Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Brazil S/A em SP tem design by Henrique Steyer

11 de agosto de 2014 0

Quem não gosta de ver em primeira mão uma  peça de um designer renomado que estará em exibição na Design Weekend, de 14 a 17 de agosto de 2014? Pois esta fará bonito na Brazil S/A de São Paulo na próxima semana, durante a DW. Este bufê, by Henrique Steyer, foi criada a convite da gigante Duratex, que elegeu alguns designers para desenvolverem objetos com seu novo produto, o Cristallo, uma chapa com acabamento alto- brilho de um lado e fosco de outro. (Foto Henrique Steyer Furniture, Divulgação)

Buffet New Classic por Henrique Steyer

 

O Buffet New Classic tem história por trás, conforme Steyer:

– Na arquitetura clássica, as edificações eram criadas a partir da fórmula base + corpo + coroamento. No mobiliário antigo, não era diferente. Assim, buscamos revisitar esta estética de composição clássica com nova roupagem. O Buffet New Classic, é uma evolução do Bar New Classic lançado em agosto de 2013. Comemorando um ano de lançamento da grife Henrique Steyer Furniture, a nova peça traz base em forma retangular vazada que dá sustentação para o corpo com laterais em ângulo. No topo, o coroamento estilizado finaliza a peça que pode ser confeccionada em tamanhos diferentes, com diversas opções de acabamentos e cores. Execução da Signo Móveis, empresa gaúcha fundada em 2005, conhecida pela valorização do trabalho artesanal aliado à alta tecnologia.

Espia a capa do Casa&Cia de amanhã

05 de agosto de 2014 0

Cinco adegas diferentes entre si, para quem tem muito ou pouco espaço, podem inspirar a adoção do equipamento para as noites indoor.

Foto de capa: Omar Freitas

Projeto: Maria Christina Rinaldi Arquitetos

Que tal esta adega em casa?

Que tal esta adega em casa?

Entenda o Design Weekend SP e agende-se

05 de agosto de 2014 0
Exposição Banco Blocos da Caesarstone na Praça Victor Civita na terceira DW

Exposição Banco Blocos da Caesarstone na Praça Victor Civita na terceira DW

Para quem, como eu, fica zonza com tanta programação para escolher o que e quando visitar, aí vai a configuração do DW! Design Weekend SP 2014:

Design Districts

O evento está concentrado em três grandes regiões, os Design Districts: Vila Madalena e arredores, Alameda Gabriel Monteiro da Silva – a “Oscar Freire da decoração” – e o Distrito Jardins/Paulista. Estes distritos seguem o modelo das semanas de design realizadas em cidades como Milão e Londres.

Bicicletários

Nesta edição, o DW! estimula a discussão sobre o uso de bicicletas como alternativa de melhora da mobilidade urbana, em duas ações complementares, mantendo a tradição em promover ações urbanísticas que servem como legado para a cidade. O objetivo é questionar os territórios, suas formas de apropriação e a paisagem urbana.

O projeto, intitulado Passeando de bicicleta, re-conheci São Paulo, foi concebido e realizado pelo Coletivo Amor de Madre, Mekal e Atelier Marko Brajovic, que também assina o design das peças. Três unidades, confeccionadas em aço inox, com função dupla de estacionamento e banco, estarão à disposição de ciclistas que forem às atividades do DW!. Durante os 4 dias do evento, os bicicletários estarão em exposição na Praça Civitta, loja Mekal na Rua Gabriel Monteiro da Silva e no Museu da Casa Brasileira. Após o DW!, dois bicicletários serão doados para Oca (Sede do Museu da Cidade) e Museu da Casa Brasileira, museus destinados ao design da Prefeitura e do Estado de São Paulo. A terceira peça será levada para a Semana de Design de Pequim, marcando o projeto como o primeiro internacional do Design Weekend SP.

