Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Um grande jogo no retorno do Brasil de Pelotas

04 de fevereiro de 2009 24

Xavantes compareceram em grande número/Nauro Júnior/Zero Hora

Fui escalado pelo clicRBS para cobrir a estreia do Brasil de Pelotas no Gauchão 2009. E me senti um privilegiado, por assistir a um grande jogo: Brasil 3 x 3 Santa Cruz.

A primeira constatação na verdade é uma confirmação: o Galo Carijó é um grande time. Agenor Piccinin armou uma equipe bem estruturada, com dois alas eficientes – Tiago Matos e Emanuel – e uma dupla de ataque infernal – Eraldo e Jacaré. Se as perspectivas antes do campeonato eram pessimistas, agora o Santa Cruz é com justiça apontado como um dos favoritos para chegar aos mata-matas.

O Brasil apresentou boas variações táticas, graças ao trabalho competente do Claudio Duarte. Mas saiu-se melhor sem a bola, na marcação. Obviamente, prejudicado pela formação recente do grupo e pela ausência de treinamentos coletivos, com a bola o Xavante não conseguia se articular.

Mas o principal problema do Brasil – outra obviedade – é o preparo físico. O time cansou demais com a correria na busca pela vitória. E agora eu fico imaginando como Claudião vai conseguir manter os jogadores atuando em bom nível com uma maratona de mais sete jogos nos próximos 15 dias…?

Outro detalhe não menos importante: morei em Pelotas três anos, e em outro ano cobri muitos jogos no Bento Freitas, já pelo clicRBS. E nunca vi um público tão grande na Baixada. Nunca. Vários amigos xavantes também me disseram que foi um jogo com presença histórica de torcedores. O borderô certamente deve contrariar a estimativa, mas acredito em mais (bem mais) do que 15 mil torcedores ontem.

Postado por Eduardo Cecconi

Comentários (24)

  • paulo correa diz: 4 de fevereiro de 2009

    MUITO BOM PRÁ LAVAR A ALMA DA TORCIDA XAVANTE , O JOGO DE ONTEM INDEPENDENTE DA ATUAÇÃO ,FOI UM JOGO PRÁ ABRIR OS TRABALHOS E DAR INÍCIO A NOSSA TRAGETÓRIA, SEM O PESO DA ESTRÉIA AS COISAS VÃO COMEÇAR A SE ENCAIXAR , MUITO BOA A PEGADA DO TIME, COM ALGUNS AJUSTES E MAIS ENTROSAMENTO ACHO QUE VAI DAR UMA RESPOSTA POSITIVA,XAVANTADA ,NÃO VAMOS PERDER O EMBALO , A CADA JOGO , MAIS IMPORTANTE VAI SER A NOSSA PRESENÇA E O NOSSO APOIO,CALDEIRÃO SEMPRE.

  • lobao diz: 5 de fevereiro de 2009

    Pena que esse blog não estava em Erechim, pra falar da torcida do Ypiranga que botou 20.000 pessoas no Colosso da Lagoa, na decisão da vaga da Segundona, ou então não fez pré-jogo na final da Lupi Martins na Boca do Lobo, que devia ter, no mínimo 15.000 pessoas tb, porque tava lotada… Sério, to achando que algum integrante da família Sirotsky deve torcer pro xavante… Não dá pra aturar mais essa constante exaltação à xavantada… E o melhor: pra uns vale o borderô, pro Brasil vale o olho! bah

    Resposta do Cecconi: olá amigo Lobão, tudo bem? Primeiro te peço para não deixar recados fakes quando te propõe ao debate com acusações ou insinuações. E segundo, é bem perceptível que este blog citado foi lançado este ano, portanto, não poderia ter participado de cobertura alguma no ano passado. Abraço!

  • .cleder diz: 5 de fevereiro de 2009

    atençao xavantes:discutir publico com qualquer time do interior e perda de tempo, enquanto eles falam , nos lotamos estadio,eles sabem q sao inferiores, vamos nos concentrar em levar nosso time pros mata- morre, nao vamos recuar, sexta e dia , da-lhe xavante!!!!!!!!!!!

