Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Uma conversa no Whats App que diz tudo

27 de maio de 2016 0

colunistas-marta-gleich

Aguarde o fim de semana que vem. Minha troca de mensagens por Whats App com o repórter Rodrigo Lopes explica tudo.

rodrigo_prints

Rodrigo Lopes completa em dezembro 20 anos de ZH. Hoje, coordena toda a produção do jornal, mas segue viajando algumas vezes por ano para grandes reportagens internacionais. É um experiente correspondente. Já cobriu a guerra entre Israel e Líbano, o conflito que derrubou Muamar Khadafi na Líbia, terremotos no Haiti e no Peru, o furacão Katrina, em New Orleans, as eleições de Obama nos EUA, e, no ano passado, os atentados terroristas em Paris.

No fim de semana que vem, você lerá o resultado de mais uma viagem do Rodrigo. Um caderno DOC especial mostrará a situação no Iraque. Além da incursão a Ramadi, cidade que ficou oito meses em poder do Estado Islâmico e foi libertada pelo exército pagando como preço sua destruição, a reportagem multimídia vai mostrar como é a vida em Bagdá, a metrópole mais perigosa do mundo, que enfrentou sucessivas guerras e agora convive com o horror diário dos ataques com carros-bomba. Não perca!

ExpoBento e Festival Colonial Italiano de Garibaldi divulgam programação em visita à Redação

25 de maio de 2016 0

Delegações dos dois eventos serranos visitaram a Redação de Zero Hora nesta quarta-feira (25) para divulgar as programações que ocorrem em junho. A ExpoBento chega a sua 26ª edição em Bento Gonçalves e o Festival Colonial Italiano, em Garibaldi, está na 30ª edição.

Camilla PereiraDiretor de projetos Diego Bertolini, presidente Rafael Luiz Fantin e diretora de eventos
Magda Brandelli Zandoná divulgaram a ExpoBento

O Parque de Eventos de Bento Gonçalves receberá a ExpoBento entre 02 e 13 de junho. A abertura do evento, no dia 2, será marcada pelo Stand up de Duda Garbi, no Pavilhão E. Shows tradicionalistas, música sertaneja, degustação de vinhos, eventos esportivos e salão automotivo são algumas das demais atrações da feira. Ingressos podem ser garantidos pelo www.expobento.com.br.

No primeiro final de semana de junho, Garibaldi recebe a 30ª edição do Festival Colonial Italiano. A festa acontece em Garibaldi desde 1981, será nos dias 4 e 5 de junho nos pavilhões da Fenachamp. Além das atrações musicais, a festa também é considerada um dos maiores eventos da gastronomia típica da região, e traz no cardápio pratos como massa, galeto, salame, vinho, entre outros. Mais informações na Secretaria de Turismo e Cultura pelo telefone (54) 3462 8235.

Repórteres de ZH vencem o Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo

25 de maio de 2016 0

O repórter de Zero Hora Carlos Rollsing recebeu nesta terça-feira (24), no Rio de Janeiro, a principal distinção do Prêmio Petrobras de Jornalismo com o trabalho “Inferno na Terra Prometida”. A reportagem, com imagens do fotojornalista Mateus Bruxel, mostrou a realidade vivida por imigrantes que entram pelo norte do Brasil em busca de uma vida melhor. Os jornalistas foram à fronteira entre o Acre e o Peru e, depois, acompanharam um grupo de haitianos e senegaleses por 79 horas e 4 mil quilômetros de ônibus em direção ao sul do país.

mateus_bruxel

– Foi um reconhecimento muito honroso para essa reportagem, que procurou mergulhar na realidade dos imigrantes e apresentar novos pontos de Vista para o debate na sociedade. Também demonstra que vale a pena investir tempo e dinheiro em jornalismo de qualidade e reportagens de fôlego – afirma Rollsing.

Mateus Bruxel

Mateus Bruxel

O prêmio deste ano teve recorde de inscrições, com mais de 1,2 mil trabalhos  de todo o Brasil e projetos internacionais. A premiação está em sua terceira edição.

