Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Grupo RBS e Associação Catarinense de Imprensa homenageiam jornalistas do Santa

10 de novembro de 2014 0
moserwerner

Editor-chefe do Diário Catarinense, do Grupo RBS, entregou carta da ACI a Werner (E) e Moser (D)

Dois dos mais premiados jornalistas de Santa Catarina foram homenageados durante a 9ª Olimpíada do Santa, evento de integração entre os colaboradores do Grupo RBS que ocorreu em Blumenau sábado passado. O repórter-fotográfico Artur Moser e o editor de Fotografia José Werner foram reconhecidos pela contribuição ao Jornal de Santa Catarina e à imprensa durante longevas carreiras. Moser completou 40 anos de fotojornalismo em 2014, José Werner, 36. Ambos partiram para a aposentadoria neste ano, mas seguem sendo referências no Estado.

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista enviou uma carta, entregue aos homenageados pelo editor-chefe do Diário Catarinense, do Grupo RBS, Edgar Gonçalves Jr. O texto diz que a entidade “se sente muito honrada em poder reconhecer e parabenizar os repórteres fotográficos [...] uma justa homenagem aos profissionais que exercem seu trabalho com ética, responsabilidade e seriedade e assim ajudam a informar melhor o cidadão, condição essencial para uma sociedade mais justa”.

Protagonistas de algumas das principais coberturas jornalísticas nos 43 anos de história do Santa, Moser e Werner são vencedores do Prêmio Esso, o principal do jornalismo brasileiro. Eles integraram as equipes que conqusitaram a honraria na cobertura das enchentes de 1983 e 2008. José Werner ainda estava no time de jornalistas que levou o Esso de Primeira Página, em 2010. Os dois profissionais receberam placas do Grupo RBS em agradecimento às décadas de dedicação à empresa e ao Jornalismo.


Confira a íntegra da carta do presidente da, ACI – Casa do Jornalista, Ademir Arnon:

 

O escritor e filósofo francês Roland Barthes foi muito feliz ao dizer:

“No fundo a Fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa”.
Quem pensa que o trabalho do repórter fotográfico é apenas ilustrar as matérias do jornal ou da revista está completamente equivocado.
O bom fotógrafo faz muito mais do que isso. Ele sabe que a imagem serve para enriquecer o conteúdo e revelar novas formas de olhar o assunto abordado. O olhar do fotógrafo é também o olhar do leitor. Ao congelar um momento da realidade, ele pode sintetizar os fatos e complementar e enriquece o texto. Assim, dá mais subsídios para o leitor se informar e pensar sobre o assunto.
Não é à toa que há imagens que são símbolos do melhor jornalismo. A fotografia da menina que corre nua aos prantos depois de ter sido vítima de um ataque de napalm na guerra do Vietnã transformou-se em libelo contra o combate e segue sendo lembrada há décadas. Há outros exemplos, mas não é necessário citá-los para comprovar o valor essencial da fotografia no jornalismo.
Por isso a Associação Catarinense de Imprensa – Casa do Jornalista se sente muito honrada em poder reconhecer e parabenizar os repórteres fotográficos José Werner e Artur Moser no dia de hoje. Essa é uma justa homenagem aos profissionais que exercem seu trabalho com ética, responsabilidade e seriedade e assim ajudam a informar melhor o cidadão, condição essencial para uma sociedade mais justa.

Ademir Arnon
Presidente

Conselheiros se reúnem fora da redação do Santa para avaliar o jornal

04 de novembro de 2014 0

Foi num clima descontraído, mas de aprofundada avaliação, que a turma do Conselho do Leitor 2014 discutiu a atuação do Santa no mês de outubro. O local da reunião foi ainda mais inspirador: a Pousada by Rieger, que fica na Rua Guilherme Butzke Sênior, Velha. Atuante e sempre atenta às publicações do Santa, a equipe de conselheiros escolheu o espaço para que todos os integrantes pudessem participar do encontro, já que um deles havia se acidentado e estava em recuperação. Disposto a participar da reunião de avaliação do Santa, a sugestão veio do próprio proprietário da pousada, Udo Rieger.

leitor2
Conselheiro Udo Rieger e Chirlei Kohls, da editoria do Leitor
Foto: Marlon de Souza Lima, Especial