A segunda ação, que ocorre nos finais de semana, é a Rota Design, realizada pela Bike Tour SP em parceria com a Compartibike, empresa especializada em estações de bicicleta. Nela, ciclistas de todos os níveis percorrerão um roteiro customizado com atrações da arquitetura e design paulistanos. A Bike Tour SP disponibilizará aos participantes um “áudio-tour”, disponível para download, com narração desenvolvida especialmente para o DW!. O roteiro continuará ativo após o festival.
Praça Victor Civita (foto acima)

Será um caldeirão multicultural. No dia 13 de agosto, a partir das 18h, o designer Jader Almeida lança o livro (veja em um post anterior neste blog) e a exposição Jader Almeida, a Atemporalidade do Desenho com seção de autógrafos aberta ao público. Na sequência, ocorre a tradicional Festa de Abertura Oficial do Design Weekend SP 2014 com performances, shows e atrações somente para convidados. No dia 14 de agosto, o público poderá usufruir do Cine na Praça, ação cultural inspirada nas projeções ao ar livre realizadas no Millennium Park, em Chicago, e nos festivais europeus. Será exibido, gratuitamente, o filme Blade Runner, de Ridley Scott.

Nos dias 16 e 17, o Senac São Paulo realiza a intervenção Design Transverso: Crossover. Professores e alunos ocuparão o espaço com performances criando os diversos invólucros, experimentando e convidando os visitantes a experimentá-los e a recriá-los à sua maneira. Quem visitar a praça no período conhecerá duas ações pontuais: a exposição Bancos Blocos, proposta pela Caesarstone, composta por cinco bancos em formato de blocos, desenhados pela designer Israelense Dalia Kliger e a intervenção dos Bicicletários (composto de estacionamento de bicicleta + banco), com o tema: Passeando de bicicleta, re-conheci São Paulo, uma das principais ações do Design Weekend, assinado pelo Atelier Marko Brajovic e viabilizado com a parceria da Mekal, Aperam e Coletivo Amor de Madre, ao lado da BikeTourSP.

Viva Design, Avenida Paulista

Dentre as ações no Paulista Distrito Design, destaca-se o VIVA Design, que apresenta uma diversidade de produtos, objetos, móveis e joias, além de um espaço moda, com peças de Fernando Pires, Juliana Moryia, Teresinha Santos e peças inocadoras de jovens designers como Olavo Machado Neto, Bruno Faucz e Guilherme Wentz, além de consagrados designers como Renata Rubim, Fabio Galeazzo. “Estamos trazendo em primeiro lugar, em um local de grande circulação, exposições que apresentam uma grande quantidade e qualidade de produtos inovadores que ainda vão chegar ao mercado consumidor. Uma oportunidade única e sem custo para quem quiser visitar”, comenta Joppert da Objeto Brasil.

Circuito Gastronômico Gabriel Food Trucks

Outra ação inédita será o circuito gastronômico hype da Alameda Gabriel. Profissionais e consumidores que visitarem a região durante o DW! poderão experimentar delícias das cozinhas italiana e japonesa, lanches gourmet, sorvetes e cafés especiais. Os pratos serão preparados e comercializados nos charmosos food trucks, instalados entre os números 663 e 2136 da alameda. “Queremos que os visitantes tenham tranquilidade para realizar sua agenda de maneira completa, combinando visitas às ações de design nas lojas, com caminhadas e experiências gastronômicas exclusivas”, afirma Marcel Rivkind, presidente da associação da região, que apoia a ação.

Feiras e grandes eventos

Craft Design, Abup Show, Paralela Gift, MADE e BoomSP Design – Dentro da programação oficial também ocorrem as três maiores feiras de design, arquitetura e construção de São Paulo: a Craft Design, Abup Show e Paralela Gift. Há quase 15 anos, elas reúnem expositores, lojistas, fabricantes e profissionais da área que fazem desses eventos verdadeiros polos de tendências quando o assunto é casa, presentes e, claro, design. No DW, os eventos acontecem em três regiões distintas: Moema, Centro e Casa Verde.

*** Além disso, o Design Weekend recebe o BoomSP Design, plataforma de negócios que aproxima líderes criativos e conectados com as mudanças de perfil de consumo no cenário mundial. Idealizado por Beto Cocenza, neste ano o evento ocorre somente dia 14 de agosto, no D&D Shopping. Zanini de Zanine é o Designer do Ano e apresenta a exposição “Criatividade Brasileira”, uma retrospectiva do universo criativo do jovem designer.

