Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2010

Casa&Cia de terça tem banheiros e lavabos

31 de julho de 2010 1

Quem não adoraria colocar abaixo o banheiro antigo para atualizar uma coisinha aqui, outra ali? Novos revestimentos, louças e equipamentos permitem formatar banheiros e lavabos com o estilo e as necessidades dos donos. Nesta edição há no mínimo oito chances de escolher algo novo para o banheiro. Inspire-se!

Na área de arquitetura, confira um dueto de projetos de retrofit - adequação de construções antigas a novos usos - assinados pelo arquiteto Nelson Dupré. E, na coluna Ambiente Profissional, o projeto de uma loja de persianas e tecidos aqui na Capital. Linhas retas e pé-direito duplo marcam a arquitetura do espaço, concebida pelos arquitetos da BGarquitetura.

Férias em curso

29 de julho de 2010 1

Gente, estou de férias até o dia 8.

Desafios urbanos

27 de julho de 2010 0

O IAB-RS dá prosseguimento à série de eventos que tiveram início em 2009, "Desafios Urbanos" e "Mundo Paralelo".
Nesta quarta-feira 28/07, às 19h30 acontece o debate sobre o tema: "Planejamento Participativo" sob a coordenação do Arquiteto Júlio Celso Vargas, debatedoras Eunice Beatriz Schwengber (Socióloga, Supervisora de Desenvolvimento Urbano da Secretaria do Planejamento Municipal/PMPA) e Maria Etelvina Bergamaschi Guimaraens (Advogada, mestre em Planejamento Urbano e Regional)
E no dia 11/08, quarta-feira, às 19h30 acontece a palestra: "A Cidade Sou Eu _ O Urbanismo do Século XXI", com a participação da Arquiteta e Urbanista Rosane Araújo, autora da tese vencedora do prêmio CAPES 2008 na área de Arquitetura e Urbanismo.

Onde Libeskind pisa

27 de julho de 2010 0

Soube que o renomado arquiteto Daniel Libeskind vai receber Cristiano de Souza Gomes, diretor da Solarium Revestimentos, no escritório dele, em Nova Iorque, no dia 9 de agosto.
A possibilidade do encontro surgiu a partir de uma reunião, em Nova Iorque, da presidente da empresa, Ana Cristina de Souza Gomes. Na bagagem, o executivo vai levar mostruário de cores, algumas peças no tamanho 25x25 das linhas Classic, Basic, Carrara e Legno (fotos divulgação Solarium), as que mais vendem aqui, CDs com ambientes usando Solarium e álbum de fotos de trabalhos.
O objetivo é apresentar o produto ao Libeskind, passar especificações e oferecer Solarium para um prédio de apartamentos que ele está fazendo em NY.

Perdeu Estilo Casa&Cia da TVCOM?

26 de julho de 2010 0

Olha aqui!

Casa&Cia de terça é sobre cores de fachadas

26 de julho de 2010 0

Escolher cor de fachada é mais ou menos como escolher a roupa para um momento importante. É preciso considerar todas as variáveis para não errar. O tipo de arquitetura (corpo), o estilo da casa (pessoa), o ambiente (entorno) e a companhia (moradores) têm que ser bem pesados para o modelito resultar no efeito desejado.

Além dessa simplificação há muito mais, considerando-se arquitetura, naturalmente. Assim, cinco profissionais mostram exemplos de como resolveram a questão das cores das fachadas em projetos específicos e diversos entre si e os motivos que levaram às escolhas.

Os entrevistados são: arquitetos José Carlos Marques (professor de projetos das PUCRS e UniRitter, irmão do Sérgio Marques), com a sua casa (na capa fotografada por Júlio Cordeiro), na Zona Sul, ainda com interiores por concluir, Gustavo Masotti e Andrea Macadar, com uma casa reformada, Tales Beier Ferreira, com uma agência de propaganda, Helena Luce Moreira Althaus, com duas casas em condomínio residencial, e a designer de cores Luciana Maya Simões (que, a um ano de se formar pela UniRitter, trancou a matrícula, mas vamos torcer para que retorne logo), com uma fração do casario da Rua João Alfredo, foco do projeto Tudo de Cor para Porto Alegre, iniciativa da Coral que já pintou regiões de outras cidades do país.

