Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora
Thumbnail

Flagrante no centro da Redação

A mesa mais tensa da Redação foi flagrada esta semana....

Thumbnail

Primeira Pauta: inscrições vão até 18 de agosto

A edição 2016 vai selecionar cinco estudantes de Jornalismo para...

Thumbnail

ZH será o QG da cobertura da RBS na Olimpíada

No Rio de Janeiro e em Porto Alegre, mais de...

Thumbnail

Nossa marca, nossa alma

Para você, que está neste momento lendo o jornal, o...

ZH será o QG da cobertura da RBS na Olimpíada

26 de julho de 2016 0

No Rio de Janeiro e em Porto Alegre, mais de 50 profissionais vão formar a equipe multiplataforma da RBS que vai se dedicar a cobertura da Olimpíada do Brasil. Uma Central Olímpica será montada na Redação de Zero Hora para a produção integrada de conteúdo para todos os veículos do Grupo. Trinta profissionais vão trabalhar no local entre 1º e 22 de agosto.

Jornalistas, colunistas e comunicadores vão cobrir as provas e a movimentação pelas cidades. São 15 correspondentes e dois repórteres exclusivos para acompanhar a seleção de futebol masculino pelas cidades por onde ela passar.

- Planejamos uma cobertura multimídia muito diferenciada, com abordagens que vão muito além das competições. Queremos que o público encontre nos veículos da RBS um conteúdo singular apresentado por nomes que já são familiares a ele. Assim, vamos dar também uma face local ao maior evento esportivo já realizado na história do Brasil – afirmou o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech.

Julio CordeiroNesta terça-feira (26), na sede da RBS, equipe se reuniu para alinhar o planejamento da cobertura

Zero Hora terá um site especial com resultados, notícias e quadro de medalhas em tempo real. No impresso, os leitores terão um caderno especial com projeções e análises atualizadas dos acontecimentos. Nas redes sociais, os seguidores vão poder assistir a vídeos com o resumo de cada turno e a transmissões ao vivo, além de acompanhar postagens de informações como programação e medalhas.

No fim de semana que vem (30 e 31), o caderno DOC será especial sobre Rio 2016. Serão 31 páginas com conteúdo sobre todas as modalidades, os principais adversários brasileiros na briga pelo pódio, os atletas que devem brilhar e a programação do evento. E, na seção Com a Palavra, haverá uma entrevista com a campeã olímpica do vôlei de praia Jacqueline Silva.

A Rádio Gaúcha é a única emissora do sul do país com direitos de transmissão da Olimpíada e da Paralimpíada, prevendo disponibilizar 20 jogos dos esportes coletivos. Na RBS TV, a programação será voltada para a competição durante praticamente 10 horas por dia, com transmissões ao vivo das principais competições individuais e coletivas, além de conteúdos e programas especiais com todos os detalhes dos Jogos.

O Grupo RBS está em contagem regressiva para a competição há mais de um ano. Em fevereiro de 2015, uma equipe esteve na cidade-sede e reuniu-se com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com o Comitê Organizador da Olimpíada para afinar os detalhes do trabalho. Quadros, colunas e séries especiais como “Wianey Olímpico”, “Te mexe, Gigante” e “No pódio” foram aquecendo os leitores, ouvintes, telespectadores e internautas em todas as plataformas.

Nossa marca, nossa alma

23 de julho de 2016 0

colunistas-marta-gleich

Para você, que está neste momento lendo o jornal, o que é a Zero Hora?

Nos últimos meses, o pessoal aqui da ZH questionou de verdade: o que é a Zero Hora e o que ela quer ser? Os que trabalham com marketing chamam isso de “posicionamento”. Mas também pode-se dizer que é a alma.
Pense nas motos Harley Davidson: aventura, liberdade, rebeldia. É o cerne da marca. Pense nos celulares ou computadores da Apple: o que vem à cabeça? Design, inovação, tecnologia. Posicionamento é isso. É o que a marca representa, a expressão do seu propósito. Então, voltando para a ZH. Qual a nossa alma?
Nossa vida é entender os gaúchos. E estamos ao lado desse povo para construir um Estado melhor. Acreditamos que contribuímos para isso fazendo jornalismo profissional. Nosso posicionamento se resume numa frase linda e forte. Veja se você gosta tanto quanto eu gostei:

Zero Hora. Perto para entender. Junto para transformar.

