Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de outubro 2015

#primeiroassedio

31 de outubro de 2015 4

marta gleich

Na terça-feira, a repórter Letícia Duarte mandou um e-mail para a Redação: “Caras colegas, como vocês devem estar acompanhando, está rolando no Twitter a hashtag #primeiroassedio, em que mulheres relatam o primeiro assédio de suas vidas. Como o PrOA deste final de semana trata de violência contra a mulher, queremos produzir um vídeo com mulheres da redação aderindo ao movimento. Quem topa dar o seu depoimento #primeiroassedio? (Eu e a Cláudia Laitano já estamos dentro.)”

Já foi vítima de assédio? Conte sua história no nosso mural

— Esse chamado movimentou toda a redação — relata Letícia. — O assunto entrou nas rodas de conversa, provocando reflexões também entre os homens. Algumas colegas ficaram com receio de se expor porque sua história era muito traumática, ou porque a família não sabia, ou até porque tinham medo de chorar na frente das câmeras. Mas todas elogiavam a iniciativa, dizendo que era muito importante que a gente falasse do assunto.

Ao longo da semana, 12 colegas aderiram à ideia e gravaram o vídeo, que você pode assistir aqui.

– Quando o vídeo ficou pronto – conta Letícia – um grupo se reuniu para olhar. Várias começaram a chorar, emocionadas. Por se darem conta de que aquela história que guardavam – que em muitos casos nunca tinham contado para ninguém – era uma violência muito mais comum do que supunham. E também por acreditarem que aquela exposição, se por um lado era dolorosa, representava uma contribuição social importante.– Vale lembrar que as piores histórias sequer aparecem no vídeo. Por trauma ou medo, permanecem silenciadas.

Confesso que eu mesma não tive coragem de contar a minha história, ocorrida quando eu tinha sete ou oito anos de idade. Tive medo de me expor, e de expor o familiar que assediou tanto a mim quanto à minha irmã mais velha. Nunca falamos sobre isso, eu e minha irmã, por décadas. Só agora, ambas com mais de 50 anos, um dia contamos e nos surpreendemos por ter ocorrido com ambas. A vergonha e o trauma foram guardados por mais de 40 anos.

– Tive a ideia do vídeo – conta Cláudia – conversando com uma amiga esta semana sobre a campanha #primeiroassedio (criada pelo site ThinkOlga em resposta às mensagens de teor pedófilo que circularam no Twitter durante a estreia do programa Masterchef Júnior). Em meia hora, nos demos conta de que, provocando a memória, lembrávamos de cenas e situações quase soterradas no passado, porque naturalizamos o que não deveria ser natural. Tenho uma filha adolescente, e a geração dela está muito consciente disso: não podemos mais aceitar em silêncio certas coisas. O vídeo é nossa maneira de nos unirmos às nossas leitoras em uma luta que não é de homens contra mulheres ou de esquerda contra direita. É uma ideia de país, de futuro, de humanidade que está em jogo.

Imagino que cada leitora que me lê aqui está, neste momento, pensando na sua história de primeiro assédio. É inacreditável, mas não existe mulher que não tenha passado por isso uma, duas, inúmeras vezes. Conte sua história em nosso mural. Compartilhe conosco e com os leitores para que, como diz a Cláudia, a gente discuta que tipo de humanidade queremos para nossos filhos e netos.

Primeira Pauta 2015 encerra com vídeos e emoção

30 de outubro de 2015 0

Uma semana foi pouco. Mas a turma realizou todas as atividades e aproveitou ao máximo o treinamento ao lado de jornalistas de Zero Hora. O dia de encerramento (30) começou com aula de noções de Direito com a advogada Débora Dalcin e terminou na ilha de edição de vídeos. Os cinco trabalhos finais serão publicados na próxima semana.

Jefferson Botega

Por volta das 18h, Luiza Faleiro Goulart (Unisc), Julia Maziero Possa (UPF), Yuri dos Reis Falcão (Ulbra), Daniel Rohrig (UPF) e Juliano Zarembski (UFRGS) receberam certificados e o agradecimento do editor-chefe do jornal, Nilson Vargas:

— Sempre aprendemos muito com a energia de vocês. Então, obrigado por terem vindo!

