Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2009

Enfeites pessoais, comidas e decoração da mesa para cair nas graças dos orixás neste Réveillon

30 de dezembro de 2009 0

Saiba como atrair os orixás na virada do ano:

Pérolas não podem faltar para IEMANJÁ, assim como objetos nacarados e madrepérolas.

Adereços com cristais de rocha, cacos de cristais de rocha de todas as cores, imersos em vidros com água e nesta mesma água velas e/ou flores flutuantes.

Diademas, tiaras, flores e travessas nos cabelos das mulheres, gel ‘molhado’ nos cabelos dos homens.

Atraindo esses ORIXÁS para nossas mesas e aparadores, frutas ‘aguadas’ como melancia, melões caldosos de Espanha, pêras, gelatinas, cremes, água e sucos de toda espécie, sendo que para OXALÁ não pode faltar o manjar de côco imerso em calda de ameixas pretas.

Uvas e vinhos de todas as cores para OXALÁ, que também recebe merengues, simbolizando as nuvens do céu. Um pouco de quindins, cremes e bolos amarelos trazendo o dourado de OXUM para nossas vidas.

Cocadas, representando a espuma do mar, canjica branca doce, bolos artísticos muito elaborados e confeitados, pois IEMANJÁ gosta de bem receber, acolher e alimentar a todos, pois é a grande mãe. É moderadamente chegada à ostentação, mais ligada ao luxo clássico. É ciosa da sua nobreza, do seu poder matriarcal e sabedoria. Peixes, que se movem para a frente, não podem faltar. Atenção: Evita-se frutos do mar que são parasitários, de vida aderente ou que se ‘escondem’ porque não são de bom augúrio no Réveillon.

Frutas silvestres para ODÉ e OTIM que deverão se manifestar com mais força após o inverno. Figurando no ambiente, peteca e bolitas de gude são consagradas à alegria desses ORIXÁS. Ameixas escuras, amoras e berinjelas para NANÃ que deverá despontar mais ao final do ano ajudando IEMANJÁ a entregar o reinado para OXUM.

Rebuscadas e trabalhadas guarnições de mesa com tons de azul com toques de branco e uso intensivo da prata e do cristal. Vale seda pura, damascos de seda, veludos, lamês e laminados em geral, espelhos prateados e muita prata e cristal nos talheres, castiçais, copos, taças, cálices e porcelanas. IEMANJÁ é a dona do palácio. A escadaria palaciana que se abre em dois braços é em honra à saia da IEMANJÁ. (Já o castelo, fortificação guerreira, é da IANSÃ, também dona da torre.) Ao subir ou descer esta escadaria, IEMANJÁ não divide o espaço nem com OXALÁ, cada um usa um lado da escadaria. Soberana e autoritária, até mesmo na ausência de OXALÁ dispensa o castelo e reina no palácio. Para os outros, território vulnerável, para IEMANJÁ, território símbolo da sua indiscutível majestade e nobreza. Os clássicos palácios renascentistas e rococós retratam bem o ‘estilo’ IEMANJÁ.

Para uma ideia nas proporções, nas mesas e ambientações priorizam-se as cores de IEMANJÁ (78%) e OXALÁ (10%). Em segundo lugar, as cores de OXUM (8%), de ODÉ e OTIM (2%) e NANÃ (2%) (veja abaixo).

Entenda os motivos das CORES dos ORIXÁS para 2010:

IEMANJÁ: AZUL em todos os seus tons. São fundamentais as cores tomadas dos azuis e todos os seus matizes, incluindo aí o verde-água, o azul-piscina, o turquesa, etc. acompanhadas de muita, mas muita prata!!!

OXALÁ: BRANCO associado à PRATA

OXUM: AMARELO e DOURADOS

ODÉ: AZUL ESCURO – OTIM: AZUL-ESCURO com ROSA

NANÃ: LILÁS.

