Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Decisão responsável

20 de agosto de 2016 0

colunistas-marta-gleich

Em apenas seis semanas, você, eu e mais 8,36 milhões de eleitores do Rio Grande do Sul teremos de digitar na urna eletrônica os números dos nossos escolhidos para a Câmara de Vereadores e para gerenciar o município pelos próximos quatro anos. Mais do que nunca, em meio a esta crise política e econômica, com falta de recursos por todos os lados, cresce a responsabilidade do eleitor. Apesar de o fim de semana ainda ser de Olimpíada, esta edição já dá uma virada importante rumo às eleições.

No caderno DOC, você vai encontrar a reportagem “Um voto maduro”, na qual a repórter Juliana Bublitz, especialista em esmiuçar e traduzir números, faz uma radiografia dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mostra a evolução do eleitorado no Rio Grande do Sul.

Juliana concluiu que, desde a disputa municipal de 2000, a quantidade de votantes com mais de 45 anos cresceu nada menos do que 51,6% no Estado – o equivalente a uma Porto Alegre inteira –, com destaque para o segmento acima dos 60 anos. No mesmo período, a faixa mais jovem, com até
24 anos, caiu 14,6%.

Na prática, o eleitorado está envelhecendo e ficando mais experiente na hora de fazer a sua escolha. A mudança de perfil em curso, segundo pesquisadores ouvidos pela jornalista de ZH, tende a se acentuar nos próximos anos e deve se refletir nas campanhas e nas propostas de quem busca a vitória nas urnas. Não só o eleitor deve prestar atenção nos números apresentados, mas todo candidato que sonha em se eleger.

Para facilitar a sua vida, as estatísticas estão disponíveis em ZH Dados – Eleições 2016, lançado em julho por ZH, com um raio X das finanças dos municípios do Rio Grande do Sul. Desde então, o selo passou a identificar todas as reportagens produzidas com base na compilação e análise de grandes volumes de informações, sejam públicas ou privadas.

A semana teve outra iniciativa relevante ligada às eleições. Na terça-feira, dia que marcou o início da campanha eleitoral nas ruas e nas redes sociais, a Rádio Gaúcha realizou o primeiro debate dos candidatos a prefeito em Porto Alegre e em Caxias, assim como uma série de entrevistas em Santa Maria.

O site de ZH acompanhou o debate na Capital, com análise, interpretação e certificação de promessas. Tão logo terminou o programa, o apresentador Daniel Scola e a colunista Rosane de Oliveira fizeram uma transmissão ao vivo em vídeo pelo Facebook analisando os principais momentos desse embate. Em outros três vídeos, jornalistas analisaram o que os concorrentes disseram sobre política, obras e finanças (veja em zhora.co/debaterosane, zhora.co/debatemuzell e zhora.co/debatejuliana).

Um quinto vídeo marcou a estreia do La Urna nestas eleições. Comandado pelo colunista Paulo Germano, o programa mostrou o que aconteceu por trás dos microfones durante duas horas de debate. Veja os bastidores em zhora.co/debatelaurna. E, para completar a cobertura, a seção “É isso mesmo?” fez um tira-teima das promessas
e declarações dos candidatos.

Para o dia 26, está programada a estreia da série de reportagens e vídeos sobre os desafios que Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria e Gravataí – os cinco maiores colégios eleitorais depois de Porto Alegre – enfrentam. Para retratar essa realidade, cinco repórteres foram até essas cidades para ouvir líderes e eleitores dessas comunidades.

Até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno da eleição, ZH, em todas as suas plataformas, estará dedicada a ajudar o eleitor a fiscalizar e a escolher de forma consciente os melhores representantes para a sua cidade. Para isso, programas de governo serão confrontados com a realidade e candidatos serão questionados sobre suas promessas.

Envie seu Comentário