Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2008

Café nos moldes portenhos

30 de junho de 2008 0

Escritório informal do vizinho Diego Fabris, no Quixote/Carlos Edler

Com o perdão da palavra, porque o autor da concepção do projeto é o designer uruguaio Mario Quintana, este resto bar Quixote tem ares de Buenos Aires.

Ali na esquina da Praça Maurício Cardoso com a Olavo Barreto Viana, pouco depois das 9h já entram os primeiros clientes.

O grupo abre o laptop e… trabalha. É a turma dos Destemperados Food Experiences. Como o nome diz, o negócio dos caras é testar acepipes e opinar livremente a respeito.

Querem saber mais? Entrem em www.destemperados.com

Ah, sim. Na terça que vem, publicamos uma reportagem sobre o resultado da reforma do lugar, na coluna Ambiente Profissional.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Para gateiros e cachorreiros

26 de junho de 2008 0

Não importa o quanto você é rígido com o seu animal de estimação, o certo é que há locais e horas que ele precisa obedecer a um certo distanciamento, não é mesmo? Pois encontrei no meu e-mail este produto à base citronela que promete ajudar nessas horas difíceis de dar limites aos filhos de quatro patas.

Chama-se FitoGuard Educador, vendido em frascos do tipo spray com 250ml, formulado com óleo essencial de citronela. Como não testei, reproduzo o que dizem entre aspas: ” O produto afasta os animais dos locais onde é borrifado, repelindo pelo olfato somente o animal, pois seu odor para nós humanos é agradável, não agredindo o animal ou deixando resíduos tóxicos no ambiente.”  

SAC: 0800-774-2333 

 

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Veneza, arquitetura e não-arquitetos

25 de junho de 2008 0

  Vocês conhecem o Santander Cultural, na Praça da Alfândega, vizinho do Memorial do Rio Grande do Sul e do MARGS, certo? E sabem que a reciclagem do prédio foi assinada pelo arquiteto Roberto Loeb. Pois bem, ele será o curador da participação oficial brasileira na 11ª Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza 2008, na Itália.

A mostra será realizada entre os dias 14 de setembro e 23 de novembro de 2008, mas a cerimônia de abertura será no dia 13, às 11h30. O pavilhão brasileiro abre já no dia 11 de setembro, às 11h. (conheça abaixo o projeto de curadoria)

Pois essa que é tida como a maior e mais importante exposição de arquitetura do mundo tem como tema, este ano, Out There: Architecture Beyond Building (Lá fora: Arquitetura além da construção) e será organizada pelo curador norte-americano Aaron Betsky.

Out There: Architecture Beyond Building deve discutir o papel de uma arquitetura que ultrapasse a idéia de construção e que seja realmente ligada às questões centrais da sociedade.

– Arquitetura não é construção. Construções são objetos e o ato de construir nos leva a esses objetos, mas arquitetura é algo mais. É a maneira como pensamos e falamos sobre edificações, como as experimentamos, como as representamos, como as construímos. Isto é arquitetura – diz o curador Betsky. 

Presença brasileira

É bom ressaltar que a participação oficial brasileira na Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza é tradicionalmente organizada pela Fundação Bienal de São Paulo, por meio de um convênio entre a Fundação Bienal de São Paulo e o Ministério das Relações Exteriores.

E, segundo o curador Roberto Loeb, a mostra no pavilhão brasileiro contará com depoimentos de cerca de 100 pessoas, todos não-arquitetos. Dessa forma, personalidades e anônimos, artistas, médicos, psicanalistas, designers, filósofos, diplomatas, editores, políticos, professores, cantores, escritores, fotógrafos, empresários, donas-de-casa, taxistas, padeiros, pedreiros, músicos, cozinheiros e muitos outros cidadãos participam desta Bienal.  

Os depoimentos expostos nas paredes do pavilhão do Brasil estarão também disponíveis sobre extensas mesas, para a consulta do público. Um livro em branco receberá declarações dos visitantes.  

Interessante, não?