ZH vence o prêmio internacional INMA 2016

24 de maio de 2016 0

Zero Hora recebeu nessa terça-feira (24), em Londres, o Prêmio INMA 2016 nas categorias “Melhor estratégia de conteúdo pago” com o ZH Tablet e “Novos modelos de negócios” com a plataforma Destemperados.

divulgaçãoAndiara Pettterle e Marcelo Leite recebem o prêmio em Londres

ZH Tablet concorreu com outras duas iniciativas da Austrália e do Canadá. A multiplataforma gastronômica Destemperados foi considerada Melhor Ideia para Aumentar as Vendas de Publicidade, frente a projetos da Nova Zelândia e Argentina. The Economist e The Wall Street Journal estiveram entre os finalistas das 40 categorias do Prêmio INMA 2016.

A vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle, recebeu os prêmios em Londres e destaca a importância do reconhecimento mundial:

— Estamos muito orgulhosos e felizes em termos recebido esses dois prêmios importantes no segmento de mídia. Esse reconhecimento nos motiva ainda mais a continuar inovando e buscando soluções para entregar jornalismo de qualidade para nossos leitores, em todas as plataformas e do jeito que é mais conveniente para eles, além de gerar mais resultados para os anunciantes — afirma Andiara.

Sobre o INMA – O International News Media Association (INMA) é uma comunidade global de empresas de mídia líderes de mercado que trabalham para envolver a audiência com o objetivo de aumentar a receita em um ambiente multimídia. O INMA é composto por mais de 7 mil executivos de mais de 600 empresas de mídia em mais de 80 países.

Turma da Escola Crescer vira capa de ZH

24 de maio de 2016 0

capapersonalizadaCrescer

Uma marca importante

21 de maio de 2016 1

colunistas-marta-gleich

No dia 13 de maio, alcançamos 2.000.000 de fãs no Facebook.
Dois milhões!
Minha vontade era abraçar cada um desses 2 milhões de leitores para agradecer. Aqui na Redação, curtimos também cada um dos nossos leitores. E são muitos! Somente nos meios digitais (nossos sites e aplicativos), somos acessados por cerca de 12 milhões de usuários a cada mês. Nem consigo imaginar quanta gente é isso. A população do RS é de 11 milhões, aproximadamente. Então, ZH alcança por mês mais do que a população do Estado? Mais ou menos. Você sabe como são calculados os usuários que acessam um site ou um aplicativo? É uma matemática doida. Uma pessoa pode ser três. E três podem ser uma. Hein? Que complicado!

Vou tentar explicar.
Situação 1 – digamos que você tenha um computador em casa e ele seja acessado por você e por mais duas outras pessoas da casa. E que vocês três acessem ZH. Aqui na ZH, vamos contar vocês três como um só, porque contamos o número do computador. Não temos como saber quantas pessoas estão por trás de uma máquina. Nessa situação, três pessoas são contadas como uma.

Situação 2 – digamos que você tenha um celular com acesso à internet, mais um tablet em casa e mais um computador no trabalho. Em todos eles, você acessa ZH. Neste caso, você é uma pessoa só, mas conta aqui na ZH como três, porque nos acessou por três números de máquinas diferentes.
Maluco, não é? Mas é assim que se conta audiência nos meios digitais.

Então, voltando à audiência de ZH. Temos mais de 12 milhões de usuários (máquinas diferentes, sejam computadores, tablets ou celulares) nos acessando por mês. Chega a dar um frio na barriga pelo tamanho da nossa responsabilidade! E esse número só cresce, assim como é sempre crescente o número de fãs no Facebook. Estamos muito felizes por ter alcançado a marca de 2 milhões de fãs. Cada um dos mais de 200 jornalistas e mais de 90 colunistas desta Redação curtiu demais esse momento.
Sabemos que curtir não significa sempre concordar. Um jornal provoca diferentes reações no leitor. Você pode concordar, discordar, amar, odiar, se emocionar, ficar indiferente… depende do dia, da notícia, da opinião do colunista, do enfoque da matéria, das suas convicções e paixões. E o jornal, muitas vezes, como reflete também esse momento de desemprego, inflação, corrupção, violência, acaba, mesmo sem querer, sendo o mensageiro de notícias ruins, como infelizmente tem ocorrido nos últimos tempos. Por outro lado, há notícias boas, inspiradoras, lições de vida, uma crônica que inspira, outra que nos faz chorar. Os números crescentes de audiência mostram que você tem aprovado. Mesmo assim, não baixamos a guarda. Estamos aqui, firmes, dando o nosso melhor para atender às suas expectativas. Com mais essa marca, a Redação só tem uma coisa a dizer para você: obrigado.

