Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A Redação pulsa

01 de outubro de 2016 1

colunistas-marta-gleich

Bruno Alencastro

Está vendo essa gurizada interessada aí da foto?

É possível que, em breve, você veja os nomes de alguns deles assinando conteúdos em sua ZH: Felipe Goldenberg Coelho (UFRGS), Eduardo Uhlmann (UFPel), Caroline da Silva (Unisc), Gabriela Vaz Garcia (UFRGS) e Larissa Pereira Burchard (Unipampa). Escolhidos entre 25 faculdades de Jornalismo, são os vencedores do programa Primeira Pauta, que traz alunos de comunicação de todo o Estado para passar uma semana vivenciando a rotina da maior redação do Rio Grande do Sul.

Postaram fotos nas redes sociais com o crachá de ZH, almoçaram no restaurante com outros funcionários, trabalharam com repórteres, fotógrafos, editores, saíram às ruas para fazer uma reportagem, compareceram a aulas de jornalistas experientes. É uma forma de ZH identificar talentos e contribuir para a formação de profissionais. Na quinta-feira, já inoculados com o vírus da paixão pelo jornalismo que se espalha todo dia por aqui, dois deles me pararam no corredor e pediram para estender o programa. Querem trabalhar neste fim de semana, para assistir a uma das jornadas em que o jornalismo se manifesta de maneira mais evidente: as eleições. É claro que eu disse “sim!!!”, com entusiasmo. Como vou negar a futuros colegas a emoção de viver um dia de jornalismo eletrizante?

O dia da votação é daqueles momentos imperdíveis em uma grande redação. Para novatos, que nunca viram um dia animado assim, e para veteranos que já vivenciaram mais de uma dezena de pleitos.

Bruno Alencastro

Planejada com um ano de antecedência, sob o comando de Dione Kuhn (ao centro na foto que imita a cena dos jovens do alto deste texto), editora de Notícias, a cobertura de eleições envolve mais de uma centena de jornalistas de ZH. As escalas ficam suspensas, o bar abre mais cedo, às 6h, e fecha mais tarde, à 1h de segunda. Um desavisado que entre aqui no horário mais quente, das 17h às 21h de domingo, pode pensar que entrou num comício ou caiu na Esquina Democrática na hora do pique, sei lá! Dezenas de pessoas falando e fazendo as mais diversas coisas ao mesmo tempo. Não é caos, não: está tudo organizadinho pela germânica Dione e pela experiente Rosane de Oliveira, nossa guru da Política, para que tenhamos a melhor cobertura nas plataformas digitais e, na segunda, a melhor edição impressa, analisando o resultado das urnas. Acompanhe nosso trabalho: veja, na página 25, tudo o que ofereceremos a nossos (e)leitores. Vote bem. E vibre, como nós, com a emoção deste momento relevante para a vida das nossas cidades.

Comentários (1)

  • Yoyo Quitéria diz: 5 de outubro de 2016

    A redação pulsa! Mas, este seu blog, editora, é imóvel como uma múmia cheia de mofo! Não sei não, mas seria muito melhor não manter este blog inútil e tão desprestigiado do que continuar exibindo o fato de que nenhum leitor liga para o que a sra. aqui escreve! Eu, com o ser caridoso que sou, dou-lhe este conselho porque fiquei com pena da sra.!

Envie seu Comentário