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Passeio guiado pela Casa Cor

25 de junho de 2008 0

Detalhes que complementam a edição especial de Casa&Cia desta semana ajudam a ver de perto as propostas para os 41 ambientes montados em casas no bairro Petrópolis até 20 de julho.

Na edição da semana que vem, veja as tendências da Casa Cor, com entrevista com Marcelo Rosenbaum, que farei hoje à noite.

Por enquanto, acompanhe o slideshow com o texto da Renata Maynart, da Fernanda Duarte e meu, como a edição. O audio é da Fernanda.

 

Clique aqui e assista a uma amostra da Casa Cor RS

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Edifício giratório

24 de junho de 2008 1

Imaginem um arranha-céu giratório, com energia própria e todinhos os 80 andares pré-fabricados. E já está prevista uma lista de espera. Pois o Dr. David Fisher, arquiteto italiano, anunciou nesta terça o lançamento desse revolucionário prédio. Trata-se do Dynamic Tower, o primeiro edifício em movimento do mundo, que será construído em Dubai e em Moscou. Há planos para outros prédios mundo afora.

A Rotating Tower Technology Company, liderada pelo Dynamic Architecture Group, anunciou que a abertura da lista de reservas para o primeiro Dynamic Tower em Dubai será no dia 24 de junho. A empresa também revelou o design e a planta principal do edifício giratório, que terá 80 andares e 420 metros de altura. Os apartamentos terão uma área média a partir de 124 m2 chegando às villas, com 1.200 m2, que já vêm com uma vaga para automóvel dentro do próprio apartamento.

Fisher anunciou que o segundo Dynamic Tower, planejado para Moscou, já está na fase avançada do projeto. A pré-estruturação das unidades terá início no 4º trimestre de 2008 e a conclusão da obra está programada para 2010. A construtora é a Mirax Group, administrada pelo construtor internacional Sergei Polonsky. A torre em Moscou, que terá 70 andares e 400 metros de altura, estará
localizada na cidade de Moscou, a nova área prestigiada da capital russa.

    – Nossa intenção é construir o terceiro Dynamic Tower em Nova York. Outros Dynamic Towers serão construídos no mundo todo após um interesse demonstrado por parte de construtores, governos e representantes oficiais públicos para construir um Dynamic Tower no Canadá, Alemanha, Itália, Coréia e Suíça – disse Fisher.

    Devido às características do Dynamic Tower, são infinitas as possibilidades de design do prédio, já que cada andar gira de maneira independente para criar um edifício que muda de forma constantemente, resultando em uma estrutura
arquitetônica singular. 

– O Dynamic Tower é ecológico e o primeiro edifício projetado para ter
energia própria, com a capacidade de gerar a sua eletricidade, bem como para outros edifícios nas mediações. O edifício atinge esta proeza utilizando turbinas eólicas ajustadas entre cada andar giratório. Um edifício de 80 andares terá até 79 turbinas eólicas, tornando-o uma verdadeira usina de energia `verde` – ressalta 
Fisher.

    Esse prédio deve ser o primeiro arranha-céu a ser totalmente construído a partir de peças pré-fabricadas que são personalizadas em oficinas, resultando em economias de pelo menos 20%. Esta abordagem, conhecida como o Método Fisher, também exige bem menos trabalhadores no local da construção, reduzindo drasticamente os custos com a construção.  

    – Cada andar do edifício pode ser concluído em apenas sete dias. A
partir de agora, os edifícios serão construídos em uma fábrica – prevê o arquiteto.
    Ao combinar movimento, energia verde e construção eficiente, o
Dynamic Tower mudará a arquitetura que hoje conhecemos e introduzirá
uma nova era de “moradia dinâmica”.

    David Fisher passou mais de 30 anos trabalhando com a finalidade de redefinir os extremos técnicos e tecnológicos de edifícios em cidades como Londres, Nova York, Moscou, Hong Kong, Paris e Dubai.