Características e influências dos ORIXÁS para o ano 2010:

2010 será fortemente regido por IEMANJÁ, que virá soberana, deixando pouco espaço para a influência dos demais ORIXÁS. OXALÁ, dono das cabeças, das decisões e das escolhas, virá com a sua influência um tanto quanto abrandada. Junto a eles virá OXUM, regente das emoções. Bem no final do ano, OXUM mostrará a sua força anunciando a regência do ano 2011. Também será influenciado por ODÉ e OTIM donos da caça e do abastecimento. No seu finalzinho será marcado ainda pela temperança de NANÃ, a avó dentre os ORIXÁS.

Observa-se que será um ano regido por ORIXÁS das águas e do ar. IEMANJÁ prognostica um ano de muitas tratativas entre as Nações e de muito trabalho para os diplomatas e pessoas ligadas às viagens, inclusive de negócios. Ano de muita morte coletiva ligada às áreas portuárias e embarcações. Influenciado por OXUM, há o prognóstico de grandes inundações em lagos e rios. Teremos maremotos no restante do mundo e ressacas nos nossos litorais. Fora do Brasil, probabilidade de erupções vulcânicas em ilhas e regiões litorâneas, quando as águas dos mares esfriarão as lavas incandescentes do interior da Terra. Algo simbólico como se o calor da fúria emocional dos nossos instintos internos e inconscientes (lava) fosse esfriado pela reflexão madura e pela nossa consciência racional (águas dos mares).

Dona do pensamento e do Inconsciente Coletivo, IEMANJÁ nos abre espaço para reflexão acerca do que já se passou, do que acontece agora e de como podemos nos precaver para o futuro. Comparável às oscilações das águas dos mares e oceanos é a oscilação dos líquidos do nosso cérebro.

ORIXÁ do ar, OXALÁ nos brinda com uma certa dose de sabedoria, discernimento e bom senso para nossos governantes, mesmo não conseguindo impedir possíveis conflitos e guerras entre países organizados em grupos ou blocos de interesses afins. Regente da cabeça e da saúde mental, OXALÁ poderá liberar a loucura nesses governantes.

Apesar das inundações, ODÉ e OTIM nos alcançam grandes vitórias nas culturas de animais para alimentação, incluindo aí os pescados e frutos do mar. Favorece o estoque coletivo de alimentos.

Abrandando as fúrias dos belicosos, NANÃ influencia o final do ano com a serenidade e apaziguamento oriundos de reflexões que geram dimensionamento real dos lucros e perdas nas contendas. É a preparação para o reinado da esperta e emocional OXUM em 2011.

Fonte: Clovis Alberto Oliveira de Souza, do Xangô Agandjú, conselheiro geral do CEUCAB/RS, Conselho Estadual da Umbana e dos Cultos Afro-Brasileiros

Moda com fundamento

29 de dezembro de 2009 0

Como mostrei na coluna Em Casa, no caderno-revista Casa&Cia, no jornal Zero Hora desta terça-feira, a marca carioca Oh, Boy! lançou uma coleção de verão 2010 inspirada em Portugal, em especial da praia de Maria Luiza, na região de Algarve.

A azulejaria portuguesa, enfocada na coluna, mais as belezas naturais resultaram em bordados delicados e detalhamentos únicos numa fusão fashion luso-brasileira. Selecionei mais alguns modelos gerados pela equipe de criação da grife, com estilo coordenado por Paula Rodrigues. Quem veste as peças é a modelo aline Zanella, clicada por Christian Gaul. Assim se traduz a proposta.

Mesa de Natal vira proposta de Réveillon

28 de dezembro de 2009 0

Veja como a arquiteta Aline Fuhrmeister montou uma proposta de Ano-Novo com a predominância do prata, um dos tons de 2010.

Clique aqui:

Espie a Mostra Casa&Cia Praia

20 de dezembro de 2009 0

Este é um gazebo com a cara do verão, obra da BGArquitetutra/Carlos Edler, diagramação Ana Maria Benedetti

Estão a mil os preparativos para a Mostra Casa&Cia Praia 2010, a segunda realizada em Xangri-lá, deta vez no condomínio Las Palmas, na Avenida Central.

Na reportagem de capa de Casa&Cia mostramos um pouco do que será a exposição litorânea, em seis casas e com cinco temas, sob a inspiração geral dos esportes náuticos. Fernanda Duarte e Carlos Edler estiveram in loco para registrar tudo e encontraram os arquitetos trabalhando nas etapas finais.

