Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pelotas bicampeão gaúcho?

01 de abril de 2010 26

Tem polêmica no ar. O site da Federação Gaúcha atualizou a ficha do Pelotas com dois títulos estaduais, diferente do anterior. Até ontem, o Pelotas aparecia com a conquista de 1930. Agora surgiu mais uma, de 1911. Teria a FGF reconhecido o Lobão como bicampeão gaúcho?

O interessante é que na lista de campeões não consta esta façanha de 1911. Diogo Rimoli, da FGF, ficou de consultar os manda-chuvas da entidade e, se preciso, emitir uma nota oficial dizendo se a conquista foi reconhecida ou não. Caso a afirmação seja positiva, uma dicussão sem fim estará posta.

Bom, o Guarany de Bagé deixará de ser o único bicampeão do Interior: 1920 e 1938. A turma do Estrela Dalva vai gritar. Mas tem mais dicussão pra vir.

Sendo bicampeão, o Pelotas fica com uma conquista a mais que seus rivais Brasil e Farroupilha. E ainda tira do Brasil o posto de primeiro campeão estadual da história, em 1919.

Comentários (26)

  • lobão100% diz: 1 de abril de 2010

    LOOOOBOOOO!!!1 LOOOOOBOOOO!!!!! BI-CAMPEÃO GAÚCHOOOO!!!! MAIOR DO INTERIOR!!!! CADÊ OS XAVANTOCAS AGORA??? HAHAHAHAHAHAHA!!!!!! PRIMEIRO CAMPEÃO GAÚÚÚÚCHOOOO!!!!! BI-CAMPEÃO! BI-CAMPEÃO!!!! RUMO AO TRICAMPEONATOOOO!!!! LOOOOBOOOOO!!!! HAHAHAHAHAHAHA!!!

  • Lobo Joinville diz: 1 de abril de 2010

    É Mazui….. título incontestável, e por aclamação, claro que naquela época não existia a FGF. Assim vamos atrás do TRI!
    E aí vem o chororô do xavantibis!!!

  • Rodrigo Lobo diz: 1 de abril de 2010

    BICAMPEÃO, BICAMPEÃO, BICAMPEÃO!

  • Michel Lemons diz: 1 de abril de 2010

    Legal a publicação de 1º de abril !! :D

  • Marcelo diz: 1 de abril de 2010

    É sim, somos RECONHECIDAMENTE BICAMPEÃO GAÚCHO, para desespero do co-irmao, que além de ter menos título que nós não é mais o primeiro campeão gaúcho.

    dale lobo, RECONHECIDAMENTE O PRIMEIRO CAMPEÃO GAÚCHO

  • Gabriel diz: 1 de abril de 2010

    Nao tem o que discutir, o Lobão é bicampeao.
    E tem que se ressaltar: sao mais de 100 anos sem fechar.

    E dale Lobo, rumo ao tri!

  • João Francisco diz: 1 de abril de 2010

    Perdão Sr. Colunista,
    Não tem ” polêmica nenhuma no ar”!
    É um “fato” incontestável que o EC Pelotas foi o primeiro Campeão Gaúcho da história!
    Naquele ano, a competição era organizada pelos próprios clubes, já que não existia o que alguns anos depois chamou-se de Federação Gaucha de Futebol.
    O que não invalida a conquista!
    Semana que vem , a Federação irá fazer o “reconhecimento público e oficial” do Título.
    Obrigado e “saudações azul e ouro”.

  • Marcelo Nogueira diz: 1 de abril de 2010

    Bah, essa não! Passaram a gente! Não tem problema, em 2012 a gente vai jogar gauchão de novo, aí a gente empata com vocês!

  • Carlos diz: 1 de abril de 2010

    Bi nós ja somos, agora vamos em busca di Tri.Dá-lhe Lobão, primeiro Campeão Gaucho da história.

  • Alexander diz: 1 de abril de 2010

    Não tendo oq comemorar, além da desgraça alheia, vão comemorar um título(?) lá do tempo do êpa.
    Só gostam de ruralito mesmo, não disputam mais nada além disso. Parabéns as lobas.

