Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de novembro 2015

ZH vence Prêmio Sergs

30 de novembro de 2015 0

O jornalista Humberto Trezzi, com a reportagem A rotina da luta contra a morte na emergência do Hospital Cristo Redentor, publicada em Zero Hora, venceu o Prêmio SERGS de Jornalismo.

trezzi

O Prêmio Sergs é uma promoção do Sindicato dos Enfermeiros do RS, em parceria do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. A premiação será hoje, às 18h, na sede do sindicato. Esta foi a primeira edição da premiação, com o objetivo de valorizar matérias jornalísticas que abordem a enfermagem.

humberto_trezzi

ZH no Snapchat

28 de novembro de 2015 0

marta gleich

 

Há uma semana, ZH passou a publicar conteúdos diários no Snapchat. Não sabe o que é isso? O Snapchat é uma rede social (como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram) cujos conteúdos têm até 15 segundos e estão disponíveis por apenas 24 horas a partir do minuto de cada publicação. Tudo o que os usuários colocam lá desaparece depois desse prazo.

Popular entre pessoas de 15 a 24 anos, com mais de 11 milhões de usuários ativos no Brasil, o aplicativo funciona na velocidade desta era: tudo é rápido, tudo é rapidamente superado. Liderado por nossa coordenadora de Mídias Sociais, Alana Pereira, o Snapchat de Zero Hora se propõe a trazer informações de uma maneira ágil e leve.

Por exemplo: na semana de estreia, o Snap de ZH trouxe conteúdos como relatos de torcedores a caminho do Gre-Nal, a votação do projeto do Uber na Câmara de Vereadores, bastidores da Redação (inclusive um vídeo 360 graus), dicas da Black Friday ou a revelação das bandas que tocarão no Planeta Atlântida.

– Criado para aproximar os amigos, o Snapchat também é uma ótima maneira de se informar. ZH, com mais esse canal de distribuição, trará aos leitores pílulas dos principais assuntos do dia – explica Alana.

Se você ainda não tem o aplicativo cujo símbolo é um fantasminha, baixe “Snapchat” na loja de aplicativos do seu celular.

Se já tem, basta seguir “zerohorarbs”, ou abra o Snapchat e siga o primeiro código abaixo. Você também pode seguir os conteúdos nos perfis de Zero Hora sobre a dupla Gre-Nal: “gremistazh” e “coloradozh” (ambos abaixo).

151129snapchat zero hora

151129snapchat gremistazh

 

Um novo jornal digital

A partir desta segunda-feira, assinantes de Zero Hora terão acesso a um produto totalmente novo. O jornal digital (aquele para folhear no desktop ou no tablet) terá duas edições por dia. A edição da manhã, que é igual à sua ZH de todos os dias, só que cheia de interatividades: vídeos, galerias de fotos, links para conteúdos na internet. E, a grande novidade, ZH Noite: uma edição a mais de segunda a sexta-feira, liberada sempre às 19h, com atualizações do que aconteceu no dia, colunas exclusivas, sugestões para a noite. Um presente para os assinantes do jornal! Mas atenção: se você já é assinante e tem o aplicativo da ZH no seu tablet, continue utilizando este para ler as notícias online e baixe o novo “ZH Jornal Digital” para ter acesso às edições de folhear.

17793015
As duas novas edições do jornal digital (manhã e noite) estão sendo lançadas junto com uma nova modalidade de assinatura:
ZH Tablet, que começa a ser vendida nesta terça-feira. Ao assinar esta opção, o leitor receberá um tablet Samsung de última geração com os aplicativos de ZH já instalados na tela.

O primeiro dá acesso às notícias que estão acontecendo a todo momento. E o segundo, ao jornal digital (para folhear), com as duas edições diárias. Começamos a falar informalmente dessa novidade e até sexta-feira mais de mil interessados haviam se cadastrado para adquirir a novidade em primeira mão.

Você deve estar se perguntando: e se já sou assinante, vou ter acesso? E se eu assino só no fim de semana, como faço? E se eu quiser o tablet? Para todas essas perguntas e outras tantas, criamos um site especial que responderá a todas as dúvidas. É só clicar aqui!

Um novo jeito de ler ZH

27 de novembro de 2015 2

A versão digital de ZH vai dar um salto de qualidade a partir da próxima semana. Na terça-feira, chegará ao mercado o ZH Tablet, uma nova modalidade de assinatura que entregará tablets de última geração aos leitores.

00b4179b

Os aparelhos contarão com os novos aplicativos de ZH, projetados para facilitar o acesso aos conteúdos e torná-los mais atraen­tes e interativos. Antes mesmo do lançamento oficial, mais de mil pessoas já se cadastraram para adquirir a novidade.

Leia mais sobre a novidade e saiba como se cadastrar

Os dispositivos chegarão às mãos dos assinantes com aplicativos já instalados, desenvolvidos especialmente para aparelhos móveis. Os aplicativos também estarão disponíveis para download, para quem tem assinatura digital, a partir de segunda-feira. Um deles trará conteúdos atualizados 24 horas por dia. O outro permitirá ao leitor folhear as edições, destacar as páginas preferidas para formar um arquivo pessoal e até preencher as cruzadinhas.

