Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Harmonização fácil e rápida com moscatéis

27 de fevereiro de 2011 0

Nereu de Almeida

Cada vez mais, os espumantes feitos com a uva moscatel se tornam legítimos representantes da produção vinícola nacional. Sua qualidade foi ressaltada pelo famoso crítico britânico Oz Clarke durante recente passagem pelo Brasil. Segundo o especialista, eles superariam inclusive a maioria dos atuais Asti italianos, produtos que inspiraram os moscatéis verde-amarelos.

Como são doces, os rótulos têm como vocação acompanhar sobremesas, mas muita gente prefere servi-los logo antes das refeições, na forma de aperitivo. Para não frustar seus apreciadores nem quebrar as regras de harmonização, abaixo está a receita de uma entrada simples e saborosa.

Em tempo: para saber o que Oz Clarke pensa a respeito dos moscatéis brasileiros, confira a entrevista que ele concedeu ao Enoblog.

Ingredientes
– Queijo tipo grana
– Mel

Modo de preparo
1. Parta o queijo em pequenos pedaços. Em vez de cortá-lo de modo uniforme, apenas quebre-o com a ponta de uma faca, para que ganhe textura arenosa.
2. Coloque o mel em uma tigela pequena e aqueça-o no micro-ondas até que fique fluido.
3. O interessante é mergulhar o queijo no mel antes de cada mordida e alternar com goles do espumante moscatel. A doçura da combinação fecha perfeitamente com a bebida, e o queijo entra para fazer a contraposição. Adeptos do hábito europeu de servir queijos como sobremesa podem transferir a iguaria para o fim da comilança.

Envie seu Comentário