  • André diz: 5 de fevereiro de 2009

    tiago rech, cara se o Brasil tivesse perna pra correr a metade do segundo tempo tinha feito a maior goleada do gauchão ontem, nos com um time que não tinha entrosamento e nem preparo fisico, chegar a esta fazendo 3×1 num time que já esta junto a mais de 2 meses, é brincadeira né, não te ilude tiago, fizeram 3 gol em nós por falhas de nossa defesa e falta de entrosamento, se não o jogo tinha ficado 3×0 pro Brasil

  • lobao diz: 5 de fevereiro de 2009

    E mais: na terça teve tb a apresentação do elenco do Pelotas (que infelizmente não é noticiado aqui, embora os outros clubes da segundona estejam bem atualizados – Panambi, Cruzeiro, Rio Grande, São Paulo, etc…). Só pra avisar aos leitores que, nesse dia, tinha cerca de 8.000 pessoas na Boca do Lobo, o que significa 1/5 da lotação do estádio… Mas não fiquem nervosos, xavantes, vcs ainda são os maiores, mais fieis, melhores, mais divulgados e mais queridinhos da mídia. hahaha… Fui!

  • Elton Xavante diz: 5 de fevereiro de 2009

    Como que a torcedor de time de outro campeonato sabe quantos ingressos o Brasil-RS
    colocou a venda???? Foram no jogo será???
    Domingo eles poderão assistir pela RBS.

  • marcos martins diz: 6 de fevereiro de 2009

    Não vamos discutir publico com invejosos. Em decisão contra o Ceramica, com antecipado a 6,00 feminino de gratis e idoso e estudante 4,00 eles nem sequer chegaram perto de lotar o maior do mundo… enquanto isso no CALDEIRÃO…

  • Matemático diz: 4 de fevereiro de 2009

    O cálculo é simples, 15mil no máximo é o aceitável para o público, não mais do que isso, pois puseram 12mil ingressos a venda e venderam todos, os outros 3 mil divididos entre sócios, crianças e etc… tá de bom tamanho… portanto a capacidade da baixada fica realmente próximo dos 15mil, talvez um pouco mais, agora aquela história de 22 mil ou 20 mil é conversa pra trouxa acreditar. Fui…

  • Mauro Douglas diz: 5 de fevereiro de 2009

    Aos matemáticos e lobos de plantão. Podem verificar os borderôs de 1985. Tinha 22.000 pessoas na baixada. Uma festa só. Mas, é claro q vcs não sabem o que é isso, não é mesmo???Quanto a 8.000 na apresentação do Pelotas.Vamos ver: 8.000 vezes 5(afinal foi 1/5 da capacidade), dá um total de: 40.000 pessoas no estádio em dias de lotação.É, realmente aquela história de maior arquibancada do mundo existe mesmo.É quase do tamanho do BEIRA-RIO. Parabéns.Só me responde. Quando é que vão lotar o estádio?

  • Saci colorado diz: 4 de fevereiro de 2009

    Boa pergunta, Lourival.

  • André diz: 4 de fevereiro de 2009

    Estamos com um excelente time, falta entrosamento e preparo fisico, se o Brasil estivesse 30% melhor preparado, tinha goleado esse time do Santa Cruz que pra mim é fraco, time que já esta junto a 2 meses treinando pega um time que se formou a 1 semana e não consegue ganhar e nem agride quando o adversario já esta sem condições fisicas, pra mim é fraco, ai da pra ver o nivel deste gauchão, depois deste jogo to pra diz que no segundo turno o Brasil deslancha e chaga a final

  • paulo correa diz: 5 de fevereiro de 2009

    LOBÃO,A INVEJA É UMA M.,TU DEVE ESTAR NUMA BAITA DEPRE, PELO TEMPO QUE O TEU TIME ESTÁ NA SEGUNDONA AÍ VEM PRO ENTREVERO DESCARREGAR A TUA FRUSTRAÇÃO,ESPERA COMEÇAR O TEU CAMPEONATINHO AI´TU VAI TE PREOCUPAR COM QUANTAS TESTEMUNHAS VÃO ESTAR NOS JOGOS ,TU SECANDO O XAVANTE SÓ VAI ARRUMAR ALGUMA ÚLCERA POIS ESTE TIME TEM QUALIDADE ,RAÇA E VERGONHA NA CARA, SOFREDOR,VAI TER QUE NOS ENGOLIR ,VAI, A SEGUNDONA TE ESPERA.