*** Haverá também uma miniedição da MADE (Mercado – Arte – Design), que acontece no Shopping Cidade Jardim. A MADE POP-UP traz uma sequência de atrações que inclui intervenções de arte e design, núcleo de palestras com designers internacionais, feira/galeria de arte e loja. As intervenções estão concentradas nas ações desenvolvidas pelo designer Marko Brajovic – que lançará uma coleção de móveis -, o grupo polonês Espírito da Polônia, e o coletivo de designers Invasão, com foco em mobiliário, joias e objetos.

Ponto de Encontro

O QG do DW! será instalado no novo Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, que acaba de ser inaugurado e prima pela arte e design contemporâneos em suas instalações, além de apresentar um novo restaurante, o HUB Art Food Lounge, totalmente repaginado com bar, cevicheria e outras novidades.

Todos os dias, a partir das 19h, o festival contará com um Happy Hour, que irá incluir um drink exclusivo criado para a ocasião. Outro encontro que vai ocorrer nas dependências da unidade hoteleira, no próximo dia 14, será uma mesa-redonda com convidados internacionais. O Pullman SP Vila Olimpia também fará parte do circuito do DW! com uma exposição de arte contemporânea em parceria com a Urban Arts.
Serviço:

DW! DESIGN WEEKEND SP 

De 14 a 17 de agosto, das 10h às 20h
Programa oficial no sitewww.designweekend.com.br

Jader Almeida em livro para São Paulo ver

05 de agosto de 2014 0

Cento e cinquenta é o número de criações no portfólio de design de Jader Almeida e também o número estimado de eventos simultâneos na 3ª edição do DW! Design Weekend, que será realizado entre 14 e 17 de agosto em São Paulo. Pois entre as ações, está o lançamento do livro Jader Almeida, a Atemporalidade do Desenho, pela editora C4, um dia antes da abertura do festival urbano, no dia 13 agosto. E a obra do arquiteto e designer de 33 anos e 30 prêmios (Museu da Casa Brasileira, iF Design Award, Good Design) estará também em exposição na Praça Victor Civita, esta sim, dentro do mesmo período do DW a partir de 14 de agosto. Em Florianópolis, o lançamento será no dia 2 de setembro no showroom da obra do designer, Icon Interiores.

capa do livro Jader Almeida

O livro tem 22cm x 26 cm, capa dura, 120 páginas e custa R$ 105. Com textos em português e inglês, foi escrito pela mineira Adélia Borges, jornalista e especialista ícone do design nacional.

– Nas conversas que tivemos, emerge o retrato de corpo inteiro de um designer que, em pouco tempo, inscreveu definitivamente seu nome na história do design brasileiro – conta Adélia.

Anota aí:

Lançamento do livro em São Paulo
13 de agosto, às 18h
Mezanino Editora Abril
Sumidouro, 747 Pinheiros, SP
20hs Exposição – Praça Vitor Civita
Sumidouro, 580 Pinheiros
14 a 17 de agosto, das 8h às 22h

Lançamento do livro em Santa Catarina
2 de setembro, às 19h
Showroom Icon Interiores/Florianópolis
às 15h inicia o coquetel com a chegada da coleção do designer Jader Almeida assinada para a Sollos

 

Ronaldo Fraga e companhia

29 de julho de 2014 0

Estampas e ambientes acrescentaram interesse ao desfile e à exposição realizada no Moinhos Shopping, em Porto Alegre, Quantas noites não durmo, tema do trabalho de Ronaldo Fraga em homenagem ao centenário do poeta e compositor Lupicínio Rodrigues. O trabalho com estampas de Mari Pessini, da Casa Rima, entrou no revival da coleção de 10 anos atrás do “Ronaldão”, como ela chama o estilista, para reativar o trabalho com foco na homenagem ao gaúcho Lupi. Compartilho aqui uns cliques.

Esta modelo assumiu uma personagem e fez bonito no cenário de boteco na ponta da passarela

Esta modelo assumiu uma personagem e fez bonito no cenário de boteco na ponta da passarela

foto 2 foto 3

Ronaldo Fraga e As Patrícias na exposição

Ronaldo Fraga e As Patrícias na exposição

Livro Casa&Cia – Design Protagonista

28 de julho de 2014 0

A edição 2014 da coletânea Casa&Cia traz o título Design Protagonista, o tema da edição da mais recente Mostra Casa&Cia realizada em Porto Alegre e já está à venda. O livro de capa dura traz em 144 páginas e 185 fotos  todos os 30 ambientes da exposição que teve um programa de palestras temáticas que marcou pela primeira vez o evento. Com a curadoria da Mostra e a edição do livro, tive a felicidade de contar com o design gráfico do Flávio Wild, as fotos do Eduardo Liotti e os textos de Renata Maynart nessa mais recente empreitada da grife Casa&Cia. Isso sem falar no talento dos 58 profissionais que assinaram os ambientes e mais as suas equipes criativas e os fornecedores que agregaram estilo à proposta executada no showroom do bairro planejado Central Parque da Rossi.

