Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora
Thumbnail

Martha Medeiros leva enfeite para a árvore da RBSTV

A escritora e colunista de ZH Martha Medeiros esteve hoje...

Thumbnail

ZH leva 10 prêmios da 56ª edição do Prêmio ARI de Jornalismo

Zero Hora recebeu distinção em todas as categorias relacionadas ao...

Thumbnail

Enviado especial de ZH está em Cuba

A partir desta sexta-feira (19), a cobertura de ZH sobre...

Thumbnail

Carta da editora: Colunistas e liberdade de expressão

Vários leitores cobraram, com razão, por que não esclareci, na...

Carta da editora: Colunistas e liberdade de expressão

20 de dezembro de 2014 0

marta gleich

Vários leitores cobraram, com razão, por que não esclareci, na semana passada, em que espaços escreveria Moisés Mendes.

Na carta anterior, apenas informei que ele deixaria de ocupar a penúltima página (o tradicional espaço do Sant’Ana) às terças e sextas-feiras. Não expliquei porque ainda não tínhamos todos os detalhes: agora, Moisés passa de três para quatro colunas por semana.Então, para relembrar as mudanças que você passa a ver em ZH a partir desta edição:

- Moisés Mendes escreverá às segundas, quartas e sextas, ao lado do editorial. Nos domingos, compartilha a página com Potter, na antepenúltima página.

- Sant’Ana passa a escrever uma página inteira aos domingos.

- David Coimbra escreve de segunda a sábado, no lugar anteriormente ocupado por Sant’Ana e Moisés (penúltima página).

- Marcos Piangers ocupará, nas sextas, a página 4, até então com o texto de David Coimbra.

Quero também comentar algumas teorias conspiratórias que se espalharam nas redes sociais, especulando por que Moisés
Mendes não escreveria mais às terças e sextas. A mais absurda imaginava que ele teria sido punido pelo jornal por ter criticado duramente o deputado federal Jair Bolsonaro. A tese é totalmente infundada. Zero Hora defende a liberdade de seus colunistas. Eles são pagos justamente para emitirem suas opiniões, sem censura.

———————————————

Na quarta-feira, logo após o anúncio do fim do embargo e da retomada de relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, Zero Hora decidiu enviar um correspondente a Havana. Desde quinta, está na ilha Rodrigo Lopes, para trazer aos leitores um olhar exclusivo sobre a grande transformação vivida pelos cubanos – confira reportagem. Experiente jornalista internacional, Rodrigo já realizou dezenas de coberturas como enviado especial do Grupo RBS, entre elas a renúncia do papa Bento XVI no Vaticano, o furacão Katrina, em New Orleans, os terremotos no Peru e no Haiti, a crise na embaixada brasileira em Honduras, a guerra do Líbano, o resgate dos mineiros no Chile e o conflito na Líbia.

Neste sábado, saiba o que é The Communication (R)Evolution

19 de dezembro de 2014 0

Um caderno especial encartado em ZH neste sábado vai mostrar o que rolou no Vox 2014, evento promovido pelo Grupo RBS esta semana em Porto Alegre que reuniu dezenas de convidados de diferentes áreas. Saiba como funciona a nova plataforma The Communication (R)Evolution e detalhes sobre cada uma das 11 premissas da comunicação contemporânea.

CS001_20A

Martha Medeiros leva enfeite para a árvore da RBSTV

19 de dezembro de 2014 1

A escritora e colunista de ZH Martha Medeiros esteve hoje nos estúdios da RBSTV para ajudar a enfeitar a árvore do Jornal do Almoço. Martha pendurou um triângulo amarelo de acrílico, a nova marca do jornal.

Lùcia Pires

O triângulo é um ícone, o novo símbolo do jornal. Significa um facho de luz sobre os assuntos, uma dobra de página num conteúdo interessante, um marcador num mapa, um apontador de uma bússola. Zero Hora pretende ser, para seus leitores, simbolicamente, tudo isso: uma marca que seleciona e aponta, para o leitor, o que é mais importante, no que ele deve prestar atenção. Neste momento em que o consumidor recebe uma overdose de informações, o jornal pretende prestar um serviço de curadoria, selecionando o que é mais importante, e seu símbolo tem este significado.

Enviado especial de ZH está em Cuba

19 de dezembro de 2014 0

A partir desta sexta-feira (19), a cobertura de ZH sobre o fim da ruptura e rivalidade entre Cuba e Estados Unidos recebe o reforço do enviado especial Rodrigo Lopes. O jornalista está em Havana, de onde vai acompanhar o clima, os fatos e as análises do momento. Rodrigo fará reportagens diárias para as versões impressa e digital e no Blog Rodrigo Lopes.

Rodrigo Lopes

Rodrigo tem experiência em coberturas internacionais. Como enviado especial do Grupo RBS, realizou mais de duas dezenas de coberturas, entre elas a renúncia do papa Bento XVI no Vaticano, o furacão Katrina, em New Orleans, os terremotos no Peru e no Haiti, a crise na embaixada brasileira em Honduras, a guerra do Líbano, o resgate dos mineiros no Chile e o conflito na Líbia.