  • Lourival diz: 4 de fevereiro de 2009

    Sério? Essa vez foi o maior público? Com 15 mil?
    Mas e todas as outras, não estava lotado? Quem me explica?

  • WAGNER diz: 4 de fevereiro de 2009

    Cecconi como disse teu colega de blog Zini Peres..´´Xavante não é uma torcida,é uma religião´´ Abraços

  • paulo correa diz: 4 de fevereiro de 2009

    ERA VERDADE QUE O CHIQUINHO ESTAVA ESPERANDO PROPOSTA DO EXTERIOR FOI PARA O JOINVILE,[EXTERIOR DO R.S].

  • matheus quevedo diz: 5 de fevereiro de 2009

    cheirinho de 2 divisao aqui
    e outra coisa lobinho tinha 8 mil na apresentaçao?????
    e eh 1/5 da capacidade
    vcs compraram algum estadio novo e nao foi divulgado
    que piada….

  • Edgar Xavante diz: 4 de fevereiro de 2009

    Aí Sr. Matemático, dá uma calculada no tamanho da tua inveja pelo maior público do interior desse gauchão!!! Torcida Xavante: SEMPRE a maior e mais fiel!!!

  • JCKJUNIOR_100%XAVANTE diz: 5 de fevereiro de 2009

    SEMPRE A MAIOR E MAIS FIEL …

  • tiago rech diz: 4 de fevereiro de 2009

    André, fraco o time do Santa Cruz???? Se não fosse a trave, a gente tinha goleado o time de vocês…Quando vocês enfrentarem o Inter no Beira-Rio e saírem de lá com um empate, a gente conversa de novo. E estamos praticamente classificados!!

  • Mauro Douglas diz: 4 de fevereiro de 2009

    Eu fui naquele lendário BRASIL 2X0 Flamengo. Tinha 22.000 pessoas. Ontem estava muito cheio pelo que vi na TV. Claro que nunca é a realidade, mas pode colocar 18.000 tranquilo, sem medo de errar. e, o time me pareceu muito bem, e bom. XAVANTE RUMO A SÉRIE B BRASILEIRA 2010.

  • Pedro diz: 4 de fevereiro de 2009

    Um parabéns geral para todos que estiveram ontém no Bento Freitas.

  • Xoooora Looobo! diz: 5 de fevereiro de 2009

    Não adianta, esses lobos não largam nosso pé.Eles tem um amor enrustido e uma dor eterna que vivem preocupados com a gente.Assim ó, vamos fazer um acordo: Vcs jogam a Segundona e a gente joga a PRIMEIRONA E SÉRIE C, ok?
    O engraçado é ver a frustração deles torcendo pra o São José e pra o S. Luiz por causa do Soltili e do Xaro.
    O Brasil tem patrocínio da VIVO, infelizmente não existe a MORTO pra patrocinar vocês.
    Fui!

  • lobao diz: 5 de fevereiro de 2009

    22 mil pessoas? Sério, essa xavantada não tem noção mesmo. E ontem? 15 mil? hahaha, botaram 10 mil ingressos pra vender, mas foram 15 mil pessoas, sendo que o clube não tem 1.000 sócios. Quando é que a xavantada vai parar com essa mania de MULTIPLICAR seus torcedores? Todo ano é a mesma coisa… Se acham muito mais do que são, e não chegam a lugar nenhum! Foi um ótimo público, tinha entre 10 e 12 mil pessoas, e deu!! Vamos falar a verdade Ok?

  • .cleder diz: 5 de fevereiro de 2009

    q azar em cecconi : o dunga no estadio e tu com o joelho estourado!

Envie seu Comentário