Livro para matar as saudades da Mostra Casa&Cia 2013

Livro para matar as saudades da Mostra Casa&Cia 2013

 

Serviço

O que – Livro Casa&Cia – Design Protagonista, com os 30 ambientes da Mostra Casa&Cia 2013, que completou a décima edição do evento surgido no caderno Casa&Cia, no ano em que este completou 15 anos

Quanto e como – Assinantes do jornal Zero Hora podem encomendar pelo fone 0800-051-3323 ou pelo site www.rbspublicacoes.com.br pelo preço especial de R$ 59,90. Nas livrarias, custará R$ 67,90 a partir de agosto

 

Degustação: confira um pouco do Prêmio House & Gift Fair

22 de julho de 2014 0

Aqui vai uma visão geral das imagens de todos os premiados pela 15ª Prêmio House &Gift Fair pela primeira vez apresentados antes da feira. Nesta quarta-feira, no caderno Casa&Cia, em ZH, falo sobre o evento que reuniu imprensa e empresários expositores das feiras da Grafite Feiras.

Veja a produção de design de jovens profissionais e estudantes:

Casa Cor São Paulo no detalhe

28 de maio de 2014 0

Adoro observar o resultado geral dos espaços, mas também, e muito, os detalhes. Ah, as pequenas soluções criativas aumentam o interesse por um ambiente. Na Casa Cor São Paulo (o Casa&Cia na Zero Hora desta quarta traz um trabalho nas páginas 6 e 7),  o Loft dos Colecionadores de Oscar Mikail tem o que observar com atenção.

Entre as propostas personalizadas pela mão do designer de interiores, o uso desta luminária pendente com a cúpula em couro e tachas logo me chamou a atenção.  A inclinação da peça foi ideia de Oscar e ficou bárbara. Compartilho aqui mais fotos de divulgação do Studio Oscar Mikail  da área de jantar:

Loft dos Colecionadores, projeto do Studio Oscar Mikail para a Casa Cor São Paulo 2014

 

Loft dos Colecionadores, projeto do Studio Oscar Mikail para a Casa Cor São Paulo 2014

Hoje tem palestra sobre arte e décor

21 de maio de 2014 0

Dois assuntos que eu amo estarão em pauta em Porto Alegre. Na loja Florense da Avenida Goethe, das 18h às 20h, a marchand e especialista em gestão cultural Vera Lannes protagoniza nesta quarta, 21 de maio, o primeiro Happy Design, promovido pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), para falar sobre “Obra de Arte – Um Olhar. Como Integrar aos Projetos de Interiores”.

São esperados designers de interiores, arquitetos e estudantes da área, além de sócios da ABD. A entrada é franca, na Avenida Goethe, 125. Se você quiser mais informações, pode enviar mensagem pelo e-mail abdrs@abd.org.br ou ligar pelo  (51) 3093-0530.

Cor na casa

13 de maio de 2014 0

Móveis coloridos são tendência no mundo. Monocráticos ou bicolores e até com mais combinações são uma possibilidade oferecida pelo mercado, conforme os lançamentos no Salão Internacional do Móvel de Milão. Mostro uma prova dessa moda e a capa do Casa&Cia desta semana, com a reportagem principal sobre o assunto. As fotos foram tiradas por mim, no Salone.

