Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora
Thumbnail

ZH desta quarta destaca medidas de austeridade do Estado

Medidas de austeridade em curso, projetos aguardando votação e um...

Thumbnail

Tulio Milman estreia coluna de esporte

A editoria de Esportes de Zero Hora ganhou reforço nesta...

Thumbnail

ZH promove ciclo de palestras sobre agronegócio no Interior do Estado

ZH promove, até 14 de agosto, o Ciclo de Palestras...

Thumbnail

Jornalismo em alta

Na última semana, Zero Hora estreou o evento “Em Pauta...

Tulio Milman estreia coluna de esporte

04 de agosto de 2015 0

A editoria de Esportes de Zero Hora ganhou reforço nesta terça-feira (4). O jornalista Tulio Milman estreou a coluna Filoso Run, que mistura filosofia com corrida.

Filoso1

Além de jornalista, Tulio Milman é corredor há doze anos. Concluiu mais de dez meias-maratonas, dentre elas a de Punta del Este, no Uruguai, e as maratonas de Nova York e de Porto Alegre. Além disso, completou, em 2014, o Cruce de Los Andes, prova de 100km realizada na Patagônia chilena. Correu também no deserto do Atacama, em Fernando de Noronha e em dezenas de eventos no Rio Grande do Sul.

O novo espaço em ZH será publicado a cada quinze dias. A corrida é um dos esportes mais praticados no mundo, tendo no Brasil um número maior de atletas do que jogadores de futebol.Filoso

ZH desta quarta destaca medidas de austeridade do Estado

04 de agosto de 2015 0
Adriana Franciosi

Adriana Franciosi

Medidas de austeridade em curso, projetos aguardando votação e um conjunto de propostas prestes a ser enviado à Assembleia podem render pelo menos R$ 2 bilhões extras ao caixa do Estado até o fim de 2015.

Apesar da importância para amenizar a crise, o valor será insuficiente para tirar as finanças do vermelho e para solucionar em definitivo as dificuldades de pagamento dos servidores.

Leia a reportagem completa na ZH desta quarta (5/8).

Confira os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

ZH promove ciclo de palestras sobre agronegócio no Interior do Estado

04 de agosto de 2015 0
Daniele Capelari

Daniele Capelari

ZH promove, até 14 de agosto, o Ciclo de Palestras do Agronegócio, que aborda conteúdos relevantes do setor, como certificação das sementes, tratamento do solo e viabilidade da sucessão das culturas de soja e trigo. Ao todo são cinco encontros, em diferentes regiões do Estado, que contam com a mediação da editora do caderno Campo e Lavoura e colunista do jornal, Gisele Loeblein. São Luiz Gonzaga, na região das Missões, recebeu a primeira palestra, no dia 26 de junho.

– É no campo que estão as dificuldades, as dúvidas e as necessidades. É importantíssimo que possamos estar cara a cara com estas pessoas, conversar, ouvir as histórias e compartilhar com outros leitores. Eventos como este são uma oportunidade para que possamos perceber e ouvir o que está acontecendo neste momento na produção do Estado – ressalta Gisele Loeblein.

Além de São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e Passo Fundo receberam o evento em julho. Os próximos encontros ocorrem em Itaqui (7/8) e Cruz Alta (14/8).

Os apoiadores do Ciclo de Palestras do Agronegócio são a Universidade Regional Integrada de São Luiz Gonzaga, Redemaq, Tenondé Park Hotel, Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), Joscil, Sindicato Rural de Passo Fundo, Prefeitura de Itaqui, Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará, Sindicato Rural de Cruz Alta e Simbiose.

Jornalista de ZH é contemplada com bolsa de estudos do Instituto Ling

03 de agosto de 2015 0
Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Sabrina Passos, coordenadora de projetos de ZH, foi contemplada com uma das sete bolsas de estudos no Exterior do Programa Jornalista de Visão. Promovido pelo Instituto Ling, o projeto proporciona bolsas de mestrado e especialização para jovens profissionais da imprensa.

Os candidatos às bolsas são indicados por diretores de redação, editores e colunistas dos principais veículos de comunicação do Brasil, bem como bolsistas de edições anteriores do programa.

