Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Posts de dezembro 2011

Capa do primeiro Casa&Cia de 2012

31 de dezembro de 2011 0

Este Casa&Cia tinha que ser uma casa de praia! Veja as soluções de arquitetura e interiores para curtir os deleites do lazer o ano todo: cara de praia e conforto de cidade. A criação é dos arquitetos Marcia Doernte e Albert Wainer. Bom Ano-Novo!

(foto Ricardo Moure, Divulgação)

Previsões, cores e decoração para esperar 2012

30 de dezembro de 2011 2

Quem não fica curioso para saber umas dicas para harmonizar o Réveillon com as características do novo ano? Falo, é claro, dos regentes. Para o conselheiro geral do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul, o foco são os elementos que vão agradar os orixás regentes do novo ano. Cada um tem as suas crenças e, para quem acredita nessas, Clovis Alberto Oliveira de Souza adianta que 2012 será governado por Oxalá e Iemanjá.

Oxalá, diz ele, é o ‘dono’ da cabeça, da escolha, da decisão e do apaziguamento. Isso tudo influenciado pela articulação dos pensamentos, atribuição de Iemanjá, ‘dona’ do pensamento, da razão e do raciocínio. Fazendo contraponto à emoção, maneirismo e romantismo de Oxum, de 2011, Iemanjá é a dona das atitudes práticas, visando resultados concretos. Ou seja, sai a emoção de 2011, entra a razão em 2012.


– Em nossa vida pessoal, há que se ter cuidado com essas energias no início do ano, com ações e atitudes precipitadas movidas pela afoiteza e ‘pressa’ dos Orxás novos – diz Clovis.

Ele sugere buscar a maturidade e a serenidade nas atitudes visando o equilíbrio:

– Teremos um início de ano de toma lá, dá cá, movido a imediatismo, ao invés da cautela e equilíbrio da balança do Xangô, que influenciou 2011 e regerá 2013. ’Segurando’ as nossa forças, este ano é o momento de nos fecharmos na concha do caracol de Oxalá, buscando a reflexão interna e o transcedente – ressalta ele. E no 4º trimestre, a maturidade dos Orixás mais velhos vai propiciar mais  serenidade, completa.

(crédito: Tadeu Vilani)


CORES E MATERIAIS PARA ESPERAR 2012

Uso pessoal – Devemos aguardar o ano trajando branco e prata com detalhes dourados e azul metálico com joias e adereços nas mesmas cores – de preferência, aos pares, já que número 8 regerá o ano, juntamente com os seus múltiplos.


Decoração – Vale usar detalhes em tecidos nobres como jacquard, veludo e sedas adamascadas, cetim, seda pura, voile de seda, tudo com muito brilho nas guarnições de mesas e balcões e no vestuário, atraindo bons augúrios. Cortinas e almofadas nesses tecidos e cores atrairão boas energias para 2012.

Pratos ideais – Para a mesa do Réveillon de Oxalá e Iemanjá, Clovis sugere peixes em todas as suas formas de preparo com destaque para os galantines; a tradicional canjica branca com leite de côco e côco ralado, enriquecida com leite condensado; manjar branco, o creme de leite e amido coberto com a calda caramelada de ameixas pretas; bolos com coberturas brancas e prateadas, pode ser glacê com confeitos prateados e/ou florzinhas brancas e azuis; negrinhos e branquinhos intercalados, formando um ‘colar’ preto e branco; merengues e cocadas brancas, pudins e gelatinas.

Louça e acessórios – A sugestão é usar porcelana branca e/ou em preto e branco, muito cristal, inox e prata. Jarras, bacias e terrinas nesses materiais são de Iemanjá e podem acompanhar os pratos e copos. Dá-se preferência a tudo que tenha a forma de peixe, estrela-do-mar e conchas. O caracol é de Oxalá, mas deve ser evitado por sua lentidão. A mesa deve traduzir o rigorismo e o perfeccionismo de Iemanjá.


Mais decoração – Se você quiser ser mais preciso ainda, saiba que, como Oxalá é o ‘dono’ da vidência espiritual, deve ter um par de olhos de prata, vidro ou ‘olho-de-tigre’. Não podem faltar moedas, pombos brancos ou prata. Por serem do mar, cavalos marinhos, conchas e búzios. Esferas de cristal devem fazer parte do ambiente ou da mesa – pode ser aquele antigo peso para papéis. Velas e flores azuis e brancas flutuando em águas cristalinas ou tingidas de azul ou verde água, sempre adoçadas com mel, atrairão o sucesso financeiro para 2012.

Bebidas – Água mineral com ou sem gás e os vinhos brancos são consagrados à Oxalá. Espumante doce ou demi-sec é a bebida de Iemanjá. Também são bem-vindos sucos, chás e guaraná. As uvas de todas as cores são de Oxalá e a melancia é de Iemajá.