Mascote da Suinofest visita a Redação

20 de maio de 2016 1

O mascote Buti da Suinofest de Encantado visitou a Redação para divulgar a 15ª edição do evento marcada para os dias 03, 04, 05, 10, 11 e 12 de junho no Parque João Batista Marchese. Serão dois finais de semana com uma farta e deliciosa gastronomia. No local, os visitantes podem consumir livremente mais de 50 opções de alimentos e mais de 40 tipos de vinhos de marcas renomadas, além de chopp, espumante, bebidas lácteas, refrigerantes e sucos.

Pedro MoldarMascote circuloui acompanhado por Marcos Tonin, presidente da Suinofest (E) e pelo vice-prefeito de Encantado José Calvi

Pedro Molnar

Na parte externa do parque,  o Festival de Compras, Espaço Cultural e Seminários e Turismo têm entrada gratuita. Mais informações e ingressos no site da festa e pelo telefone (51)3751.2255 ou (51)3751.2876. Fotos: Pedro Molnar

52 anos: ZH leva debate sobre jornalismo às faculdades gaúchas

20 de maio de 2016 0

cartaz_topo

Zero Hora vai conversar com estudantes de jornalismo dos 25 cursos de Jornalismo do Rio Grande do Sul. O ciclo de debates envolve mais de 20 profissionais e está marcado para ocorrer de 30 de maio a 2 de junho, como parte das comemorações de aniversário dos 52 anos do jornal. A cobertura dos eventos será feita pelos estudantes e publicada aqui no blog.

Editores, repórteres e colunistas de ZH estarão nas 15 cidades que oferecem a graduação no Estado. Este ano, os joenalistas levarão aos universitários uma edição especial impressa, além de diferentes abordagens sobre a profissão e o futuro dajornalismo, como  a valorização da reportagem e a recente cobertura do impeachmeant da presidente Dilma Rousself.

ZH convidou mais de 4 mil alunos matriculados para a 8ª edição do evento. Veja o roteiro, horários e os temas propostos:selo2

30 de maio (segunda-feira)

UFSM (Campus Frederico Westephalen): 13h30min, no auditório do IFF, Humberto Trezzi – O jornalismo investigativo

UniRitter (Campus Fapa - POA): 19h15min, auditório prédio 4, Nilson Souza – A Opinião no Jornalismo

Unicruz (Cruz Alta): 19h, no miniauditório, Diego Araújo – Cobertura esportiva e reportagem investigativa em esporte

Urcamp (Bagé): 19h, no Salão de Atos – Rodrigo Lopes – Jornalismo multiplataforma em áreas de conflito e catástrofe

UCPel/UFPel (Pelotas): 19h, no auditório da Reitoria da UFPel (Rua Gomes Carneiro, 1) – Ticiano Osório – O caderno DOC e a edição de reportagens especiais

Feevale (Novo Hamburgo): 19h30min, no auditório do Prédio Azul – Campus II – Nilson Vargas – Os desafios dos novos jornalistas no mercado em transformação

31 de maio (terça-feira)

UFRGS (POA) – às 10h30min – auditório da Fabico – Marta Gleich – O futuro do jornalismo é a reportagem

Univates (Lajeado) – 19h – auditório – Patricia Rocha – A revista Donna, proposta editorial e novos projetos

IPA (POA) – às 19h30 – auditório da Biblioteca – Larissa Roso - Histórias de gente: pessoas comuns inspirando reportagens especiais

ESPM (POA) – às 19h30 – no auditório do 6º andar – Juliana Bublitz – Jornalismo no século 21

Unisinos (São Leopoldo) – 20h – Diogo Olivier Os desafios do novo jornalista

1º de junho (quarta-feira)

Unifin (POA) – 20h, auditório, Luiz Araujo Jornalismo ainda e mais: uma profissão que só vai desaparecer depois do cristianismo e do rock’n’roll

UFSM (Santa Maria) - 10h30min, Auditório do CCSH, prédio 74C, Débora Pradella Esporte em ZH: integração on e off e a cobertura digital de Grêmio e Inter

Unifra (Santa Maria) – 19h30min, Auditório, Débora Pradella Esporte em ZH: integração on e off e a cobertura digital de Grêmio e Inter