A sexta edição contou com 44 jornalistas inscritos. Ao final do processo seletivo, sete jovens foram contemplados com bolsas para cursos de pós-graduação nos Estados Unidos e na Europa.

Sabrina fará mestrado em Mídias Digitais e Visuais na School of Communication da IE Business School, em Madri, na Espanha, com início em outubro de 2016.

— Os novos desafios que enfrentamos nas redações, principalmente para conquistar a atenção tão disputada do leitor, não permitem mais práticas antigas. É preciso conhecer outros mercados e ampliar o cardápio de ferramentas e modos de fazer jornalismo — destaca Sabrina.

Além dela, foram selecionados Bárbara Marcolini, repórter da revista digital O Globo a Mais, Estevan Muniz, repórter da TV Globo, Victor Boyadjian, correspondente em Brasília da Rádio Bandeirantes, João Villaverde, repórter de O Estado de S.Paulo em Brasília, Marcelo Parreira, produtor de reportagem sênior na TV Globo, e Fábio Pupo, repórter na editoria de Empresas do Valor Econômico.

Nas edições anteriores do programa, outros três jornalistas de ZH já foram escolhidos: Caue Fonseca, Bruna Riboldi e Cláudio Rabin.

Paralisação dos servidores públicos é destaque na ZH desta terça

03 de agosto de 2015 0
Ricardo Duarte

Ricardo Duarte

Protestos, interrupções no trânsito e suspensão de serviços marcaram esta segunda-feira em que servidores públicos reagiram ao parcelamento de salários determinado pelo governador José Ivo Sartori.

Escolas estaduais não tiveram aulas, delegacias registraram apenas casos graves, parte do sistema bancário fechou ou reduziu o atendimento e, em Porto Alegre, quem saiu à rua encontrou policiais militares circulando, mas enfrentou bloqueios nas ruas e falta de ônibus da Carris.

Leia a cobertura completa da paralisação na ZH desta terça (4/8).

Confira os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

Equipe lota o sofá da colunista Fernanda Pandolfi

03 de agosto de 2015 0

arquivo pessoal

Você não está vendo, mas o famoso sofá rosa da colunista Fernanda Pandolfi está acomodando toda a equipe do programa Entra na Sala e mais os colegas de eventos da Redação. A turma levou o palco do programa para a Mostra Festas Agepes, que movimentou o centro de eventos do Plaza São Rafael no fim de semana.  No local, Fê entrevistou os principais dos 60 fornecedores gaúchos que se envolveram no evento.

Sentados (a partir da dir.): Felipe Costa (produtor de vídeos ZH), Eduardo Seibt (gerente de produto), Rossano Gastaldo (produtor), Fernanda Pandolfi e Andréa Garcia (make up). Em pé, Anderson Fetter e Omar Freitas (fotojornalistas) e Dani Caetano (cabelo).

ZH vence prêmio de excelência gráfica

02 de agosto de 2015 0
Divulgação

Divulgação

ZH venceu a categoria Jornal de Circulação Diária no 11º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica. A premiação é concedida pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica no RS (Abigraf-RS). Eduardo Antunes, gerente-geral da Gráfica UMA, do Grupo RBS, recebeu a distinção na sexta-feira, 31.

— Este prêmio é uma valorização à equipe da Gráfica UMA, que tem a qualidade como principal alicerce para execução de serviços gráficos com excelência, sendo referência nos sul do país – disse Antunes.

A UMA foi criada em agosto de 2014 para oferecer soluções gráficas para clientes comerciais (tabloide de ofertas, flyers, folders e mídias especiais) e editoriais (produção de jornais, revistas, informativos e periódicos). Além de serviços de impressão, a empresa auxilia na produção gráfica e oferece serviços de produção de conteúdo, tratamento de imagens, acabamentos, encartes e distribuição dos impressos para todo o Brasil.

O concurso tem por objetivo divulgar a qualidade e a excelência dos impressos produzidos no Rio Grande do Sul. A relação completa dos vencedores e mais informações podem ser conferidas no site da Abrigaf.

Jornalismo em alta

01 de agosto de 2015 0

marta-gleich

Na última semana, Zero Hora estreou o evento “Em Pauta ZH – Debates sobre Jornalismo”.

