Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A fuga da Segundona

27 de fevereiro de 2010 4

Os dois piores na soma das fases classificatórias dos dois turnos caem. Despencar pelo barranco da Segundona jamais será bom negócio. Ainda em tempos de cotas gordas de TV na primeira divisão. Cerca de R$ 600 mil em 2010. Dinheiro que vai em quase totalidade em salários (o mercado inflaciona na proporção do aumento das cotas), mas que, em alguns anos de primeira divisão, estrutura um clube até então atrasado em três décadas.

Pois bem, depois de todo este discurso, trato justamente da fuga da Segundona. De quem se agarra no desfiladeiro e tenta voltar a pisar em solo firme no returno. Como as peleias reiniciando na quarta-feira, e após duas semanas de folga, a turma já tem a matemática pronta:

16 pontos são suficientes para seguir na primeira divisão – ao menos é o cálculo dos envolvidos na peleia.

Do Avenida ao Juventude, que somam de um a seis pontos, todos estão a perigo. E todos são do Grupo 1. Ou seja, o returno será um minicampeonato contra o rebaixamento.

>> Avenida – 1p
Grêmio (C), Esportivo (F), Novo Hamburgo (C), Inter-SM (F), Ypiranga (C), Juventude (C), Porto Alegre (F)
Único virgem do campeonato, tenta ser o Fluminense deste Gauchão. Precisa de uma arrancada similar a do Flu no Brasileirão passado para escapar. Dos sete jogos, precisa vencer cinco. Só que arranca em casa contra o Grêmio. E depois visita o Esportivo, inimigo direto. Se perder os dois jogos, recebe o carimbo de boa viagem.

>> Esportivo – 3p
Ypiranga (F), Avenida (C), Juventude (C), Porto Alegre (F), Inter-SM (C), Grêmio (F), Novo Hamburgo (C)
Tem dois confrontos diretos de cara. Se vencer os dois, arranca para escapar. Joga quatro em casa e não pega o Grêmio, o que pesa a favor.

>> Porto Alegre – 4p
Novo Hamburgo (C), Grêmio (F), Ypiranga (C), Esportivo (C), Juventude (F), Inter-SM (F), Avenida (C)
Quatro jogos em casa, sem o Grêmio. Chance de fazer os 12 pontos que precisa. Só que arranca contra o forte Noia e depois tem o Grêmio. O desespero pode bater. Na rodada final ainda recebe um rival direto, o Avenida. Vejo com boas chances de escapar.

>> Ypiranga – 5p
Esportivo (C), Juventude (F), Porto Alegre (F), Grêmio (C), Avenida (F), Novo Hamburgo (F), Inter-SM (C)
São três em casa, contando o Grêmio. Péssima sequência. Visita dois inimigos diretos. Se mantiver o desânimo atual, tem boas chances de cair. O novo técnico precisa reanimar o time.

>> Juventude – 6p
Inter-SM (F), Ypiranga (C), Esportivo (F), Novo Hamburgo (F), Porto Alegre (C), Avenida (F), Grêmio (C)
São três em casa, contando o Grêmio. Recebe Ypiranga e Porto Alegre, o que pode ser diferencial. Se precisar de pontos na rodada final cai. Não vence o Grêmio.

Comentários (4)

  • Markus diz: 27 de fevereiro de 2010

    Perceberam de todos esses times que estão lutando pra não cair enfrentaram o inter e não enfrentaram o gremio? isso quer dizer que ate agora o inter só enfrentou timecos nesse gauchão. quero ver agora no segundo turno quando os coloridas enfrentarem times mais organizados como: são jose, são luiz,caxias e etc. é claro que não se comparam a um time de serie a, mas vão dar trabalho.

  • luiz carlos knopp diz: 27 de fevereiro de 2010

    Exelente análise Mazui!
    Para quem como eu torce pelo LOBÃO, uma boa notícia, o Pelotas contratou o meia Nélio, revelado nas categorias de base do Flamengo e atualmente com 26 anos.

  • FELIPE NERI diz: 27 de fevereiro de 2010

    so falta o juventude cair pra segundona no gauchao ai sim podem trazer os pregos e martelos pra fechar as portas do jaconi, SEI QUE O MEU LEAO DA SERRA VAI SUBIR ESSE ANO NAO TEM AQUELES FALCATRUAS QUE JOGARAM NO ANO PASSADO NEM O TECNICO………….VAMO VAMO LEAO DALHE GLORIA DE VACARIA

  • José Carlos diz: 27 de fevereiro de 2010

    Pelo retrospecto e pela tabela quem está a perigo mesmo é o juventude. Como disse o Felipe Neri, acho que vamos ter que preparar os pregos e os martelos….Seria a GLÓRIA!

Envie seu Comentário