Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2011

Casa sustentável

31 de maio de 2011 0

Uma residência sustentável pode ser, sim, descolada, estética e confortável. Pelo menos é o que verificamos no Projeto Casa Container, do arquiteto Danilo Corbas, apresentado na página 12 da edição desta terça. A moradia do próprio arquiteto, com 196 metros quadrados, foi estruturada com quatro contêineres marítimos reaproveitados.

Finalizada no início deste mês, a obra teve duração de sete meses – tempo que pode ser reduzido para até quatro meses nos projetos futuros, segundo Corbas. Além da área social, com sala de estar, jantar e cozinha gourmet integradas, a residência conta com escritório, três quartos, três banheiros, área de serviço, garagem e varandas.

Quem curtiu a proposta e deseja saber mais sobre como foi o processo construtivo da casa, pode acessar o blog do projeto (http://projetocasacontainer.ad7comunicacao.com.br). Aqui, confira outras imagens da morada registradas por Plínio Dondon.


Área social com adega integrada

31 de maio de 2011 0

Na reportagem de capa da edição desta terça, mostramos que o gosto do proprietário por charutos e vinhos motivou a criação de uma adega junto ao living, no projeto de interiores assinado pela arquiteta Juliana Zanchi de Moura. O espaço para a desgustação de bebidas foi originado do aproveitamento da dependência de empregada.

Na proposta da profissional, materiais contemporâneos, como o porcelanato polido e o granito preto, são combinados a outros rústicos, como madeira e tijolos de demolição. Tudo criteriosamente disposto de forma a harmonizar os ambientes.

Em vídeo, confira a profissional explicando as soluções e materiais empregados no projeto:

Estilo gaúcho em Casa&Cia

28 de maio de 2011 0

Apartamento aconchegante, com materiais rústicos combinados a outros, como vidro e porcelanato, apresenta uma proposta com churrasqueira e adega em área social integrada. Observe os revestimentos das paredes. O projeto está na reportagem de capa de Casa&Cia de terça-feira, o último dia de maio, e tem os elementos que agradam aos gaúchos.

(Fotos de Ricardo Chaves)


Hans Donner além da TV

24 de maio de 2011 0

Cadeiras, mesas, aparadores. Tudo futurista e brasileiro. Estas criações decorrem de uma parceria entre o global Hans Donner e a Chair Brasil, empresa sa serra gaúcha, a Chair Brasi, de Farroupilha (RS) especializada em móveis feitos em fibra de vidro com pintura automotiva.

A linha traz cadeiras, mesas, bancos, aparadores e foi apresentada no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, em uma coletiva para jornalistas e profissionais de decoração de todo Brasil.
As peças deverão estar disponíveis para venda daqui a um mês após o lançamento, nas lojas parceiras da Chair Brasil de todo o país, onde inicialmente serão distribuídos aproximadamente mil exemplares.
(Crédito:  Fotos Reprodução)
Vera Beitel, uma das sócias da Chair Brasil, diz que, a partir desta parceria com Hans Donner projeta um crescimento até o final de 2011 de 100% em termos de produção e faturamento da empresa. “Também vamos adequar a fábrica para atender a demanda por projetos especiais, como a realização de salas vips em hotéis, aeroportos, espaços em shoppings, e isso tudo impulsionado pelos investimentos no Brasil para a Copa e Olimpíadas nos próximos anos”, explica Vera.
A empresa estima abrir mais 30 novas vagas para o segundo semestre e investir em novas técnicas de produção e qualidade. Com o objetivo de prolongar esta parceria de sucesso, a perspectiva dos diretores da Chair Brasil é de desenvolver uma linha assinada por Hans Donner, lançada a cada ano.
Veja mais na coluna Em Casa de Casa&Cia desta terça, em Zero Hora.
Antes que você pergunte, os móveis estarão à venda na loja Face Design, em Farroupilha. Depois digo outras opções.


Antes e depois da reforma

24 de maio de 2011 1

Veja aqui a comparação da casa antes e depois da reforma que é o assunto de capa do Casa&Cia desta semana. É radical a mudança.

Fotos antes: Arquivo pessoal, Tania Bertolucci e  Fotos dos cães:  Arquivo Pessoal, Julia Bertolucci

Fotos depois: Eduardo Liotti, Divulgação


Na área social são observadas as grandes mudanças deste projeto de reforma de uma casa em condomínio do bairro Três Figueiras, na Capital. Olhe o armário no jantar que oculta uma viga e em diferentes profundidades, desenho do escritório de arquitetura.
Área íntima
A arquiteta conta:
No pavimento dos quartos (a residência tem quatro pavimentos)  tem cores mais quentes, e revestimento de couro na cabeceira da cama e no móvel que apoia a TV. O banho ligado a suíte do casal tem uma barra em vidro verde e inox, e foi setorizado para permitir o uso simultâneo do casal. O tampo é do mesmo mármore cintilante.
O sotão já estava com o forro inclinado, pintado de branco. Apenas trocamos o piso pelo mesmo porcelanato branco do resto da casa e pintamos os móveis existentes com laca preta. A nova tv de led 46″ está conectada ao computador, para assisitir filmes on line. O sofá de 2,60 ml. está revestido com camurça cinza.  A iluminação foi usada para valorizar a inclinação do telhado. E alguns rasgos laterais que servem como balisadores para assistir TV. No sotão existe um pequeno home office, usado pelo casal.
Para encerrar, as gracinhas Otto e Léo se habituando à casa nova, clicadas por Júlia, filha da arquiteta Tania:


Casa&Cia desta terça tem reforma

23 de maio de 2011 0

Esta é a nova sala de jantar de uma casa na Capital, reformada recentemente.

A foto é do Eduardo Liotti e o projeto, de Tania Bertolucci.

Estilo Casa&Cia delivery

19 de maio de 2011 0

Divirta-se com Estilo Casa&Cia clicando aqui.

A moda do vidro no Casa&Cia

16 de maio de 2011 3

Uma casa em Santa Catarina, projetada por arquiteta do Paraná, demonstra as possibilidades do uso do vidro. Na reportagem de capa da próxima terça-feira, dia 17 de maio, a obra da arquiteta Barbara Sganzerla, que eu conheci há cerca de uma década em Curitiba, é o foco do tema. Há ainda produtos de vidro recém-lançados e exemplos de aplicações do produto.
Esta é a capa da edição, com foto de Divulgação de Carla Bordin.


Saiba mais sobe os tipos de vidros e suas aplicações:

Os vidros mais usados na construção civil são os de segurança (laminados e temperados) e os de controle solar.
Enquanto nas residências ganham destaque os de segurança (laminados e temperados) para guarda-corpos, fechamentos de sacadas e varandas, coberturas, pisos e escadas, divisórias, box, portas, entre outros; para decoração (extragrosso, extra clear e pintado) com aplicação em revestimento de paredes ou em móveis (prateleiras, tampos de mesa, portas de armário, etc), e os espelhos, utilizados tanto em banheiros e lavabos, como em revestimento de paredes e móveis.
Os vidros especiais, como o autolimpante e os de controle solar, ganham espaço em residências, principalmente em fachadas e coberturas (na casa da capa de Casa&Cia, os vidros são autolimpantes). Além dos benefícios do prouto, também contribuem para a preservação do meio ambiente, porque reduzem a necessidade de limpeza regular, economizando água e detergente (autolimpantes), e diminuem a entrada de calor, controlando a entrada da luz natural e reduzindo o consumo de ar-condicionado e energia elétrica.
Há vidros capazes de barrar até 80% do calor, com uma entrada de luz acima de 40%. Dessa maneira, os vidros contribuem para a redução de calor no ambiente deixando a área clara/iluminada.

