Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Posts de fevereiro 2011

Moacyr Scliar no bar

27 de fevereiro de 2011 0

A última lembrança que eu tenho do Scliar é a imagem dele “em mangas de camisa” em tons de bege e marrom (como diziam lá em São Borja, na minha infância, sobre os homens vestindo camisa esporte de mangas curtas, sem gravata) sentado meio na diagonal, de pernas cruzadas, em um pequeno estofado preto no bar da Zero Hora. Lembro bem porque ele estava absorto em sabe Deus quais pensamentos um imortal poderia ter e eu passei por ele sem dar bom dia porque seria inútil. Sim, porque ele era delicado, educado e sempre conversava conosco, comuns mortais, ao ser interpelado a respeito de qualquer assunto no balcão do bar, entre um café e um engana-fome.
Escrevo ouvindo ele, o Moacyr, falando na Globo News, sobre a paixão incurável pelas palavras. Há um tempo ele nos deu o prazer de falar conosco num momento muito bem denominado de imperdível, neste caso, para toda a redação de Zero Hora. Recordo que ele contou sobre uma pergunta que haviam feito há algum tempo sobre como ele dava conta de escrever tantas colunas e livros, sem falar na sua carreira de médico. Ele simplesmente disse que sentava e escrevia. Isso me ajudou muito naqueles momentos em que parece que não daremos conta das tantas tarefas que desejamos, mais do que precisamos, cumprir e bem.
Acho que todos estão ainda naquela fase de incredulidade sobre a morte de Moacyr Scliar, mesmo tendo transcorrido tempo de internação e agravamento dos problemas de saúde do imortal. Depois de mencionar esse clichê, relaciono a figura de Scliar com a de meu pai, igualmente elegante e falecido aos 43 anos, com 20 anos menos do que o escritor doutor imortal.
Lembro de outra colega jornalista e escritora de Zero Hora que se retirou deste mundo antes da hora para nós. Eunice Jacques quando faleceu era editora de Opinião de Zero Hora e não tinha idade para morrer, como o meu pai, não que alguém tenha esta idade fatídica, mas estava naquela faixa etária que redobra a incredulidade quando ocorre uma coisa dessas. Espero que Eunice tenha recepcionado Scliar à altura.

Las Rocas

25 de fevereiro de 2011 0

Hoje fizemos fotos nas obras do condomínio Las Rocas, na zona sul de Porto Alegre no bairro Ipanema, onde será realizado em outubro o Casa & Cia 2011.  Confira!

Diego Vara

Diego Vara

Diego Vara

Diego Vara

Diego Vara


Decoração personalizada

22 de fevereiro de 2011 0

Na edição desta terça-feira do caderno Casa&Cia, a publicitária e artista plástica Jaqueline Konrath mostra como é fácil transformar uma taça de R$ 1,99 em um peça personalizada para mostrar à visita o quanto ela é especial. Com alicates, arames e contas, a profissional ensina a técnica simples e eficiente para adornar copos, xícaras e taças. Acompanhe em vídeo a montagem do enfeite no cálice, mas que também pode ser aplicado em garfos, facas e em porta-guardanapos.

Confira o vídeo:

Las Rocas

21 de fevereiro de 2011 0

Confira obras no Las Rocas, aonde vai acontecer em outubro a mostra Casa&Cia 2011. Localizado na zona sul, a beira do rio Guaíba.

Eis o Lancelot

15 de fevereiro de 2011 0

Se você leu o post anterior, saiba que este é o protagonista da grife Lot.
Bisbilhote diariodolancelot.blogspot.com/
(foto Ricardo Jaeger)

Mosaico floral

15 de fevereiro de 2011 0

As alunas de Iara Sclovsky têm uma produção de peças florais que vale a pena mostrar. Estas peças são de Adelaide, Maria Cristina, Rosangela, Silvana e Silvia.
Veja mais no site www.cursosdemosaico.com.br

Coleção Lot

14 de fevereiro de 2011 0

De Lancelot, o nome de um akita lindo, esta linha foi concebida pelas gurias Martha Postiglione e Liseane Zenni Jaeger, de Santa Cruz do Sul.
Na coluna Em Casa, de Casa&Cia desta terça tem mais.
(fotos Ricardo Jaeger)

Projeto exemplar

14 de fevereiro de 2011 0

Este projeto da AT Arquitetura para o Grupo Datasys tem, entre outros atrativos de um prédio verde, brises vegetais.
Tem mais dados e imagens na coluna Em Casa do Casa&Cia desta terça, em Zero Hora.
(Imagem reprodução)

Las Rocas

14 de fevereiro de 2011 0

Apesar das chuvas constantes dos últimos dias, as obras no Las Rocas, prosseguem.



