Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora
Thumbnail

52 anos ZH: Dia de celebrar o jornalismo

A quarta-feira foi de debates e reflexões para os jornalistas de...

Thumbnail

Redação revive décadas de jornalismo em fotos

Os fotógrafos Omar Freitas, Lauro Alves e Bruno Alencastro clicaram,...

Thumbnail

Mostra revela algumas das melhores imagens de ZH nos últimos anos

Para celebrar os 52 anos de jornalismo, além dos quatro painéis...

Thumbnail

Leitura certa para o fíndi

Nas pesquisas que fizemos, vocês, leitores, nos pediram de forma...

Mostra revela algumas das melhores imagens de ZH nos últimos anos

04 de maio de 2016 0

adriana_franciosi

Para celebrar os 52 anos de jornalismo, além dos quatro painéis promovidos no Instituto Ling, ZH escolheu algumas de suas melhores imagens dos últimos cinco anos para celebrar o fotojornalismo. Com a curadoria do editor Jefferson Bottega, fotos como a de Adriana Franciosi, que flagra o momento do ciclista cruzando a rodovia BR-290 em dia de volta de feriadão, foram expostas no local do evento.

Veja toda a galeria

divulgação

52 anos ZH: Dia de celebrar o jornalismo

04 de maio de 2016 0

A quarta-feira foi de debates e reflexões para os jornalistas de ZH. Por mais de quatro horas, no Instituto Ling, o tema jornalismo profissional e o futuro da atividade atraiu a plateia formada por jornalistas, professores, estudantes, empresários e assinantes de ZH que disputaram convites como Clorinda Sagalá Denk. O evento teve apoio do Instituto Ling, UniRitter, Net e Claro.

19204509

Transmitido ao vivo pelo site de ZH, os debates começaram às 9h com Marcelo Rech e Eugênio Bucci, mediados pela diretora de Redação, Marta Gleich. 19204482

 Veja o caderno especial produzido para o aniversário

Bruno Alencastro

Depois foi a vez dos repórteres de ZH, rádio Gaucha e RBS TV. O painel discutiu o jornalismo investigativo, com Humberto Trezzi (ZH), Carlos Rollsing (ZH), Cid Martins (Gaúcha) e Jonas Campos (RBS TV)

19204685

Os colunistas de ZH deram o tom do terceiro painel sobre opinião e informação exclusiva. Os jornalistas Rosane de Oliveira, Tulio Milman e Marta Sfredo contaram bastidores e abordaram os desafios do trabalho no jornal.

Bruno Alencastro

A participação dos repórteres Marcelo Canellas (Rede Globo) e Letícia Duarte (ZH) emocionou o público. Os jornalistas lembraram reportagens de fôlego e destacaram a importância de contar histórias com alma no jornalismo. A mediação foi da editora Dione Kuhn.

19204955

Redação revive décadas de jornalismo em fotos

04 de maio de 2016 0

Os fotógrafos Omar Freitas, Lauro Alves e Bruno Alencastro clicaram, na véspera do aniversário de 52 anos, imagens da Redação em décadas passadas. As imagens do arquivo mostram computadores e mesas de gerações de jornalistas que passaram pelo jornal, além de colegas que ainda atuam em ZH. As fotos foram compartilhadas no Instagram e renderam boas risadas e lembranças.

OMAR fREITAS

OMAR5852

OMAR5862

Alunos da Bahia visitam a Redação

02 de maio de 2016 1

bahia

Acompanhados das professoras Carla Paiva e Ceres Santos, sete alunos do curso de Jornalismo e Multimeios da Universidade Estadual da Bahia conheceram a Redação de ZH. A turma está em Porto Alegre para o 13º Encontro de História Oral, da UFRGS e aproveitou um tempo livre para circular pelo jornal. Durante a visita, os estudantes presenciaram uma transmissão ao vivo pelo facebook e levaram lições para a TV web da faculdade.

— Muito bom ver a aplicação de novas técnicas de jornalismo acontecendo. Vamos levar as dicas para a Bahia — disse a professora gaúcha Ceres (de casaco verde).

Ceres é formada pela PUCRS e mora na Bahia há 28 anos. O curso de Jornalismo da UEB fica na cidade de Juazeiro, Interior da Bahia.

 

ZH acompanha a chama olímpica desde a Suiça

02 de maio de 2016 0

O jornalista Rafael Divério, da editoria de Esportes ZH, embarcou neste domingo para a Europa onde acompanhou a cerimônia de passagem da chama olímpica à comitiva brasileira em Lausanne, na Suíça.

Rafael Divério

O fogo que representa os jogos, que é mantido aceso no Museu do  Comitê Olímpico Internacional (COI),  foi passado às lamparinas que viajarão ao Brasil em voo fretado nesta segunda-feira (2), chegando a Brasília nas primeiras horas de terça-feira (3). ZH acompanha a tocha olímpica até Brasília a convite da Nissan. O revezamento da tocha passará por 329 cidades até chegar ao Rio de Janeiro, em 5 de agosto, para o início do evento esportivo.

Acompanhe as reportagens no site.

 

Leitura certa para o fíndi

30 de abril de 2016 0

colunistas-marta-gleich

Nas pesquisas que fizemos, vocês, leitores, nos pediram de forma muito clara:
- Queremos mais coisas para ler no fim de semana.
- Adoramos reportagens especiais.
- Gostamos quando os repórteres de ZH viajam e nos contam o que está acontecendo em algum lugar do mundo.