Além do jornal diário, que será disponibilizado a partir das 4h, os leitores terão acesso a outra inovação: a ZH Noite, uma edição extra. Veja um vídeo sobre o ZH Noite com Rosane de Oliveira.

 

 

Colégio La Salle São João visita ZH e veículos da RBS

26 de novembro de 2015 0

Noventa e cinco alunos do Colégio La Salle São João, com idades entre 9 e 10 anos, visitaram hoje (26) a sede do Grupo RBS. O passeio incluiu as redações da Rádio Gaúcha, Diário Gaúcho e Zero Hora.  O grupo teve como objetivo o fim do trabalho realizado com os terceiros anos do Ensino Fundamental, no qual as crianças exploraram os diferentes tipos de texto e os meios de Comunicação.

escola1

Na Redação de ZH, as perguntas se multiplicaram. A curiosidade foi desde como surgiu o nome do jornal, o ano de fundação, até como são feitas as notícias. Os processos mais antigos, como o uso da máquina de escrever, também estavam na lista da garotada.

escola2

As turmas coloriram os corredores da empresa e chamaram a atenção dos jornalistas.

Lúcia Pires

escola3

Dani escreve o livro do ano e vence o Açorianos de Literatura

26 de novembro de 2015 0

Carlos MacedoFoto: Carlos Macedo

Daniela deixou as páginas de ZH na noite de segunda-feira para atravessar a rua e participar da entrega do Prêmio Açorianos de Literatura, no Teatro Renascença. Os colegas mais próximos torceram os dedos na Redação, mas pouca gente sabia do talento extra da revisora do jornal Daniela Damaris Neu, formada em Letras e mestre em Teoria da Literatura. Minutos depois, Dani segurava dois troféus no palco do teatro, agraciada como o grande nome da edição 2015 do Prêmio Açorianos de Literatura.

O  livro de Daniela concorreu na categoria Ensaio de literatura e humanidades. Ele foi escrito em partes que se complementam, mas também são independentes, e podem ser lidas em ordem aleatória. Assim é o “Som da Folha Quando Cai – Ensaio Sobre o Processo Criativo em Poesia”. Para a reportagem de ZH, ela falou logo após a premiação:

— Não estou acreditando ainda. O livro é uma releitura de grandes teóricos. Nele, eu usei a teoria lado a lado com a poesia e pude mostrar que as duas coisas se mesclam. Que na poesia há teoria e na teoria há também poesia.

O último ensaio vencedor do Açorianos de Literatura tinha sido de Donaldo Schüler, em 2012. No ano seguinte, foi a crônica “A Menina Quebrada, de Eliane Brum, que ganhou na categoria Livro do Ano. Em 2014, a poesia de Armindo Trevisan, com Adega Imaginária, levou o prêmio máximo do Açorianos.

ZH vence Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo

25 de novembro de 2015 0

reproduçãoA repórter Juliana Bublitz foi a vencedora da categoria jornalismo impresso do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2015 com a reportagem “Ritmo acelerado de crescimento – Uma onda de otimismo contra a crise”. No trabalho, publicado em julho, ZH retrata histórias de quatro empreendimentos que se destacam por avançar na contramão do pessimismo.

 Leia a reportagem

A primeira edição do concurso, idealizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), recebeu inscrições de 51 trabalhos jornalísticos produzidos por profissionais de veículos de todo o Estado, com foco no tema “A importância das cooperativas gaúchas para o desenvolvimento econômico e a inclusão social”.

 

Categoria Jornalismo Impresso
1º lugar: Jornalista Juliana Bublitz, com a reportagem “Ritmo acelerado de crescimento – Uma onda de otimismo contra a crise” – Jornal Zero Hora, de Porto Alegre.
2º lugar: Jornalista Rodrigo Nascimento, com a reportagem “A cooperativa que vence a crise e fixa uma cidade no mapa do Vale” – Jornal O Informativo do Vale, de Lajeado.

Categoria Webjornalismo
1º lugar: Jornalista Dariele Gomes, com a série de reportagens “A força do cooperativismo”– site do Jornal NH, de Novo Hamburgo.
2º lugar: Jornalista Juliana Bevilaqua dos Santos, com a reportagem “Cooperativa Garibaldi é reconhecida pela ONU” – Blog Rota da Boa Ideia/Rádio Gaúcha Serra, de Caxias do Sul.

Categoria Radiojornalismo
1º Lugar: Jornalista Mariana Baierle Soares, com a reportagem “As cooperativas rurais no desenvolvimento de práticas sustentáveis” – Rádio FM Cultura/Porto Alegre.
2º lugar: Jornalista Isabela Caetano Kuschnir, com a reportagem “Do campo ao asfalto: o cooperativismo que dá certo no Rio Grande do Sul” – Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

Categoria Telejornalismo
1º lugar: Jornalista: Mauricio Rebellato, com a reportagem “Cooperativa de alunos repórteres é pioneira no país e incentiva a permanência do jovem no campo” – veiculada no programa Campo e Lavoura, da RBS TV Santa Rosa.

