Quem não fica curioso para saber umas dicas para harmonizar o Réveillon com as características do novo ano? Falo, é claro, dos regentes. Para o conselheiro geral do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul, o foco são os elementos que vão agradar os orixás regentes do novo ano. Cada um tem as suas crenças e, para quem acredita nessas, Clovis Alberto Oliveira de Souza adianta que 2012 será governado por Oxalá e Iemanjá.
Oxalá, diz ele, é o 'dono' da cabeça, da escolha, da decisão e do apaziguamento. Isso tudo influenciado pela articulação dos pensamentos, atribuição de Iemanjá, 'dona' do pensamento, da razão e do raciocínio. Fazendo contraponto à emoção, maneirismo e romantismo de Oxum, de 2011, Iemanjá é a dona das atitudes práticas, visando resultados concretos. Ou seja, sai a emoção de 2011, entra a razão em 2012.
– Em nossa vida pessoal, há que se ter cuidado com essas energias no início do ano, com ações e atitudes precipitadas movidas pela afoiteza e 'pressa' dos Orxás novos – diz Clovis.
Ele sugere buscar a maturidade e a serenidade nas atitudes visando o equilíbrio:
– Teremos um início de ano de toma lá, dá cá, movido a imediatismo, ao invés da cautela e equilíbrio da balança do Xangô, que influenciou 2011 e regerá 2013. 'Segurando' as nossa forças, este ano é o momento de nos fecharmos na concha do caracol de Oxalá, buscando a reflexão interna e o transcedente – ressalta ele. E no 4º trimestre, a maturidade dos Orixás mais velhos vai propiciar mais serenidade, completa.
CORES E MATERIAIS PARA ESPERAR 2012
Uso pessoal - Devemos aguardar o ano trajando branco e prata com detalhes dourados e azul metálico com joias e adereços nas mesmas cores – de preferência, aos pares, já que número 8 regerá o ano, juntamente com os seus múltiplos.
Decoração - Vale usar detalhes em tecidos nobres como jacquard, veludo e sedas adamascadas, cetim, seda pura, voile de seda, tudo com muito brilho nas guarnições de mesas e balcões e no vestuário, atraindo bons augúrios. Cortinas e almofadas nesses tecidos e cores atrairão boas energias para 2012.
Pratos ideais - Para a mesa do Réveillon de Oxalá e Iemanjá, Clovis sugere peixes em todas as suas formas de preparo com destaque para os galantines; a tradicional canjica branca com leite de côco e côco ralado, enriquecida com leite condensado; manjar branco, o creme de leite e amido coberto com a calda caramelada de ameixas pretas; bolos com coberturas brancas e prateadas, pode ser glacê com confeitos prateados e/ou florzinhas brancas e azuis; negrinhos e branquinhos intercalados, formando um 'colar' preto e branco; merengues e cocadas brancas, pudins e gelatinas.
Louça e acessórios - A sugestão é usar porcelana branca e/ou em preto e branco, muito cristal, inox e prata. Jarras, bacias e terrinas nesses materiais são de Iemanjá e podem acompanhar os pratos e copos. Dá-se preferência a tudo que tenha a forma de peixe, estrela-do-mar e conchas. O caracol é de Oxalá, mas deve ser evitado por sua lentidão. A mesa deve traduzir o rigorismo e o perfeccionismo de Iemanjá.
Mais decoração - Se você quiser ser mais preciso ainda, saiba que, como Oxalá é o 'dono' da vidência espiritual, deve ter um par de olhos de prata, vidro ou 'olho-de-tigre'. Não podem faltar moedas, pombos brancos ou prata. Por serem do mar, cavalos marinhos, conchas e búzios. Esferas de cristal devem fazer parte do ambiente ou da mesa – pode ser aquele antigo peso para papéis. Velas e flores azuis e brancas flutuando em águas cristalinas ou tingidas de azul ou verde água, sempre adoçadas com mel, atrairão o sucesso financeiro para 2012.
Bebidas - Água mineral com ou sem gás e os vinhos brancos são consagrados à Oxalá. Espumante doce ou demi-sec é a bebida de Iemanjá. Também são bem-vindos sucos, chás e guaraná. As uvas de todas as cores são de Oxalá e a melancia é de Iemajá.
Clovis ensina ainda que, para saudar os Oxalás, se pode dizer: epaô, babá e, para as Iemanjás, omiô, odôa! Ele destaca que, na filosofia yorubá, o nosso corpo é o que nós comemos e o nosso espírito é o que nós pensamos.
– Daí a nossa preocupação com os alimentos e com o ambiente propiciatório aos pensamentos construtivos – conclui.
Feliz, bonito e harmônico Ano-Novo a todos!





