ZH leva 10 prêmios da 56ª edição do Prêmio ARI de Jornalismo

19 de dezembro de 2014 0

logozhnovo1Zero Hora recebeu distinção em todas as categorias relacionadas ao jornalismo impresso e digital da 56ª edição do Prêmio ARI de Jornalismo. Dez prêmios e quatro menções honrosas foram entregues esta manhã aos profissionais do jornal em solenidade realizada no Salão Nobre do Banrisul. Um dos destaques da premiação de ZH em 2014 foi a reportagem esportiva, que levou todas as estatuetas da categoria.

Além do trabalho de seus jornalistas, a Associação Riograndense de Imprensa homenageou ZH pelos 50 anos do jornal com a entrega do troféu Negrinho do Pastoreio, confeccionado pelo artista Valdomiro Motta.

ari1Veja os vencedores de ZH

JORNALISMO IMPRESSO – REPORTAGEM GERAL

2º Lugar: Casacas do Golpe – 50 Anos do Golpe Militar, por JULIANA BUBLITZ, CARLOS ROLLSING e JOSÉ LUIS COSTA

JORNALISMO IMPRESSO – REPORTAGEM ECONÔMICA

1º Lugar: Proibidos, Falsificados e Perigosos, por CAIO CEZAR CIGANA

2º Lugar: A Invasão dos Javalis, por NILSON CEZAR MARIANO

JORNALISMO IMPRESSO – REPORTAGEM CULTURAL

2º Lugar: O Golpe na Cultura, por MARCELO GONZATTO, MARCELO PERRONE, FÁBIO PRIKLADNICKI E CARLOS ANDRÉ MOREIRA

JORNALISMO IMPRESSO – REPORTAGEM ESPORTIVA

1º Lugar: Fernandão – Morte e Vida de um Ídolo, por LEANDRO BEHS E GUILHERME MAZUI.

2º Lugar: Copa de 1950 – Porto Alegre em Cima da Hora, por JONES LOPES DA SILVA,

Menção Honrosa: Dinheiro Farto para Organizada, por PAULO GERMANO,

JORNALISMO IMPRESSO – CRÔNICA

1º Lugar: O Fim e o Começo, por CLAUDIA LAITANO

2º Lugar: PAPÁ E PAPA, por DIOGO OLIVIER MELLO

JORNALISMO IMPRESSO – FOTOJORNALISMO

Menção Honrosa: Touro Indomável, por  LUIS TADEU VILANI

JORNALISMO IMPRESSO – CHARGE

1º Lugar: Morre Mandela, por ELIAS RAMIRES MONTEIRO

Menção Honrosa:  Um “Tombini” na Inflação, por GILMAR DE OLIVEIRA FRAGA

JORNALISMO IMPRESSO – PLANEJAMENTO GRÁFICO

1º Lugar: 1964 – 50 Anos Depois do Golpe, por  CAROLINA SALAZAR MOREIRA

WEBJORNALISMO

Menção Honrosa: A Maior Rebelião da História do Estado, por MAURÍCIO TONETTO e CARLOS WAGNER

Clique aqui para ver a lista completa dos vencedores

 

Presentes natalinos para quem gosta de cozinhar e de comer bem

18 de dezembro de 2014 0

A poucos dias do Natal, melhor é pensar em presentes que todo mundo gosta. Nesta sexta-feira, confira 16 dicas do caderno Gastrô por Destemperados para quem gosta de comer e cozinhar. São bebidas, guloseimas, livros e utensílios para presentear amigos e familiares como os BISCOITOS NATALINOS que são quase uma instituição na noite de Natal em Porto Alegre, seja para enfeitar e adoçar a ceia ou como presente. Veja preços e onde comprar na edição desta sexta.

 Félix Zucco

Mostra Rede Social de Fotografia entrega doação ao Inamex

17 de dezembro de 2014 1

A colunista Fernanda Pandolfi entregou esta tarde ao presidente do Instituto de Amparo ao Excepcional (Inamex), Luiz Alberto Giacobo, o cheque com o resultado da ação social que comemorou o primeiro ano da coluna. A Mostra Rede Social de Fotografia reuniu 20 imagens de personalidades gaúchas e arrecadou quase R$ 11 mil para a instituição que abriga 45 jovens portadores de necessidades especiais.

Lúcia PiresFernanda foi acompanhada por Amaralina Xavier, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

— Isso representa muito para a instituição. Atendemos 24 horas crianças de nove a 52 anos. Foi um presente que caiu do céu neste Natal — disse Luiz, que é engenheiro e voluntário.

Depois da doação, a equipe de ZH e FMSS visitou os jovens da Inamex.

Lúcia Pires

Fernanda Pandolfi

Lúcia Pires

Fatos de 2014 que podem cair nas provas da UFRGS

17 de dezembro de 2014 0

A pouco mais de duas semanas das provas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o caderno ZH Vestibular ouviu especialistas e separou fatos que foram assunto em 2014 e podem aparecer nas questões do concurso, como os combates na Ucrânia.Volodymyr Shuvayev

Historicamente na órbita de gravitação da Rússia, a Ucrânia passou por referendos que mudaram o equilíbrio geopolítico da região. Dividida entre União Europeia e Rússia, assediada pelos Estados Unidos, a Ucrânia traz à tona temas da Guerra Fria, do imperialismo e de geopolítica aplicados à atualidade.