  • Mário Gayer do Amaral diz: 1 de abril de 2010

    Bom, indiferentemente a polêmica entre os torcedores das duas equipes, Mazui, eu como pesquisador de futebol, tenho algumas dúvidas ainda a respeito deste bi-campeonato do Pelotas. Mas peço encarecidamente aos amigos daí me deixarem contar a história, por favor, antes de me apedrejarem!!!

    Naqueles tempos, NÃO EXISTIAM COMPETIÇÕES OFICIAIS, havendo sim uma série de amistosos em que as próprias equipes realizavam entre si, e o Pelotas realmente disputou algumas partidas naquela temporada cujos adversários foram o Guarany de Bagé, São Paulo de Rio Grande e o Grêmio. E contra o Grêmio houve mesmo uma disputa de uma Taça que a Liga Uruguaia ofereceu para o vencedor do embate e o Pelotas realmente venceu o jogo e levou aquela Taça para casa por 1 x 0, gol marcado pelo ponteiro Vares. Pode ter havido uma certa confusão em relação a esse jogo contra o Grêmio achando que a Taça que o Pelotas ganhou naquela temporada foi a Taça de um Campeonato Gaúcho. É uma hipótese plausivel.

    Mas há um outro lado nessa questão, Mazui. Talvez o pessoal da Federação tenha consultado o livro do Eliseu de Mello Alves contando a História do Futebol em Pelotas e numa das páginas deste livro, ele cita que o Pelotas foi aclamado Campeão do Estado pelos seus próprios adversários devido ao prestígio que tinha alcançado embora o Riograndense de Rio Grande tenha protestado essa aclamação. Uma hipótese também plausível. Já que naqueles tempos, o cavalheirismo no futebol era muito importante e em voga, ao contrário dos dias de hoje, onde os caras só faltam pegar um revólver e atirar no torcedor rival só porque são inimigos jurados.

    Isso vai dar muito pano pra manga pelo fato de AMBOS os lados estarem certos e com esses argumentos que citei.

    É isso, Mazui. Um grande abraço.

    P.S: para os áureo-cerúleos que postam aí, a escalação do time de 1911 é essa: Haroldo; Dias e Stephan; Brum, Brusque e Taciano; Reynaldo, Otaciano, Edmaro, Vinhas e Vares.

  • Luiz diz: 1 de abril de 2010

    Caro Mazuí, polêmicas a parte, gostaria de saber se existiram os campeonatos de 1912 até 1918 e se possível os campeões, ou se não houve tais campeonatos em função da 1ª Guerra Mundial? Talvez existam mais bi-campeões. Mas se for reconhecido o título do Glorioso as lanternas dengosas da rebaixada vão berrar.

  • LUCIO diz: 1 de abril de 2010

    O UNICO BICAMPEÃO GAÚCHO É o GUARANY DE BAGÉ!

  • Felipe Soares diz: 1 de abril de 2010

    1º DE ABRIL?

  • João Carlos Santos diz: 2 de abril de 2010

    E QUEM FOI CAMPEÃO EM 1912, 1913……ATÉ 1918??????
    DAQUÍ A POUCO O RIO GRANDE VAI QUERER OS TÍTULOS DE 1900 A 1910?????
    A FGF NÃO TEM MAIS O QUE INVENTAR, ENQUANTO ISSO SÓ AJUDA A DUPLA GRENAL E DÁ UMA MICHARIA PRO INTERIOR.

  • Barcellos diz: 2 de abril de 2010

    1911???? E essa agora? É..SÓ ASSIM PARA OS LOBOS GANHAREM ALGUM TÍTULO RELEVANTE – NA BASE DO CANETAÇO! Que vergonha! Essa federação gaúcha, hein? Nos tiraram o vice-campeonatode 84 sem nenhuma explicação. E agora essa. INACREDITÁVEL.

  • luiz carlos knopp diz: 2 de abril de 2010

    Apenas uma correção Mazui, já faz mais de uma semana, que a Federação homologou este título. Como bem colocaste em 1911 não havia a FGF, e o título foi outorgado pelos participantes do campeonato. Quer algo mais VERDADEIRO, do que o RECONHECIMENTO dos seus adversários?
    ET: os xavantes não reconhecem, pois nem haviam nascido.