Jefferson Botega

A despedida, que começou na sala de reuniões, passou pela Redação…

Jefferson BotegaJefferson Botega

… pela sala da diretora Marta Gleich…

luizaLùcia Pires

Jefferson BotegaJefferson Botega

E seguiu até o restaurante.

Carregando as malas pelos corredores, levaram também muitos planos e sonhos.

Lúcia PiresLúcia Pires

 

 

 

Um sábado para não perder Zero Hora

30 de outubro de 2015 1

2c001_31Neste sábado (31), véspera do cinquentenário do Segundo Caderno, o jornal prepara uma edição especial de 20 páginas para relembrar a história cultural do Rio Grande do Sul. Cada década é esmiuçada em diferentes áreas: artes cênicas, artes visuais, cinema, literatura, música e TV. Episódios emblemáticos, como a estreia “oficial” de Moacyr Scliar na literatura com Carnaval dos Animais, em 1968, e o último show de Elis Regina, em 1981, são resgatados com um mergulho nos arquivos de ZH.

As colunas Rede Social e Contracapa também entram no espírito do passeio pela Porto Alegre de 1965 e seus assuntos.

O mutirão que resultou na edição especial envolveu toda a equipe do caderno e do Centro de Documentação e Informação (CDI) de ZH. A versão online da retrospectiva ficará disponível para consulta no site de Zero Hora como registro perene da memória cultural do Estado.

ZH apresenta especial “Outubro Embaixo d’Água”

Os repórteres de ZH também se debruçaram sobre as chuvas que castigaram o Estado em outubro. Na edição deste sábado, saiba como foi o impacto de um mês abaixo de chuva, o custo das intempéries, a cheia do Guaíba, os danos nos municípios e a influência do mau tempo na vida dos gaúchos serão apresentados no especial Outubro Embaixo d’Água. A versão digital trará linha do tempo interativa com vídeos, fotos e textos da cobertura do mau tempo ao longo do mês. Em infográfico, como o fenômeno El Niño influencia o clima no Rio Grande do Sul.

Estudantes entrevistam Eduardo Sirotsky Melzer e Andiara Petterle na Redação

29 de outubro de 2015 1

A semana de imersão dos cinco vencedores do concurso Primeira Pauta de ZH ganhou hoje (29) um treinamento extra. Às 17h30min, a turma colocou em prática a aula de entrevista coletiva. Quem falou para os estudantes foram o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, e a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais, Andiara Petterle.

Jefferson BotegaFoto: Jefferson Botega

Os estudantes receberam o convite do presidente na quarta-feira. E, em meio a produção de vídeos, aulas e pautas nas diferentes editorias, eles se prepararam para a experiência ainda inédita com a ajuda da repórter Juliana Bublitz.
— Eles foram muito bem. Anotaram, prestaram atenção e fizeram perguntas inteligentes — disse a jornalista.

O encontro foi no estúdio da Redação e durou 38 minutos. Entre os temas abordados, o destaque foi para o propósito da RBS de oferecer conteúdo que transforma, com base na crença de que o jornalismo de qualidade nunca foi tão importante. A conversa também tratou do futuro da profissão e de tecnologia.

– O que mais nos emociona e nos motiva é a dimensão humana da atividade. O poder de um grupo de comunicação não está nos números, mas na capacidade de transformação. A tecnologia proporciona uma maior distribuição do que se faz. Fortalece o nosso propósito – disse o presidente aos estudantes.

logo_primeira_pauta-01-03Desde segunda (26), Luiza Faleiro Goulart (Unisc), Julia Maziero Possa (UPF), Yuri dos Reis Falcão (Ulbra), Daniel Rohrig (UPF) e Juliano Zarembski (UFRGS) vivem a rotina das editorias Sua Vida, Imagem, Esporte, 2º Caderno e Notícias, respectivamente. Além de treinamento multimídia, os futuros jornalistas recebem valiosas dicas de repórteres e editores e assistem a aulas. Apuração, Edição, Vídeo, Português e Direito estão na programação técnica.

