Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora
Thumbnail

Veja os destaques de Zero Hora nesta quarta-feira

 Os bastidores da volta de Felipão ao Grêmio 18 anos...

Thumbnail

Humberto Trezzi palestra no Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

O jornalista de Zero Hora Humberto Trezzi palestrou quinta-feira (24),...

Thumbnail

Saiba como participar do projeto Primeira Pauta ZH

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Primeira...

Thumbnail

Carta da Editora: Igreja e Estado

Quando entra na faculdade de Jornalismo, uma das primeiras máximas...

Veja os destaques de Zero Hora nesta quarta-feira

29 de julho de 2014 0

Quarta Full HD.Still010

 Os bastidores da volta de Felipão ao Grêmio 18 anos depois. E mais:

Leia em Zero Hora nesta terça

28 de julho de 2014 0

Captura de tela 2014-07-28 às 18.20.00

 Entenda como um calote da Argentina afetaria o Brasil e o Rio Grande do Sul. E mais:

Nesta terça, as novidades da rota do enoturismo no RS

28 de julho de 2014 0

O caderno Viagem desta terça-feira mostra que o enoturismo do Rio Grande do Sul vai além do Vale dos Vinhedos.  Confira as opções de passeios e saiba por que a região entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul é uma das rotas de enoturismo mais desenvolvidas do mundo.

Tadeu Vilani

Almir Dupont

Eco Sup Day bombou!

28 de julho de 2014 0

A ação promovida pelo Caderno Vida chamou a atenção de quem passava pelo calçadão de Ipanema no domingo (26). Em parceria com a escola de stand up paddle Get Sup e da Associação Brasileira de Esportes de Praia (Abep), o mutirão tirou muita sujeira do Guaíba.

Ronaldo Bernardi

Remando nas pranchas pela água ou caminhando pela areia, cerca de 40 esportistas e voluntários realizaram um mutirão de limpeza na orla do rio. Da coleta, saiu até bicho morto!

Ronaldo Bernardi

Veja como foi o evento

Ronaldo Bernardi

O material foi acumulado em sacolas plásticas na orla de Ipanema e posteriormente recolhido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana. Durante a ação, também foram realizadas atividades de slack line, volei de areia e beach tenis para aproximar a população do Guaíba.

 

Carta da Editora: Igreja e Estado

26 de julho de 2014 0

marta
Quando entra na faculdade de Jornalismo, uma das primeiras máximas que um estudante ouve é “separe Igreja e Estado” ao exercer a profissão. O significado é: conteúdo jornalístico é uma coisa, publicidade é outra. Na última semana, a equipe que produz o site de ZH recebeu questionamentos de leitores. Uma reportagem sobre um condomínio sustentável na zona sul do Estado, publicada somente no online, era “matéria paga”, propaganda do lançamento disfarçada de notícia ou conteúdo feito pela Redação? Os editores explicaram ao público que, devido ao ineditismo do empreendimento – deve receber uma certificação internacional em sustentabilidade –, o assunto virou pauta. E publicaram uma nota adicional para explicar isso.

O assunto volta e meia surge: existe matéria editorial paga em ZH? A resposta é não. Toda vez que uma publicidade pode confundir o leitor, no sentido de ele não saber se aquilo foi produzido ou não pela Redação, colocamos junto ao anúncio “INFORME PUBLICITÁRIO”, “INFORME COMERCIAL” ou, ainda, “CONTEÚDO PUBLICITÁRIO PRODUZIDO PELO ANUNCIANTE TAL”. O princípio é: não enganar o público.

– Em editoriais de moda – explica Mariana Kalil, editora do Donna – acontece muito de lojistas acharem que as grifes participantes pagam para estar nas fotos. Sempre explicamos que é uma decisão editorial. Donna faz uma curadoria, seleciona as peças que representam a tendência retratada na reportagem.

Leia outras Cartas da Editora

Já Fernanda Pandolfi, da coluna Rede Social, diz que é comum leitores ligarem querendo pagar para colocar as fotos de casamentos, formaturas ou outros tipos de evento. Ela explica que não há cobrança para conteúdo editorial.

– Avaliamos cada caso e, se julgarmos que o evento é de interesse dos leitores, enviamos nosso próprio fotógrafo ou, em algumas exceções, o anfitrião nos manda as imagens. Mas é sempre delicado quando temos de explicar às pessoas que o seu evento não será publicado – diz a colunista.

No Vida, profissionais às vezes ligam para perguntar “quanto custa uma reportagem” para apresentar seus serviços. Neste caderno, como em toda a Zero Hora, as fontes, os entrevistados, são uma escolha do editor ou do repórter. Se um médico aparece numa reportagem do Vida, ou um arquiteto no Casa&Cia, ou um restaurante no Gastrô, pode ter certeza de que não pagaram para isso.