Terça tem casa figurativa no Casa&Cia

12 de fevereiro de 2011 0

Olhem só esta imagem da capa, do Pedro Lobo, uma foto de divulgação. Por ela já dá para imaginar a área externa desta mansão em Angra dos Reis, no lindo estado Rio de Janeiro, em formato inusitado, que se mimetiza com a paisagem.
Veja de perto o projeto no Casa&Cia de Zero Hora da terça-feira dia 15 de fevereiro. (Nossa, estamos praticamente na metade do mês.)

Vamos espiar o inverno

08 de fevereiro de 2011 0

Estes modelitos fazem parte da coleção Le Lis Blanc para o inverno 2011. Olha o vestido branco!
(Fotos Divulgação Le Lis Blanc)e Lis Blanc)

Passeio guiado

08 de fevereiro de 2011 0

Esqueça a casinha que você desenhava quando criança, com uma porta e uma janela óbvias. Esta residência, em ponto elevado de Novo Hamburgo, parece mais um moderno jogo de montar, com caixas quadradas, retângulos e triângulos. Os materiais avistados fora da casa também marcam os ambientes internos. Grandes panos de vidro acolhem a luz e a paisagem do entorno.
A arquiteta Ingrid Stemmer, do escritório Stemmer Rodrigues Criadores Associados, que assina o projeto junto com Paulo Rodrigues, nos proporciona um passeio guiado pela primeira etapa da residência que irá crescer com a família.

Para usar certo o extintor de incêndio

07 de fevereiro de 2011 0

Se você, como eu, tem dúvidas sobre extintores de incêndio, este serviço é para nós. Essas informações complementam uma nota na coluna Em Casa desta terça sobre extintores de incêndio.
Bem, vamos à classificação dos extintores (que não são fornecidos com o gabinete que motramos na página 2 de Casa&Cia).
É muito importante saber diferenciar os grupos de materiais combustíveis para que as ações de combate ao fogo sejam eficientes. Um erro na escolha do extintor poderá aumentar e espalhar as chamas.

Os principais tipos de materiais extintores de chamas são quatro:
Extintor H²O = água líquida ou em forma de neblina
Extintor à base de espuma = espuma mecânica
Extintores a base de gases e vapores inertes = gás carbônico, nitrogênio ou vapor d’água
Extintor Pó químico = bicarbonato de sódio

Classificação dos extintores de incêndio e suas aplicações:
Extintor Classe A
Para ser usado em materiais sólidos fibrosos como a madeira, papel, tecidos diversos. Sua característica é a de deixar resíduos após a quima (cinzas, carvão).
Estes incêndios devem ser combatidos com Espuma ou H²O.
Extintor Classe B
Líquidos e gases inflamáveis, bem como sólidos que se liquefazem para entrar em combustão (parafinas, GLP, gasolina, querosene, etc).
Nestes casos, NÃO usar extintores a base de água.
Extintor Classe C
Para ser usado em equipamentos elétricos energizados, tais como motores, eletro-eletrônicos, geradors, fiação energizada, etc.
Estes extintores contém pó químico ou gases (gás carbônico, nitrogênio).

A escolha adequada do extintor deverá sempre ser feita por um técnico com habilitação para isso, tais como engenheiros, arquitetos ou no próprio Corpo de Bombeiros da cidade.
O mais recomendável é que se use um conjunto, contemplando as três categorias de materiais combustíveis.

Fonte: AD Brasil, (51) 3232-4538

Casa da capa

07 de fevereiro de 2011 0

Esta é a cara do Casa&Cia desta terça-feira.
O caderno está maior esta semana, cheio de atrações, de arquitetura até um passo a passo de pintura.
Vale a pena dar uma passadinha pelo Casa&Cia de Zero Hora do dia 8 de fevereiro.

Las Rocas

07 de fevereiro de 2011 0

Estamos acompanhando as obras no Las Rocas, aonde vai acontecer em outubro, a mostra Casa&Cia, 2011. Localizado na zona sul, a beira do rio Guaíba.