Você poderá pensar: problema dos jornalistas! O que isso tem a ver com minha vida? E eu respondo: tem muito a ver.
Muito. Jornalismo não é só uma questão que afeta o mundinho de seus profissionais dentro dos limites das quatro paredes de uma redação. O jornalismo – se bem feito, com liberdade de imprensa e profissionais qualificados – fortalece a democracia, desenvolve uma comunidade, assegura voz a todos, capacita o cidadão.

E é por isso que, neste momento em que a comunicação passa por transformações tão profundas, Zero Hora decidiu promover esses debates, na sede da RBS, com transmissão para os quase mil jornalistas da empresa e com convidados especiais: estudantes de jornalismo, professores das universidades da Região Metropolitana e profissionais de comunicação ligados a agências de produção de conteúdo.

A ideia é fomentar o debate, qualificar ainda mais o jornalismo, investir na atividade, trazendo profissionais que se destacam por sua excelência e pela contribuição para a reflexão sobre a atividade. O primeiro evento foi com Leandro Beguoci, editorchefe da F451, empresa que publica o Gizmodo Brasil e a Trivela, e membro do OrbitaLAB, um laboratório de inovação em jornalismo e mídia. ( Se quiser conferir um site especial sobre o evento, veja em zhora.co/empautazh)

Convidamos Beguoci por um texto que publicou recentemente, com grande repercussão em redações, em que ele aponta as grandes oportunidades deste momento da comunicação, desde que o trabalho dos jornalistas realmente seja relevante e tenha impacto em seus públicos. A cada mês, um novo debate será promovido, aprimorando os jornalistas, discutindo como melhorar a qualidade do jornalismo, refletindo como entregar ao leitor um conteúdo de maior relevância e interesse.

Não mate o mensageiro – Nas últimas semanas, profissionais de ZH têm recebido mensagens furiosas de funcionários públicos estaduais, criticando as notícias e opiniões sobre os atrasos e parcelamentos de salários. Entendemos a indignação dos servidores diante das enormes dificuldades que estão enfrentando em suas vidas pessoais ao não receberem em dia. Mas não faz sentido a reação de algumas pessoas, que, ao receberem uma má notícia, se voltam contra quem a publica, como se o jornalista fosse o responsável pelo fato, e não por sua comunicação ao público. Há um provérbio latino que diz “ ne nuntium necare”, ou “ não mate o mensageiro”. Ele só trouxe a informação, não a criou.

ZH dominical destaca as histórias de vítimas de um sistema prisional falho

31 de julho de 2015 0
Rodrigo Rodrigues

Rodrigo Rodrigues

A precariedade da segurança pública permite que um número elevado de condenados esteja à solta com o aval de autoridades do Rio Grande do Sul.

São 4,8 mil criminosos que deveriam estar recolhidos em albergue sob controle do Estado, mas estão nas ruas favorecidos pelo descontrole, erros e omissões na política prisional ao longo dos últimos anos.

O batalhão de condenados em liberdade inclui apenados em prisão domiciliar, com tornozeleiras eletrônicas, e aqueles que foram mandados para casa esperar por vaga em unidades do regime semiaberto.

Leia na ZH dominical (2/8) as histórias de quatro famílias vítimas da falha do sistema prisional.

Confira os demais destaques da edição no vídeo abaixo.

ZH desta sexta traz entrevista com o ministro da Justiça

30 de julho de 2015 0
Marco Favero

Marco Favero

Homem da confiança da presidente Dilma e porta-voz para questões da Lava-Jato, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, continua sob forte pressão do próprio partido. Quanto mais as investigações se aproximam da cúpula do PT, maior é a cobrança de quem exige controle sobre as ações da Polícia Federal.

Há quatro anos e sete meses à frente da pasta, o ministro avisa: as autoridades policiais e o Ministério Público têm plena liberdade e autonomia.

— O ministro da Justiça é o superior hierárquico da Polícia Federal. No que diz respeito às investigações, o ministro não interfere. As investigações devem ser impessoais. Portanto, ao ministro da Justiça não cabe dizer quem deve ser investigado, nem o que deve ser investigado — afirma Cardozo.

Leia a entrevista completa na ZH desta sexta (31/7).

Confira os demais destaques da edição no vídeo abaixo.