Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Posts de abril 2011

Arquitetura com sabor

28 de abril de 2011 0

Arquitetura do Sabor – Projetando os cinco sentidos será tema de palestra da chef Flávia Quaresma em Porto Alegre. Adorei! Ela falará da relação entre arquitetura e gastronomia ao discutir a construção dos cinco sentidos no dia 12 de maio, no Novotel.

A apresentação integra o quarto ano do Ciclo de Palestras Docol, evento dedicado a especificadores de todo o Brasil, ligados ao setor da construção (arquiteto, designer, decorador e engenheiro civil), e realizado em parceria com a loja Elevato.

Formada em Paris, na escola de culinária Le Cordon Bleu, Flávia experimentou cozinhas do mundo inteiro até desenvolver seu estilo, que mistura o tradicionalismo da gastronomia francesa com a tropicalidade brasileira, dando preferência aos alimentos orgânicos. Essa identidade ela apresentou durante seis anos no programa Mesa pra Dois, do canal GNT, ao lado de outro chef, Alex Atala.

A chef escreveu Arte de cozinha, reedição do primeiro livro de culinária publicado em língua portuguesa ainda no século 17, e Saboreando Mudanças, no qual discorre sobre o poder terapêutico dos alimentos, criando receitas funcionais.

Serviço
O que: Palestra “Arquitetura do Sabor – Projetando os cinco sentidos”, com Flávia Quaresma
Quando: 12 de maio de 2011
Onde: Novotel Porto Alegre – Avenida Soledade, 575 – Três Figueiras
Horário: 19h30
Inscrições gratuitas e informações: 0800 7712348, das 9h30 às 18h
Promoção: Docol e Elevato

Tendências Expo Revestir + iSaloni

26 de abril de 2011 0

A globalização aproxima os mercados e apressa as trocas de novidades mundo afora. Do Salão Internacional do Móvel de Milão à Expo Revestir, em São Paulo, a distância não é corresponde à geografia.
Hoje à noite, às 19h30, terá um bate-papo na Portobello Shop Moinhos, ali na Rua Bordini, 808, na última esquina antes da Av. 24 de Outubro no sentido Sul-Norte. Estarei fazendo umas conexões para estimular a conversa sobre as novidades e as interligações entre áreas criativas que resultam em material de trabalho para os arquitetos.
Informações pelo (51) 3388-7555, poa.moinhos@portobelloshop.com.br

(Foto Divulgação)

Imobiliária despojada na Capital

26 de abril de 2011 0

Móveis projetados sob medida e o uso de vidros translúcidos deram fluidez e amplitude ao projeto da designer de interiores Nana Engel e da arquiteta Silvia Benedetti para uma imobiliária, no bairro Três Figueiras, na Capital. O trabalho das profissionais ilustra a coluna Ambiente Profissional, publicada na página 5 desta edição.

Com 850 metros quadrados totais e 9m de pé-direito, o espaço tem ambientes de trabalho, de reunião e lounge com mesa de sinuca integrados. Confira nas fotos de Kais Ismail.







Acesso garantido

26 de abril de 2011 0

Na reportagem da coluna Reforma & Reciclagem desta edição, mostramos o projeto de um banheiro renovado pelos arquitetos Leo Spiller e Rafael Martins, do escritório LeMa Arquitetos Associados, com recursos de acessibilidade. A ideia dos profissionais foi proporcionar mais liberdade de uso do espaço pela proprietária, que utiliza cadeira de rodas.

Aqui, revelamos as perspectivas do ambiente, quando o projeto ainda estava em fase de concepção pelos profissionais. Observe a funcionalidade da bancada e a inclinação do espelho. Não ficou igualzinho ao espaço real reformado? Muito bacanas as soluções encontradas pela dupla. Parabéns, meninos!


Banheiros personalizados

26 de abril de 2011 0

A concepção dos banheiros com diferenciais nas bancadas foi outro ponto interessante no projeto do arquiteto Rogério Pandolfo para a residência apresentada na capa desta edição.

