Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho. oracle.sql.CLOB@157ab35

Posts de julho 2011

Quartos de bebês no Casa&Cia

30 de julho de 2011 0

Na edição do Casa&Cia da próxima terça-feira, a reportagem de capa mostra dormitórios pensados para acolher os recém-nascidos com aconchego, mas também com estilo e personalidade. Berços e revestimentos de paredes viram os protagonistas das criativas propostas. Na página 5, confira também dicas para gerar uma iluminação adequada e proporcionar conforto visual a quartos infantis. Uma edição para inspirar papais e mamães!

Design na cadeira

26 de julho de 2011 0

Ventilador de teto, geladeira, esteira de academia e puxadores estão entre as criações de Guto Indio da Costa, que acaba de lançar a primeira cadeira com a assinatura da sua grife. Composta de polipropileno reforçado com fibra de vidro, a IC 01 tem oito opções de cores.

Nas páginas 4 e 5 do Casa&Cia desta terça, confira a reportagem completa sobre a mais nova criação de Guto. Aqui, veja o vídeo com as explicações do designer carioca sobre a peça.

Cortinas no Casa&Cia

23 de julho de 2011 0

Além de vestirem as janelas e complementarem a decoração da casa, as cortinas de tecido também têm a missão de contribuir com o conforto térmico das moradas.  Na reportagem de capa do Casa&Cia da próxima terça-feira, mostramos projetos com diferentes modelos e estilos, dos leves aos pesados.

O tema da reportagem foi sugerido pela leitora do caderno Eny Silva de Azevedo, moradora de Porto Alegre.

Nem parecem banheiros públicos

22 de julho de 2011 0

Os toaletes na estação de trem em Varsóvia, na Polônia, ficaram lindos com a adição dessas imagens adesivadas. Este é o feminino. Uma proposta ótima para o banheiro dos rapazes você vê na coluna Em Casa da terça, dia 26 de julho e ainda sabe o motivo desse cuidado com as áreas públicas da cidade.

(Foto Czarek Sokolowsk, AP)


IAB-RS ensina gestão

22 de julho de 2011 0

Há conteúdos dos quais sentimos falta depois de formados. Pois dia 6 de agosto, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) vai a Torres levar aos profissionais e acadêmicos o curso de aperfeiçoamento em arquitetura Gestão e planejamento do escritório de arquitetura, tema fundamental para o sucesso de um arquiteto que, além do seu metiê, precisa dominar a administração do negócio.

A arquiteta Miriam Runge abordará estruturação da empresa, planejamento e análise de recursos, controle de custos, análise e posicionamento de mercado e clientes. Os participantes receberão polígrafo e certificado emitido pelo IAB.
O curso ocorrerá na Loja Centenarte, com carga horária de oito horas, sendo ministrado em dois turnos (das 8:30 às 12:30 e das 14:30 às 18:30).
Custa R$ 290 à vista ou R$ 315 parcelado. Sócios do IAB-RS e inscritos até dia 1º de agosto ganham 10% de desconto.
As inscrições podem ser realizadas pelo  (51) 3212 2552, pelo email iabrs@iabrs.org.br ou pelo site: www.iabrs.org.br


Quarto de sonho

19 de julho de 2011 0

Está em cartaz até o dia 28 de julho no Shopping Iguatemi uma superexposição do universo do O Pequeno Príncipe.

Em paralelo com a exposição, será realizado um concurso cultural:

As crianças serão convidadas a responder a pergunta: "O que o Pequeno Príncipe diria se chegasse hoje ao planeta Terra?". A frase mais criativa ganhará um quarto Tok & Stok exclusivo do Pequeno Príncipe (foto, Divulgação Tok&Stok/Iguatemi).

Na própria exposição haverá um espaço com um notebook, onde o público mirim e seus pais poderão bolar o texto. A participação na promoção também poderá ocorrer por meio do hotsite www.iguatemiportoalegre.com.br/pequenoprincipe .

Na saída da mostra, há mimos: um passaporte da exposição com um carimbo exclusivo do Pequeno Príncipe, que dá direito a joguinhos no hotsite, e um adesivo com os dizeres: Le Petit Prince Eu Fui!


Delicada morada da fé

19 de julho de 2011 1

Na página 12 do caderno Casa&Cia desta terça, mostramos os minirrelicário criados pela artista plástica Cristina de Luca. Adornadas com tecidos, fitas, flores e medalhas — adereços garimpados em São Paulo pela sócia Mônica Ferreira —, as peças de MDF, com 6cm x 8cm, viram mimosas moradas de santos das mais diversas crenças.

Iemanjá, Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Rita, São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Fátima são apenas algumas das opções confeccionadas pela artista a se transformar, comumente, em lembrancinhas de casamento ou de festas de 15 anos.

Aqui, confira nas fotos de Ricardo Chaves outros modelos de relicários produzidos pela Cris — cujo trabalho personalizado é feito apenas por encomenda (para contatar a artista, envie e-mail para cris.luca@terra.com.br). Na sequência, assista ao vídeo com a confeccção da peça apresentada no Faça Você Mesmo.