ZH tenta deixar muito claro ao leitor o que é Igreja e o que é Estado. A credibilidade do jornal também se baseia nesta segurança dada a quem está lendo o site ou a edição impressa.

Veja os destaques de Zero Hora neste domingo

25 de julho de 2014 0

Domingo Full HD.Still010

 O novo mundo de Cadu: conheça a história do menino que voltou a enxergar. E mais:

Humberto Trezzi palestra no Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

25 de julho de 2014 0

O jornalista de Zero Hora Humberto Trezzi palestrou quinta-feira (24), na abertura do 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo. O repórter contou ao público suas experiências de trabalho em áreas de risco.

Confira a programação completa

Com Trezzi, participaram da palestra “cobertura jornalística em áreas de conflito”, os jornalistas Candido Figueredo e Vânia Alves. O evento vai até sábado (26) e reúne cerca de 700 profissionais do Brasil, dos EUA, da América Latina e da África, promovendo cerca de 200 painéis e cursos práticos.

Alice Vergueiro

Especialista em coberturas especiais, Trezzi é jornalista de ZH há 24 anos. Foi o repórter mais premiado do Brasil em 2013, conforme ranking do site Jornalistas&Cia. Nestes anos de profissão ganhou 39 prêmios de jornalismo, entre eles a 58ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo, com a reportagem “Os arquivos secretos do coronel do DOI-CODI”, com mais três jornalistas de Zero Hora.

Alice Vergueiro

Trezzi também fez curso para Correspondente em Áreas de Risco em Campo de Mayo, na Argentina, organizado pelas Nações Unidas, e outro semelhante patrocinado pelo Exército Brasileiro no Rio de Janeiro. Ele ainda é autor do livro Em Terreno Minado, lançado em 2013, sobre cobertura jornalística em áreas de risco, e da obra Os Infiltrados, sobre espiões que atuavam durante a ditadura militar brasileira.

Também no congresso a jornalista Marlise Brenol foi mediadora do painel “Inovação em TV fora da TV”. Ela apresentou o case de ZHTV, projeto que coordenou até 16 de julho. A partir do segundo semestre ela se concentrará em projetos acadêmicos.

Saiba como participar de remada para limpar o Guaíba com o caderno Vida

25 de julho de 2014 1

Anderson Fetter

A equipe do caderno Vida propõe aos leitores uma ação para limpar a orla do Guaíba.

sup

O encontro está marcado para domingo, às 11h, no Trapiche da Orla de Ipanema. O mutirão acontecerá na água, com ajuda de instrutores e remadores, e também nas areias, com a ajuda de profissionais da GET SUP. A Associação Brasileira dos Esportes de Praia (ABEP), também promove o Beach Tennis, Futevolei e o Skackline no ECO SUP DAY. Em caso de chuva, o evento será transferido.

Confira as imagens da reportagem

Durante três dias, o caderno Vida percorreu aproximadamente 20 quilômetros para registrar os piores pontos de acúmulo de sujeira. De acordo com as condições do vento, foram utilizados diferentes esportes – Stand Up Paddle, Canoa Havaiana e Lancha – em trechos que ficam entre a zona sul e a região das ilhas. No trajeto, cenas de descaso, crime ambiental e poluição ilimitada se mesclam com sensações de aventura e bem-estar. A reportagem completa está no suplemento deste sábado.

26CAPA

 

Leia em Zero Hora nesta sexta

24 de julho de 2014 0

Sexta FULL HD.Still006

 Metade dos candidatos ao Governo do Estado tem patrimônio acima de R$1 milhão. E mais:

Gastrô: aprenda a fazer bolo neste inverno

24 de julho de 2014 0

Nesta sexta-feira, o caderno Gastrô vai ensinar segredinhos e receitas de bolos deliciosos de frutas, simples de fazer. Por enquanto, confira como se faz uma delícia usando bananas.

Bete Duarte

Bolo de banana
Porções: 12

3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
2 ovos
4 bananas amassadas
3/4 de xícara de castanha-do-pará picada
1 pote de iogurte natural
açúcar de confeiteiro para polvilhar.

1. Preaqueça o forno a 180 graus.
2. Unte uma forma de buraco no meio com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
3. Em uma tigela, misture bem a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.
4. Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa.
5. Junte o açúcar e bata bem até conseguir um creme claro e fofo.
6. Incorpore a baunilha.
7. Junte os ovos, um de cada vez e batendo a massa por 1min após cada adição.
8. Adicione as bananas amassadas e as castanhas e misture bem.
9. Junte metade da mistura de farinha e mexa bem.
10. Incorpore o iogurte natural e o restante da farinha, misturando e raspando as laterais da tigela até a massa ficar bem homogênea.
11. Distribua a massa na forma preparada, alise a superfície com uma espátula e leve o bolo ao forno por cerca de 40min.