No banheiro de 11,5 metros quadrados da suíte do casal, por exemplo, os proprietários solicitaram uma bancada ampla com duas cubas. Sob as louças de sobrepor, o tampo de porcelanato que imita concreto confere sofisticação ao móvel suspenso. O mesmo revestimento surge ainda no deque e na parede da banheira de hidromassagem. Revestida com pastilhas de vidro, uma divisória de alvenaria atua de anteparo para o recanto do vaso sanitário. Na lateral, a área do boxe ganhou dois chuveiros, reafirmando o desejo do casal de compartilhar o espaço.

Para ampliar o conforto dos filhos do proprietário, acolhidos na residência aos finais de semana, um banheiro de 5,2 metros quadrados foi projetado. Posicionado entre os dois dormitórios, o espaço ganha descontração com a criação de uma faixa de pastilhas de vidro em tons de verde. A mesma cor aparece na pintura da parede oposta da pia, como mostra a imagem refletida no espelho.

E, para completar, mostramos o banheiro-lavabo da morada. Com 3,5 metros quadrados, o espaço é separado em dois: a área da pia e a do vaso com boxe. Segundo Rogério, essa disposição não impossibilita o uso da pia caso alguém esteja utilizando a área do vaso. O boxe com chuveiro também aumenta a comodidade dos visitantes na troca de roupas para o uso da piscina.

Confira os recursos projetados nas fotografias feitas por Ricardo Chaves.


Casa com inspiração uruguaia

26 de abril de 2011 0

Na reportagem de capa da edição desta terça, mostramos uma residência com arquitetura inspirada no visual das moradas do balneário uruguaio de Punta del Este. O bacana do projeto criado pelo arquiteto Rogério Pandolfo, cujo paisagismo é assinado pela arquiteta Daniela Brasil, foi o aproveitamento do estreito terreno retangular, localizado em condomínio fechado na zona norte de Porto Alegre.

Como combinado, aqui estão outras imagens do projeto registradas pelo fotógrafo Ricardo Chaves, o Kadão.


Luxo para as mães

20 de abril de 2011 0

Recebi há pouco um material lindo da Natan focado nas mães. Compartilho com você algumas imagens:
(Fotos Divulgação Natan)

Que tal um relógio Chanel esportivo? Observe os diamantes no painel do modelo da esquerda.

Os topes continuam em alta! Amarre o seu dedinho com um destes para não esquecer mais nada.

Há versões revistas e atualizadas para as mães que gostam de carregar consigo os pimpolhos de ouro.
Não são um luxo as peças para alegrar esta véspera de feriado? E isso que não mostrei peças de diamantes e pérolas. Ai, ai.

Feliz Páscoa

20 de abril de 2011 0

Para quem viaja para curtir o feriado na paz da família ou para quem trabalha nos feriados, vale curtir o momento. Afinal, é disso que a vida é feita, de expectativas e pequenas realizações. Neste período pascal, é melhor fazer a linha “fora os problemas, sem problemas”. Um intervalo para ver as pequenas e possíveis alegrias da vida já está muito bom.
Bem, mas queria dizer que adorei a iniciativa da Mariana Pessini, da Casa Rima – de bom gosto e tudo a ver com as criações de tecidos incríveis da designer e os parceiros da marca.
Visite http://casarima.wordpress.com
(Foto divulgação Casa Rima)

Marchetaria e ebanismo hoje

19 de abril de 2011 0

Hoje você tem a oportunidade de ouvir o ebanista e marcheteiro francês Jacky Cavallari. O bate-papo será nesta terça-feira, às 19h, no Espaço C (Av.Bagé, 189 – Bairro Petrópolis – Porto Alegre), com entrada franca.
Esta é uma oportunidade para conhecer ou esclarecer dúvidas sobre as possibilidades estéticas da lâmina de madeira e as diferenças entre marchetaria e ebanismo e conferir as criações do artista em móveis, quadros e peças decorativas em que ele emprega as duas técnicas. Há uma exposição que fica aberta até o dia 21 no mesmo endereço.
(foto divulgação Espaço C)
Formado pela École Boulle, de Paris, Jacky atuou na França desenvolvendo projetos em arquitetura, decoração e mobiliário, incluindo concepção e fabricação de painéis de madeira laminados e outros materiais. Desde 2007, ele reside em Porto Alegre onde desenvolve trabalhos de criação e recuperação de móveis, objetos e ambientes, chamando atenção dos profissionais da área de arquitetura e decoração.
Você pode visitar o blog Le Faubourg Atelier para ver mais obras.