Veja mais informações em www.dynamicarchitecture.net.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Arquitetura sustentável

24 de junho de 2008 0

É a hora de discutir sustentabilidade de Região Sul. Agora o  arquiteto norte-americano Huston Eubank, especialista em construção sustentável, profere palestra nesta terça-feira, dia 24 de junho, em Curitiba, no workshop “Processos Integrados de Design”.

 O evento é promovido pelo Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Eubank é reconhecido internacionalmente pela concepção de edifícios, comunidades e empresas sustentáveis. Ele vai apresentar a metodologia Processo Integrados de Design (IDP), que se baseia na concepção do edifício como um todo, visualizando o empreendimento como um sistema interdependente. Nele há uma integração entre local, estrutura, sistemas e de utilização, facilitando a concepção de práticas de construção sustentável.

A cidade Universitária Pedra Branca, (www.cidadepedrabranca.com.br), projetada em 1997 em Palhoça, na Grande Florianópolis, incorpora os princípios do urbanismo sustentável e será o caso de estudo no evento. 

Eubank é formado em arquitetura pela Cornell University (EUA). Seus projetos de consultoria em construção sustentável incluem, entre outros, a Academia de Ciência da Califórnia e o Museu de Boston.

   

 

Postado por Eleone Prestes, do seu PC

Nesta terça, Casa Cor RS

24 de junho de 2008 0

Mate a curiosidade: veja todos os ambientes da mostra de arquitetura e decoração em uma edição especial de Casa&Cia.

Postado por Eleone Prestes, do seu PC

Agenda desta semana

23 de junho de 2008 1

Como a edição de Casa&Cia encartada em Zero Hora desta terça é especial, com toda a Casa Cor Rio Grande do Sul, aí vai a agenda que seria publicada no jornal:

Cursos

 

Hortas, ervas e temperos, com o agrônomo Walter Eichler, na Floricultura Winge, dia 12 de julho, por R$ 45, em Porto Alegre. Informações (51) 3268-4880.

Arte francesa, rosa de metal, pátinas, craquelê, découpage e outras técnicas, no Atelier Koysas de Artesanatto, com material a partir de R$ 15, na Av. Araguaia, 1006, em Canoas. Informações: (51) 3031-4333.

Eventos

Pátina, découpage e estêncil com relevo em madeira, no ateliê Allamanda, por R$ 30 cada curso, em Porto Alegre. Informações (51) 3249-5309.

O evento Feira Casa & Estilo apresenta os lançamentos para o setor imobiliário e de decoração, no 3º piso do Shopping Iguatemi, de 25 a 30 de junho, das 14h às 22h (de quarta e sexta e segunda-feira) e das 10h às 22h (sábado e domingo), em Porto Alegre. Informações (51) 3221-6387 ou pelo site www.casaeestilo.com.br

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Craft again

22 de junho de 2008 0

De 3 a 17 de agosto tem a 13ª Craft Design, em São Paulo.

 

A feira funciona até domingo, gente. Será no Centro de Eventos São Luis, na Rua Luís Coelho, 323, Consolação, em São Paulo.

 

Informem-se no site www.craftdesign.com.br.

Postado por Eleone Prestes, do seu PC

Arquitetura e turismo

22 de junho de 2008 0
Imagine um encontro com nomes importantes da arquitetura internacional aqui no Brasil. Pois ocorrerá isso em Florianópolis, no Architectour 2208 – Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo, dias 7 e 8 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina. 
O arquiteto chinês Chien Chung Pei e o francês Christian de Portzamparc, referências na questão de sustentabilidade, já estão confirmados. Entre as obras mais conhecidas de Portzamparc estão a Torre LVMH em Nova York, edifícios habitacionais no Japão e a embaixada da França em Berlim. O arquiteto argentino Rubén Pesci e os arquitetos Máximo Rumis e Marcela Leiva, ambos da DPZ Latin América, também virão ao Brasil.
A preocupação desses arquitetos pensantes será a falta de planejamento das grandes metrópoles para a prática de um turismo sustentável. Pois até 2010, mais de 9 milhões de estrangeiros devem visitar o Brasil, conforme estimativa do governo federal.
 Vá ao endereço www.architectour.com.br para saber mais.
Quem me passou essas informações foi a antenada colega jornalista Marta Sfredo. 