Artesanato natalino, Cama, Mesa & Banho temática e outros assuntos compõem também a edição do dia 22 de dezembro de Casa&Cia em Zero Hora.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Perdeu Estilo Casa&Cia na TVCOM?

18 de dezembro de 2009 0

Então clique aqui e divirta-se:

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Conheça as cinco ganhadoras do concurso de Natal

17 de dezembro de 2009 6

Para valorizar a participação dos internautas/leitores foi aberta para a votação popular pela internet a final do concurso Natal&Cia na sexta-feira ao meio-dia que se estendeu até esta quarta, dia 16, à meia-noite.

O público escolheu as cinco ganhadoras – uma peça de cada categoria – do concurso de Natal 2009, promovido por Casa&Cia, que teve os 25 trabalhos finalistas previamente eleitos pela equipe do caderno-revista de Zero Hora.

VEJA AQUI AS OBRAS ELEITAS PELO VOTO POPULAR E SUAS AUTORAS, conforme os votos válidos apurados.

Árvore decorada:

Rosa Schutz, de Porto Alegre – Árvore de tecido

Foto: Emílio Pedroso

Enfeite avulso para árvore:

Jussara Kohlrausch, de Porto Alegre – Enfeite de árvore com fundo de lata

Foto: Carlos Edler

Presépio:

Kathia Cunha, de Porto Alegre

Foto: Carlos Edler

Papai Noel:

Maria de Fatima Boff, de Cachoeirinha – Papai Noel salva-vidas

Foto: Arquivo Pessoal

Arranjo e guirlanda:

Izolete Lima de Oliveira, de Porto Alegre – Guirlanda de crochê


Foto: Carlos Edler

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Saccaro inaugura loja conceito

17 de dezembro de 2009 0

Divulgação Saccaro

Desde esta quinta-feira está oficialmente batizada a nova loja da grife Saccaro, no Villagio Iguatemi, em Caxias do Sul.

A Concept Store Saccaro, primeira loja-conceito da grife Saccaro no Brasil, da franqueada Daniela Palandi, estreia a proposta estratégica, modelo para as unidades da marca no Brasil e no Exterior.

A Bolívia foi escolhida para dar arrancada ao projeto no mercado externo, com a primeira Concept Store Saccaro internacional.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Joia com arte

16 de dezembro de 2009 0

Uma pequena amostra do trabalho exposto na Av. Nilo Peçanha, 2424/Divulgação

Mana Bernardes, designer carioca de renome internacional – tem peças à venda na loja do MoMA, de Nova York – está na Avenida Nilo Peçanha. Desde o dia 10, a Habitart, aquela loja vermelha de móveis de design, é um ponto de venda exclusivo em Porto Alegre da linha de “Joias Cotidianas”. A artista e poeta durante um mês, expõe as obras feitas uma a uma em papel japonês da fibra da árvore Kozo, produzido artesanalmente pelo artista plástico Katsutoshi Mori. As poesias são protegidas por molduras de design exclusivo, algumas desenvolvidas pela artista em parceria com Zeca Kuri, da Oficina de Marcenaria de Ubatuba; e outras produzidas pela própria Habitart.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Você votou no concurso Natal&Cia?

16 de dezembro de 2009 0

Ainda dá tempo.

A votação está aberta até às 24h desta quarta aqui em zerohora.com.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero hora

Aprenda a fazer bola de patchwork passo a passo

15 de dezembro de 2009 2

Quem ensina é a Sabrina Moeller da Rosa, de Rio Grande, que participa do concurso Natal&Cia com este trabalho primoroso.

Material

- molde utilizado no projeto e lápis 2B

- 5 tiras de tecido de 4cm x 40cm de cores diferentes

- retalho quadrado de 13cm x 13cm de entretela

- retalho quadrado de 13cm x 1cm de tecido para o fundo

- enchimento de fibra de silicone

- máquina de costura

- agulha, linha e tesoura

- 15cm de elástico dourado

- embelezamentos, tipo missangas (opcional)


Passo a passo
Fotos Sabrina Moeller da Rosa/Arquivo Pessoal, enviadas de Rio Grande pela autora do trabalho na ocasião da inscrição no concurso.

