Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Leitor, eleitor

02 de julho de 2016 0

colunistas-marta-gleich

Você está ligado nas eleições municipais deste ano? Antes que torça (ou feche) o nariz para o assunto, deixe eu contar algumas coisas.
Há horas, a gente vem discutindo aqui no jornal, nas reuniões do Comitê Editorial ou nos encontros de editores, o que fazer nesta eleição em termos de cobertura. O assunto, embora já estejamos em julho, ainda não contagiou as rodas de conversa ou a mídia: a descrença na política nunca foi tão forte. Há dois anos afundado na Lava-Jato, com uma presidente afastada correndo risco de impeachment, o Brasil todo está farto de políticos. Para complicar ainda mais, a campanha será muito mais curta e o dinheiro para o financiamento, escasso. Tudo poderia levar o cidadão a querer se afastar ainda mais do assunto.
Só que tem um problema: as eleições municipais têm tudo a ver com a sua vida. Estamos falando, entre outras coisas, do posto de saúde, da rua onde fica sua casa, do IPTU, de mobilidade urbana, de trânsito, de uma cidade que vai se desenvolver ou estagnar, dependendo de quem for escolhido. Neste mês, ocorrem as convenções que vão definir quem está no jogo – e é triste, mas tem muita gente boa que não quer nem saber de concorrer, pelas dificuldades econômicas dos municípios ou pela aversão que o tema provoca.
Mais do que nunca, o jornal precisa fazer uma cobertura próxima de você, que o ajude a tomar a melhor decisão, que mostre as prioridades dos eleitores. Não é hora de se omitir, é hora de participar. Queremos que, pelas páginas do jornal e nos meios digitais, sejam discutidas propostas concretas e soluções claras para os grandes problemas dos municípios.

Nesta edição, estamos dando a largada oficial de nossa grande cobertura das eleições de 2016.

A reportagem “À espera de um milagre””, no caderno DOC, de Juliana Bublitz e Marcelo Gonzatto, com fotos de Carlos Macedo, traz uma profunda análise da situação econômica dos 497 municípios gaúchos, a partir do cruzamento deleicoese mais de 5 mil registros contábeis. No site de ZH, um banco de dados elaborado com a ajuda do programador e designer Michel Fontes – chamado de ZH Dados-Eleições 2016 – mapeia os principais indicadores financeiros de cada localidade, permitindo ao usuário saber como estão as contas da sua cidade.
É possível, por exemplo, verificar quanto foi investido em obras e outras melhorias e quanto foi gasto com servidores, saúde e educação. Durante todo o período de cobertura eleitoral, vamos abastecer esse grande manancial de informações, para que o eleitor tenha um panorama claro do local onde mora. As notícias, infelizmente, não são boas.
Os municípios estão com as contas arruinadas, com a crise atingindo de forma mais crítica os pequenos. Esse é o diagnóstico. Agora, começam as discussões sobre como solucionar a difícil realidade. Vamos cobrar dos candidatos propostas claras para enfrentar os problemas. E convidamos você, leitor e eleitor, a participar deste grande debate.

Envie seu Comentário