Copa ou webspace?

19 de julho de 2010 0

A arquiteta Lívia Bortoncello preferiu transformar a área da copa em webspace (fotos Carlos Edler), agregando armários com a função de louceiros, e liberar o espaço do gabinete amplo para ampliar o living. Isso fechou com as necessidades dos donos da casa, que preferiam mais área de convivência, sem abrir mão de um pequeno escritório em casa.

O ambiente faz parte do apartamento mostrado na reportagem de capa de Casa&Cia desta terça-feira. A área social você encontra na página central do caderno de Zero Hora e o quarto do casal e o de hóspedes, na contracapa.

Como havia três dormitórios e mais um gabinete, a área social foi reforçada com a integração do espaço do escritório e os donos da casa usaram o terceiro quarto como closet. O segundo quarto é o de hóspedes. Ah, o dormitório de casal tem uma cor predominante linda, um verde interessante.

Terça em Casa&Cia

16 de julho de 2010 0

Foto Carlos EdlerEsta é a capa de Casa&Cia da próxima terça-feira, dia 20, em Zero Hora.
Na reportagem principal, a área social e dois dormitórios de um apartamento na Capital. Como principal característica do projeto no living, a adequação de móveis preexistentes na proposta contemporânea em total harmonia. No dormitório do casal, o tom acqua ou o verde das porcelanas célaidon predomina e garante um efeito chique.

Perdeu Estilo Casa&Cia quarta à noite?

15 de julho de 2010 0

Achou aqui!
Com Carolina Ceolin e Gabriela Duarte, o programa que vai ao ar pela TVCOM às quartas-feiras, às 22h.
Como sempre, no programa tem a chamada da reportagem de capa do próximo Casa&Cia com imagens e tudo.
Bom proveito!

Megatendências estão no ar

12 de julho de 2010 0

A próxima edição de Casa&Cia, veiculada no jornal Zero Hora do dia 13 de julho, terá o tema tendências. Assim, fiquei antenada para o assunto.
Imagina saber como os fatores que moldaram os indivíduos das 3 gerações mais jovens (X, Y, Z) influenciam suas escolhas em termos de casa, objetos domésticos e relação com o espaço doméstico.
Pois um jovem especialista em pesquisa e tendências, Rodrigo dos Reis, de 29 anos, formado em Comunicação Social especializada em Marcas, Produtos e Serviços pela ESPM-SP em 2002 e pós-graduado em Investigação Qualitativa de Tendências pela Universidad Ramon Lull de Barcelona, em 2007, vai explicar. Isso na sua palestra no 2º Design Forum Megatendências, dia 3 de agosto, no Renaissance SP Hotel.

Ele diz que na sua empresa Zeitgeist a pesquisa funciona assim: "Usamos uma série de métodos de pesquisa que não se restringem ao que dizem ou fazem os consumidores, e abrangem também o "clima" estético e de comportamento global, por isso é possível enxergar direcionamentos, vindos tanto de mudanças dos próprios consumidores quanto de inovações e soluções interessantes do próprio mercado".

Perguntei a ele o que os jovens e os mais velhos querem para suas casas e ele respondeu:
– Se por jovens aqui entendemos a Geração y, ou seja, os nascidos entre aproximadamente 1980 e 2000, um de seus traços mais importantes é uma forte demanda por personalização (diretamente relacionado ao fato de desejarem autoexpressão através do consumo) em todas as categorias de produtos e serviços - desde o automobilístico (desde o Mini Cooper ao Novo Uno), moda (customização), entre vários outros. Por mais que não seja prudente apontar a preferência por um tipo de espaço (loft, planta tradicional mais aberta, estúdio, etc.) para toda uma geração de consumidores (é mais sobre gosto e tipo de uso do que um constructo social) - o que é comum a todos esses tipos de espaço é uma flexibilidade maior no uso (são jovens - trabalham e vivem suas vidas sociais em casa muitas vezes) e uma possibilidade maior de personalização deste espaço em relação ao tradicional quarto-sala-cozinha-banheiro de antes.