iSaloni dita as tendências para 2011

19 de abril de 2011 0

Nada como falar de Milão vivendo na capital do design, antenada para as tendências do novo luxo contemporâneo. Pois a gaúcha Nicole Pozza, editora do blog Novo Luxo, que entre outros assuntos aborda automóveis sofisticados (claro que ela é amiga do Gilberto Leal, editor do Sobre Rodas), superesportivos de alto desempenho, carros raros, aviões e iates, entre produtos e serviços de consumo exclusivo, percorreu o Salão Internacional do Móvel de Milão para dividir o seu olhar com os caseiros deste blog. (Fotos Nicole Pozza).

Entre uma aula e outra do pós graduação que cursa em Milão – o Master em Gerenciamento de Artigos de Luxo, na Universittà Catolica del Sacro Cuore –, a publicitária formada pela Famecos/Pucrs fez estas fotos e escreveu para nós:

O Salone del Mobile (Salão do Móvel) de Milão, que teve início no dia 12 de abril, despediu-se do público no dia 17. O que mais chamou a atenção, principalmente dos visitantes estrangeiros, foi a imensidão do evento em termos de quantidade de espaços e estandes. Diferentemente da edição passada, a de 2011 reuniu móveis e objetos de decoração em tons mais claros, neutros e totalmente “clean”. Optou-se por apresentar nos materiais o branco em vez do preto e o opaco em vez do brilhante.

Marcas de Design como a italiana Kartell, por exemplo, deram o que falar: as luzes do estande contagiaram os que por ali passaram e dominaram o ambiente, valorizando as peças como cadeiras, acessórios e outros objetos de decoração para casa e escritório, principalmente em tons coloridos como o vermelho. A um estilo “Times Square” de Nova York, essa marca é considerada Top e não poderia fazer diferente no Salão do Móvel.

Para aqueles que visitaram o evento mais de uma vez, o que ficou na memória foi uma evolução em termos de criação e Design, no qual não apenas importa a estética e o ser belo, mas onde é imprescindível a funcionalidade dos objetos. Os que foram ao Salão pela primeira vez, certamente voltarão no próximo ano.

(Nicole Pozza, www.novoluxo.com)

Interatividade e tecnologia

18 de abril de 2011 0

As exposições promovidas na Triennalle di Milano, onde há o museu do design, são marcadas pelo uso da tecnologia, algumas pela interatividade e inovação no jeito de apresentar produtos e ideias. Esta é uma mostra da InterfaceFLOR, grande fabricante de carpetes modulares do mundo, e se chama “The Positive Floor”, desenvolvido pelo designer Francesco Maria Bandini para a Trienniale di Milano, na Viale Alemagna 6.
Até este domingo, quem esteve no Salão Internacional do Móvel de Milão pode curtir esta exposição que envolve a sensibilidade e a interpretação do ambiente pelo visitante.
Dentro de um espaço branco puro, as pessoas podiam se mover entre prismas imponentes, cobertos com vibrante superfícies multicoloridas. Os prismas estavam dispostos de modo a recriar o efeito de solo “rachado” pelo calor do sol, aludindo às questões ambientais, como parte sempre presente do compromisso da empresa com a sustentabilidade. A superfície multicolorida é finalmente composta pelos carpetes InterfaceFLOR, que serão refletidos em um espelho no teto. Eles funcionam como uma bússola, permitindo ao visitante verificar sua posição no labirinto.
http://www.interfaceglobal.com/sustainability.aspx www.interfaceflor.com.br

Casa&Cia desta terça

17 de abril de 2011 0

Esta é a capa do Casa&Cia da terça, dia 19 de abril. A reportagem de capa mostra revestimentos de paredes que estão em uso pelos arquitetos, lançamentos recentes e mais colunas Em Casa e Cama, Mesa & Banho, agenda de artesanato e museu do design.
(A foto de capa é do Ricardo Chaves. Sim, é o Kadão.)