A imersão na Redação termina sexta-feira (30). O jornal arca com as despesas dos estudantes que  moram fora da Região Metropolitana e vai publicar os cinco vídeos que estão sendo produzidos pelos jovens durante a semana de treinamento. O certificado de participação no programa soma 20 horas de trabalho complementar ao curso.

 

Jefferson Botega

ZH é o Veículo Impresso do Ano no Prêmio Colunistas Rio Grande do Sul

29 de outubro de 2015 0

Logo_ZH

ZH, do Grupo RBS, recebe nesta quinta-feira (29) o prêmio de Veículo Impresso do Ano no Prêmio Colunistas RS. Realizado há 48 anos, o reconhecimento é um dos mais tradicionais do país e tem como objetivo destacar os trabalhos mais importantes das áreas de comunicação e marketing. Profissionais atuantes no Estado e no país reúnem-se a partir das 20h30, no Dado Bier do Bourbon Country, em Porto Alegre, para a celebração.

Ao longo de 2015, ZH tem promovido uma série de investimentos com foco no jornalismo de qualidade. Exemplos desse movimento são os projetos Em Pauta ZH, que nesta semana recebeu o editor-executivo do jornal Folha de S.Paulo, Sérgio Dávila para discutir a isenção jornalística e o futuro da profissão, ZH Pelas Ruas, que tem como objetivo a aproximação com a comunidade, e os Especiais ZH.

O reforço de coberturas internacionais, como a ida da repórter Letícia Duarte para a Europa, onde acompanhou a saga dos imigrantes no começo de outubro, a contratação de profissionais, a compra de novos equipamentos e a aposta em conteúdos de fôlego também fazem parte da estratégia de qualificação do produto.

A agência DZ Estúdio também recebe o Colunistas na noite desta quinta-feira (29), na categoria Grande Prêmio de Peça de Mídia Digital, com o case Logus – A Saga, game virtual lançado em junho pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Promovido pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda) e organizado pelo Estúdio RB, o evento tem parceria da ESPM Sul.

Ainda durante a cerimônia, serão revelados os vencedores do Prêmio Especial Ricardo Lima para os criativos mais premiados.

Trio de soberanas da Festa das Rosas visita ZH

29 de outubro de 2015 0
Douglas Roehrs

Douglas Roehrs

Na tarde desta quinta (29/10), ZH recebeu o trio de soberanas da Festa das Rosas, de Sapiranga. A rainha Talita da Rosa e as princesas Diessy Borniger e Camila Orestes puderam conhecer um pouco do funcionamento da Redação e apresentaram as atrações da festa.

O evento, que está em sua 32ª edição, ocorre nos dias 14, 15, 21 e 22 de novembro, no Parque do Imigrante. Nos três palcos, passarão nomes como Felipe e Ferrari (14/11), Os Paralamas do Sucesso (15/11), NX Zero (21/11) e Fernando e Sorocaba (22/11).

Além da Festa das Rosas, o trio também divulgou o Campeonato Brasileiro de Parapente, que ocorre de 28 de novembro a 5 de dezembro, no Morro Ferrabraz. Confira outras informações no site voolivresapiranga.esp.br.

Erechim se prepara para a 15ª edição da Frinape

29 de outubro de 2015 0
Douglas Roehrs

Douglas Roehrs

A comitiva da 15ª edição da Frinape, de Erechim, visitou a Redação de ZH na quarta (28/10). A rainha Laura Pedott Lansana e as princesas Lurian Fenske e Kalisley Nicóli Ferranti apresentaram as atrações da feira, que reunirá cerca de três mil artistas em mais de 250 atrações culturais.

Os destaques musicais são Luan Santana, João Bosco e Vinícius, CPM 22, Fat Duo, Chimarruts e Fernando e Sorocaba, entre outros.

