Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Participar da vindima é apoiar a vinicultura brasileira neste momento difícil

19 de janeiro de 2016 2
Foto: Porthus Junior, BD

Foto: Porthus Junior, BD

Quebra na produção por conta de granizo e geada, previsão de um verão chuvoso (logo, safra de menor qualidade) e incertezas a respeito do pagamento do seguro rural tornam difícil para os viticultores a celebração da safra 2016. Ainda assim, as vinícolas têm de estampar seu melhor sorriso e deixar tudo pronto para mais uma colheita. Não se trata apenas de aproveitar o que sobrou nos parreirais, mas de valorizar um dos maiores trunfos do setor: o enoturismo.

As regiões produtoras organizam eventos para, a partir deste mês, receber os visitantes e oferecer uma experiência única. Em ações coletivas e individuais, as cantinas promovem cursos, piqueniques, apresentações e a oportunidade para quem quiser tirar a fruta diretamente das videiras ou até pisar a uva. O Vale dos Vinhedos, por exemplo, mais renomada zona vitivinícola do país, organizou a abertura oficial da vindima para o dia 23, sábado que vem.

Pelo lado dos consumidores, vale prestigiar essa festa. Os rótulos desta safra tão questionada só começam a ficar prontos no final do ano. E até lá há inúmeras boas colheitas para degustar. Participar da vindima 2016 é, mais do que uma opção de lazer, uma forma de apoiar a vitivinicultura nacional em um momento delicado.

Comentários (2)

  • Ronald Krummenauer diz: 19 de janeiro de 2016

    Parece que a previsão de um verão chuvoso não se confirmou. Melhora a situação? Abraço!

Envie seu Comentário