Abaixo, veja a descrição dos vidros citados com suas características, benefícios e locais indicados para aplicação. Pode haver mais de um tipo de vidro em uma única aplicação. Exemplo, em uma cobertura pode haver a combinação de um vidro laminado com um autolimpante.

Laminado – É composto por duas ou mais chapas de vidro, intercaladas por uma película plástica de grande resistência, o polivinil butiral (PVB). É considerado um vidro de segurança (pessoal e patrimonial), pois, em caso de acidente, seus fragmentos ficam presos no PVB, evitando ferimentos e mantendo a área fechada até que a substituição do vidro seja realizada.
Aplicações: coberturas, fachadas, sacadas, guarda-corpos, portas, janelas, divisórias, vitrines e pisos.

Temperado – O vidro comum é submetido a um tratamento térmico de têmpera (aquecimento e resfriamento rápido) que o torna bem mais resistente à quebra por impacto, apresentando uma resistência mecânica até cinco vezes maior que a de um vidro comum. Esse processo também confere maior resistência ao choque térmico (variação de temperatura acima de 200°C). É considerado um vidro de segurança (patrimonial), pois, em caso de acidente, fragmenta-se em pequenos pedaços pouco cortantes, o que reduz o risco de ferimentos.
Aplicações: portas, divisórias, estruturas em vidro (móveis), portas de fogões e eletrodomésticos em geral.

Extragrosso – Como o nome sugere, o vidro extragrosso tem uma espessura maior do que a dos vidros utilizados normalmente, entre 12 e 19mm.
Aplicações: tampos de mesas e balcões.

Pintado – É produzido a partir de um vidro comum ou extra clear e recebe na linha de produção uma pintura especial, o que confere acabamento colorido e de alto brilho.
Aplicações: pés e tampos de mesa, balcões, divisórias, portas, revestimento de parede, portas de armário, entre outros.

Autolimpante – Usando a nanotecnologia, aproveita a força dos raios UV (ultravioleta) e da água da chuva para combater a sujeira e os resíduos que se acumulam no exterior. Visualmente idêntico aos vidros comuns, dispensa a limpeza constante e o uso de detergentes, e garante uma visão nítida em todas as situações, mesmo em dias de chuva.
Aplicações: sempre na parte externa das edificações, como fachadas, coberturas, janelas, portas, sacadas, entre outros, além de áreas altamente poluídas.

Controle Solar – É desenvolvido com tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e do calor transmitidos para o ambiente interno, por isso são grandes aliados do conforto térmico e da eficiência energética nas edificações. Podem ser de vários tipos, conforme o processo de fabricação: refletivo, baixa reflexão, seletivo (low-e).
Aplicações: coberturas, fachadas, sacadas, portas e janelas.

Vidro duplo ou Termoacústico – Conhecido também como insulado, é uma composição de duas ou mais chapas de vidro intercaladas por uma câmara de ar desidratado ou gás inerte. Ele ainda pode conter uma persiana interna.
Aplicações: fachadas (edifícios comerciais, hospitais e escolas), coberturas e janelas, na Construção Civil.

Espelho – É produzido a partir de um vidro plano comum que recebe sobre uma das superfícies camadas metálicas (prata), seguidas de camadas de tinta que têm como função protegê-lo.

Obs.: Toda especificação de vidro, independente do local de aplicação, deve levar em consideração a segurança, mas sem dúvida esse cuidado deve ser redobrado quando se tratam de coberturas, varandas e fachadas.
Isso acontece por dois motivos: 1) são lugares que sofrem com influências de fatores externos (incidência de ventos), manutenção, e 2) são lugares de risco que, em caso de quebra, podem causar graves acidentes.
Daí a importância de se seguir as normas técnicas para a especificação técnica dessas aplicações, além da contratação de profissionais qualificados para todas as etapas (especificação/consultoria, beneficiamento, instalação, manutenção).
Fonte: Cebrace

Casa&Cia em movimento

12 de maio de 2011 0

Estilo Casa&Cia, na TV COM, canal 36, vai ao ar às quartas-feiras, às seis da tarde, você sabe, não é?
Perdeu o de ontem? Está aqui:

Quarto com closet reformado

10 de maio de 2011 1

Na edição desta terça-feira, mostramos o projeto de reforma assinado pelos arquitetos Karen Preusser Tiede e Klaus Tiede, que ampliou o conforto e a praticidade do quarto de um casal. Depois de retirar a parede que formava um hall de entrada entre o closet e o dormitório, a nova disposição permitiu até a criação de um recanto de leitura tão solicitado pelo proprietário.