Além disso, a feira multissetorial sediará o Salão do Empreendedor, espaço que tem como objetivo fomentar a abertura de novos negócios, a competitividade e a sustentabilidade de negócios existentes na região.

— O espírito da feira dá atenção ao pequeno empresário e ao jovem que queira ser empreendedor — destaca o presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Claudionor Mores.

Confira a programação completa da Frinape, que ocorre de 7 a 15 de novembro, no Parque da ACCIE, em frinape.com.br.

Turma do Primeira Pauta participa do evento de jornalismo de ZH

28 de outubro de 2015 0

Por Júlia Burg*

Nesta quarta-feira (28/10), os cinco vencedores do Primeira Pauta participaram do Em Pauta ZH, projeto que traz a Porto Alegre profissionais de atuação reconhecida para debater com jornalistas, professores e estudantes sobre o mercado e a profissão. Daniel Rohrig (UPF), Julia Maziero Possa (UPF), Juliano Zarembski (UFRGS), Luiza Faleiro Goulart (Unisc) e Yuri dos Reis Falcão (Ulbra) acompanharam o debate com Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de São Paulo. O encontro ocorreu no Salão Nobre do prédio corporativo do Grupo RBS.

André Ávila

André ÁvilaFotos: André Ávila

No início da tarde, os estudantes receberam dicas da repórter Juliana Bublitz sobre entrevista coletiva. Eles ainda assistiram a uma aula sobre vídeo, preparada pelo editor de fotografia Bruno Alencastro. Durante aproximadamente uma hora, o fotógrafo falou sobre o conteúdo multimídia do jornal e compartilhou lições de produção de vídeo.

Confira o diário de bordo do estudante Daniel Rohrig

Julia BurgFotos: Júlia Burg

— A conversa com o Bruno serviu para vermos o quanto planejar um vídeo é importante, para que a gente não precise contar com a sorte — ressaltou Juliano.

“Durante a tarde, os estudantes deram seguimento às suas atividades na Redação. Amanhã, além de uma entrevista coletiva, cada um deles deverá produzir um vídeo para a editoria em que estão trabalhando. Daniel está no Segundo Caderno, Julia em Imagem, Juliano em Notícias, Luiza em Sua Vida e Yuri em Esportes.

*Júlia Burg é assistente de conteúdo do caderno PrOA e é um dos vencedores do Primeira Pauta 2014.

Veja como foi o primeiro dia

Acompanhe o segundo dia dos estudantes em ZH

 

ZH vence prêmio José Lutzenberger em duas categorias

28 de outubro de 2015 0
Tadeu Vilani

Tadeu Vilani

ZH foi vencedora em duas categorias do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. Os ganhadores da distinção, idealizada por Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e Braskem, foram anunciados na terça (27/10).

O repórter fotográfico Tadeu Vilani conquistou o prêmio na categoria Fotojornalismo, com a obra Porto Alegre, cidade ocupada. A imagem (acima) integrou reportagem especial que abordou o mercado de ocupações irregulares de terrenos na Capital.

Na categoria Jornalismo Impresso, o prêmio foi concedido à reportagem Paisagem Abandonada, com textos de Jaqueline Sordi e Lara Ely, edição de Ticiano Osório, imagens de Tadeu Vilani e diagramação de Laura Rinaldi. A reportagem traçou uma radiografia do Arroio Dilúvio, de suas nascentes escondidas à foz no Guaíba, fazendo um resgate histórico de sua degradação e apresentando propostas para a sua revitalização.

Outros dois veículos do Grupo RBS também foram agraciados na premiação. Na categoria Telejornalismo, Fábio Almeida, da RBS TV, foi o vencedor com a série Descaso com as águas. Já o prêmio de Radiojornalismo ficou com Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha, venceu com a reportagem Os caminhos do lixo.