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Gift é aqui

20 de junho de 2008 1

Design à mostra/Divulgação

Todo mundo sabe que acessórios e produtos bacanas de design são lançados primeiro em São Paulo, em feiras como a Gift Fair e Abup Show. Pois os trabalhos recentes do designer Fernando Reis estão sendo mostrados aqui primeiro, informa o pessoal da Kristin, onde são encontrados os produtos. Sim, ele é gaúcho, isso facilita as coisas.
Na próxima quinta-feira, às 17h, a Kristin Objetos & Gallery inaugura a mostra USO DZAIN, com móveis e objetos de Fernando Reis. A visitação se estende até 12 de julho, na Av. Dom Pedro II, 367, em Porto Alegre, em horário especial das 13h às 18h.

Fernando está também em www.usodzain.com

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Mate a curiosidade

19 de junho de 2008 0

Esta escada de ferro é nova! Linda, não?/Carlos Edler

Para quem sempre imaginou como teria ficado o interior do prédio coberto por unha-de-gato na Rua Olavo Barreto Viana, esquina da Praça Maurício Cardoso, depois de uma longa reforma, aí vai uma ajuda.

Esta foto mostra o andar superior da casa totalmente transformada pelo Mario Quintana e sua equipe. Estivemos lá para fotografar e mostraremos tudinho na edição de Casa&Cia de 8 de julho. Aqui cabe aquela observação que já virou paisagem: meu Deus, já estamos quase em julho!

E uma dica: Quem visitar o Resto Bar Quixote (esse é o nome e sobrenome), peça um cafezinho pingado. É muito bom! E tem um docinho em forma de boca que, ao morder, derrama chocolate cremoso – na tua boca. Ai, ai. 

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Arquitetura moderna

18 de junho de 2008 0

Saiu a terceira edição do livro Arquitetura moderna desde 1900, de William J. R. Curtis, com selo da Bookman e, no país, pela Artmed Editora. A tradução é do arquiteto Alexandre Salvaterra. E ele teve trabalho. São 734 páginas.

Na primeira parte, as correntes formadoras da arquitetura moderna. E, na segunda, a cristalização da arquitetura moderna no entreguerras, diz o livro. Prossegue com transformação e disseminação após 1940 e, na parte 4, continuidade e mudança no final do século 20.

Conforme a orelha do livro, o próprio é reconhecido “como a obra modelo sobre a arquitetura do século 20. Além de cobrir a arquitetura do mundo inteiro, ela combina uma descrição geral do desenvolvimento da tradição moderna com análise e interpretação primorosas das edificações.”

Na contracapa, diz: Obra premiada com o Alice Davis Hitchcok Medallion da Society of Architetural Historians of Great Britain (1984) por sua “enorme contribuição ao estudo e ao conhecimento da história da arquitetura”.

Tem o arquiteto Álvaro Siza, é claro, mas não a nossa Fundação Iberê Camargo. E naturalmente o nosso Oscar Niemeyer também está tombado no livro ilustrado com fotos, desenho em perspectiva e croquis.

 

 

 

Postado por Eleone Prestes, do seu PC

O mosaico não é mais aquele

17 de junho de 2008 0

Observe o movimento das folhas e das flores /Carlos Edler
Vejam em Casa&Cia desta terça o trabalho de mosaico espontâneo de Iara Sclovsky. Entre as obras, um quadro feito para uso ao ar livre. A base é de fibrocimento, ressalta ela, por telefone, e não fibroamianto, material que não se usa mais.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Aproveitamento de material

16 de junho de 2008 0

Olhem para o rodapé peça única/Carlos Edler

Na Casa Cor 2006, realizada na Confeitaria Rocco, no Centro, a arquiteta Mara Kaufmann havia usado placas de PVC sobradas do detalhamento do teto de outros ambientes como rodapé. Olhem o efeito do material trabalhado com pintura.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora