Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de setembro 2015

ZH desta quarta destaca a estreia do filme "Perdido em Marte"

29 de setembro de 2015 0
Twentieth Century Fox Film Corporation / Divulgação

Twentieth Century Fox Film Corporation / Divulgação

Já pensou em viajar até o planeta vermelho? Ainda não é possível, mas você pode assistir ao filme Perdido em Marte enquanto isso.

A ficção científica, que é baseada no livro The Martian, de Andy Weir, estreia nos cinemas brasileiros, e você pode ler a nossa crítica no Segundo Caderno desta quarta (30/9).

Veja os demais destaques da edição de amanhã de ZH no vídeo abaixo.

Cultura da imigração italiana é destaque na FenaMassa 2015

29 de setembro de 2015 0
Douglas Roehrs

Douglas Roehrs

A comitiva da 4ª FenaMassa, que ocorre de 9 a 12 e de 16 a 18 de outubro, no Centro Histórico de Antônio Prado, visitou a Redação de ZH na manhã desta terça (29/9). O presidente do evento, Roberto Molle, o prefeito da cidade, Nilson Camatti, a rainha Manoella Sandi e as princesas Ana Paula Borsoi e Bruna Bertoldo apresentaram a programação de 2015.

Serão comercializados mais de 80 tipos de massas, além de produtos coloniais, agroindustriais e orgânicos. As atrações musicais ficaram por conta de The Travellers (10/10), Cássia Abreu e As Mulheres Desta Terra (11/10), Pedro Ortaça (16/10), Raulzito e os Feras (17/10) e Elton Saldanha (18/10).

Outro destaque é a própria cidade, como ressalta o presidente da festa:

— O evento, que acontece dentro do Centro Histórico, proporciona uma integração com a comunidade.

Confira outras informações do evento no site fenamassa.com.br.

ZH desta terça mostra como o meio oeste dos EUA se tornou referência na produção de grãos

28 de setembro de 2015 0
Joana Colussi

Joana Colussi

A repórter Joana Colussi, do Campo e Lavoura, viajou para a principal região produtora de grãos dos Estados Unidos, conhecida como Corn Belt (em português, cinturão de milho).

Saiba por que essa área no meio oeste do país é conhecida por sua eficiência na ZH desta terça (29/9).

Veja os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

Principais vinícolas produtoras de espumante marcam presença na Fenachamp 2015

28 de setembro de 2015 0

Douglas Roehrs

Com o tema Um brinde com os melhores espumantes brasileiros, a Fenachamp 2015 ocorre entre os dias 1º e 25 de outubro, sextas, sábados, domingos e feriados, em Garibaldi. A rainha Diana Borguetti e as princesas Caroline Brugalli e Iris Schmitt apresentaram os destaques da edição durante visita à Redação de ZH, nesta segunda (28/9).

Com a presença garantida de algumas das principais vinícolas produtoras de espumante do Brasil, a festa oferece todos os tipos da bebida, com preços acessíveis. Para tornar a experiência do público ainda mais saborosa, foram consultados sommeliers, que fizeram uma reformulação das opções gastronômicas.

Uma das atrações mais tradicionais da festa também passou por mudanças. O sabrage coletivo (abertura do espumante com um sabre), reconhecido como o maior do mundo pelo Guinness World Records, terá duas categorias neste ano: feminino e masculino. A atividade será realizada na tarde do dia 3 de outubro.

Confira os valores e a programação completa no site fenachamp.com.

Douglas Roehrs

Douglas Roehrs

Comentários

26 de setembro de 2015 1

marta-gleich

 

Na semana passada, perguntei aos leitores o que Zero Hora deveria fazer com os comentários em notícias e artigos publicados no site. Hoje os comentários são liberados, sem moderação da Redação, e algumas pessoas os utilizam para ofender e caluniar, baixando o nível da discussão, em vez de aproveitarem o espaço para o debate construtivo. Nossa equipe de desenvolvimento de produtos digitais já começou a trabalhar nisso. Sem censurar a possibilidade de participação, devemos partir para um controle maior do cadastro dos participantes. Essa solução deverá ser implementada em 2016. Agradeço aos leitores atenciosos que dedicaram tempo para nos responder. Foram dezenas de contribuições. Reproduzo algumas respostas à pergunta que fiz: Zero Hora deveria seguir com os comentários abertos, sem mediação?

Júlia: “Fico chocada com comentários ofensivos e que ferem a dignidade das pessoas. E, quando tu ousas responder, és igualmente atacado, sem a menor educação. Que direito têm de agir assim?
Até para não estimular esse tipo de comportamento, acho que certos casos merecem mediação”.

Ana Cláudia: “Sou a favor da manutenção dos comentários, sem moderação, mas sempre com a possibilidade de que alguns sejam despublicados”.

