Por mais que os espumantes venham fazendo sucesso na areia, há quem não concorde que vinho e praia combinem. Um estudo do Journal of Agriculture and Food Chemistry, porém, aponta na direção contrária: os polifenóis presentes na uva reduzem a produção pela pele de uma substância que causa danos depois da exposição ao sol.
Sob o microscópio, as células se tornaram mais resistentes aos efeitos dos raios UVA e UVB, o que significaria menor risco de câncer de pele, queimaduras e envelhecimento precoce. No entanto, não ficou comprovado que o consumo da bebida ou de uva tenha o poder de proteger a pele de tais prejuízos. Tampouco se deve tomar um banho de vinho antes de rumar para a areia. Um estudo de 2008 já descartou a possibilidade de bloqueio da radiação por esse método.

Comentários