Na última segunda-feira, foi mostrado na Redação e em todas as áreas da empresa o vídeo que retrata o propósito da marca: a essência do que nós somos e o nosso compromisso com a sociedade. Dias antes dessa apresentação, o Marcelo Leite, nosso diretor de Marketing e Produto, me chamou na sala dele para mostrar o vídeo. Assisti em silêncio e, de repente, muitas lágrimas brotaram sem que eu conseguisse segurar. O Leite teve de buscar uma porção de lenços de papel. Sabe quando você faz a vida inteira, todo dia, uma coisa, e alguém resume isso num filme de dois minutos e pega na veia? Você, que está lendo esta carta, imagine alguém sintetizar num curto filme o que você faz, por que acorda todo dia, qual o seu propósito, qual a sua marca, a sua razão de existir. Não tem como não gastar todos os lenços do Marcelo Leite!

Quer assistir ao vídeo de que estou falando? Clique aqui.

Esse filme abre a primeira fase da campanha de posicionamento da marca Zero Hora. Depois, virão anúncios na TV, no jornal, no rádio e nas plataformas digitais. Nas redes sociais, nossos comunicadores já estão compartilhando o link.
Mas como isso vai impactar os leitores? É a renovação do nosso compromisso com o público. Se trabalharmos direitinho, reposicionar a marca vai resultar num jornal que esteja mais a seu lado, que entenda melhor o que você quer e do que precisa, que vibre com suas emoções e que construa, junto, uma vida e um Rio Grande do Sul melhores. Com jornalismo forte, independente, plural, responsável e comprometido com a sociedade.

Redação recebe comitiva da Mostra Guaporé 2016

22 de julho de 2016 0

Para divulgar a programação da 15ª Mostra Guaporé, que ocorre no Autódromo da cidade, as soberanas do evento, Maiara Ghigg, Taina Menin e Gabriele de Marco, visitaram a Redação de Zero Hora na última quinta-feira. O evento, que ocorre de 5 a 7 e de 12 a 14 de agosto, conta com mais de 180 expositores de lingeries e joias.

- Além de desfiles e diversos expositores, teremos atividades diferentes, como uma réplica da Maria Fumaça que levará os visitantes para darem uma volta na pista do Autódromo Internacional de Guaporé – conta Gabriele.

Além disso, haverá desfiles com modelos para a demonstração de peças e acessórios. A entrada custa R$ 10 e o estacionamento é gratuito. A programação pode ser conferida no site do evento: www.mostraguapore.com.br.

soberanas

Soberanas Gabriele de Marco (E), Maiara Ghiggi (C) e Tainá Menin (D)

Flagrante no centro da Redação

22 de julho de 2016 1

Jefferson Botega

A mesa mais tensa da Redação foi flagrada esta semana. O editor de Imagem Jefferson Botega, no centro, captou o momento do “meião” como é conhecida a área onde as decisões são tomadas. À esquerda, a editora de capa Rosane Tremea acerta detalhes com o designer e editor Rafael Ocana. À direita, o editor-chefe Nilson Vargas, de vermelho, e o produtor do jornal, editor e repórter internacional Rodrigo Lopes.

Prendas de festa de Erval Seco visitam ZH

21 de julho de 2016 0

A 32ª Mateada e o 26° Bate Casco, que ocorrem de 18 a 21 de agosto em Erval Seco, na região Norte, foram divulgados na tarde desta quinta-feira na Redação. A 1ª Prenda, Luana Brignoni, 17 anos, a 2ª Prenda, Cíntia Vargas Camargo, 15 anos e a 3ª Prenda, Milena Aguiar dos Santos, 14 anos, visitaram o jornal para contar sobre a festa.

prendas

As prendas: Cíntia Camargo (E), Luana Brignoni (C) e Milena dos Santos (D). Foto: Pedro Molnar

— O evento é bem regionalista, haverá até uma cavalgada que vai sair de Iraí — relata Luana.

A realização da Mateada é uma parceria entre o CTG Mate Amargo e a Escola Olívia de Paula Falcão. Com o objetivo de preservar a cultura rio-grandense, a festa contará com shows regionalistas e acampamentos.

— Essa festa se tornou Patrimônio Histórico Cultural do Estado — diz a presidente do evento, Rosane Castro.

Confira a programação:

Show 32ª Mateada
18/08, quinta-feira – Show com Mateus Teixeira e Grupo Pachola;
19/08, sexta-feira – Show com a Banda Legal;
20/08, sábado – Show com Musical Blue Star e Banda Calmon;
21/08, domingo – Show com Chiquito e Bordoneio.