Riva: “Acho que ZH deve banir os comentários no site. Também defendo a liberdade de expressão, mas entendo que as pessoas têm hoje uma infinidade de espaços para exercerem esse direito, nas redes sociais ou no ‘mundo real’, sem esconderem-se no anonimato. Os comentários no site, a meu ver, não acrescentam nada”.

Archie: “Acho que deve continuar publicando comentários, porque eles geram troca de opiniões! O ideal seria as pessoas serem educadas, comentarem sem fazer ofensas pessoais, xingamentos e palavrões”.

Tony: “Acho péssima a ideia de censurar, gosto da liberdade de comentar qualquer notícia. Entendo que esse negócio de moderar comentário deve ser talvez até inviável, mas então que siga como é, porque a falta de educação de uns não pode significar que todos sejam punidos”.

José: “Infelizmente sim, tem que ter moderação. Vejo cada comentário que dá vontade de desligar a internet. Coisa de gente ignorante, mal-intencionada, de baixo nível. Não concordo com Zero Hora dar palanque, ainda que virtual, para esse tipo de gente”.

Amanda: “Penso que ZH deve continuar com os comentários abertos. Vocês estão corretos, publicam matérias de alto nível, bem escritas, apuradas e dentro dos padrões jornalísticos. O problema está nos internautas, que perderam a noção do respeito”.

Andressa: “Eu gostaria que continuasse, sim, pois é importante expormos nossa opinião. Sabemos bem que tem muitos que, só por estarem do outro lado da tela do computador, acham que podem falar o que quiserem, mas esses são minorias. Acompanho os artigos e vejo os comentários, na maioria das vezes são discussões saudáveis”.

Darlan: “Isso de liberar os comentários nunca funcionou. Vira uma esculhambação por qualquer assunto. Deixem o e-mail do jornalista ou editor responsável e pronto. Nós, os leitores, não sabemos nos comportar usando a pseudo ‘proteção’ das redes sociais”.

Jorge: “Os comentários não devem ser censurados. Tem pessoas que, às vezes, se excedem, mas a liberdade de expressão é maior que isso”.

Notícias do Sant’Ana

Leitores perguntam como está Paulo Sant’Ana. Desde 26 de julho, o colunista da penúltima página da edição dominical afastou-se do jornal em licença médica para submeter-se a uma cirurgia. Está hospitalizado no Moinhos de Vento, em recuperação, e seu estado, segundo boletim médico, é estável. Boa recuperação, Sant’Ana!
O jornalista Paulo Germano escreve como interino naquele espaço.

Quem são os finalistas do Primeira Pauta 2015

26 de setembro de 2015 0

logo_primeira_pauta-01-03

Quinze estudantes de Jornalismo de 11 universidades gaúchas são finalistas da 7ª edição do Primeira Pauta de ZH.

Confira a lista dos concorrentes também divulgada na edição dominical de Zero Hora.

Daniel Rohrig – Passo Fundo (UPF)
Estevan de Freitas Garcia – Pelotas (UFPel)
Évilin Thaoane de Matos Campos – Gravataí (UniRitter)
Gabriela Schmalfuss Borges – São Lourenço do Sul (UFPel)
Gilberto Victo Caiteano – Novo Hamburgo (Feevale)
Jéssica Ribeiro Mallmann – Lajeado (Univates)
Julia Maziero Possa – Passo Fundo (UPF)
Juliano Zarembski  – Porto Alegre (UFRGS)
Karina Dalla Valle – Garibaldi (Unisinos)
Larissa Júlia Paludo – Erechim (UPF)
Letícia Paola Beilfuss – São Borja (Unipampa)
Luiza Faleiro Goulart – Rio Pardo (Unisc)
Rossana Gueller Ruschel - Porto Alegre (PUCRS)
Stéphany Franco Pedroso – Porto Alegre (Unisinos)
Yuri dos Reis Falcão – Gravataí (Ulbra)

Segunda fase vai exigir produção de imagens

Para continuar na disputa às cinco vagas do concurso 2015, os alunos terão uma semana para produzir uma reportagem em vídeo ou um ensaio fotográfico sobre um problema de trânsito na cidade onde moram. O material deverá ser enviado para o e-mail do concurso até as 23h59min do próximo domingo, dia 4 de outubro. Na primeira etapa, ZH avaliou textos sobre aquele que os estudantes consideram o principal problema da cidade onde vivem.

Todos os 15 finalistas serão convidados (por e-mail) para um evento na sede do Grupo RBS no dia 14 de outubro, das 14h às 18h, quando serão anunciados os nomes dos cinco vencedores do Primeira Pauta. Este ano, o concurso oferece a imersão de uma semana na Redação do jornal, com aulas e práticas jornalísticas. Os estudantes que não moram na Região Metropolitana terão despesas pagas pelo jornal. O programa ocorrerá de 26 a 30 de outubro.