Abaixo, veja o vídeo com o passo a passo apresentado no caderno:


Os talentos vencedores no Salão Design

12 de julho de 2011 0

Muito bacana os trabalhos vencedores do Salão Design Casa Brasil 2011, divulgados na terça-feira da semana passada. O trabalho foi dureza para os jurados, que tiveram que avaliar os 1.105 projetos inscritos, de 18 países, para definir os 17 premiados. Na reportagem da contracapa da edição desta terça, mostramos alguns dos trabalhos vencedores.

Aqui, seguem mais três deles, fotografados por Carlos Alberto Ben. Na ordem: Immi Mesa Baixa, vencedora na categoria Design de Superfície estudante, a carteira escolar informatizada Desk One, que conquistou o prêmio Móveis Institucionais indústria e o dosador de espaguete Pazzo, premiado na categoria Acessórios Domésticos profissional.

Na sequência, a lista completa com os 17 premiados, que terão seus trabalhos expostos na Casa Brasil 2011, feira de produtos contemporâneos a ser realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, de 2 a 6 de agosto. Se você ficou curioso sobre os 14 projetos que conquistaram menções honrosas, acesse aqui o blog do Salão Design.

ABAIXO, A LISTA COM OS 17 PREMIADOS:

1) Acessórios Domésticos:

Indústria:

LINHA MINHA ESCOLHA (Caxias do Sul/RS)

Design de Centro de Design Electrolux América Latina

Participação: Electrolux do Brasil e Martiplast Indústria e Comércio de Plásticos

Profissional:

PAZZO, DOSADOR DE ESPAGUETE (Rio de Janeiro/RJ

Design de Pedro Braga e Marcelo Lobo

Estudante:

CUBIERTOS PARA PASTAS (Havana/Cuba)

Design de David Berdellans Cabrera

2) Iluminação:

Indústria:

LUMINÁRIA DE MESA BATUCADA (São José do Rio Preto/SP)

Design de Brunno Jahara

Vialight Comercial de Iluminação Ltda

Profissional:

TWEETY TABLE LAMP (Milão/Itália)

Design de Giorgio Bonaguro

Estudante:

CLIPonlight (Buenos Aires/Argentina)

Design de Luciana Laura Feo Mourelle

3) Móveis Residenciais:

Indústria:

PROJETO COZINHA MURANO (Bento Gonçalves/RS)

Design de P&D Cinex Lab

Participação: Abel Giordani, Aldomar Antonio Rodrigues da Silva, Carolina Basso Veber, Juliana Turchet e Valmor Vancini

Cinex Indústria do Mobiliário Ltda

Profissional:

LINHA CLIPS (Porto Alegre/RS)

Design de Ilse Lang

Faro Design

Estudante:

AIXA (Montevidéu/Uruguai)

Design de Timothy Goodman

4) Móveis Institucionais:

Indústria:

CARTEIRA ESCOLAR INFORMATIZADA DESK ONE (Curitiba/PR)

Design de Maurício Oppitz, Paulo Joel Telles e Clécio Zeithammer

Indústria de Móveis Cequipel e Oppitz Soluções Tecnológicas

Profissional:

SISTEMA UM - MOBILIÁRIO DE USO MÚLTIPLO (São Paulo/SP)

Design de Ricardo Grisolia Esteves, Daniele Mancz e Mônica Geraes Duran

Estudante:

MESA MÍNIMA (Bauru/SP)

Design de Alvaro Assis Pontes, Marcelo Coelho, Maurício Siquinelli Nakane, Nathalia Siqueira Totti e Wanderson Limeira

5) Temática — Design de Superfície:

Indústria:

LINHA BYOGRAPHOS (Curitiba/PR)

Design de Produto: Flexiv: Dari Beck e Ronaldo Duschenes / Cinex: Edson Daloski

Design Gráfico: Studio Lumen: André L. de Oliveira, Guido L. Dezordi, Karine M. Kawamura, Silvio Silva

Flexiv Escritórios de Sucesso (GC Indústrias e Comércio de Móveis Ltda)

Profissional:

MUIRA DESIGN (Brasília/DF)

Design de Ana Cláudia Maynardes, Dimitri Lociks, Fred Hudson, Itiro Lida e Rafael Dietzsch

Estudante:

IMMI MESA BAIXA (Gramado/RS)

Design de Regis Padilha

6) Prêmio Madeiras Alternativas:

POLTRONA CORDAME (Santo Cristo/RS)

Design de Eduardo Baroni

Móveis Schuster Ltda

7) Prêmio Mérito Social:

MUIRA DESIGN (Brasília/DF)

Design de Laboratório de Design de Móveis — LDD/Unb

Empresas produtoras: Daifah Design e Diart Interiores (Cooperativa Veleiros)

(Ana Cláudia Maynardes, Dimitri Lociks, Fred Hudson, Itiro Lida e Rafael Dietzsch)



Reforma com toque retrô

12 de julho de 2011 0

Na reportagem de capa desta terça, mostramos a reforma assinada pela arquiteta Patricia Mariante no apartamento que ela divide com o namorado, também arquiteto, no bairro Bela Vista, na Capital. Além da integração da área social com a cozinha, que originou um espaço mais receptivo às reuniões, chama a atenção os elementos de estilo retrô.

