Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Como fica a Segundona em 2009?

29 de dezembro de 2008 11

Além dos já anunciados Guarani-Va e 15 de Novembro, outros três clubes que participaram da reunião inaugural devem confirmar desistência na Segundona em 2009: 14 de Julho, São José-CS e Cruz Alta.

Sem estes cinco, o número de participantes cairia para 22. Mas a indefinição persiste agora quanto à formula e à disposição dos grupos.

Em 2009, a Segundona teria novo formato. Foram previstos três grupos com 9 equipes cada na 1ª fase, classificando seis das chaves para a 2ª fase. A 2ª fase teria três grupos de seis, classificando os dois primeiros de cada, mais os dois melhores terceiros colocados. A 3ª fase teria dois quadrangulares, e a Fase Final seria composta por um quadrangular decisivo, subindo dois para o Gauchão 2010.

Mas com as cinco desistências, a FGF pode cogitar alguma alteração na fórmula? Não saberemos a resposta até o encerramento do recesso de final de ano, e por enquanto tudo é cogitação.

Se a fórmula for mantida, outra pergunta é: haverá mudança nos agrupamentos das chaves? Ou fica tudo como estava antes, apenas com a retirada dos times que desistiram? Será preciso um remanejo, já que a chave 2 perdeu três equipes.

O Grupo 1 (Pelotas, Farroupilha, Rio Grande, São Paulo-RG, Bagé, Guarany-Ba, Flamengo-Al e São Gabriel) perdeu o 14 de Julho; o Grupo 2 (Porto Alegre, Cruzeiro-Poa, Aimoré, Cerâmica, Brasil-Fa e Rio Pardo) perde Guarani-VA, São José-CS e 15 de Novembro; e o Grupo 3 (Riograndense-SM, Santo Ângelo, Panambi, Glória, Atlético de Carazinho, Milan, Lajeadense e Três Passos) fica sem o Cruz Alta.

Aguardemos a próxima segunda-feira, dia 05 de janeiro, para saber o que a FGF vai definir para a Segundona 2009.

Postado por Eduardo Cecconi

Comentários (11)

  • Gilberto Augusto Kamphorst diz: 29 de dezembro de 2008

    A FGF e os clubes devem repensar a fórmula. Torna-se um campeonato longo, com altos custos. Na primeira fase, turno e returno dentro das chaves com 8 ou 9 equipes para classificarem-se seis. É muito jogo. É bom lembrar que o Passo Fundo, da Chave 3, também não confirmou a inscrição.

  • Eduardo Minossi diz: 29 de dezembro de 2008

    Lá vai Livramento ficar sem futebol novamente…

  • Marcelo taddei diz: 29 de dezembro de 2008

    Espero quie o Noveleto seja consciente e modifique o regulamente alterando principalmente a data de término da competição. O campeonato acabando em 23 de agosto prejudicaria o Pelotas que garantiu a vaga a serie D do campeonato brasileiro. Terminando final de junho e início de julho seria o ideal.

  • romeu diz: 29 de dezembro de 2008

    o grupo perde tb o 15 de novembro!!

    Resposta do Cecconi: é verdade Romeu, vou consertar. Valeu!

  • nicolas dipoah diz: 30 de dezembro de 2008

    A FGF deveria repensar tudo, inclusive o n. acessos, acho que 2 é pouco e as equipes tem medo de investir, pois é muito díficil subir. Acredito que 4 seria um bom número, e até o nivel da competição aumenta. Realmente existe número de jogos em excesso, mas tem o lado dos profissionais também. Outro ponto que vejo é a falência dos clubes do interior, poucos conseguem ter visão administrativa. Será que não tem um jeito de ter no mínimo de 2.000 sócios que contribuam R$ 25,00 ao mês?

  • Matias Pinto diz: 30 de dezembro de 2008

    Triste sina da fronteira… Avante 14!!!

  • Alexandre Maciel diz: 31 de dezembro de 2008

    As desistências são sinais de que algo está muito errado na segundona. Isso vem se arrastando desde que a terceira deixou de existir. Uma segunda divisão com o mesmo número da primeira e uma terceira com ajuda de custo da fgf e participação das equipes b de quem disputa o brasileirão poderia ser a solução. E urge!

  • Max Lara diz: 29 de dezembro de 2008

    E o São Gabriel FC vc tem alguma novidade sobre o que está preparando para a temporada 2009???
    Desde já agradeço a informação

  • Ernani Campelo diz: 30 de dezembro de 2008

    O erro é fazer reunião e dar prazo. A própria FGF, tentando ajudar, as vezes atrapalha como neste caso. Du prazo e os clubes vão desistindo um a um, prejudicando quem está organizado para o campeonato. Agora, tem que fazer uma nova reunião e anular tudo que foi definido e definir de novo com 21, 22, 23 ou 24 clubes. O campeonato poderia começar no dia primeiro de março, mas tem que ir pelo menos até o início de agosto.
    Obs: Parece que o Chiquinho irá treinar o São Gabriel. Uma pena o 14 fora.

  • Paulo Margal Silveira diz: 30 de dezembro de 2008

    O 14 vai ficar fora mesmo Cecconi?
    Não pode. Dá-lhe Leão da Fronteira.

  • Norton Gatti diz: 12 de janeiro de 2009

    Cecconi, talvez o riograndense de Rio Grande dispute a segundona… Vai sair um campeonato citadino no inicio de feveireiro, todos contra todos, dois melhores fazem finais de dois jogos. Vão jogar Rio Grande, Sao Paulo e Riograndense.
    http://www.sportclubriogrande.com.br/citadino_2009_realidade.htm

    Não tem nada certo quanto a participaçao do Riograndense… é só para te dar o toque caso nao saibas nada do assunto. Abraço

Envie seu Comentário