Conheça os vencedores em cada categoria:

Fotojornalismo
1º Lugar: Luis Tadeu Vilani – Porto Alegre, cidade ocupada (Zero Hora)
2º lugar: Ramiro Furquim Filho – Lei das carroças chega ao centro (Metro)
3º Lugar: Mateus Bruxel – Guarda-parque argílio: o amigo das plantas (Diário Gaúcho)

Jornalismo Impresso
1º lugar: Lara Correa Ely – Paisagem Abandonada (Zero Hora)
2º lugar: Leandro Mariani Mittmann – O solo responde ao tratamento recebido (Revista A Granja)
3º lugar: Débora Regina Ertel – Série projeto verde sinos (Jornal Novo Hamburgo)

Radiojornalismo
1º lugar: Eduardo Matos – Os caminhos do lixo (Rádio Gaúcha)
2º lugar: Isabela Caetano Kuschnir – O caminho da água no rio grande do sul (Band News)
3º lugar: Mariana de Freitas – A conversão dos campos sulinos: áreas têm biodiversidade subestimada e possuem proteção questionada (Rádio Metrópole)

Telejornalismo
1º lugar: Fábio Almeida – Série: descaso com as águas (RBS TV)
2º lugar: Carolina Abelin Willeker – Especial o Guaíba (TVCOM)
3º lugar: Marcos Fernando Ruschel – Produtores reaproveitam resíduos de suínos (TV Univates)

Webjornalismo
1º lugar: Marcelo de Oliveira Kervalt – O nosso lixo (Jornal Novo Hamburgo)

Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário
1º lugar: Bruna Weber Correa – Realidade dos catadores e importância da reciclagem (TV FEEVALE)
2º lugar: Cândida Schaedler – Por que o Brasil resiste ao alimento verde (FAMECOS – PUCRS)
3º lugar: Leonardo Pujol Nunes – O clima e o mosquito (UNIRITTER)

Correria e novidades no segundo dia de treinamento do Primeira Pauta ZH

27 de outubro de 2015 0

Por Vitória Lemos*

Depois de conhecerem a Redação e as editorias nas quais escolheram trabalhar, os cinco vencedores do Primeira Pauta ZH começaram, nesta terça (27/10), a aprofundar as matérias em texto e vídeo que realizarão até o fim da semana. Pela manhã, Daniel Rohrig (UPF), Julia Maziero Possa (UPF), Juliano Zarembski (UFRGS), Luiza Faleiro Goulart (Unisc) e Yuri dos Reis Falcão (Ulbra) assistiram à reunião de pauta de Zero Hora, onde foram discutidas as principais apostas e as matérias do jornal. Em seguida, o grupo teve aula de edição.

Paula Menezes

Durante a tarde, muita correria: Yuri (foto acima), que está na editoria de Esportes, passou o dia em um treino do Internacional e compareceu a uma coletiva de imprensa do volante Nilton. Na Usina do Gasômetro, Daniel, que integra temporariamente a equipe do Segundo Caderno, começou sua matéria sobre a 10ª Bienal do Mercosul abordando a exposição Olfatória: o Cheiro na Arte. Luiza, que está na editoria Sua Vida, ficou na Redação produzindo a pauta de seu vídeo — ela planeja abordar a violência contra a mulher.

— O meu sonho é fazer essa pauta. E eu senti que agora é a minha oportunidade de fazer [uma matéria sobre] isso.

Pela editoria de Notícias, Juliano foi à Assembleia Legislativa entrevistar servidores sobre a possibilidade de parcelamento dos salários e as opções para administrar o orçamento familiar.  Já na Rodoviária de Porto Alegre, Júlia — trabalhando na editoria de Imagem — deparou com uma história pronta para ser contada: um paraibano que mora no local há dois meses, pois veio ao Rio Grande do Sul em busca de emprego, não encontrou e agora não tem dinheiro para voltar.

Veja como foi o primeiro dia dos estudantes na Redação

Leia o diário do estudante Daniel Rohrig

Na quarta-feira (28/10), o dia promete ser ainda mais corrido para os cinco estudantes de jornalismo. Além de dar continuidade às suas matérias, eles vão se preparar para uma entrevista coletiva com o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, e com a vice-presidente de Jornais da empresa, Andiara Petterle.

*Vitória é estagiária do Segundo Caderno e foi um dos vencedores do concurso em 2014