Triennale de Milão

16 de abril de 2011 0

O museu do design,Triennale Design Museum, em Milão, é um dos programas obrigatórios durante o Salão Internacional do Móvel de Milão, que está ocorrendo desde o dia 12 de abril e será encerrado neste domingo.
Durante este iSaloni, na sua 50ª edição, a cidade se mobiliza em torno do design e fervilha de exposições, instalações e vitrinas especiais, das ruas e praças até o interior de prédios. Passear a pé pela cidade permite descobrir palácios e casas antigas com mostras incríveis.
Estas imagens são fotos minhas obtidas na edição passada mas mostram elementos importantes ainda este ano no Triennale.
A obra de Gaetano Pesce, que no ano passado estava disposta dentro e fora do Palazzo dell’Arte, no Parque Sempione, este ano virou uma instalação. Para você conhecer algumas criações dele, aí vai uma imagem nos fundos da edificação que cliquei enquanto percorria o prédio com a Mariella Stock – que está lá este ano de novo. Lá pelas tantas, encontramos o próprio Gaetano!

A cafeteria TDesign é uma delícia, ideal para descansar das constantes caminhadas.

A obra de Piero Fornasetti tem a marca do rosto da cantora de ópera Lina Cavalieri. Olha ela aí na porcelana. Ah, na página 8 de Casa&Cia desta terça tem uma cerâmica da Bardelli em homenagem ao artista. Aliás, recomendo entrar em www.fornasetti.com

(Veja mais do Triennale na contracapa de Casa&Cia desta terça. Fotos Eleone Prestes)

Fachadas únicas

12 de abril de 2011 0

Obras figurativas em mosaico transformam fachadas em obras únicas. Outro dia vi uma foto de uma fachada com mosaico de Leonardo Posenato, falei com ele e descobri que havia outras.
Aqui compartilho as descobertas. São da torre da igreja de Salvador do Sul, da fachada do Santuário Medianeira, em Veranópolis, e da fachada da vinícola Salton que foi uma parceria de Posenato com o ateliê Nea da Itália.
As fotos são de divulgação do Leonardo Posenato mesmo.
Se quiserem falar com ele, aí vão os contatos:
www.mosaico.arq.br
http://espaco-da-criatividade.blogspot.com/
(51) 3249-3128

Reforma atualiza área social

12 de abril de 2011 0

Na página 3 da edição desta terça-feira, mostramos a atualização da área social de um apartamento, localizado no bairro São João, na Capital, configurada para um jovem casal com filha pré-adolescente. Na reforma, as arquitetas Marta Volkmer e Aline Dal’Pizzol fizeram uso de pintura, marcenaria e gesso acartonado para modernizar o espaço, conferindo visual novo à lareira e à churrasqueira existentes.

Como prometido, vamos mostrar o banheiro social também reformado na ocasião. Abaixo, confira o texto explicativo das arquitetas para o espaço de 2,5 metros quadrados, com fotos de como era o ambiente (de arquivo pessoal) e de como ficou – esta, registrada pelo fotógrafo Ricardo Chaves. Veja também, na sequência, o vídeo das arquitetas explicando as soluções do projeto.


“Este banheiro atende tanto a filha do casal quanto a área social. Por isso, precisamos de alguns cuidados para deixá-lo com visual charmoso, uma vez que seria utilizado pelas visitas também. No piso, aplicamos porcelanato em tom claro, enquanto nas paredes usamos um tom mais escuro de verde. Também fizemos um grande espelho, com iluminação embutida, cuba de semiencaixe e bancada em madeira suspensa. Para a iluminação geral, elegemos um plafon de cristal. Como este banheiro é utilizado pela filha do casal, ele tem boxe para o banho. Então, optamos por aplicar no vidro um adesivo com desenho de arabescos, de forma a criar um fundo decorativo para disfarçar a área molhada e deixar o espaço com visual de lavabo para os visitantes.”
Marta Volkmer e Aline Dal’Pizzol, arquitetas do escritório M.A. Arquitetura
Custos da obra no banheiro:
Mão de obra (piso e pintura): R$ 800
Marcenaria: R$ 800
Louças e metais: R$ 600
Revestimento piso e parede: R$ 500
Pintura: R$ 100
Iluminação: R$ 200
Total: R$ 3 mil


Confira o vídeo, aqui: