Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Jornal de Santa Catarina integra anuário da Society For News Design pelo quarto ano seguido

13 de fevereiro de 2014 0

O Jornal de Santa Catarina teve dois trabalhos escolhidos para integrar o 35º anuário da Society For News Design (SND), um prêmio internacional que reúne os jornais e revistas mais bem desenhados do mundo. Este foi o quarto ano consecutivo em que o júri seleciona páginas do Santa para o livro.

Um dos trabalhos escolhidos para a edição de 2014 reúne páginas que integraram a série O Vale Não Esquece, sobre os 30 anos da enchente de 1983 no Vale do Itajaí, publicadas em julho de 2013. O destaque é um infográfico detalhando como foram os 32 dias de cheia, a mais longa da história catarinense.

pg2

 

O outro foi a capa Acasos da Vida, publicada em outubro, sobre a série de coincidências que culminaram em um transplante de coração no Hospital Santa Isabel. A primeira página relata a aventura vivida por médicos, um piloto de helicóptero e a família de uma paciente no transporte do órgão de Joinville até Blumenau.

pg1Além do Santa, o Diário Catarinense, do Grupo RBS, também teve dois trabalhos incluídos no anuário. Do Brasil, outras 11 publicações foram reconhecidas.

As duas capas da Viver!

29 de novembro de 2013 0

O que fazer quando se tem duas boas opções de capa para um caderno como a revista Viver! deste fim de semana? Bom, depois de uma longa dúvida sobre qual das capas com a modelo Julia Fuchs, de Timbó, era a melhor, decidimos logo publicar as duas versões.

No Santa deste fim de semana, você vai conferir a beleza da jovem catarinense com uma das duas opções de capa.

capa01

capa02

Santa lança projeto +Ramiro

28 de novembro de 2013 0

O Santa lança nesta sexta-feira o projeto +Ramiro, que tem o objetivo de incentivar a qualidade de vida a partir do maior espaço de lazer de Blumenau. Em cinco reportagens, especialistas darão dicas de alimentação saudável, persistência, disciplina e foco. Um mapa vai mostrar a estrutura física do parque, que tem 45 mil metros quadrados e pistas de caminhada, corrida, patinação.

Com ajuda de um personal trainer foram montados treinos que usam apenas a estrutura do parque, sem nenhum equipamento extra. Além disso, também serão promovidos eventos no Parque Ramiro Ruediger com a participação de profissionais da área da saúde e educação física. Os textos são da repórter Pamyle Brugnago, as fotos de Lucas Amorelli, o projeto gráfico de Maiara Santos e a edição de Raquel Vieira.

No santa.com.br, uma linha do tempo contará a história do desportista Ramiro Ruediger, que deu nome ao parque, e, vai estimular o leitor a fazer exercícios e entrar em forma com uma tabela que ensina a calcular o índice cintura/quadril. A primeira reportagem será publicada nesta sexta-feira e as próximas serão veiculadas nas edições de fim de semana do Santa até o fim do ano.

Colaboradores do Grupo RBS confraternizam na Olimpíada do Santa

10 de novembro de 2013 0

olimpics

Um dia inteiro de disputas esportivas e integração marcou o sábado na Associação da Artex, no Bairro Progresso, durante a 8ª edição da Olimpíada do Santa. Anualmente, o evento reúne colaboradores do Grupo RBS em Santa Catarina. Neste ano, seis equipes participaram de confrontos nas modalidades de futebol, vôlei, canastra, bocha, dominó, tênis de mesa, sinuca e futebol digital.

Estiveram no evento colaboradores dos jornais A Notícia, de Joinville, e O Sol Diário, de Itajaí, além do Santa. Profissionais da RBS TV também participaram. A equipe campeã desta edição foi a Inter de Meião, com representantes dos setores Comercial, Circulação, Marketing e Direção do Jornal de Santa Catarina e da RBS TV Blumenau. Na sequência, vieram a Anomalia, do jornal A Notícia, seguida pela Amigos do Braatz, do setor Administrativo do Santa.

