismo.

 

Alunos de Osório exibem trabalhos na Redação

30 de abril de 2015 0

Para colorir ainda mais a Redação durante visita à Zero Hora nesta quinta-feira, as crianças do 4º ano do CNEC de Osório divulgaram cartazes e jornais elaborados na escola. Os trabalhos autorais são resultado do projeto em que os jovens criam campanhas publicitárias e jornais.

Lúcia Pires

Durante a visita, a curiosidade maior foi sobre o trabalho dos repórteres. Os alunos também conheceram o jornalista Tulio Milman, que conversou, posou para foto e deu autógrafos para a gurizada.

crias1

Sobre a mesa do estúdio da TVCOM na Redação, os trabalhos pediam por mais doação de órgãos, mais adoção de crianças, menos maltrato aos animais, além de apelos por economia de energia, água e do cuidado com o ambiente.

crias3crias4

crias5— O meu cartaz é sobre a “adotação” de animais — avisou Pedro Henrique Levy, 9 anos, que também destacou o Esgrima em suas páginas de Esporte.

— A turma estava curiosa sobre como os jornalistas trabalham, como as informações do mundo todo chega ao jornal e o que devem fazer para se tornarem jornalistas — contou Cristiely Carvalho, jornalista que recebeu o grupo.

 

 

ZH desta quinta destaca o impacto dos equipamentos móveis no acesso à internet

29 de abril de 2015 0
Fernando Gomes

Fernando Gomes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) detectou pela primeira vez o impacto de celulares e tablets na ampliação do acesso dos brasileiros à internet.

Segundo dados divulgados, em 2013 houve um acréscimo de 7,2 milhões no número de pessoas que se tornaram usuárias da web graças a dispositivos alternativos ao microcomputador, o equivalente a 4,1% da população na faixa etária com mais de 10 anos.

Leia a reportagem completa na ZH desta quinta (30/4).

Confira os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

ZH desta quarta destaca a violência gerada pelos conflitos entre traficantes

28 de abril de 2015 0
Carlos Macedo

Carlos Macedo

Atentados que ignoram a presença de inocentes expõem a população de Porto Alegre à guerra entre traficantes que se espalha pela cidade.

Na segunda-feira, dois homens foram executados com mais de 60 tiros ao meio-dia, entre as avenidas Sertório e Assis Brasil, na Zona Norte. Há pouco mais de uma semana, um trio de criminosos incendiou um ônibus na entrada do Beco dos Cafunchos, na Zona Leste.

A situação leva especialistas e autoridades a compararem a realidade da Capital com a do Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Paulo Grillo, cerca de 80% dos homicídios na Capital tem alguma relação com o tráfico de drogas, motivados por vingança, acertos de contas e disputas por território.

Leia a reportagem completa na ZH desta quarta (29/4).

Confira os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

Expofesp visita a Redação

28 de abril de 2015 0

As soberanas da 12ª Expofesp visitaram esta tarde a Redação de ZH. O grupo divulgou a festa que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de maio, em São Paulo das Missões.

A Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial do município terá mostra de gado leiteiro, terneira e gado de corte. A festa reúne ainda shows musicais e atrações como Exposição de Orquídeas, mostra de produtos e artesanato, feira do livro, além de praça de alimentação e parque de diversões.

Douglas Roehs

Douglas Roehs

ZH desta terça destaca o aumento do consumo de alimentos integrais

27 de abril de 2015 0
Adriana Franciosi

Adriana Franciosi

Mesmo com preço 60% superior aos produtos tradicionais fabricados com farinha branca, o consumo de alimentos integrais tem crescido no Estado.

Eles já representam 30% das opções de pães no mercado gaúcho. Há cinco anos, o percentual não passava de 15%.

Com a maior participação de cereais e grãos na alimentação humana, culturas que hoje abastecem nichos de mercado tendem a crescer nas lavouras de inverno.

Leia a reportagem completa no caderno Campo e Lavoura desta terça (28/4).