Cadeira colorida no Salão Internacional do Móvel de Milão 2014

 

CAPA DO CASA&CIA de 14 de maio de 2014

Respeito, produto em falta no mercado

26 de abril de 2014 0

Estive em férias, fora do país, e tomei conhecimento da indignação, em especial por conhecidos do Rio Grande do Sul, pela morte do menino Bernardo. Não preciso nem citar sobrenomes porque o caso ficou tão conhecido que só o nome dele representa toda a carga do horror desse caso. Sem ter sequer cruzado a cidade de Três Passos, fico imaginando a culpa dessa cidade pelo ocorrido. Não me digam que é certo ou normal ignorar as palavras e o pedido de ajuda de um menino de 11 anos contra o seu próprio pai. Por que raios demoraram tanto tempo – quatro dias após a sua morte – a decretar o óbvio: que ele não poderia voltar para uma casa onde era esculachado moral e psicologicamente. Seria preciso que dessem tundas daquelas de salgar o lombo das crianças de outrora? Meu Deus, por que as pessoas relutam tanto em considerar criança – desde bebês – como seres íntegros, que merecem ser percebidos, ouvidos, atendidos, correspondidos?

Se os adultos não começarem a respeitar profundamente o outro, a partir do seu próprio filho bebê/criança, não vejo como melhorar este mundo (antes de Deus, agora nem sei mais como chamar). É preciso existir lei para não espancar um filho e os próprios representantes da lei ouvem mais um adulto com carreira “respeitável” (talvez por terem sido crianças com medo da força dos adultos, quem sabe?) do que o pequeno ser que clama pelo direito de sobrevivência longe de quem deveria amar e cuidar dele. Eu defendo os animais (daqueles que os chutam, abandonam) e as plantas (de quem passa quebrando galhos, etc) da arrogância dos homens, mas defendo muito mais o direito de um ser humano a poder sobreviver. Eu sei que este caso move a gente muito mais do que muitos outros que desconhecemos (e que talvez se arrastem sem um desfecho desses a chamar a nossa atenção) e que neste momento devem estar causando o sofrimento de um ser indefeso, mas sei que esta história mexeu comigo nesta volta de férias. Chorei ao tomar conhecimento da retrospectiva dos fatos. Não posso deixar de pensar quantas pessoas poderiam ter tentado mudar a desgraça final e não tomaram uma atitude diante da lei que existe e protege a criança e o adolescente. Só resta pensar que este menino agora está, pelo meno em espírito, no colo da mãe e dos parentes de bom coração, que sua alminha merece conquistar um recanto de paz e bem estar para se recuperar de uma existência tão doída de assédio moral ou seja lá como se chame a atitude dessa família ou seja lá como se chame esse grupo de indivíduos com profissões focadas no cuidado do ser humano – da porta de casa para fora.

Isso me faz pensar como há gente que tem um comportamento dentro de casa, junto à família, e outro na rua. Quero dizer muito melhores com os “estranhos” do que com os familiares. O que será que faz com que pessoas se esforcem para serem “normais”, sociáveis e cuidadores com quem precisam ler o nome em um papel e não com pessoas às quais deram o nome que carregam nesta existência? Evito julgar as pessoas (quem sou eu para fazer isso?), mas rezo para que as criaturas sejam capazes de pensar mais no outro do que em si mesmas, como recomenda São Francisco. Ou seja, respeitar a existência e o espaço alheios.

Jader Almeida recebeu visita

26 de março de 2014 0

A arquiteta Ingrid Stemmer estava no grupo capitaneado por Mariella Stock, da Maiora Furniture, que visitou o showroom efêmero do arquiteto e designer catarinense Jader Almeida em São Paulo.

A foto mostra a arquiteta junto às mesas que fizeram bonito no seu ambiente na Mostra Casa&Cia, em Porto Alegre, no segundo semestre do ano de 2013.

A arquiteta Ingrid Stemmer junto a peças de design de Jader Almeida

Designer destacado com o iF recebe prêmio em museu na Alemanha

05 de março de 2014 0

Os designers gaúchos Ronald Scliar Sasson, Vanessa Martins e Renata Rubim estão entre os destacados pelo iFDesign Awards 2014. Ronald esteve in loco no BMW Museum em Munique, na Alemanha, para receber a premiação, sexta-feira, 28 de fevereiro, no imponente conjunto arquitetônico da BMW Headquarters. Como pedi, conta aqui as suas impressões e compartilha fotos feitas por ele do prédio que une os nomes de Karl Schwanzer na arquitetura do complexo e Paul Kath Design Team no edifício.