Como combinado, seguem outros ângulos do apartamento, capturados pelo fotógrafo Jefferson Botega.

Quinta será divulgado vencedor de concurso de arquitetura

05 de julho de 2011 0

Saberemos dia 7 quem ganhou o concurso público nacional de arquitetura e ubanismo  para o Complexo Sistema Fecomércio-RS. IAB-RS e Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac divulgam nesta quinta-feira o projeto vencedor para o Complexo do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac. A divulgação será na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) - Gen. Canabarro, 363, a partir das 17h.

A avaliação dos 33 trabalhos submetidos a julgamento já começou no sábado.  O corpo de jurados, formado por cinco arquitetos de notório conhecimento e experiência na avaliação de projetos em concursos públicos, selecionou quatro trabalhos entre os 33 classificados, apresentando relatório que foi aprovado pela comissão de licitação do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac.
O  presidente do júri é o arquiteto paulista Edson Jorge Elito. O corpo de jurados é composto ainda pelos arquitetos Isidoro Singer (do Uruguai), Paulo Ricardo Bregatto, Rogério Malinsky e Analino Zorzi (os três de Porto Alegre).
- Este projeto vai criar um novo polo na região (área de 19 hectares às margens da Freeway), marcando uma nova fronteira para Porto Alegre – diz Edson Elito.
Para o arquiteto Tiago Holzmann da Silva, coordenador do concurso, nomeado pelo IAB-RS, o fator que diferencia esse processo seletivo é a previsão de contratação imediata para desenvolvimento do projeto executivo.
- O processo todo foi elaborado já incluindo, entre os anexos da inscrição do concurso, um cronograma das obras – ressalta.


Interiores com brasilidade

05 de julho de 2011 0

Além de contribuir para o colorido do ambiente, a pintura acrílica sobre tela de Fernanda Eva deu um toque de tropicalidade à proposta do designer de interiores Maximiliano Crovato para o apartamento paulistano de um produtor musical. A reportagem completa você confere nas páginas 4 e 5 da edição desta terça.

Como prometemos, veja outras fotos com ângulos diferentes do projeto, capturadas por Alain Brugier. E, como a equipe do caderno é muito cachorreira, não poderíamos deixar de apresentar aos leitores as outras duas moradoras do imóvel, de 100 metros quadrados: a labradora Danka e a dachshund mini Makiba. Umas fofuras!

Arquitetura para a festa

05 de julho de 2011 0

Na página 7 da edição desta terça, mostramos a residência de estilo colonial português que teve a arquitetura adaptada para se transformar em sofisticado espaço de eventos, em Gramado. No projeto capitaneado por Cynthia Garcia, com participação dos arquitetos Fernanda Mucillo, Ana Paula Alcover, Kelen Tomazelli e Guilherme Dutra do escritório BG Arquitetura, a construção de 40 anos foi ampliada.

Aproveitando o pátio interno da casa, um salão foi criado. Este e os novos deques junto aos avarandados aumentaram a casa em quase 400 metros quadrados — o que resultou em capacidade para até 500 pessoas, dependendo do evento proposto.

Confira abaixo, as plantas de Antes e Depois da reforma, acompanhadas das fotos de Cris Berger.




Arquiteto explica a reforma

05 de julho de 2011 0

Acompanhe em vídeo as explicações que o arquiteto Dall'Agnol R. Junior me deu sobre as alterações na planta do apartamento de cobertura da reportagem de capa de Casa&Cia desta terça.

Plantas mostram as alterações de reforma

05 de julho de 2011 0

Plantas de antes e depois dos dois pavimentos do apartamento da reportagem de capa de Casa&Cia ajudam a entender as intervenções.

Antes

Depois

(No próximo post, você acompanha o arquiteto explicando o projeto executado em dúplex na Capital.)

Casa&Cia desta terça: ambientes para qualquer estação

04 de julho de 2011 0

Vida confortável dentro de casa com qualquer temperatura: a reforma de um apartamento dúplex para um jovem casal que convive muito dentro de casa, onde trabalham em  alguns dias da semana e recebem amigos nos ambientes de lazer do pavimento superior. Lareira, home theatre e  mesa de sinuca são equipamentos de conforto e diversão internos que dividem com a gourmeteria as propostas de bem-estar e curtição.

A estrutura completa da gourmeteria está na fronteira com a área externa da cobertura, totalmente integrada com a abertura programada com a proposta de um quiosque para os dias quentes, com piscina com queda d'água e recursos de assentos distribuídos no deque em pavimentos.

Para aguçar a sua curiosidade, mostro a capa (gourmeteria), com foto de Tadeu Vilani.

E amanhã você verá aqui no blog as plantas de antes e depois da reforma e um vídeo do arquiteto Dall'Agnol R. Junior  explicando as mudanças.