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Hora de renovar o papo sobre vinho

20 de janeiro de 2016 0

JamieOliverAs primeiras videiras chegaram ao Brasil poucos anos após o descobrimento, mas no mundo do vinho o país é visto como um iniciante. E para quem está nessa condição, é sempre difícil convencer as pessoas a v
encer preconceitos, provar o novo e deixar-se surpreender. Essa tarefa pode ser ainda mais trabalhosa se a linguagem usada não for igualmente inovadora. É complicado vender a modernidade usando como argumento a tradição – aspecto no qual o Brasil perde em relação a outros produtores.

Mesmo quem tem história de sobra nesse ramo já se deu conta de que é preciso rejuvenescer a mensagem. O Reino Unido, por exemplo, um dos mercados mais influentes e maduros do mundo, vem debatendo a necessidade de apontar novos personagens para falar de vinho. Por lá, se comenta que o setor precisa encontrar seu próprio Jamie Oliver, fazendo referência ao jovem cozinheiro que ajudou a transformar a gastronomia em um assunto popular – não só entre os britânicos, mas no mundo todo.

Voltando ao Brasil: encontrar embaixadores descontraídos para nossos rótulos não ajudaria apenas a acessar o público mais jovem, mas também a renovar a imagem do vinho brasileiro. Os representantes do ramo aqui (enólogos, vendedores, sommeliers, críticos, jornalistas) deveriam despir o paletó e afrouxar a gravata – que em muitos casos ainda é borboleta.

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