Clovis ensina ainda que, para saudar os Oxalás, se pode dizer: epaô, babá e, para as Iemanjás, omiô, odôa! Ele destaca que, na filosofia yorubá, o nosso corpo é o que nós comemos e o nosso espírito é o que nós pensamos.

– Daí a nossa preocupação com os alimentos e com o ambiente propiciatório aos pensamentos construtivos – conclui.

Feliz, bonito e harmônico Ano-Novo a todos!

Daqui a pouco tem TVCOM Tudo +

28 de dezembro de 2011 0

A partir das 20h30 tem o programa apresentado pela Fernanda Zaffari, TVCOM Tudo+ no canal 36.  Hoje estarei lá. Não me deixem só!

Boa sorte na decoração

28 de dezembro de 2011 1

Elementos de boa sorte para decorar a casa na virada do ano também podem ser mimos de última hora. Estas peças são criações da Clarisse Bastos, da Efeito Conserva, para atrair boas energias em 2012.

Além das fotos da Adriana Franciosi, você vê mais em www.efeitoconserva.com.br .

Feliz e inspirado Natal

24 de dezembro de 2011 0

Desejo um Natal lindo, de paz, conforto e alegria a todos. Este recanto na Luzes do Mundo, com luminotécnica da Sabrina Finkelsteain, representa a ideia de estilo nada óbvio, com a versatilidade das LEDs.

(Foto Sergio Vergara)

Capa de Casa&Cia desta terça

24 de dezembro de 2011 0

No Casa&Cia do dia 27, a matéria de capa mostra uma reforma nas áreas social e íntima de um apartamento na Capital. Eu já havia mostrado um ângulo do ambiente reformado, com cadeiras de design. Agora vejam outro, na capa da edição.

(Foto Jean Schwartz)

A edição da virada do ano traz ainda propostas de mesas de Réveillon com alguns detalhes alusivos aos regentes do novo ano. Está tudo no Casa&Cia, no jornal Zero Hora de terça-feira.

Seis mesas de Natal – discretas ou coloridas

23 de dezembro de 2011 0

Conforme o estilo e o acervo que se tem em casa, é possível definir diversos estilos de mesas. Algumas até servem para Natal e Réveillon. Fazendo bis ou não, vamos ver o que profissionais propõem para festejar:

1) Esta é a solução montada por Marlene Peccin, em Gramado, na Sergio Bertti. Observe a caixa com bolas dentro que vira a base das velas. E, para cada lugar à mesa, um vasinho de flor. Tudo em vermelho e branco.

(Foto Fabrício Pilla)


2) Myrian Cirne Lima montou também uma proposta alegre, mas na Todeschini.

(Fotos Eduardo Liotti)


3) Esta é a proposta da Betina Gomes executada na Fasolo Casa. Oberve o pet já a postos. Achei interessantes os elementos usados que dão um ar festivo e de boa sorte adaptável também para o Ano-Novo.


4) Agora Chris Pacheco mostra outra versão em branco e dourado, montada na Império Persa.

5) A mesa de Tatiana Trarback, na Todeschini, mostra como fazer uma mesa chique com poucos elementos, um toque de criatividade e a praticidade de uma bancada integrada à cozinha. Muito contemporânea a proposta.

6) A mesa da Kucha Saatkamp propõe uma ideia tropical com cara tanto de Natal quanto de Réveillon. Uvas e espumante dão o toque de versatilidade à proposta da paisagista que fez sucesso na Mostra Casa&Cia, com um gazebo à beira do Guaíba, onde todo mundo encerrava o passeio ao pôr do sol.

Feliz Natal e um ótimo Ano-Novo com a mesa do seu gosto!


Cadeira de design, charme para área social

23 de dezembro de 2011 0

Na reportagem de capa de Casa&Cia da última terça de 2011 tem um par de cadeiras Tiffany, obra do designer Christopher Guy. O curioso é que na área social reformada pelo projeto do escritório Letícia Sá Arquitetos, de Letícia Sá, Joana Feijó e Bruna Gerhardt a cadeira foi usada em azul (o azul-tiffany), cor de Iemanjá e em dupla, recomendável por ser 2012 um ano regido pelo número 8. (Se você não estiver vendo toda a imagem, clique em cima da foto para abrir.)

(fotos Joana Feijó, Divulgação)

Bem, mas voltando ao Guy, ele iniciou a carreira com apenas 16 anos e teve vivência em vários países como Inglaterra, França, Espanha e Ilha de Java que abasteceram o designer de um olhar diferenciado. Seu design sofisticado mescla o clássico e o atual em móveis feitos à mão. Em 31 de janeiro deste 2011, o artista ganhou o prêmio “Design Icon”, pela World Market Center, em Las Vegas. Acesse www.christopherguy.com e veja mais do apartamento na Capital no Casa&Cia desta terça. Curta a Tiffany no detalhe:

A propósito, você já baixou a revista Mais Casa no iPad? Não? Então clique aqui.


Baixe por aqui a revista Mais Casa

20 de dezembro de 2011 0

Você já baixou a revista mensal Mais Casa no seu iPad? Não? Então clique aqui.

Esta é a capa que você vai encontrar no tablet:


Mobiliário apresentado em feira de Miami

20 de dezembro de 2011 0

Madeira, revestimentos parecidos com pele de ovelha, peças vazadas, decoradas com marchetaria. Junto a obras conceituais, as criações apresentadas recentemente na Miami Design remetem ao artesanal, de um lado, e ao escultórico, de outro. O resultado são peças que fundem design com arte.

A Ornare apresentou uma exposição (veja nesta terça em Casa&Cia, na coluna Em Casa, página 2) e levou arquitetos e decoradores para um tour pelas feiras que criaram um pólo de interesse dos aficionados de arte e design neste final de ano nos Estados Unidos, uma das ondas de apresentação de novidades pelo mundo, de olho em 2012.

(Fotos Fernando Godoy, Divulgação)

Tablet Mais Casa

19 de dezembro de 2011 0

Presente de Natal virtual: a partir desta terça está disponível para você baixar a revista digital Mais Casa. Tem vídeos, fotos 360º e galerias de fotos inéditas no conteúdo multimídia da nova revista mensal em tablet. É um passeio divertido por projetos e produtos com imagens lindas.

Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos da Apple (App Store) e procurar por Mais Casa ou Grupo RBS. A novidade está à sua disposição gratuitamente para iPad. Posteriormente, nas próximas semanas, a Mais Casa estará disponível também na plataforma Android, na Android Market.


Artesanato natalino feito por adolescentes da Fase

19 de dezembro de 2011 0

A qualidade do artesanato de Natal dos  adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas nas unidades Padre Cacique e Carlos Santos da Fundação de Atendimento Sócio – Educativo (Fase) se deve aos ensinamentos de voluntárias como a folclorista Maria Tereza Tarragô. Durante três meses a voluntária passou a sua experiência de mais de 30 anos de trabalho com artesanato para cerca de 20 jovens que realizaram a oficina de arte em tecido (patchwork).

Ocorreu recentemente uma mostra dessas criações no Praia de Belas Shopping, organizada pelo Centro de Convivência (Cecon) da Fase. Para essa exposição, Maria Tereza trabalhou com uma turma de seis jovens. O resultado foram bolas de Natal, caixas estilizadas e outros enfeites para a árvore. No total, foram expostas cerca de 50 peças.

– Nós utilizamos tecido de tricoline, em 100% algodão. E as caixas, em MDF, foram revestidas com patchwork”, revela a folclorista.

Depois de terem exposto os trabalhos no Praia de Belas, os jovens mostram até o dia 28 de dezembro na própria Fase, na Avenida Padre Cacique, 1.372, das 14h às 16h, suas criações com tema de Natal. Informe-se pelo (51) 3931-3063.

(fotos Luis Francisco Silva, Divulgação Fase)


Mostra Casa&Cia Praia 2012 em janeiro

18 de dezembro de 2011 0

É praticamente daqui a um mês a Mostra Casa&Cia Praia: a abertura foi prorrogada para o dia 21 de janeiro. E se estende até 26 de fevereiro.

O programa de verão, no Condomínio Marítimo, da Báril Empreendimentos Imobiliários, será em Tramandaí, junto à Lagoa da Custódia – com o patrocínio da Báril e da Fiat.

A temática é o que todo mundo busca hoje em dia: qualidade de vida.

Eu curti:  o bacana logotipo, em alusão ao mesmo tempo ao Parque Eólico e ao mar.

Caminho das pedras

17 de dezembro de 2011 1

Você já sabe: quando está no site Zero Hora online, para acessar este blog, tem que ir lá em cima, me refiro à capa deste site Zero Hora.com, clicar em Vida e Estilo, procurar Blogs na listinha e aí entrar no blog da Eleone.

Dentro do blog, para ver todos os posts, tem que clicar lá em cima, no azul do topo, onde está a foto, e vêm todos, não apenas o mais recente.

Por que falo isso? Por que uma pessoa me perguntou e se uma perguntou, outras têm dúvidas e não perguntam.

Claro que se entrar pelo endereço www.zerohora.com/blogdaeleone chega direto no blog e é só rolar para baixo que acessa direto os posts anteriores.

Casa&Cia de terça vai à praia

17 de dezembro de 2011 0

Projetos praianos compõem a reportagem de capa do dia 20 de dezembro – com a proposta de interiores marcada pelo espírito do verão, com o colorido impresso por meio de tecidos e objetos decorativos –, a contracapa, com um jardim lindo com um toque temático e uma matéria de arquitetura que mostra uma construção anexada a outra para abrir espaço para o convívio confortável com a família e os amigos, a cara da praia, não é?

(foto de Sergio Vergara, Divulgação)