Veja como enviar o material

Para alunos que optarem em concorrer com vídeo:
A narrativa jornalística em vídeo deverá ter no máximo 3 (três) minutos. O material deverá ser publicado no YouTube e o link, enviado para o e-mail do concurso (primeirapauta@zerohora.com.br).
Para alunos que optarem em concorrer com foto:
O ensaio fotográfico deverá conter de 04 (quatro) a 06 (seis) imagens. O material deverá ser reunido no programa conhecido como “we transfer” e o link enviado o e-mail do concurso (primeirapauta@zerohora.com.br).

Dúvidas? Leia o regulamento

logo_primeira_pauta1Criado em 2009, o concurso selecionou nas primeiras cinco edições um estudante por ano e premiou os vencedores com o direito de acompanhar uma grande cobertura/reportagem de Zero Hora. A estudante Mariana Müller (UFRGS) foi a pioneira. Ela viajou por 15 dias na Expedição Lagoa Mirim com ZH. Em 2010, Álvaro Andrade (Ulbra) participou da cobertura do acidente com mineiros no Chile. No ano seguinte, a vencedora foi Fabiane Paza (UFSM), que viajou em uma cobertura esportiva da Libertadores no Peru. Camila Faraco (UFPel), em 2012, integrou a equipe de ZH nas eleições em São Paulo. Em 2013, Jéssica Rebeca Weber (Feevale) foi a vencedora e acompanhou a reportagem Tesousos Farroupilhas em um roteiro pelo RS.
Em 2014, ZH selecionou cinco estudantes. O grupo formado por Júlia Burg (UFRGS), Vitória Lemos (UFRGS), Leonardo Vieceli (Unisinos), Camila Ghisleni (UFRGS) e Vinicius Coimbra (UPF) produziu uma reportagem sob orientação de profissionais. O conteúdo foi impresso e divulgado nas universidades.

 

 

Crise financeira da CEEE é destaque na ZH dominical

25 de setembro de 2015 0
Júlio Cordeiro

Júlio Cordeiro

Com prejuízos recorrentes e qualidade do serviço cada vez mais deficiente nos últimos anos, a CEEE corre o risco de perder o direito de levar luz a cerca de 4,8 milhões de gaúchos em 72 municípios.

Sem dinheiro para melhorar a rede, figurou ano passado como a quarta pior entre as grandes distribuidoras na qualidade do serviço devido ao aumento no número de vezes que falta luz e demora para restabelecer a energia.

Leia a reportagem completa na ZH dominical (27/9).

Confira os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

Soberanas da 28ª Südoktoberfest visitam ZH

24 de setembro de 2015 0
Douglas Roehrs

Douglas Roehrs

Em dose dupla: as rainhas Larissa Roschildt (adulta) e Luisa Wendlek (mirim), acompanhadas das princesas Jaíne Jorge, Gabriela Duarte (adultas), Carolina Krüger e Jéssica Alves (mirins) visitaram a Redação de ZH, nesta quinta (24/9), para apresentar a 28ª edição da Südoktoberfest, de São Lourenço do Sul.

O evento ocorre nos dias 9, 10 e 11 de outubro, no Galpão Crioulo do Camping. Para animar os visitantes, muita música típica por conta das bandas Sul Brass, Super Banda Choppão, Indústria Musical, Bier’s Band, Orquestra Continental, Hopus e grupo Os Colonos – que tem, entre outros instrumentos, uma plantadeira manual (confira no vídeo abaixo).

Veja a programação completa e outras informações no site sudoktoberfest.com.br.

ZH desta sexta destaca os estragos causados pela chuva

24 de setembro de 2015 0
Karoline Avila / Agência RBS

Karoline Avila / Agência RBS

A chuva segue causando estragos e problemas no Rio Grande do Sul.

Rio Grande, na região sul, é um dos municípios mais atingidos. Foram pelos menos dois temporais de granizo em menos de 12 horas, que elevaram o número de atingidos para 6 mil.

Leia a reportagem completa na ZH desta sexta (25/9).

Veja os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

ZH está em contagem regressiva para o Enem

23 de setembro de 2015 0

Nesta quinta (24/9), o caderno Educa traz dicas para quem irá fazer o Enem, que será nos dias 24 e 25 de outubro.

Faltando um mês para as provas, o suplemento também início, no site de ZH, ao projeto em vídeo Minuto Enem, em que professores trazem, diariamente, dicas sobre os temas que são questão garantida nas provas. Fique ligado ;)

Confira os demais destaques de ZH no vídeo abaixo.