Santa recebe o Prêmio Reportagem Responsabilidade Socioambiental - São Paulo e Sul, da Petrobras

24 de outubro de 2013 1

O Santa recebeu no dia 23 de outubro, o Prêmio Reportagem Responsabilidade Socioambiental – São Paulo e Sul, da Petrobras. O trabalho vencedor foi a série O último paraíso, e quem recebeu a distinção foi o repórter Ânderson Silva, representando a equipe que envolveu o fotógrafo Patrick Rodrigues e os editores Bárbara Carvalho, Rafael Waltrick e Aline Fialho. A cerimônia ocorreu no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Ao todo, foram premiados 34 vencedores.

Agência Petrobras/ Divulgação

A série de matérias foi publicada em junho de 2012 e fala sobre o Parque Nacional Serra do Itajaí.

Jornal de Santa Catarina

Jornal de Santa Catarina é finalista do Prêmio Esso de Jornalismo 2013

16 de outubro de 2013 0

O Jornal de Santa Catarina é um dos finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo 2013, conhecido como um dos principais concursos de comunicação do Brasil. O anúncio dos classsificados ocorreu na manhã desta quarta-feira. O Santa está entre os quatro finalistas do Esso Nacional de Primeira Página, com o trabalho Carregando…, publicado nos dias 31 de dezembro de 2012 e 1º de janeiro de 2013. Os autores são Bárbara Carvalho (editora), Aline Fialho (editora) e Evandro Assis (editor-chefe).

Sobrecapa vencedora

A sobrecapa faz referência à chegada do novo ano, em alusão ao tempo de espera em carregamentos de vídeos e jogos eletrônicos. Este é o quinto ano consecutivo que o Santa é finalista do Prêmio Esso e o terceiro em que a indicação é na categoria Nacional de Primeira Página. Em 2011, o jornal foi o vencedor na categoria Educação, com a série Mestre com Carinho.

Capa vencedora

Capa vencedora

Um ano antes, a premiação ocorreu pela primeira página Ainda Somos o Único Penta, sobre a desclassificação da Seleção na Copa do Mundo de 2010. Em 2009, o prêmio veio pela cobertura da tragédia climática de novembro de 2008, na categoria Regional Sul.

Prêmio Petrobras de Jornalismo 2013 reconhece série de reportagens do Jornal de Santa Catarina

15 de outubro de 2013 2

A série de reportagens O Último Paraíso, publicada no Jornal de Santa Catarina em junho de 2012, foi anunciada vencedora do Prêmio Petrobras de Jornalismo de 2013. O resultado com os 34 trabalhados premiados foi divulgado nesta terça-feira. A série venceu na categoria Reportagem Socioambiental Regional Sul e São Paulo. O material, sobre o Parque Nacional Serra do Itajaí, uma das maiores áreas de Mata Atlântica preservadas do Brasil, foi produzido por Ânderson Silva (repórter), Patrick Rodrigues (repórter fotográfico), Aline Fialho (designer), Bárbara Carvalho e Rafael Waltrick (editores).

A premiação será entregue em um evento no Rio de Janeiro com a presença da presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster. Além do Santa, outro jornal e uma rádio do Grupo RBS foram vencedores no prêmio. O Jornal Zero Hora ganhou o grande prêmio do concurso, com a reportagem Filho da Rua, de Letícia Duarte. O repórter fotógrafico Jefferson Bottega, também da Zero Hora, venceu a categoria Fotojornalismo com uma imagem que retrata a superlotação no Presídio de Charqueadas (RS). Renata Colombo e Fábio Almeida, da Rádio Gaúcha, ganharam na categoria nacional para materiais de rádio. O trabalho deles abordou a dragagem do Rio Jacuí, no Rio Grande do Sul.

O Prêmio Petrobras teve 1.179 trabalhos inscritos. Esta é a primeira edição, que comemora os 60 anos da estatal.

Talento + amor = Prosit! Os bastidores da capa da 30ª Oktoberfest

03 de outubro de 2013 1

capa_chopp

Oktoberfest tem todo ano. Desfile tem todo ano. A abertura da festa é mais ou menos igual todo ano. O que comunicar, então, na capa do dia de abertura da grande festa do chope? Esse dilema surge na redação do Santa desde 1984. Em 2013, na 30ª edição, a responsabilidade de produzir uma primeira página diferente, inovadora e provocante era ainda maior.

