Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Editora de Zero Hora participa de bate-papo com alunos de Jornalismo da Unisc

26 de junho de 2015 1

Por Taísa de Franceshi, Giovana Brasil, Madhiele Scopel, Lucas Batista, Lurian Schultz e Juliana de Brito, alunos da Unisc.

A editora da Central de Páginas de ZH, Janaína Kalsing, participou, na última terça-feira (23), de um bate-papo com os alunos da disciplina de Fundamentos do Jornalismo Impresso, do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). No encontro, a jornalista de 32 anos contou um pouco de sua experiência, falando sobre o que é jornalismo nos dias de hoje em seu ponto de vista.

Cristiane Lindemann

Cristiane Lindemann

Janaína ressalta que é adepta à teoria, porém, no cotidiano, com o tempo apertado, essa prática não se torna viável:

— Não recorro, no dia a dia, a um livro de teoria.

Comentou, também, que a principal ferramenta do jornalista é o cérebro.

— O jornalismo é um exercício diário de inquietação — aponta.

Em meio à conversa, surgiram questões sobre diferentes áreas do jornalismo, que foram respondidas baseadas em sua experiência. Em relação a Zero Hora, ela contou como funciona a Redação, em suas diferentes plataformas, ressaltando que todo trabalho é voltado para o leitor:

— Faço a edição pensando no leitor.

Além de contar sua história de vida, Janaína deu dicas do que o mercado exige dos novos profissionais:

— É preciso pensar nas diferentes plataformas. Não basta saber escrever um bom texto, é necessário pensar de que forma diferentes conteúdos podem ser trabalhados nas inúmeras plataformas.

Opiniões de alunos sobre o bate-papo

“Achei a palestra muito boa, interessante e de grande conhecimento. Realmente, o jornalismo é a melhor profissão do mundo. É mais do que um trabalho, é um olhar da sociedade.”
Monica Ferreira dos Passos, aluna do 6º semestre

“O contato com uma profissional que já atua na área há um bom tempo é muito enriquecedor, pois ela mostra uma realidade que ainda não conhecemos.”
Vagner Flores Cerentini, aluno do 4º semestre

“Me impressionei com a bagagem profissional da entrevistada. Me impressionou a diferença entre a prática profissional e a vida acadêmica.”
Stephanie Freitas, aluna do 7º semestre

“Gostei bastante. Acho muito bacana quando alguém profissional vem para a universidade e faz com que a gente perceba nossa formação por um lado mais experiente e contundente. Sem falar que a palestrante foi bastante informal.
Adrien Carlos Duarte, aluno do 6º semestre

“É muito importante ver e ouvir profissionais da nossa área e que trabalhem em meios de comunicação que fazem parte dos sonhos do estudante. As experiências profissionais e o dia de uma redação renovam o pensamento e a expectativa de ingressar no mercado de trabalho.”
Márcio Bohrer, aluno do 3º semestre

Comentários (1)

  • Fernando Greyson diz: 26 de junho de 2015

    Eu cada dia mais me convenço que só se deve ler este blog do editor de ZH para se dar boas gargalhadas! Como vc são basbaques! Colocar a fotografia que vcs colocaram para ilustrar este post, mostrando a pobre jornalista falando para uma salinha quase vazia, deixa claro que : ou vcs não se valorizam nada, ou vcs pensam que seus poucos leitores são uns idiotas totais!

Envie seu Comentário