Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A inspiração do esporte

30 de julho de 2016 0

colunistas-marta-gleich

– Tudo bem? – cumprimentou-me na terça de tarde um cara de uns dois metros de altura sentado justo a meu lado, na primeira fila.

– Tudo bem, como é que vai? – respondi automaticamente, ainda absorta no meu computador, quando vi que era o Paulão, craque do vôlei brasileiro, ouro na Olimpíada de Barcelona de 1992. O Paulão! Peço um autógrafo? Agradeço a ele, como brasileira, tantos feitos e medalhas? Que emoção e orgulho. Embora seja nosso colunista desde janeiro, comentando assunto dos Jogos, ainda não o tinha encontrado.

Começava, na sede do Grupo RBS, num seminário interno, a preparação final para o time de colunistas, comentaristas, enviados especiais, editores, repórteres, fotógrafos, dezenas de colaboradores que, na próxima semana, iniciam a intensa jornada de Olimpíada. Só naquela reunião, havia quase 70 pessoas. Enviados ao Rio de Janeiro e sedes da seleção masculina de futebol serão 17. Entre eles, o próprio Paulão, David Coimbra, Marcos Piangers, Diogo Olivier, José Alberto Andrade, da Rádio Gaúcha, e Alice Bastos Neves, da RBS TV.

Planejada há mais de um ano, a cobertura da RBS pretende dar um show na TV, no rádio, no jornal, na internet. Nosso vice-presidente Editorial, Marcelo Rech, coordenador da cobertura olímpica, lembrou que desde a década de 60 a RBS se destaca em Copas do Mundo ou Olimpíadas: “Nessa longa experiência de grandes coberturas esportivas, a essência da RBS é fazer algo diferente. Nosso público identifica-se com a visão que nossos enviados especiais transmitem. Eles trazem uma familiaridade, um olhar de alguém próximo, aqui do Rio Grande do Sul, sobre o evento”.

A cobertura é multimídia, e o público se beneficiará disso: Alice Bastos Neves, por exemplo, normalmente vista somente na televisão, escreverá no jornal; David Coimbra seguirá no Timeline, na Rádio Gaúcha, e na coluna diária em ZH, além de contribuir para os sites dos veículos. Marcos Piangers participará da programação das rádios Gaúcha e Atlântida e também terá vídeos veiculados em ZH, Gaúcha e Octo. E assim por diante. Os conteúdos irão muito além do esporte. Mesmo quem não se interessa por esta ou aquela modalidade terá muita coisa para ler, ver e ouvir, com todo o entorno da Olimpíada que nossos jornalistas mostrarão.

Em Zero Hora, trazemos nesta edição um caderno DOC com 24 páginas sobre o evento e detalhes a respeito da cobertura. Débora Pradella, editora responsável pela Olimpíada em ZH, comenta:

– Estamos preparando uma cobertura completa em todas as plataformas. Teremos um caderno diário
que começa a ser veiculado na quarta-feira, 3 de agosto. No digital, o leitor pode acessar zhora.co/olimpiada2016 e acompanhar em tempo real quadro de medalhas, calendário, vídeos e as últimas notícias. Além dos nossos jornalistas, vamos contar com a participação de padrinhos em cada esporte, como o Paulão, que trarão suas experiências nas modalidades para analisar os resultados do Time Brasil.

A descontraída reunião de terça se encerrou com palmas para Paulão. Palmas de orgulho e de admiração
que atletas como ele e tantos outros provocarão não só no time de jornalistas da RBS, mas em todos os brasileiros nesta grande inspiração que é uma Olimpíada.

Envie seu Comentário