A gente vive ouvindo vocês, seja por pesquisas mais profundas, em pesquisas diárias, nos e-mails que recebemos, nas manifestações pelas redes sociais. Ouvimos e tomamos providências! As transformações do jornal dos últimos tempos são ecos do que os leitores nos disseram: criamos a superedição do fim de semana, o caderno DOC, o caderno Fíndi, estamos fazendo muito mais reportagens especiais e coberturas internacionais.

leticiaeandrea

Letícia Duarte (E) e Andréa Graiz

Hoje você tem, no caderno DOC, mais uma das investidas pelo mundo dos repórteres de ZH. Letícia Duarte (aquela mesma que caminhou com os refugiados sírios da Turquia até a Alemanha no ano passado) agora foi para Miami para encontrar gaúchos que estão fugindo da insegurança e da falta de perspectivas econômicas do Brasil.

O que a Letícia nos conta:

– Miami pode ter entrado para o imaginário coletivo a partir do embate das últimas eleições presidenciais – quando personagens como Lobão declararam que, em caso de vitória petista, se mudariam para lá –, mas o que a reportagem de ZH encontrou não foram propriamente candidatos a exilados políticos. Ainda que lamentem o cenário de crise em curso no país, um dos aspectos mais repetidos pelos entrevistados como fator determinante para a mudança foi a violência. Tanto entre famílias de classes abastadas quanto entre aqueles que foram em busca de melhores perspectivas, a insegurança foi citado como fator determinante para a migração. Queixas da burocracia brasileira e da dificuldade de fazer negócios
no Brasil também foram comuns.

Em cinco dias batendo perna pela Flórida, Letícia e a fotógrafa Andréa Graiz entrevistaram famílias que deixaram suas casas e seus negócios no Rio Grande do Sul recentemente, em busca de uma nova vida e produziram a reportagem #PartiuFlórida, que você confere no caderno DOC.

Mas a investida internacional de ZH não se limita a esta reportagem. Nos últimos 12 meses, fizemos um mergulho na conturbada Venezuela, acompanhamos a saga de uma família de refugiados sírios na Europa, cobrimos o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais na Argentina e os atentados em Paris. Recentemente, você conferiu a história sobre o turismo da maconha no Uruguai, de Maurício Tonetto e Félix Zucco, que foram a quatro praias do país vizinho para abordar o tema.

ZH também esteve presente em março em Cuba, onde acompanhou o histórico encontro entre Barack Obama e Raúl Castro. Na semana que passou, ZH fez a cobertura jornalística do discurso da presidente Dilma Rousseff na ONU, em Nova York. E já estamos preparando os passaportes para as próximas reportagens no Exterior. Nos próximos dias, o editor e repórter internacional Rodrigo Lopes embarca para o Iraque para mostrar a vida em um dos países mais perigosos do mundo,
que enfrenta décadas de guerra e a constante ameaça de atentados do Estado Islâmico.

Bastidores: ZH prepara evento para comemorar 52 anos de jornalismo

28 de abril de 2016 0

G01019181

Uma mostra fotográfica, com algumas das melhores imagens de Zero Hora nos últimos cinco anos, está sendo montada para integrar o evento de aniversário do jornal, no dia 4 de maio. Ao comemorar 52 anos, ZH vai reunir jornalistas e leitores no seminário O Futuro do Jornalismo, no Instituto Ling, em Porto Alegre. Os quatro painéis serão transmitidos ao vivo pelo site do jornal.

Confira a programação completa na página do evento Em Pauta ZH.

Vídeo de ZH em jogo do Grêmio é notícia na Argentina

28 de abril de 2016 1

A equipe de Zero Hora gravou vídeo na Arena do Grêmio misturando a narração argentina do jogo Grêmio X Rosário Central por Ezequiel Cassé, da Rádio LT3, e a brasileira, por Pedro Ernesto, da Rádio Gaúcha. O Grêmio perdeu por 1 a 0, mas a narração conjunta com As Vozes do Jogo ganhou destaque no Brasil e na Argentina. As imagens são de Anderson Fetter e Félix Zucco e edição de Marcelo Carôllo.

gremio

Corte de Candelária visita a Redação

28 de abril de 2016 0

_FXZ4815

A rainha Juliana Ziemann (centro) e as princesas Melisa Frantz da Rosa (esquerda) e Taís Knies visitaram a Redação de Zero Hora para divulgar a 8ª Exposição Industrial, Comercial, Serviços e Agronegócios de Candelária (Expocande). A feira ocorre de 4 a 8 de maio, no Parque de Eventos Itamar Vezentini. No dia de abertura, a entrada é gratuita. Na quinta, até as 19h, custa R$ 3 e, na sexta e no sábado, também até as 19h, R$ 5.Entre as atrações musicais, estão Lucas & Felipe, Banda Malta e Tchê Guri. Informações no site do evento.

Donna em dose dupla na superedição de fim de semana

27 de abril de 2016 0

donnadupla

Duas edições da revista Donna vão rechear a superedição de ZH no fim de semana. Uma delas inclui um guia para quem ainda não sabe o vai dar de presente para a mãe. São 150 dicas que a equipe preparou especialmente para os leitores ainda indecisos. A outra revista é para quem tem menos de 20 anos.

O guia especial Donna Teen será encartado nas edições de assinantes (Região Metropolitana e Vale dos Sinos) com as novidades para a gurizada, os “squad”, como são chamadas as turmas do momento. O conteúdo traz um editorial de moda descolado feito pela produtora Mauren Motta, que ajuda a inspirar a encontrar o estilo que mais tenha a ver com o momento. Também tem dicas da escritora Thalita Rebouças e da blogueira Mica Rocha sobre o que todo mundo deveria saber aos 15 anos. E mais: um passo a passo para fazer intercâmbio e para descobrir como dar um jeito em cravos e espinhas.
Então, avise o seu adolescente. A revista Donna foi feita para eles.