1) Passe o risco do molde de papel para a entretela. No projeto, foi utilizada a técnica do paper piecing ou foundation.

2) No desenho do molde existem números. É a sequência que você deve seguir para costurar os pedaços de tecidos, começando pelo número 1.

3) Coloque o tecido com o lado direito sobre o avesso da entretela. Costure pelo lado direito da entretela sobre a linha do desenho. Após cada costura, vá cortando os excessos de tecido, deixando uma margem de 0,5cm.

4) Siga o gráfico até completar o desenho, tomando o cuidado para ir trocando as cores.

5) Recorte o modelo com 0,75cm de margem de costura e passe um ponto zig zag em toda a volta. (sem foto)

6) Fixe o elástico dourado pela frente do projeto.


7) Coloque o tecido de fundo direito com direito e costure deixando um espaço de 3cm para fazer o enchimento.

8) Desvire o projeto par o lado direito e encha com fibra de silicone.


9) Costurar o espaço onde foi feito o enchimento, à mão, com agulha.


10) Caso queira, pode ser bordado. Use cores diferentes para cada projeto. Com o mesmo molde, você faz visuais renovados.

(Leia mais sobre Sabrina Moeller da Rosa no caderno Casa&Cia do jornal Zero Hora e na página www.zerohora.com/casaecia nesta terça-feira.) 

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Orquídea nativa

14 de dezembro de 2009 0

Eis a Laelia purpurata/Divulgação

Você sabe distinguir alguma orquídea nativa? Por o Círculo Gaúcho de Orquidófilos, ao completar 60 anos de atividades ininterruptas, está promovendo no átrio do Bourbon Country, no terceiro andar, até 19 de dezembro, mais uma exposição e venda de orquídeas. E a orquídea em destaque é a Laelia purpurata, espécie nativa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Eu vou lá ver!

Também está aceitando inscrições para o terceiro curso básico de Cultivo de Orquídeas, a ser realizado em março de 2010, e está lançando um boletim semestral e calendário de parede para 2010.

Esta dica quem me deu foi a minha vizinha de mesa na redação ZH, Adriana Langon. Obrigada a ela.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Árvore de afetos

13 de dezembro de 2009 3

Carlos Edler

Decorar a casa para o Natal pra mim é um ato de amor pela família. E, mesmo sem ter enfeites caros ou tinindo de novos, acho que é possível fazer uma ornamentação “de tirar o chapéu”, como dizia meu avô.

Quando começamos a tratar de Natal em Casa&Cia, pra mim é inevitável lembrar da Cadó. Carmem Dóris Argondizo (será que é assim? escrevo de memória) dos Santos, uma avó de aparência jovem, de lindos olhos azuis, ressaltados pela moldura dos cabelos claros e pelo indefectível batom vermelho. Ela é uma entusiasta do Natal que leva a termo o seu prazer de enfeitar a sua casa e a dos outros neste período. E a decoradora supera a sua própria criatividade a cada ano.

Desta vez, o amor pelos filhos Cássio, Milena e Vanessa e o neto Thiago (e vem outro a caminho, Milena espera Murilo para o final de março) é explícito por meio de seus sapatinhos e meinhas.

Sobre uma cômoda da casa dela, o pinheiro espraia-se pelo entorno, onde os sapatos dos três quando crianças revelam o amor de mãe. Do neto de 4 anos, filho de Cássio, também há vestígios, é claro.

Mostrar este trabalho de Cadó é a forma que eu encontrei de dar uma lembrancinha de Natal a quem tanto nos alegra com seus trabalhos a cada ano. É claro que em Casa&Cia mostraremos outra proposta de Cadó. Sim, porque ela não se contenta com um pinheiro. Natal ela transforma em plural. Para mim, quando penso em uma decoração natalina completa, a referência é singular. É Cadó. Obrigada, querida.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Surpresa: saiu o novo livro Faça Você Mesmo!