Unisc (Santa Cruz) – às 8h. Prédio 1, na sala 101 -  Jefferson Botega Fotojornalismo: o que os jornais (on e offline) esperam das imagens

UPF (Passo Fundo) -  8h30min - Auditório do LCI – B5 – Rodrigo Müzell Um deadline por segundo: como a tecnologia mudou a vida de repórteres e editores

Unisinos (POA) – 19h – sala 314 do Colégio Anchieta – Dione Kuhn A cobertura da crise política do Brasil em ZH

PUCRS (POA) - 20h, auditório da Famecos – Rosane de Oliveira Informação exclusiva e opinião no jornalismo político

UCS (Caxias do Sul) – 17h – Estúdio de TV do bloco T – Sabrina Passos – Planejamento e cobertura 24 horas em todas as plataformas

2 de junho (quinta-feira)

UniRitter (POA) – 19h30 – auditório Master/campus Zona Sul  – Tulio Milman  Multimídia e os novo parametros da comunicação

Ulbra (Canoas) – 19h30min – Auditório 130 do prédio 6 - Marta Sfredo O dia a dia do jornalismo econômico em um país em transformação

FSG (Caxias) – 19h30min,  auditório – Sabrina Passos Planejamento e cobertura 24 horas em todas as plataformas

Unijuí (Ijuí) – 19h - miniauditório 4, da biblioteca central – FêCRis Vasconcellos – Jornalismo cultural e digital

Unipampa (São Borja) – às 15h – auditório – Paulo Germano Jornalismo fora da curva e senso de humor na política

Economia ZH reúne leitores no Salão Nobre

18 de maio de 2016 0

A editora de Economia Marta Sfredo recebeu leitores no primeiro evento da série iRS – Debates 2016. Por uma hora e meia, a conversa sobre a situação econômica do Estado e ideias sobre o que pode ajudar a sair da crise atraiu a atenção e movimentou o debate no Salão Nobre da RBS. O próximo encontro será de apresentação dos dados do iRS, o indicador que monitora a evolução do nível de desenvolvimento do Estado, previsto até julho.

Andre Avila

Saiba mais sobre o evento

Andre Avila

O tema Como desenvolver o Estado sem recursos foi conduzido pelo professor Ely José de Mattos, professor de Economia do Desenvolvimento da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Estado (Face-PUCRS), e o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos, um dos mais experientes analistas das contas públicas do Rio Grande do Sul.

Os encontros pretendem conectara aspiração da sociedade, de desenvolvimento econômico, social e humano, com a situação crítica das finanças públicas estaduais.

O que é o iRS

O iRS é um indicador que desde 2014 monitora a evolução do nível de desenvolvimento do Estado, tanto do ponto de vista histórico quanto em relação às demais unidades da federação. O objetivo do índice, iniciativa de ZH e PUCRS, com apoio da Celulose Riograndense, é contribuir para o debate sobre a situação do Estado e as melhores alternativas para buscar avanços.

O levantamento cruza dados significativos para o desenvolvimento do Estado, em três dimensões: padrão de vida, com base em números sobre nível e distribuição de renda, além de emprego formal, educação, por meio do desempenho de alunos nas séries iniciais e grau de adequação entre a idade ideal e a efetiva no Ensino Médio e longevidade e segurança, que espelha a expectativa devida vinculada a índices de mortalidade infantil e nível de violência dimensionado por casos fatais. Inspirado na metodologia do Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), o iRS obedece a três critérios de coleta de dados: transparência, com dados oficiais e de acesso público, fácil compreensão, com fórmula simples,e foco na vida real, por medir o impacto do desenvolvimento na vida das pessoas, não em instituições ou poder público.

 

Chegamos a 2 milhões de fãs no Facebook!

18 de maio de 2016 0

A equipe de Redes Sociais de ZH comemorou esta semana o alcance de 2 milhões de fãs no Facebook. E para comemorar, produzimos um vídeo com o que mais gostamos de fazer: acompanhar a manifestação dos leitores. Coordenada pela publicitária Alana de Menezes Pereira, a turma é formada pelos jornalistas e analistas Marcos Chavarria e Nathalie Córdova e o analista de sistemas Ranieri Trecha. A supervisão é da jornalista Sabrina Passos.

redes1