Prêmio Especial
Jornalista Tales Giovani Armiliato, com a “Série Especial Cooperativismo” – Rádio São Francisco/Rede Sul de Rádio, de Caxias do Sul.

 

Adriana Carranca debate cobertura internacional no Em Pauta ZH

25 de novembro de 2015 0

Colunista dos jornais Estadão e O Globo e autora do livro-reportagem infantojuvenil Malala, a menina que queria ir para a escola”, Adriana Carranca é a convidada do próximo Em Pauta ZH – Debates sobre jornalismo. O tema do evento é jornalismo internacional e terá mediação do colunista e editor Luiz Araujo, de Zero Hora.

arquivo pessoal

Adriana esteve na Síria e Iraque em outubro e fez coberturas no Afeganistão, Paquistão, Irã, Israel, Gaza, Indonésia, Sudão do Sul, Uganda, R.D. do Congo, Haiti, entre outros. Para o encontro, marcado para dia 30 de novembro, às 19h30min, no Salão Nobre do Grupo RBS (Erico Verissimo, 400), estão convidados jornalistas da RBS, professores, estudantes e profissionais de Comunicação.

arquivo pessoal

Para escrever o livro sobre a menina paquistanesa Malala Yousafzai, baleada pelo Talibã quando tinha 14 anos por defender a educação de meninas, a autora esteve no Vale do Swat, onde nasceu e cresceu Malala, que se tornou a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da Paz.

arquivo pessoal

Fagundes Varela celebra a imigração italiana

25 de novembro de 2015 0
Douglas Roehrs

Douglas Roehrs

Com o tema Compartilhando Vivências, a BellaFesta 2015, de Fagundes Varela, vai valorizar a cultura italiana. Essa é a promessa da rainha Gabriela Cortelini, das princesas Fernanda Magoga e Deise Pelegrini Belenzier, da presidente do evento, Claudia Tomé, e do prefeito da cidade, Jean Sottili, que visitaram a Redação de ZH na manhã desta quarta (25/11).

— Vamos comemorar os 28 anos de emancipação do município e os 140 da imigração italiana — ressaltou a rainha Gabriela.

Trinta mil pessoas são esperadas para a festa, que ocorre de 3 a 6 de dezembro. Cerca de 100 estandes mostrarão o potencial econômico da cidade e da região. Os destaques culturais ficam por conta de Vandy Violeiro e Nara Regina (3/12), Pretinho Básico (4/12), Peppa Pig (6/12) e o Rodeio Country (4,5,6/12).

E o melhor: a entrada para o parque e o estacionamento são gratuitos.

Veja a programação completa em bellafesta-rs.com.br.

Marta Sfredo estreia série de eventos “Fórum Respostas Capitais”

24 de novembro de 2015 0

A colunista de Zero Hora, Marta Sfredo, abriu nesta terça-feira (24) o Fórum Respostas Capitais, uma série de eventos sobre Economia. A ideia, segundo a jornalista, é fechar o ciclo 360 graus da nova coluna, no impresso, no site e estar perto do público para enxergar além das dificuldades e tentar compreender melhor a dimensão e a profundidade do tema.

Em um café da manhã do salão nobre do prédio corporativo do Grupo RBS, a jornalista recebeu os convidados e entrevistou o presidente do grupo SLC, Eduardo Logemann. O encontro deve ocorrera a cada dois meses, ampliaando o debate dos temas abordados na seção “Respostas Capitais”, que traz entrevistas com pessoas que pensam e fazem a economia.

 Félix ZuccoFotos:  Félix Zucco

 Félix Zucco
– É um evento inovador, diferente, que movimenta. É sempre bom trocar experiências. A mídia está se modernizando, e a Zero Hora está sempre na vanguarda no Sul. Foi uma honra ter sido o primeiro convidado. Estou muito feliz – comenta Eduardo Logemann.
A pauta do primeiro evento foi a reinvenção de negócios, opinião e perspectivas sobre a crise econômica, em um clima descontraído, e alguns dos presentes contribuíram para o debate.

– Ouvindo uma pessoa como o Eduardo Logemann sempre se aprende muito. O quórum também era qualificado. É importante que a gente tenha estes momentos para manifestar nossos anseios, que as vezes por e-mail não conseguimos aprofundar – destaca Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers).

Marta Sfredo estreou a nova coluna no dia 4 de novembro.

Segundo Caderno ZH pronto para mais 50

23 de novembro de 2015 0

O colega Rossano Gastaldo, da equipe de eventos de ZH, comemorou ontem no seu perfil do Facebook os feitos das comemorações dos 50 anos do Segundo Caderno. “Um projeto que durou cerca de 50 dias pra executar, com 50 anos de histórias pra celebrar. Ao Pé da Letra ZH, Clube de Leitura ZH, Mostra 50 anos de Fotografia, Cineclube ZH, além de caderno especial  e vídeo histórico com participação de grandes jornalistas que passaram pelo Segundo Caderno. Muito obrigado a todos que estiveram comigo nessa empreitada…” ZH e o público é que agradecem.

12246674_10203581377095381_2026697102179968118_n