Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora
Thumbnail

Acompanhe a cobertura de ZH na Expointer 2015

O time de repórteres e fotógrafos de ZH está acompanhando a...

Thumbnail

Série mostra como enfrentar a crise financeira

Nos próximos 30 dias, ZH vai trazer soluções práticas para...

Thumbnail

Nos bastidores de ZH: como foi produzida a reportagem A vida que eu vejo

ZH acompanhou uma fração da rotina de seis profissionais de...

Thumbnail

O futuro do amor e do sexo nesta quarta-feira

Seis especialistas debatem o amor e imaginam o futuro das...

Acompanhe a cobertura de ZH na Expointer 2015

01 de setembro de 2015 0
Carlos Macedo

Carlos Macedo

O time de repórteres e fotógrafos de ZH está acompanhando a Expointer 2015, tradicional feira de agronegócio do Estado.

Além da cobertura no site e na edição impressa, o jornal coloca o campo em evidência na Casa RBS, que está instalada no parque Assis Brasil, por meio de eventos e debates, reafirmando seu compromisso com o setor responsável por um terço da economia gaúcha.

Leia os principais acontecimentos do evento na ZH desta quarta (2/9).

Confira os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

O futuro do amor e do sexo nesta quarta-feira

01 de setembro de 2015 0

capaSeis especialistas debatem o amor e imaginam o futuro das relações sociais no caderno Rumo nesta quarta-feira. No site e na edição impressa, o projeto mensal lança luz sobre temas relevantes que a humanidade precisará enfrentar neste século.

Um dos destaques do debate é a constatação de que quase metade dos jovens britânicos entre 19 e 24 anos já não se consideram exclusivamente heterossexuais. Em 2015, já foram tratados três temas, tendo 2050 como ano de referência: Comida, Mobilidade e Saúde. O conteúdo tem patrocínio de Unisinos.

 

Série mostra como enfrentar a crise financeira

01 de setembro de 2015 0
Gabriel Renner / Arte ZH

Gabriel Renner / Arte ZH

Nos próximos 30 dias, ZH vai trazer soluções práticas para o leitor enfrentar a recessão que o país enfrenta. As reportagens da série Encare a crise, produzidas pelo jornalista Erik Farina, serão apresentadas em texto e em vídeo. O público poderá fazer perguntas e interagir via WhatsApp (51 09667-4125), redes sociais (@farina_erik), e-mail (erik.farina@zerohora.com.br) ou telefone (51-3218-4300).

Ao longo do mês, todas as reportagens estarão publicadas em um calendário no site de ZH. Como cortar gastos desnecessários, comparar opções de investimentos, saber se é hora de comprar à vista ou a prazo, ensinar os filhos o real valor do dinheiro, aproveitar as oportunidades no mercado de trabalho e atravessar a tormenta da crise financeira do país em segurança estarão entre os conteúdos.

– Queremos trazer muitas dicas para situações práticas do dia a dia e histórias de quem está conseguindo manter o orçamento equilibrado mesmo com a crise – diz o jornalista Erik Farina.

Na estreia, nesta terça (1º), o leitor vai saber quais são os gastos dispensáveis que drenam a renda – e onde é possível cortar. No domingo, a reportagem trará orientações de diferentes abordagens com as crianças sobre a crise e quais as alternativas familiares para sacrificar gastos com o lazer.

Clique aqui para ler a primeira reportagem.

ZH desta terça revela o consumo ilegal de álcool e drogas nos estádios da dupla Gre-Nal

31 de agosto de 2015 1
Reprodução

Reprodução

Como tentativa de inibir a violência, bebidas alcoólicas estão proibidas nos estádios do Rio Grande do Sul desde abril de 2008. No entanto, na prática, não é o que acontece.

Com uma câmera escondida, os repórteres  Carlos Rollsing, Amanda Munhoz e André Baibich flagraram o uso de bebidas e drogas ilícitas nas dependências dos estádios Beira-Rio e Arena.

Confira a reportagem completa na ZH desta terça (1º/09).

Veja os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

Nos bastidores de ZH: como foi produzida a reportagem A vida que eu vejo

30 de agosto de 2015 0
Félix Zucco

Félix Zucco

ZH acompanhou uma fração da rotina de seis profissionais de diferentes áreas e registrou os principais momentos com o uso de uma câmera portátil, que reproduz o ponto de vista de cada um.

Assim nasceu o especial A vida que eu vejo, publicado neste final de semana. Em vídeo, o repórter fotográfico Félix Zucco conta curiosidades sobre a produção da reportagem. Confira abaixo:

Compromisso com o campo

29 de agosto de 2015 0

expointer

Durante o ano todo, a repórter de Campo e Lavoura Joana Colussi (de branco na foto acima) viaja milhares de quilômetros para encontrar as centenas de fontes de suas reportagens, não só no Rio Grande do Sul, mas também em outros Estados e até em outros países. Mas, em uma semana específica do ano, ela não precisa viajar. Quase todos os protagonistas da agricultura e da pecuária reúnem-se num lugar só: o parque Assis Brasil de Esteio.

– Na Expointer, o mundo agro se encontra. A Casa RBS, ao lado da pista central, passa a ser a nossa Redação e referência em debates técnicos. Estamos entre os primeiros que chegam ao parque e entre os últimos que saem – conta Joana.

Neste ano, a expectativa é de que a Expointer tenha uma atmosfera diferente, na avaliação da editora e colunista de Campo e Lavoura, Gisele Loeblein:

– A feira vai refletir o momento econômico complicado. Tanto que a projeção para o segmento de máquinas, principal motor das vendas, é de redução nos negócios. Nesse contexto, a pecuária tende a retomar seu protagonismo. Em um cenário como esse, a importância da gestão nas propriedades promete pautar os debates da exposição.

Neste sábado, dia da abertura dos portões do parque, um caderno Campo e Lavoura de 20 páginas circulou em ZH, com serviço, mapas, destaques da programação e uma reportagem especial justamente sobre gestão de propriedades rurais. No dia 8 de setembro, outro caderno especial destacará o que marcou a feira.

Além da cobertura no site e na edição impressa, Zero Hora coloca o campo em evidência na Casa RBS por meio de eventos e debates sobre temas relevantes para o agronegócio, reafirmando seu compromisso com o setor responsável por um terço da economia gaúcha.

Editor de ZH participa de bate-papo sobre jornalismo econômico na ESPM

28 de agosto de 2015 0

Com as notícias econômicas ocupando páginas e páginas de jornais e as manchete dos sites, nada mais natural do que o assunto chegar à universidade. Pois foi o que ocorreu na noite de quarta-feira, no curso de Jornalismo da ESPM, em Porto Alegre. O editor de Notícias de ZH Leandro Brixius participou de um bate-papo com os alunos da disciplina Jornalismo Especializado, da professora Karine Vieira.

arquivo pessoal

Brixius cobre há 15 anos temas ligados à economia e contou aos estudantes um pouco da rotina da reportagem e da edição de matérias nessa área.
— Os assuntos parecem complexos para a maioria dos leitores. Por isso, o principal desafio é traduzir tudo, fazer um texto ou uma edição didática, mostrando para as pessoas que a economia está no dia a dia de cada um, de uma maneira que, muitas vezes, nem percebemos — disse.
Brixius está em ZH há pouco mais de dois anos, onde atuou na editoria de Economia e foi editor dos cadernos Dinheiro e Pense Empregos. Atualmente, está na editoria de Notícias. Formado pela UFRGS, tem mestrado pela Unisinos e MBA em finanças pela FIA (São Paulo).

arquivo pessoal

O mestre na Redação, por Moisés Mendes

28 de agosto de 2015 0

Armou-se um alvoroço na entrada da Redação, em torno de um visitante, quando se iniciava o fechamento da edição de terça-feira. O fechamento é o momento em que ninguém tira o olho do computador. Repórteres e editores afogam a ansiedade vespertina em copões de café preto e muitos têm certeza de que não cumprirão os prazos para entregar as páginas prontas.

Leia o texto do colunista sobre a visita do professor Leonam à Redação

Lúcia Pires

Lúcia Pires

 

 

ZH dominical destaca os 20 anos do segundo título do Grêmio na Libertadores

28 de agosto de 2015 0

gremio

No dia em que se completam 20 anos da conquista do bi da Libertadores do Grêmio, ZH conta a história de como se formou o time que virou uma máquina de vitórias.

Confira o especial na edição deste domingo (30/8).

Veja os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

Gilmar Fraga agora na página de Economia

28 de agosto de 2015 0

O humor de Gilmar Fraga estreia neste sábado (29) em novo espaço: a coluna +Economia assinada pela jornalista Marta Sfredo. O ilustrador e caricaturista premiado de ZH vai apresentar conteúdo independente semanalmente, sempre aos sábados.

— No dia seguinte ao anúncio oficial de que o Brasil mergulhou em uma recessão técnica, com perspectiva de novas quedas na atividade econômica ao longo dos próximos meses, a cobertura econômica ganha um ingrediente do qual não se pode abrir mão para passar por esse período difícil: o humor.  Rir de si mesmo ajuda a enfrentar períodos difíceis — diz Marta.

fragaMarta_Sfredo

A charge será publicada todos os sábados. Gilmar Fraga é ilustrador e caricaturista de ZH há 19 anos. É premiado em salões de humor nacionais e internacionais. Além do jornal, ilustra livros, revistas, campanhas publicitárias e pesquisa pintura.