Sobre as gerações mais velhas, os X (mais ou menos de 1965-1980) têm uma enfase ainda maior na necessidade de flexibilidade e de usar bem os espaços, no geral menores, que dispõem, e os Boomers (1946-1964) estão na fase do "ninho vazio" - com seus filhos fora ou em vias de sair de casa, e por isso muitos dispostos a mudarem para espaços menores e mais fáceis de serem cuidados, focando o uso do dinheiro em experiências (viagens, objetos embebidos num significado particular, etc.)

Informe-se sobre o evento pelo (11) 5505-7508 e www.designforum.com.br ou e-mail organizacao@designforum.com.br.

Novidades de terça-feira

12 de julho de 2010 0

(Foto Eleone Prestes)Em Casa&Cia desta terça, teremos um cardápio variado sob o mesmo tema: tendências.
No setor de arquitetura, um sistema construtivo inovador, um elemento arquitetônico revisitado, e um pavimento que ajuda na prevenção de alagamentos.
Para alegrar os olhos, fazemos uma varredura pelas tendências de interiores e mostramos a produção de design de Zanininho, com o perdão da intimidade, o filho de Zanine Caldas.
Uma reportagem sobre a reforma de uma casa em que foi construído um banheiro novo para a suíte para abrir alas para um closet maaravilhoso (reparem no porcelanato lindo que imita concreto) está um show. Closet é desejo de consumo, uma tendência.
Tem ainda a coluna Sua Casa, com uma área para churrasqueira bacana, e a coluna Faça Você Mesmo, com as tendências em artesanato trazidas de uma recente feira em São Paulo.

Para rever Estilo Casa&Cia

10 de julho de 2010 0

Veja o programa da TVCOM da semana passada!

Studio Piloto foi destaque da Casa Cor RS

08 de julho de 2010 0

(Divulgação Dellano) Os arquitetos premiadosO ambiente Studio Piloto, que tem Dell Anno, assinado por Graziella Yllana Hecher & Rodolfo de Conto Yllana, foi premiado como o Melhor Projeto em Casa Cor. A marca pelo segundo ano consecutivo está entre os espaços premiados da Casa Cor Rio Grande do Sul – no ano passado, a ECOzinha – Lounge Cousine, da arquiteta Betina Gomes, foi eleita como o melhor projeto sustentável da mostra.
Desenvolvido em parceria com a revenda autorizada Dluca, o Studio Piloto traduz um novo conceito de habitação compacta e cosmopolita, com móveis sob medida da Dell Anno e porta de segurança Houser, da Telasul.
O padrão Dell Anno utilizado foi o Canvas em composição com o Fendi. Inspirado no tecido que dá nome à série, o Canvas traz uma textura que remete aos fios de algodão ou linho rústico. As tramas fechadas do revestimento ganharam cintilantes de cinza e marrom para dar charme aos detalhes dos móveis.

Uma prova da reportagem sobre projeto em Bagé

05 de julho de 2010 0

Fotos Fábio Del Re, DivulgaçãoAdianto estas fotos para você sobre a reportagem de contracapa de amanhã de Casa&Cia, projeto de Flávio Kiefer, arquiteto professor de Técnicas Retrospectivas da Ulbra.

Casa&Cia desta terça

05 de julho de 2010 0

Foto carlos EdlerPela capa, você já deduz: tem matéria sobre a arquitetura de uma casa na Capital. Na verdade, são duas casas.
Um projeto no Interior, em Bagé, remoça o conjunto arquitetônico de uma charqueada. Vale a pena conhecer.
Até terça em Zero Hora!