Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 13 janeiro 2012

Chega ao mercado um vinho 'trash', de terror

13 de janeiro de 2012 0

Pra onde mesmo que o dono da cantina está olhando?

Fãs do cinema trash dos anos 80 têm agora um acompanhamento perfeito para seus filmes de terror. Cassandra Peterson, que interpreta a personagem Elvira, a Rainha das Trevas, lançou um rótulo nos Estados Unidos.

Conhecida por usar cabelo retrô, visual gótico e um decote generoso, a atriz - hoje apresentadora de televisão - se juntou à vinícola Sort This Out Cellars na elaboração do Macabrenet (trocadilho para um Cabernet Sauvignon Macabro).

A apresentação dos vinhos segue a linha sombria, como evidenciam os rótulos. Cada garrafa custa US$ 25. Deve combinar com pipoca e Sessão da Tarde.

O que vai acontecer no mundo do vinho em 2012

13 de janeiro de 2012 1

Sucesso total no passado, as previsões esotéricas a cada virada de ano parecem estar saindo de moda. Ainda bem. Só que não resisti à possibilidade de tentar adivinhar o que vai marcar o mundo do vinho em 2012 e montei uma lista com cinco tendências que devem ganhar espaço no mercado brasileiro ao longo do ano. Vamos a elas:

Vinhos mais leves
Beber menos para beber melhor é um comportamento comum em mercados enológicos maduros. O Brasil está chegando lá, e aos poucos deve abandonar vinhos com 15% de graduação alcoólica e abraçar índices mais moderados, em torno de 12%. Má notícia para os potentes argentinos e chilenos, ótimas perspectivas para os próprios vinhos brasileiros, mais alinhados com essa tendência mundial.

Brancos
É hora de deixar o preconceito de lado e aproveitar nosso clima tropical para desfrutar um cálice de vinho branco. Os feitos com a uva Chardonnay devem ser os primeiros a se beneficiar, pela credibilidade da casta, mas variedades leves como Sauvignon Blanc e Pinot Grigio também ganharão espaço. Quem puder gastar um pouco mais vai descobrir os Riesling europeus, que estão ganhando terreno no mundo todo.

Novas origens
Borbulhas da Inglaterra? Pinot Noir dos Estados Unidos? Vinhos de sobremesa da África do Sul? Pois é bom se acostumar com novidades como essas, pois em 2012 a vanguarda estará ao lado de quem se aventurar a provar novas origens. Chega dos Malbecs e Carmenères que sempre vêm dos mesmos países. Esse movimento deve inclusive beneficiar os vinhos brasileiros, mas no mercado externo.

Novas uvas
Seguindo na linha que condena o “mais do mesmo”, em 2012 o consumidor deve passar a escutar o nome de algumas uvas estranhas ao ouvido, que não aparecem no dia a dia de nossos cálices. Se essa moda pegar, países como Portugal, Grécia, Espanha e Itália serão favorecidos por possuir uma grande quantidade de variedades nativas, próprias do país (as chamadas uvas autóctones).

Drinks com vinho
Vinho com gelo, açúcar, uma rodela de fruta e uma dose de outra bebida. Para os puristas, parece pecado. Para a indústria, soa a salvação. Os drinks são vistos como uma forma de retomar o interesse dos jovens e manter as vendas em alta. E os primeiros a adotar essa política serão justamente os estandartes enológicos mais tradicionais, como Champagne e Porto.