Confira também nesta quinta-feira a continuidade da série de testes mais frequentes comentados de matemática, português, física, geografia e história.

ZH tem 26 trabalhos finalistas no Prêmio ARI 2014

16 de dezembro de 2014 0

logozhnovo

A comissão julgadora da 56ª edição do Prêmio ARI de Jornalismo divulgou esta tarde os trabalhos finalistas. Este ano, foram avaliados 274 inscritos e ZH teve 26 reportagens escolhidas em nove, das 14 categorias.

Em cada categoria foram apontados cinco finalistas, de onde sairão os três classificados (1º e 2º lugares e menção honrosa). Os nomes dos vencedores serão anunciados na próxima sexta-feira (19), às 10 horas, em solenidade no Salão Nobre do Banrisul.

Confira os trabalhos de ZH:

Jornalismo Impresso – Reportagem Geral
- JOSE LUIS COSTA -Zero Hora, BANDIDO TIPO EXPORTAÇÃO: O BRASILEIRO QUE ENGANOU TODO MUNDO
- JULIANA BUBLITZ – Zero Hora, CASACAS DO GOLPE – 50 ANOS DO GOLPE MILITAR
- LETÍCIA DUARTE – Zero Hora, LIÇÕES DA TURMA 11 F

Jornalismo Impresso – Reportagem Econômica
- NILSON MARIANO – Zero Hora, A INVASÃO DOS JAVALIS
- CAIO CIGANA – Zero Hora, PROIBIDOS, FALSIFICADOS E PERIGOSOS

Jornalismo Impresso – Reportagem Cultural
- MARCELO GONZATTO-Zero Hora, TROPEIROS DO SÉCULO 21
- CARLOS ANDRÉ MOREIRA -Zero Hora, O GOLPE NA CULTURA

Jornalismo Impresso – Reportagem Esportiva
- SERGIO FERNANDO TRIBUTINI VILLAR – Zero Hora, GIGANTE
- LEANDRO BEHS – Zero Hora, FERNANDÃO- MORTE E VIDA DE UM ÍDOLO
- JONES LOPES DA SILVA – Zero Hora, COPA DE 1950: PORTO ALEGRE EM CIMA DA HORA
- PAULO GERMANO – Zero Hora, DINHEIRO FARTO PARA ORGANIZADA

Jornalismo Impresso – Crônica
- CLAUDIA LAITANO – Zero Hora, O HOMEM ERRADO
- DIOGO OLIVIER – Zero Hora, PAPÁ E PAPA
- CLAUDIA LAITANO, Zero Hora, O FIM E O COMEÇO

Jornalismo Impresso – Fotojornalismo
- LUIS TADEU VILANI, Zero Hora, TOURO INDOMÁVEL
- MAURO DOS SANTOS VIEIRA, Zero Hora, INVASÃO GANESA

Jornalismo Impresso – Charge
- GILMAR DE OLIVEIRA FRAGA – Zero Hora, FICOU PRA DEPOIS
- ELIAS RAMIRES MONTEIRO – Zero Hora, MORRE MANDELA
- GILMAR DE OLIVEIRA FRAGA – Zero Hora,UM “TOMBINI” NA INFLAÇÃO

Jornalismo Impresso – Planejamento Gráfico
- CAROLINA SALAZAR MOREIRA, Zero Hora, 1964 – 50 ANOS DEPOIS DO GOLPE MILITAR
- MELINA GALLO DE ARAUJO, Zero Hora, MANUAL DO ESPUMANTE
- MELINA GALLO DE ARAÚJO, Zero Hora, O QUE É QUE A FRANCESA TEM?

Webjornalismo
- MAURÍCIO TONETTO , Zero Hora, A MAIOR REBELIÃO DA HISTÓRIA DO ESTADO
- PAULO GERMANO – Zero Hora, PROGRAMA NA CHINCHA, DO PROJETO LA URNA

Repórteres na premiação do Ministério Público do RS

16 de dezembro de 2014 0

Logo após a cerimônia de entrega do XVI Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do RS, as jornalistas Letícia Duarte e Larissa Roso registraram o momento de mais um prêmio recebido em 2014. A distinção da dupla foi na categoria Prêmio Especial pela reportagem “meu filho (não) bebe”, sobre o consumo de álcool na adolescência. A entrega ocorreu no Palácio do MP, em Porto Alegre.

10801959_10152547123756608_2073993337186997470_n

Veja os trabalhos vencedores de ZH

Carlos Macedo, segundo lugar na categoria fotojornalismo, também comemorou a distinção ao lado de Letícia Duarte.

10857907_880385511996360_3054690570398006487_n

A jornalista Fernanda Costa com a Promotora Cinara Dutra.

divulgação, MP