Aqui, confira como era o ambiente nas imagens da arquiteta Karen e como ficou, com fotografias de Ricardo Chaves, o Kadão. Os móveis de madeira pau-marfim cederam lugar à moderna marcenaria sob medida em laca branca, com detalhes de madeira louro-freijó. No espaço do closet, armários das laterais e no centro aumentaram o espaço para o vestuário do casal. Observe o aproveitamento de espaço com a bancada projetada abaixo da janela para guardar os calçados da dupla.


Sabor com arquitetura

09 de maio de 2011 0

Flávia Quaresma, a chef de cozinha, você conhece, vem a Porto Alegre falar da relação entre arquitetura e gastronomia, ao discutir a construção dos cinco sentidos.
Dia 12 de maio à noite, às 19h30, ela fará a palestra “Arquitetura do Sabor”, no Novotel, na Avenida Soledade, 575 – Três Figueiras. A apresentação integra o quarto ano do Ciclo de Palestras Docol, um evento dedicado a especificadores de todo o Brasil, ligados ao setor da construção (arquiteto, designer, decorador e engenheiro civil), e realizado em parceria com a loja Elevato.

Inscrições gratuitas e informações da promoção Docol e Elevato: 0800 7712348, das 9h30 às 18h

Casa&Cia da próxima terça

07 de maio de 2011 0

Olhem a capa do Casa&Cia do dia 10 de maio! Temas: tendências de Milão em mobiliário e iluminação, leiam-se 50º Salão do Móvel de Milão e 26ª Euroluce mais uma pitada dos eventos paralelos.
(Foto Armille, divulgação)

Verissimo entre nós

04 de maio de 2011 0

Imperdível o Segundo Caderno by Verissimo na ZH de hoje. Tudo para presentear o leitor quando Zero Hora completa 47 aninhos.

Reforma em área social de apartamento

03 de maio de 2011 0

Na edição desta terça, a coluna Reforma & Reciclagem mostra o trabalho da arquiteta Erika Listo na área social de um apartamento, no bairro Mont’Serrat, na Capital. Com a atualização da lareira foi possível criar novos armários para acomodar louças e equipamentos de som. A marcenaria funcional também foi empregada no espaço do jantar, onde o painel com balcão curvo traz na lateral um armário oculto de apoio ao bar, com lugar para bebidas e taças. Destaque também para o papel de parede com efeito de bordado na parede do estar.

Aqui, confira mais fotos do projeto e ainda o vídeo com a arquiteta explicando as soluções encontradas para o ambiente. As fotografias são do Jefferson Botega.


Confira o vídeo aqui:

Mimo para as mamães

03 de maio de 2011 0

Para celebrar o Dia das Mães no próximo domingo, o caderno traz na coluna Faça Você Mesmo desta terça um passo a passo para ensinar você a decorar uma caixa de papelão. A técnica de colagem chamada de forração francesa com flor donê é ensinada pela artesã Maristela Meier. Pronta, a peça pode ser ofertada como presente à matriarca ou apenas servir como graciosa embalagem do agrado.

O molde utilizado para a criação da flor que enfeita a tampa deve ser ampliado para a medida de 17,5cm x 17,5cm. São sete flores recortadas com o molde que depois, coladas uma a uma, formam o charmoso enfeite da caixa.

Como prometido, segue aqui o molde e outro modelo de caixa produzido pela artesã. As imagens são da fotógrafa Adriana Franciosi.