Roteiro 26º Bate Casco
16/08, terça-feira – Abertura e pouso no Minuano Iraí CTG;
17/08, quarta-feira – Café. Saída às 7h30 do Minuano Iraí CTG;
Almoço São João do Porto;
Pouso e janta na Campeira do CTG Rodeio da Querência-FW;
18/08, quinta-feira – IFF Colégio Agrícola-FW;
Almoço na comunidade Santo Antônio no TCG Porteira Aberta – Taquaruçu do Sul;
Pouso, janta e café na Ponte Fortaleza- campo Schwingel;
19/08, sexta-feira – 11h: chegada na 32ª Mateada e almoço no CTG Mate Amargo.

Primeira Pauta: inscrições vão até 18 de agosto

19 de julho de 2016 0

logo_primeira_pauta-01-04A edição 2016 vai selecionar cinco estudantes de Jornalismo para uma imersão de cinco dias no jornal, de 26 a 30 de setembro. O programa inclui práticas na Redação e cursos rápidos de português, Direito e reportagem. Para concorrer, o estudante deve estar matriculado entre o terceiro e o sexto semestre do curso de Jornalismo de faculdades gaúchas.

ZH vai escolher os 15 melhores trabalhos, e os autores seguem na disputa enviando um vídeo sobre a mesma pauta da inscrição. A turma também participa de um Seminário feito especialmente para receber os finalistas na sede do Grupo RBS.

Prepare seu texto e inscreva-se aqui.

Veja o depoimento de estudantes sobre a experiência:

“Foram dias intensos. Agora, parando para pensar, sinto que vivi demais – muito mais que o esperado. Presenciar o ritmo da ZH foi surpreendente. Ameaçador. Desafiador. Intenso. Olhando pra trás me vejo uma aprendiz que sugou todo o conhecimento que podia.” Júlia Possa (vencedora 2015/UPF)

Lúcia Pires

A imersão na Redação foi uma experiência única e de muito aprendizado. A entrevista coletiva com o presidente Duda Melzer foi um dos pontos mais legais da semana. O respaldo que ele deu ao Primeira Pauta mostra que o programa é importante não só para os alunos, mas também para a Zero Hora e todo o Grupo RBS. Levo dessa semana uma bagagem que, com toda certeza, vão me ajudar muito como futuro jornalista. (Yuri Falcão, vencedor 2015/Ulbra)

Jefferson Botega

Primeira Pauta: inscrições abertas para seleção 2016

18 de julho de 2016 0

logo_primeira_pauta-01-031

Estão abertas até o dia 18 de agosto as inscrições para o concurso Primeira Pauta de Zero Hora. A edição 2016 vai selecionar cinco estudantes de Jornalismo para uma imersão de cinco dias no jornal, de 26 a 30 de setembro. O programa inclui práticas na Redação e cursos rápidos de português, Direito e reportagem.

Para concorrer, o estudante deve estar matriculado entre o terceiro e o sexto semestre do curso de Jornalismo de faculdades
gaúchas. O desafio começa com o envio de um texto jornalístico. ZH vai escolher os 15 melhores trabalhos, e os autores seguem
na disputa enviando um vídeo sobre a mesma pauta da inscrição. Veja todos os detalhes no regulamento.

Os  finalistas também serão convidados para o seminário Dia do Primeira Pauta, na sede do Grupo RBS, no dia 2 de setembro, quando serão anunciados os cinco vencedores. O jornal pagará as despesas de transporte e hospedagem para estudantes de outras cidades que participarem do evento Dia do Primeira Pauta ZH ou do treinamento. Os demais custos correm por conta dos participantes.
O Primeira Pauta não é um programa de estágio e não é remunerado. Trata-se de uma semana de treinamento, com 30 horas, que pode ser aceito nas universidades como atividade complementar exigida pelo curso.

Atenção, alunos e professores

16 de julho de 2016 1

carta_nilson

Todos os anos, durante cinco dias, a Redação de Zero Hora recebe um grupo de cinco estudantes de Jornalismo de universidades gaúchas. São os vitoriosos do Primeira Pauta, um projeto que garimpa talentos e ajuda a qualificá-los para o mercado ao concluírem a faculdade. O processo começa em maio, quando jornalistas de ZH visitam os cursos, trocam ideias sobre desafios da profissão e lançam o projeto. Os estudantes – dezenas deles – se inscrevem, produzem um conteúdo proposto pelo jornal e 15 são selecionados para a penúltima etapa, de onde saem os cinco vitoriosos.

Na Redação, eles mergulham em pautas, apuração, texto, edição, captação de imagem e outras tarefas. Participam de reuniões, acompanham equipes que saem a campo e ganham a missão de produzir um conteúdo jornalístico multiplataforma, sob supervisão de editores. Não há um grande campeão. Todos são vencedores, incluindo nós, jornalistas, que crescemos com a convivência e experimentamos o novo e entusiasmado oxigênio dos primeiras-pautas.
O programa se repete desde 2009. Muitos dos que pisaram na Redação como estudantes selecionados hoje são contratados de Zero Hora ou de outros veículos do Grupo RBS. Então, vale o alerta do título deste texto: atenção, alunos e professores, inscrições ao Primeira Pauta 2016 vão até 18 de agosto.

 

Jornalismo e parceria – As redações de Zero Hora, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho ficam no prédio da esquina das avenidas Ipiranga e Erico Verissimo. Mais do que o endereço, as centenas de jornalistas destes veículos são unidos por paixão, profissionalismo e ideais. Queremos fazer bem feito e ajudar a sociedade a avançar, mesmo ao tratarmos de assuntos espinhosos e desagradáveis de ler, ver e ouvir. Uma prova disso foi dada na manhã da última segunda-feira, quando zh.com.br e Rádio Gaúcha veicularam a reportagem “Dinheiro pelo bueiro”. Resultado de cinco meses de investigação da jornalista Adriana Irion, de ZH, o trabalho escancarou o superfaturamento na cobrança dos serviços feitos pela empresa JD Construções ao Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), ligado à prefeitura da Capital.

A divulgação teve efeito imediato em duas direções: de um lado, leitores e ouvintes enviando uma avalanche de queixas dos maus serviços do DEP e dando novos indícios de irregularidades; de outro, um corre-corre na prefeitura para apurar responsabilidades, afastar envolvidos e tentar colocar em ordem o que há tanto tempo não está.
O jornalismo faz (ou força) as coisas melhorarem.

 

Que sexta-feira! – Para aspirantes ao Primeira Pauta e veteranos como Adriana Irion, a sexta-feira foi um dia cheio de ensinamentos na Redação de Zero Hora. Começamos repercutindo os atentados na França com seus impactos no Brasil olímpico e terminamos com o golpe na Turquia, que nos desafia a colocar um enviado especial na tensa Istambul nas próximas horas para continuarmos informando os leitores durante o fim de semana. Monotonia zero!

 

Alunos do Senac visitam a Redação

16 de julho de 2016 0

A noite de sexta-feira não poderia ser mais agitada. Pelo menos quatro capas de Zero Hora foram feitas ao longo do dia: atentado em Nice, tentativa de golpe na Turquia e uma noite daquelas para o jornalismo. Neste clima, os alunos do curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing do Senac visitaram a Redação de ZH. Acompanhada pela professora Elisa Thomas, a turma se reuniu no estúdio de ZH e, por cerca de uma hora, os estudante conheceram processos e presenciaram o ritmo acelerado da Redação.

IMG_0497

Colunista de ZH é homenageada no Mérito Atacadista

15 de julho de 2016 0

divulgaçãoA jornalista Rosane de Oliveira recebeu esta noite do Sindiatacadistas-Rs o Mérito Atacadista 2016. A solenidade ocorreu esta noite no Porto Alegre Country Club. A premiação expressa o reconhecimento do comércio atacadista gaúcho a personalidades que tenham contribuído de forma decisiva para o crescimento do setor e ampliar sua visibilidade como atividade econômica relevante bem como para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do país.

Nesta edição, o Mérito Atacadista, foi conferido em cinco categorias: Sindicalista – João Micelli (Fecomércio-RS); Comunicação – jornalista Rosane de Oliveira (RBS); Empresário – Júlio Mottin (Grupo Dimed/Panvel); Empresa Atacadista – Johann Alimentos (Rosalvo Antônio Johann) e Político, vice-governador José Paulo Cairolli.

O Sindiatacadistas-RS, que congrega cerca de 13 mil empresas que geram 80 mil postos de trabalho, é presidida pelo empresário Zildo De Marchi, da empresa Uniagro.