Como não poderia ser diferente para os acontecimentos do décimo mês do calendário anual, a cobertura online e impressa da Oktoberfest esteve em pauta. Além disso, os conselheiros avaliaram a abordagem do Santa para o segundo turno da corrida eleitoral à presidência da república. As análises e opiniões dos conselheiros foram publicadas na edição do Santa do último fim de semana.

leitor1
Chirlei
e os conselheiros Marlon, Eduardo, Udo, Marcel
o e Patrícia
Foto: Jane M. Zappe Rieger, Especial

 

 

Chilenos usaram até capa do Santa para fazer pressão sobre o Brasil

29 de junho de 2014 1

Um programa de TV do Chile usou a capa do Santa da última quarta-feira para fazer pressão sobre a Seleção Brasileira antes da partida de sábado, vencida nos pênaltis pelos pupilos de Luiz Felipe Scolari. A página do jornal, que usou a linguagem de um meme da internet para apresentar, com bom humor, o próximo desafio do Brasil, foi apresentada pelos debatedores como uma prova de que os brasileiros tinham medo do Chile.

O programa, levado ao ar de segunda a sexta-feira pela emissora La Red, coincidiu com o clima criado por jogadores e pela imprensa chilena antes do duelo. Em entrevistas, eles procuraram pressionar a arbitragem sugerindo que a Seleção, que joga em casa, poderia ser favorecida.

O debate sobre a capa do Santa começa em 2’50″ no vídeo abaixo.

Capa do Santa escolhida para o Top 10 do Newseum

19 de junho de 2014 1

A capa do Jornal de Santa Catarina desta sexta-feira foi escolhida entre as 10 melhores do dia pelo site internacional Newseum. A publicação reúne primeiras páginas de milhares de jornais mundo afora diariamente.

Confira abaixo as 10 escolhidas deste 19 de junho:

 

newseum

BRA^MG_EDM BRA^PA_OL CHIL_EM CHIL_LUN NET_AD2 NET_TROUW SPA_DS SPA_PAIS SPA_PUNTG

Escolha a sua capa preferida sobre a Seleção

08 de maio de 2014 4

O Jornal de Santa Catarina promove nesta quinta-feira uma ação editorial especial para marcar a escolha dos 23 jogadores que defenderão o Brasil na Copa do Mundo 2014. A versão impressa foi distribuída em todo o Vale do Itajaí e Litoral Norte com três capas diferentes, todas sobre a Seleção de Luiz Felipe Scolari.

capaO desafio da editoria de Design do Santa foi criar primeiras páginas que lembrassem cartazes de filmes famosos, em alusão à reedição de sucessos do cinema – assim como espera-se que Felipão reedite o triunfo de 2002, quando conduziu o Brasil ao pentacampeonato mundial.

As capas parodiam O Poderoso Chefão (O Poderoso Felipão), Indiana Jones (Felipão e os Caçadores da Taça Perdida) e Onze Homens e Um Segredo (Onze Homens e Uma Nação). A reportagem da editoria de Esportes sobre o tema compara a convocação de Scolari com os 23 nomes escolhidos há 12 anos pelo técnico para a Copa na Coreia do Sul e Japão. Tal como um remake cinematográfico, o treinador escolheu um time que tem semelhanças com o de 2002: nomes de sua confiança, jovens revelações e uma grande referência técnica (Neymar e, 12 anos atrás, Ronaldinho).

Vote na melhor capa

Três capas circularam hoje, mas o Santa criou outras três que não chegaram a ser publicadas. Escolha a sua favorita, faça um comentário neste post e vote no cartaz que melhor define a trama do diretor Felipão. Se preferir, clique aqui e vote.

Jornal de Santa Catarina integra anuário da Society For News Design pelo quarto ano seguido

13 de fevereiro de 2014 0

O Jornal de Santa Catarina teve dois trabalhos escolhidos para integrar o 35º anuário da Society For News Design (SND), um prêmio internacional que reúne os jornais e revistas mais bem desenhados do mundo. Este foi o quarto ano consecutivo em que o júri seleciona páginas do Santa para o livro.

Um dos trabalhos escolhidos para a edição de 2014 reúne páginas que integraram a série O Vale Não Esquece, sobre os 30 anos da enchente de 1983 no Vale do Itajaí, publicadas em julho de 2013. O destaque é um infográfico detalhando como foram os 32 dias de cheia, a mais longa da história catarinense.

pg2

 

O outro foi a capa Acasos da Vida, publicada em outubro, sobre a série de coincidências que culminaram em um transplante de coração no Hospital Santa Isabel. A primeira página relata a aventura vivida por médicos, um piloto de helicóptero e a família de uma paciente no transporte do órgão de Joinville até Blumenau.

pg1Além do Santa, o Diário Catarinense, do Grupo RBS, também teve dois trabalhos incluídos no anuário. Do Brasil, outras 11 publicações foram reconhecidas.

As duas capas da Viver!

29 de novembro de 2013 0

O que fazer quando se tem duas boas opções de capa para um caderno como a revista Viver! deste fim de semana? Bom, depois de uma longa dúvida sobre qual das capas com a modelo Julia Fuchs, de Timbó, era a melhor, decidimos logo publicar as duas versões.

No Santa deste fim de semana, você vai conferir a beleza da jovem catarinense com uma das duas opções de capa.

capa01

capa02

Santa lança projeto +Ramiro

28 de novembro de 2013 0

O Santa lança nesta sexta-feira o projeto +Ramiro, que tem o objetivo de incentivar a qualidade de vida a partir do maior espaço de lazer de Blumenau. Em cinco reportagens, especialistas darão dicas de alimentação saudável, persistência, disciplina e foco. Um mapa vai mostrar a estrutura física do parque, que tem 45 mil metros quadrados e pistas de caminhada, corrida, patinação.

Com ajuda de um personal trainer foram montados treinos que usam apenas a estrutura do parque, sem nenhum equipamento extra. Além disso, também serão promovidos eventos no Parque Ramiro Ruediger com a participação de profissionais da área da saúde e educação física. Os textos são da repórter Pamyle Brugnago, as fotos de Lucas Amorelli, o projeto gráfico de Maiara Santos e a edição de Raquel Vieira.

No santa.com.br, uma linha do tempo contará a história do desportista Ramiro Ruediger, que deu nome ao parque, e, vai estimular o leitor a fazer exercícios e entrar em forma com uma tabela que ensina a calcular o índice cintura/quadril. A primeira reportagem será publicada nesta sexta-feira e as próximas serão veiculadas nas edições de fim de semana do Santa até o fim do ano.

Colaboradores do Grupo RBS confraternizam na Olimpíada do Santa

10 de novembro de 2013 0

olimpics

Um dia inteiro de disputas esportivas e integração marcou o sábado na Associação da Artex, no Bairro Progresso, durante a 8ª edição da Olimpíada do Santa. Anualmente, o evento reúne colaboradores do Grupo RBS em Santa Catarina. Neste ano, seis equipes participaram de confrontos nas modalidades de futebol, vôlei, canastra, bocha, dominó, tênis de mesa, sinuca e futebol digital.

Estiveram no evento colaboradores dos jornais A Notícia, de Joinville, e O Sol Diário, de Itajaí, além do Santa. Profissionais da RBS TV também participaram. A equipe campeã desta edição foi a Inter de Meião, com representantes dos setores Comercial, Circulação, Marketing e Direção do Jornal de Santa Catarina e da RBS TV Blumenau. Na sequência, vieram a Anomalia, do jornal A Notícia, seguida pela Amigos do Braatz, do setor Administrativo do Santa.

Santa recebe o Prêmio Reportagem Responsabilidade Socioambiental - São Paulo e Sul, da Petrobras

24 de outubro de 2013 1

O Santa recebeu no dia 23 de outubro, o Prêmio Reportagem Responsabilidade Socioambiental – São Paulo e Sul, da Petrobras. O trabalho vencedor foi a série O último paraíso, e quem recebeu a distinção foi o repórter Ânderson Silva, representando a equipe que envolveu o fotógrafo Patrick Rodrigues e os editores Bárbara Carvalho, Rafael Waltrick e Aline Fialho. A cerimônia ocorreu no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Ao todo, foram premiados 34 vencedores.

Agência Petrobras/ Divulgação

A série de matérias foi publicada em junho de 2012 e fala sobre o Parque Nacional Serra do Itajaí.

Jornal de Santa Catarina