Sabendo disso, um grupo de repórteres, editores, fotógrafos e designers se reuniu para discutir a ideia que seria executada. Talvez o leitor não saiba, mas uma parte importante do trabalho em um jornal diário é feita com antecedência, dias (e até semanas) antes da publicação. Desta vez, o papo ocorreu apenas dois dias antes, um tempo relativamente curto para a tarefa proposta.

Decidiu-se por uma composição com 30 canecos de chope, em uma produção complexa a ser executada na quarta-feira, em plena Vila Germânica. Uma equipe formada por repórter fotográfico, designer e assistente assumiu a missão de levar o plano adiante. Só que as coisas nem sempre saem conforme o esperado. A composição não ficou exatamente como se imaginou, e o planejamento foi para o espaço. E agora?

Só o talento resolve uma situação assim. Tal qual o craque que resolve a partida de futebol com a jogada individual, o repórter fotográfico Patrick Rodrigues juntou copo de cerveja, mesa de madeira e uma dose generosa de criatividade para resolver o problema. A fotografia estampa a capa do Jornal de Santa Catarina desta quinta-feira.

Talento + amor = Prosit!

Passado e presente de Blumenau na capa do Jornal de Santa Catarina

05 de julho de 2013 1

A capa do Jornal de Santa Catarina deste fim de semana exibe uma fotografia diferente. Uma, não. Duas. A fotomontagem une a Blumenau de 1983, registrada numa das seis idas e vindas do Itajaí-Açu durante a prolongada enchente que agora completa 30 anos, e o cenário atual da Rua Capitão Euclides de Castro, no Centro.  Passado e presente se fundem. A valentia dos que lutavam para livrar casas e comércios da lama e dos móveis estragados contrasta com a colorida limpeza de três décadas depois, em que pedestres caminham tranquilamente pelas estreitas calçadas da viela, entre as ruas XV de Novembro e Curt Hering.

A foto também reúne duas gerações da premiada equipe de fotografia do Santa. Trinta anos atrás, coube ao repórter fotográfico Artur Moser registrar a tocante cena da reconstrução, um profissional que segue emprestando seu talento ao jornal e aos leitores. O repórter fotográfico Patrick Rodrigues foi o responsável por enquadrar o mesmo local, do mesmo jeito, nos dias atuais, e fundir as imagens no Photoshop. O desenho da página é das designers Aline Fialho e Bárbara Carvalho. A pesquisa histórica das imagens ficou por conta do editor de Fotografia, José Werner.

Confira aqui outras 12 montagens produzidas pela equipe do Santa.

A técnica aplicada foi inspirada na série da historiadora holandesa Jo Hedwig Teeuwise, intitulada Ghosts of War (Fantasmas da Guerra), sobre a Segunda Guerra Mundial, feita em 2012.   O que você achou?

Pássaros do Vale ganham caderno no Dia do Meio Ambiente

04 de junho de 2013 1

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Santa dedica um caderno a um dos motivos de comemoração da data na região. As cores das principais aves que nos rodeiam ilustram as páginas do especial Vale dos Pássaros, que apresenta informações como características de cada espécie, de que se alimentam e os locais que habitam.

Aracuãs, andorinhas, biguás, tucanos e saíras estão entre as visitantes mais frequentes nas janelas e quintais dos moradores do Vale e fazem parte deste guia de pássaros. Um material produzido para despertar a consciência e estimular a relação saudável do homem com a natureza. Além de ser encartado na edição do jornal de amanhã, cerca de 2,5 mil exemplares serão distribuídos em escolas de Blumenau. Galeria de fotos, vídeo e o canto de algumas aves estarão disponíveis no site também a partir desta quarta-feira.

Mas hoje você já pode conferir um bate-papo entre a coordenadora de produção do Santa, Mariana Paula, a repórter Pamyle Brugnago e fotógrafo Artur Moser, que produziram o material e contam um pouco dos bastidores desse trabalho. A conversa é a estreia da Hora do Café, outro projeto que você vai poder acompanhar no site.

O que é a Hora do Café?

É um projeto do Santa com espaço para conversas informais sobre notícias e assuntos do cotidiano do jornal. Tomando café, jornalistas e convidados vão falar, de forma descontraída, sobre prêmios, bastidores de uma reportagem, ou até do desempenho de um jogador de futebol. Afinal, tudo é assunto na Hora do Café.