  • Milar diz: 2 de abril de 2010

    etoetoetoeto, viva o Noveletto. Acabamos de ganhar um titulo gaucho e no domingo o GRANDE zequinha vai com time misto, mais guris da copa sao paulo do que velhos e conhecidos craques..etoetoeto, viva nosso padrinho o noveleto

  • Miguel diz: 3 de abril de 2010

    Deve ser legal comemorar um título de 1911, quase 100 anos depois…Ganhar algum hj em dia é tão difícil…

  • João Carlos Santos diz: 3 de abril de 2010

    Caro Mário Gayer do Amaral, quais foram os resultados dos jogos realizados em 1911, entre o São Paulo, Grêmio, Pelotas e Guarani de Bagé.
    Um abraço

  • LoboG diz: 3 de abril de 2010

    AFFFFF até que enfim. Agora só falta reconhecerem quem foi a primeira organizada do interior, a mais cheirosa e perfumada uiiii !!!!!!!

  • rafael barros diz: 3 de abril de 2010

    alguns estão pedindo os jogos de 1911 aí estão os jogos do PELOTAS para quem duvida!
    BI-CAMPEÃO
    Em 1911 foi realizado o Primeiro Campeonato Gaúcho de Futebol e foi organizado pelos clubes da época devido a não existencia de uma Federação Estadual, no final o Pelotas sagrou se Campeão após um grande ano, em 10 jogos o Pelotas venceu 7, empatou 2 e perdeu apenas uma partida, foi para o São Paulo-RG na Boca do Lobo. O título do Pelotas foi reconhecido e aclamado por todos os clubes em atividade da época.

    Jogos:
    Pelotas 6×0 União (22/04)
    Pelotas 8×0 Guarani-PEL (02/05)
    União 2×4 Pelotas (19/05)
    Guarani-PEL 1×1 Pelotas (17/05)
    Pelotas 2×1 Rio Grande (25/06)
    Grêmio 0×1 Pelotas (16/07)
    Pelotas 1×3 São Paulo-RG (09/08)
    Rio Grande 2×2 Pelotas (03/09)
    Pelotas 4×0 Guarany Bagé (10/09)
    São Paulo-RG 1×3 Pelotas (17/09)

  • Rodrigo Lobo diz: 3 de abril de 2010

    O ECP não jogou apenas contra as equipes referidas acima… jogou também contra algumas hoje extintas, como por exemplo o Guarany de Pelotas.

  • Marcelo Fpolis diz: 3 de abril de 2010

    Agora 1911 tinha gauchão. Cada uma que me aparece…Todo mundo sabe que o primeiro campeonato gaucho foi em 1919 -ganho pelo Xavante. Que piada! Só pode ser coisa de funcionário da FGF ligado ao clube da avenida (um tal de Gastaud, será?), que deu seu jeitinho para “mudar” a história. Só pode ser 1° de abril.
    Agora é só inventar alguma coisa que ela vira verdade – essa é a história do ecp. E se isso for levado adiante, é só mais um episódio lamentável desse clube que sempre precisou inventar situações para se considerar “glorioso”. Vão jogar bola e ganhar as coisas em campo!

  • Rodrigo Lobo diz: 3 de abril de 2010

    Reapareceu o Marcelo Fpolis, achei que tivesse sumido pela campanha pífia, ridícula (como sempre) do teu time…

  • Mário Gayer do Amaral diz: 3 de abril de 2010

    Amigo João Carlos Santos, quanto os resultados dos jogos, como falei, eram amistosos. Só tenho os resultados somente do Pelotas e confirmo o que o amigo Rafael Barros postou tendo como fonte o livro do Eliseu Alves como referência. Está tudo lá.

    Quanto aos outros times, ainda não consegui registros desses jogos devido ao fato do futebol, naquela época, ser pouco difundido em jornais. Mas assim que tiver sorte de conseguir, te aviso.

    Um grande abraço, cara.

Envie seu Comentário