12 de dezembro de 2009 2


Veja em primeira mão a mais jovem publicação derivada de Casa&Cia. Para quem gosta de fazer e de transformar peças, é um achado, para usar, guardar e presentear.

O título da RBS Publicações – Faça Você Mesmo – 51 trabalhos artesanais – traz nesta terceira e nova edição técnicas de artesanato da moda. São materiais, estilos e produtos que refletem as tendências no setor.

Considero o livro um guia para quem deseja transformar o artesanato em um negócio ou hobby. Está dividido em três capítulos – Pinturas, Tecidos e Festas -, com trabalhos apresentados por artesãs que mostram suas técnicas e o passo a passo da confecção de cada um deles.

O projeto gráfico e a criação da capa são da Ana Maria Benedetti, a diagramadora de Casa&Cia, e a organização e edição, assinadas por mim. Auracébio incumbiu-se de editorar tudo. Fernanda Grabauska deu suporte na produção. E Henrique Erni revisou o trabalho.

Faça Você Mesmo é uma brochura, com 112 páginas, formato 21x24cm, impresso em papel couchê fosco 120 g/m², 4 cores. Ou seja, tudo coloridérrimo! Só os moldes dos trabalhos, quando há, são em preto e branco.

Mas você deve querer saber como comprar, certo? Se for assinante de Zero Hora, compra com desconto, mas tem que encomendar.

Veja como comprar:

Assinantes ZH: ligue 0800.051.3323 ou acesse www.zerohora.com/rbspublicacoes para receber o livro em casa por apenas R$ 24,90.

Nas livrarias, custará R$ 31,90, onde deve chegar a partir do dia 18 de dezembro.

Os cinco trabalhos ganhadores da votação do concurso Natal&Cia, aberta na internet até quarta-feira, à meia-noite, serão presenteados com um livro.

(Em tempo: eu havia citado no texto acima (já retirei) a expressão terapia ocupacional no intuito de me referir às pessoas que encontram um sentido para a vida na atividade manual e, com isso, melhoram a sua autoestima. Em nenhum momento tive a intenção de me referir à atividade profissional. Se o fiz, foi involuntariamente e peço desculpas.)

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Terça em Zero Hora

12 de dezembro de 2009 0

Veja tudo terça-feira, em Zero Hora/Carlos Edler, diagramação Ana Maria, edição Eleone

Olhem que linda ficou a capa de Casa&Cia da terça que vem.

Traz um dos trabalhos concorrentes na votação que está aberta na internet até quarta-feira que vem à meia-noite. Assim, você pode ver melhor as peças antes de votar, mas não deixe para fazer isso na última hora.

Fazem companhia a este presépio os demais 24 finalistas do concurso Natal&Cia, promovido por Casa&Cia para valorizar a extensa produção de artesanato entre seus queridos leitores.

A edição foi feita com todo o cuidado para mostrar os 25 trabalhos junto com as fotos dos autores. As suas histórias na íntegra estarão publicadas terça-feira aqui em zerohora.com para você saber tudinho.

Parabéns aos autores dos 25 trabalhos e obrigada pela participação! Obrigada também a quem está votando para definir um ganhador de cada categoria!

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora

Neste sábado, em Xangri-lá

12 de dezembro de 2009 0

Este post é para quem estiver na praia: Hoje, 12 de dezembro, reabre em Xangri-lá a Container Concept Store, totalmente repaginada. É o veraneio aquecendo os tamborins. Daqui a pouco, dia 9 de janeiro, tem Mostra Casa&Cia Praia, também em Xangri-lá.

Bem, este é um contêiner diferente: a loja agora tem três andares, e o novo projeto exibe criações com material reciclado e um espaço mais confortável.

A partir do meio-dia deste sábado, o proprietário André Krai (de Nova Petrópolis, sabia?) e recebe seus convidados para um brinde com espumante e coquetéis especiais da MG Spirit, para comemorar mais um novo projeto da rede que promete novidades em 2010.

Ah, a loja fica na Quadra 101, lote 21 da Av. Paraguassú, no centro da praia gaúcha.

Postado por Eleone Prestes, redação Zero Hora