MUSEU BMW - RONALD SCLIAR SASSON IF DESIGN Munich, GERMANY

 

– A cerimônia de premiação foi no Museu da BMW, que é nada menos que o prédio mais lindo que já vi , à altura do If . Dois brasileiros da indústria gráfica ganharam ouro (veja a lista dos premiados abaixo), e em mobiliário um alemão e uma finlandesa. De qualquer maneira, foi uma honra terem sido apenas dois brasileiros premiados com móveis em meio a tantas inscrições e eu ser um deles. Munich é um escândalo em organização e limpeza, além de uma linda cidade. Agora a próxima é em Como, na Itália, para receber os dois A’Design Award 2014 que ganhei com mais duas peças – conta Ronald (veja fotos do designer e sua obra premiada bem abaixo).

 

MUSEU BMW - RONALD SCLIAR SASSON IF DESIGN Munich, GERMANY

 

Foram 4.615 inscrições nas três premiações do Packaging, Product e Communication, dos quais 108 brasileiros inscritos e premiados 25 projetos. Entre eles, três levaram o iF Gold, troféu que representa a premiação máxima. O prêmio foi entregue durante a iF Design Awards Night, cerimônia que ocorreu paralela à Munich Creative Business Week (de 22 de fevereiro a 2 de março). Posteriormente, os projetos são expostos em Hamburgo, aparecem no e-book do iF _ livro que fica disponível para download, e os trabalhos premiados estão inseridos na exposição online do prêmio, que recebe cerca de 200 mil acessos únicos por mês. Acesse http://www.ifdesign.de/

 

bmw museum munich, ronald scliar sasson

 

Para cerca de 2 mil convidados, o  iF CEO Ralph Wiegmann apresentou os ganhadores.

bmw museum munich, ronald scliar sasson, If Design Award 2014

 

Em Munique, o designer Ronald Scliar Sasson foi premiado com uma peça que criou em nogueira e laca preta para a marca gaúcha Sergio Bertti, o Banco Luzia, na categoria Sala de Estar e Quarto. O Banco Luzia já havia ganhado o Ouro na categoria Sala de Estar e Quartos do Prêmio IDEA/Brasil 2013 e Bronze no A’Design Award and Competition 2012, na Itália.

RONALDSASSON, bmw museum munich, ronald scliar sasson, If Design Award 2014

Ronald Scliar Sasson no banco Luzia

Designer Ronald Scliar Sasson no banco Luzia, premiado na Alemanha. Foto de Guilherme Dias, em Gramado, na Sergio Bertti. Essa peça esteve no ambiente Pessoal & Intransferível, de Ivan Andrade, na Mostra Casa&Cia 2013, em Porto Alegre.

(Leia mais e veja mais fotos do designer e a sua obra premiada na coluna Em Casa, no caderno Casa&Cia, de Zero Hora, desta quarta-feira de cinzas)

LISTA DOS PREMIADOS IF PRODUCT DESIGN AWARD 2014

A premiação é composta por três diferentes prêmios: iF Product, iF Communication e iF Packaging Design Award:

277-130978 – “Structured Caos Shelter” _ Ponto de ônibus
Categoria: 13. design público
Empresa
Ótima / São Paulo, SP
Design
Índio da Costa AUDT (Guto Indio da Costa e Till Pupak) / Rio de Janeiro, RJ
277-130418 – “Wingman” – Preservativo
Categoria: 14. Medicina / saúde
Empresa
Wingman Condoms BV / Delft, Netherlands / <http://wingmancondoms.com>
Design
Wingman Condoms BV (Adnan Tunovic e Paul Breur) / Delft, Netherlands / <http://wingmancondoms.com>
DI – Design Industrial Ltda (Jacob Breur Marcelo Fabiani Massumi Guibu) / São Paulo, SP
277-127594 – “Bench Luzia” _ Banco
Categoria: 08. sala de estar / dormitório
Empresa
Ronald Scliar Sasson / Gramado, RS
Design
Ronald Scliar Sasson / Gramado, RS
277-126014 – “Viale BRT” – Ônibus
Categoria: 01. transportes / veículos especiais
Empresa
Marcopolo S/A / Caxias do Sul,RS
Design
Marcopolo S/A / Caxias do Sul,RS
277-125921 – “Mad” _ Cadeira
Categoria: 08. sala de estar / dormitório
Empresa
Sollosbrasil / Princesa, SC
Design
JaderAlmeida design & arquitetura / Princesa, SC
277-125919 – “Easy” _ Cadeira
Categoria: 08. sala de estar / dormitório
Empresa
Sollosbrasil / Princesa, SC
Design
JaderAlmeida design & arquitetura / Princesa, SC
277-125617 – “Allas Pendant” _ luminária
Categoria: 17. Pesquisa + Desenvolvimento / conceitos profissionais
Empresa
Daniela Fortinho Zilinsky / Blumenau, SC
Design
Daniela Fortinho Zilinsky / Blumenau, SC
277-125432 – “LiveStore HeadSet” _ Fone de ouvido
Categoria: 03. áudio / vídeo
Empresa
AgênciaClick Isobar / São Paulo, SP
Design
Questto|Nó (Levi Girardi) / São Paulo, SP
277-125217 – “Coconuts Concretes” _ revestimento de coco
Categoria: 16. Materiais / têxtil / revestimentos
Empresa
Verdom / Maceió, CE
Design
Verdom / Maceió, CE
277-124913 – “Combine Bag” _ sacola
Categoria: 02. Lazer / estilo de vida
Empresa
Made in China by Boldº / Rio de Janeiro, RJ
Design
Boldº_a design company (Leonardo Eyer Design Team: Fábio Gaspar, Viviane Gonzalez, Victor Lopes Mascarenhas, Luciana Aguiar, Larissa Seibel) /Rio de Janeiro, RJ
277-124846 – “Agreste” _ Tapete
Categoria: 16. Materiais / têxtil / revestimentos
Empresa
Minuano Indústria de Peles / Lindolfo Collor, RS
Design
Minuano Indústria de Peles / Lindolfo Collor, RS (Designer Vanessa Martins)
277-124723 – “Miluz” – interruptores
Categoria: 12. construções
Empresa
Schneider Electric / São Paulo, SP
Design
Questto|Nó / São Paulo, SP
277-124131 – “Volta” _ Caixa de periódicos
Categoria: 06. Escritório / empresa
Empresa
Biccateca Everything for Libraries / Erechim, RS
Design
Pedro Paulo Venzon Filho / Erechim, RS
277-124030 – “fool” _ Luminária de mesa
Categoria: 07. iluminação
Empresa
lumini / São Paulo, SP
Design
lumini (Fernando Prado) / São Paulo, SP
277-124029 – “vinte2″ – luminária
Categoria: 07. iluminação
Empresa
lumini / São Paulo, SP
Design
lumini (Fernando Prado) / São Paulo, SP
277-123804 – “COBOGÓ ATOLL” _ revestimento
Categoria: 16. Materiais / têxtil / revestimentos
Empresa
Solarium _ São Bernardo do Campo-SP
Design
Renata Rubim / Porto Alegre _ RS
277-123656 – “Pétlas” – revestimento
Categoria: 16. Materiais / têxtil / revestimentos
Empresa
Mosarte / Tijucas – SC
Design
Mosarte / Tijucas _ SC
PREMIADOS IF COMMUNICATION DESIGN AWARD 2014
278-128400 – “Look inside and smile” _ Livro
Categoria: 03.06 mídia impressa – publicações
Empresa
FARM / Rio de Janeiro, RJ
Design
FARM(Tatiana Viana e Daniela Cabral) / Rio de Janeiro, RJ
278-128091 – “Brazilian Clichés” _ Livro
Categoria: 03.06 mídia impressa – publicações
Empresa
Ateliê Editorial
Design
Casa Rex (Diretor Criativo: Gustavo Piqueira, Design: Gustavo Piqueira, Designers assistentes: Samia Jacintho/ Danilo Helvadjian / Marianne Meni / Sergio Marlon / Caroline Vapsys) / São Paulo, SP
278-125435 – “D+D=B” _ Identidade Visual
Categoria: 03.01 mídia impressa _ design corporativo
Empresa
State Government of Minas Gerais / Belo Horizonte, MG
Design
Greco Design / Belo Horizonte,MG
278-124722 – “Oz Estratégia+Design” _ Identidade Visual
Categoria: 03.01 mídia impressa _ design corporativo
Empresa
Oz Estratégia + Design / São Paulo, SP
Design
Oz Design (Chief Creative Officers: Ronald Kapaz, André Poppovic, Giovanni Vannucchi – Designers: Ramon dos Anjos, Aline Druda) / São Paulo, SP
278-123828 – “Ipiranga Seeds” – Branding Projekt
Categoria: 04.02 crossmedia – design corporativo
Empresa
Sementes Ipiranga – Ipiranga Seeds / Alto Taquari, MT
Design
saad branding+design (Lucas Saad e Carlos Bauer – apenas folder) / Curitiba, PR
278-123644 – “annual bamboo 2013″ – anuário
Categoria: 03.06 mídia impressa – publicações
Empresa
editora turquesa / São Paulo, SP
Design
estúdio logos / São Paulo, SP
PREMIADOS IF PACKAGING DESIGN AWARD 2014
279-130988 – “Clever Caps 1.0″ _ Tampa de frasco
Categoria: 06. formato da embalagem
Categoria: 01. bebidas
Empresa
Clever Pack / Rio de Janeiro, RJ
Design
Clever Pack / Rio de Janeiro, RJ

O iF Design Awards: Desde 1953, o iF tem se destacado entre as maiores e mais reconhecidas instituições de design do mundo. Dentre suas atividades o destaque está nas premiações conhecidas como IF Design Awards, que ocorrem anualmente. O selo iF – que é mundialmente conhecido – é sinônimo de qualidade e excelência.

Projeto recente de Fermín Vazquez para São Paulo

26 de fevereiro de 2014 0

Porto Alegre, Brasília e São Paulo. Agora o premiado escritório de arquitetura b720 Fermín Vázquez Arquitetos, autor da Torre Agbar e do Mercado dos Encantos (já mostrei aqui) em Barcelona, estende seus tentáculos no país. Em março, será lançado um empreendimento residencial dos arquitetos do projeto de revitalização do nosso Cais Mauá: o Forma Itaim, primeiro edifício compacto triple A da capital paulista. Será uma torre de 25 andares com apartamentos do tipo estúdio, cobertura, duplex e garden, de 45 metros quadrados a 140 metros quadrados com incorporação de Huma Desenvolvimento Imobiliário, GR Properties e ERC Desenvolvimento Imobiliário. Em Brasília, o b720 projeta o urbanismo de um bairro sustentável.

Projeto de Fermín Vazquez para São Paulo

– Cidades como Porto Alegre e São Paulo, como muitas outras no mundo, devem ser repensadas de maneira responsável. Somente cidades densas e com uso misto podem equipar-se adequadamente e serão a melhor garantia para um futuro justo e sustentável– diz o arquiteto madrileño, esperança de Porto Alegre reatar o convívio com o Guaíba.

(Na página 2 do caderno/revista Casa&Cia encartado na Zero Hora de hoje tem mais imagens do projeto.)

 

Floresta no asfalto

26 de fevereiro de 2014 0

Preciso dizer que não esqueço do perfume das folhas de seringueira na exposição dos móveis com esta madeira no showroom da Marcenaria São Paulo, do Paulo Alves Design..

O Projeto Seringueira, com peças de Fernando Jaeger, Zanini de Zanine, Paulo Alves, Jack e Sergio Fahrer e Andre Cruz é uma daquelas ideias geniais de tão óbvias e simples e naturais.

Entrei feito louca no espaço expositivo, em uma esquina da Vila Madalena, em São Paulo, querendo assimilar tudo em poucos minutos, já arrastando a mala no segundo dia na capital paulistana, de olho no horário para fazer mais do que cabia nas minhas poucas horas até embarcar.

Cliquei esta única foto vertical deste ângulo, com a certeza de que ali estava a capa do caderno Casa&Cia sobre as minhas andanças em São Paulo, a convite da Abimad, à qual agradeço a oportunidade. Entrar naquela floresta de design me fez sentir uma alegria pela novidade e pela beleza do material e das peças, que me esforcei ao máximo para fazer bonito e corresponder ao projeto.

Mostro aqui a capa do Casa&Cia desta quarta em Zero Hora, com a tal foto que fiz em segundos, para não perder a oportunidade de compartilhar o que eu tinha visto ali. A diagramação da página é da Ana Maria Sampaio Benedetti, responsável pela cara do Casa&Cia há 15 anos.

capa do Casa&Cia de 26 de fevereiro de 2014