Confira os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

Por dentro da Venezuela

25 de abril de 2015 2

Marta Gleich

Sem sair de onde você está neste momento lendo o seu jornal, viaje virtualmente para Caracas pela próxima meia hora. É mais ou menos o tempo necessário para mergulhar na reportagem de nove páginas sobre a Venezuela, do jornalista Léo Gerchmann e do fotógrafo Mateus Bruxel, publicada a partir da página 13 da edição impressa e que pode ser lida em ZH Digital – Venezuela Frente e Verso.

Da mesma forma como eles fizeram, resigne-se por horas na fila do supermercado para tentar achar produtos básicos, como papel higiênico, fraldas, açúcar, leite ou frango. Vibre com a consumidora que conseguiu achar um pacote de manteiga – para descobrir segundos depois que ela estava vencida. Entre nos quartos do Hospital da Universidade Central e solidarize-se com os doentes amontoados nas macas de lençóis puídos, sem medicamentos, sem refeições (a não ser que algum parente providencie). Ouça, no rádio e na televisão, os discursos inflamados de Nicolás Maduro contra os “imperialistas” americanos e os “apátridas” da oposição. Mas não desanime: encha o tanque com apenas um centavo de dólar no país em que o petróleo é responsável por 96% das divisas.

Divulgação
Léo Gerchmann e Mateus Bruxel

Nos últimos meses e anos, a Venezuela figura no noticiário internacional como o país dos problemas econômicos, da inflação sem controle, da mão de ferro do sucessor de Hugo Chávez, Nicolás Maduro, contra seus opositores. Mas como vivem de fato os venezuelanos? Como está a situação do país? É isso que o especialista em América Latina Léo Gerchmann mostra em detalhes nesta reportagem especial de Zero Hora. Acompanhado do fotógrafo Mateus Bruxel, ele esteve por cinco dias em Caracas, convivendo com a população no transporte público, no comércio, nos hospitais e nas ruas, para trazer aos leitores de ZH um retrato sem filtros do duro cotidiano dos venezuelanos.

– Estive em Caracas por três vezes nos últimos cinco anos: nas eleições legislativas de 2010, nas eleições presidenciais de 2013 e agora. Percebi uma deterioração socioeconômica e institucional, além de uma opressão crescente, nítida na propaganda oficial e na ausência de espaços para a oposição – avalia Gerchmann.

NOVO COLUNISTA

Nesta segunda-feira, estreia em ZH como colunista semanal o jurista Nelson Jobim. Nascido em Santa Maria e formado em Direito pela UFRGS, foi deputado federal, membro da Assembleia Constituinte, ministro da Justiça, ministro da Defesa, ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral e presidente do Conselho Nacional de Justiça. Jobim une-se ao time de mais de cem colunistas de Zero Hora, que oferece aos leitores um amplo leque de opiniões, para que cada um construa sua própria visão dos fatos.

Situação econômica e institucional da Venezuela é destaque na ZH dominical

24 de abril de 2015 0
Mateus Bruxel

Mateus Bruxel

Passados dois anos da contestada vitória de Maduro sobre Henrique Capriles, a Venezuela parece em clima eleitoral.

Avizinha-se a eleição para o Legislativo unicameral e, em um ano, será possível pedir o referendo revogatório da metade do mandato presidencial.

Os indicadores do país são um agravante. Há inflação de quase 70% anuais, escassez superior a um terço da cesta básica, violência, pobreza roçando os 50% da população e ameaças de golpe da oposição ou do chavismo sob o pretexto de que o outro pretendia fazer o mesmo.

Leia a reportagem completa na ZH deste domingo (26/4).

Confira os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

ZH recebe jovens da CPIJ na Redação

24 de abril de 2015 1

Duas turmas do Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ), com sede na Restinga, em Porto Alegre, visitaram a Redação de ZH nesta quinta-feira (23). O grupo animado da foto abaixo frequenta a instituição no turno inverso ao da escola e teve como objetivo descobrir como se faz um jornal.

Na oficina de Letramento e Informática, elas devem produzir um jornal com notícias do bairro, entretenimento, arte, esporte e muita informação. Além de alguns dos principais processos de produção de notícias, a turma conheceu o ambiente de Zero Hora.

Lúcia Pires